Conecte-se conosco
chromecast-black-dongle-640x353

Android

Review Chromecast: vale a pena ter um?

Nosso autor mostra as vantagens no uso do Chromecast, uma solução da Google para streaming local de conteúdo.

chromecast-black-dongle-640x353

Sempre ouço duas perguntas quando digo que tenho um Chromecast. A primeira é: o que é isso? E depois de uma breve explicação, vem a segunda pergunta: vale a pena ter um?

O que é o Chromecast?

Em poucas palavras, é um aparelho que conectado à uma rede WiFi e a entrada HDMI da TV, mostra o conteúdo transmitido por apps de aparelhos com Android ou iOS e também de computadores que possuam o Browser Chrome instalado. Ou seja, ele substitui a conexão física (cabo HDMI) entre o seu aparelho móvel e a TV. Neste outro post que publicamos é possível encontrar  informações mais detalhadas sobre o Chromecast.

Mas ao contrário de uma conexão física com a TV, onde é possível espelhar tudo que vemos na tela de nossos gadgets, o Chromecast é capaz de transmitir apenas o conteúdo de aplicativos específicos.

Neste ponto surge a grande dúvida. Vale a pena ter um, mesmo já tendo uma Smart TV em casa, que possui praticamente os mesmos aplicativos?

Sim! Vale muito a pena!

Preparei uma lista de motivos:

  • A relação de aplicativos está crescendo e deve crescer ainda mais quando for liberado o uso da API (Application Program Interface) do Chromecast para todos os desenvolvedores de aplicativos. Rapidamente, ele deverá ultrapassar as opções disponíveis em Smart TVs. Veja abaixo os aplicativos já disponíveis no Brasil (Google Play):

Aplicativos Chromecast disponíveis no Brasil

 

Para uma lista ataulizada de aplicativos e extensões para o ChromeCast, veja este post.

A vantagem de usar os aplicativos à partir de um Smartphone ou Tablet, em relação ao mesmo aplicativo disponível na Smart TV é a praticidade de fazer isto sem usar o controle remoto da TV. Outra vantagem é a personalização de conteúdo localizada em qualquer Smartphone ou Tablet conectado na mesma rede WiFi, incluindo os aparelhos de seus amigos, que poderão compartilhar conteúdo direto para a sua TV.

  • É mais barato que comprar um teclado e mouse sem fio para controlar seu PC ou Notebook ligado na TV

Um dos usos mais comuns de um PC ligado à TV é a navegação na internet para aproveitar a tela grande como monitor. Só que é necessário ficar bem perto da TV ou usar um teclado e mouse sem fio. Com o Chromecast é possível fazer o streaming de uma aba do Chrome para a TV.

No exemplo abaixo, utilizei meu tablet com W8.1 como teclado e mouse, enquanto navegava no Chrome. Uma experiência de uso muito superior aos browsers existentes em Smart TVs

Transmissão de uma aba do Chrome para o Chromecast

  • Upgrade rápido e de baixo custo para uma TV sem WiFi

Para TVs que não são Smart TVs ou para algumas os modelos que apesar de possuírem suporte à rede WiFi, o utilizam somente para o recurso de DLNA, ou seja, a transmissão de vídeos, fotos e música de dispositivos compatíveis para a TV, o Chromecast permite que aplicativos como Netflix possam ser usados.

O Chromecast é vendido por US$ 35 desde o lançamento em julho deste ano, mas infelizmente ainda não está disponível no Brasil. Como é bem pequeno, é um ótimo presente para trazer de uma viagem ao exterior.

Possui mais dúvidas sobre o Chromecast?

Deixe sua pergunta nos comentários!

Engenheiro, Fã de Sci-Fi, games, animes, tecnologia móvel.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top