Conecte-se conosco
Cataclysm 1

Android

Review: Cataclysm ROM (Galaxy Nexus)

Quem vai em busca de novas experiências em Custom ROMs não vai se arrepender com a Cataclysm ROM (Android 4.2.1). Ela é baseada na AOSP (Android Open Source Project) e possui varias opções de customização, sem perder a aparência stock (padrão) que a Google imaginou para seu sistema operacional. Dentro das modificações, sem duvidas a maior delas é a barra de toggles, pois, além de ligar/desligar a o opção desejada, é possível pressionar e segurar o respectivo botão para as configurações completas. Ainda há mais uma dezena de pequenas modificações que facilitam o uso da ROM.

Além das customizações, outro ponto forte dessa ROM é a duração da bateria comparada com a versão original, e a velocidade do sistema, herdada é claro do Project Butter.

Porém, não se assustem se houver algum travamento ou demora ao abrir alguma aplicação. Durante nossos testes, ocorreram alguns poucos Force Closes (fechamento forçado), indicando que é uma ROM que ainda precisa progredir no quesito estabilidade. Contudo, o desenvolvedor está constantemente atualizando a ROM e isso mostra seu interesse em melhorá-la cada vez mais.

Para testar essa ROM, você precisa ter acesso Root e também o CWM (ClockworkMod Recovery) instalado no seu Galaxy Nexus. Para tal, basta instalar o Galaxy Nexus Toolkit no seu PC e seguir o tutorial no link: Galaxy Nexus Toolkit

Para a instalação, é necessário que seja feito um full wipe, ou seja, todos os seus dados serão apagados, então fazer um backup é recomendado.

Link para downloads e Instalação:

Cataclysm ROM

Faça o download dos dois arquivos, a ROM e o Cumulative Update e coloque-os dentro da raiz do seu celular.

1) Desligue seu aparelho e entre no CWM segurando apertado os 2 botões de volume + o botão Power.
2) Navegue através dos botões de volume e selecione Recovery Mode, aperte o botão Power para confirmar.
3) No CWM, vá em backup and restore e faça o backup da sua ROM atual
4) Faça um Wipe data/factory reset (Isso irá apagar todos os seus dados)
5) Faça um Wipe cache partition
6) Vá até Advanced, e faça um Wipe dalvik cache
7) Selecione Install zip from sdcard e depois Choose zip from sdcard
8) Vá até onde vc salvou o arquivo “Cataclysm-jb-mr1-JOP40D-28-11-2012.zip” (a data pode variar) e selecione Yes
9) Depois selecione Install zip from sdcard novamente e agora vá até o arquivo “Cumulative-01-12-2012.zip” (a data pode variar)
10) Selecione Go back
11) Selecione Reboot System now

O primeiro boot pode demorar um pouco, tenha paciência. Seu Galaxy Nexus irá iniciar como se fosse a primeira vez que o liga. Você pode acompanhar o tópico do desenvolvedor, e assim que ele lançar novas atualizações, não é necessário instalar toda a ROM novamente, basta apenas instalar o Cumulative Update.

Caso queira retornar a sua ROM de origem, basta entrar no CWM (da forma indicada acima) e selecionar backup and restore e restaure a sua ROM original.

Créditos: XDA-Developers

Sou Engenheiro Mecânico e atuo na área de máquinas pesadas. Mas adoro tecnologia, principalmente smartphones e tablets.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top