Conecte-se conosco
REVIEW: ChromeCast, a Smart TV do Google, chegará ao brasil por 199 reais

Android

REVIEW: ChromeCast chegará ao Brasil por 199 reais

O ChromeCast, espécie de “dongle HDMI” que transforma qualquer televisor numa Smart TV Android, deve chegar ao Brasil ainda este mês.

REVIEW: ChromeCast, a Smart TV do Google, chegará ao brasil por 199 reais

O ChromeCast, espécie de “dongle HDMI” que, aliado a um smartphone, tablet ou computador, transforma qualquer televisor numa TV Android, deve chegar ao Brasil ainda este mês.

A disponibilidade e o preço local foram confirmados pelo vice-presidente de produtos do Google, o brasileiro Mario Queiroz. O modelo será vendido por aqui por R$ 199,00 (contra os US$ 29,99 oferecidos nos Estados Unidos).

Segundo o vice-presidente, o aparelho vem para suprir uma carência das Smart TVs atuais: a simplicidade no uso e nas configurações.

E, realmente, ele cumpre com o prometido. Basta conectar o ChromeCast à TV e seguir as instruções da tela. A configuração pode ser feita através de um computador, tablet ou smartphone. O usuário dá um nome ao aparelho, conecta-o à rede WiFi de casa e passa a enviar vídeos, músicas e até a tela do navegador Google Chrome (com a extensão ChromeCast instalada). Todo aplicativo sincronizado com o ChromeCast já mostra na tela um pequeno ícone que, quando selecionado, envia aquele conteúdo para a TV.

REVIEW: ChromeCast, a Smart TV do Google, chegará ao brasil por 199 reais

Além do navegador Google Chrome, que envia para a TV qualquer página da internet que você estiver visualizando em PCs e Macs, diversos apps para smartphones e tablets podem ser usados para enviar arquivos para o ChromeCast. Entre eles, estão:

Como o Google liberou o SDK do “Google Cast”, a lista de aplicativos com suporte ao ChromeCast continua crescendo. O suporte inclui até aparelhos iOS, não se limitando ao sistema Android, numa sacada muito inteligente da empresa.

Em nossos testes, o aparelho se mostrou mais prático e fácil de utilizar do que media centers, computadores ou mesmo Smart TVs. A vantagem do ChromeCast é que ele, além de ser rápido e eficiente, transforma o smartphone, tablet ou PC que você usou para enviar músicas e vídeos numa espécie de controle remoto.

REVIEW: ChromeCast, a Smart TV do Google, chegará ao brasil por 199 reais

Ainda, após enviar o comando de “Play”, você pode utilizar o smartphone ou tablet para outras funções, sem prejudicar o que estiver visualizando na TV. Veja as vantagens e desvantagens encontradas:

Pontos Positivos:

  • Suporte para smartphones e tablets Android, iPhones e iPads (iOS).
  • Suporte para PCs e Macs, com navegador Google Chrome instalado;
  • Possui aplicativos especializados, com SDK liberado para desenvolvedores;
  • Fácil instalação;
  • Bela interface e uso intuitivo;
  • Preço atrativo (especialmente se comprado fora do Brasil);

Pontos Negativos:

  • Em algumas TVs, o ChromeCast exige conectá-lo também à tomada ou entrada USB (para fornecer energia ao aparelho);
  • Em algumas tentativas, tivemos dificuldade em fazer o Cast reconhecer a rede WiFi. O problema se resolve reiniciando o processo de instalação;
  • Todo mundo vai querer ele emprestado para o próximo esquenta;

O ChromeCast é um aparelho diminuto. No entanto, seu real valor para o futuro é o ecossistema que ele está criando, o “Google Cast”. Assim, o Google afirma que ficará mais fácil desenvolver novos produtos com este suporte como, quem sabe, uma verdadeira Google TV.

Para o lançamento no Brasil, será utilizada a mesma forma aplicada aos Estados Unidos e Europa. Conteúdos serão disponibilizados na data do lançamento, com adições futuras em parceria com serviços conhecidos como o Netflix, Rdio e Vevo, além de parceiros locais.

Tão logo a data de lançamento seja confirmada para o Brasil, traremos informações sobre a disponibilidade e pontos de venda.

Para ter uma segunda opinião sobre o ChromeCast, veja este excelente review.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top