Conecte-se conosco
smt-CorelDRAW8-P2

Geral

Review: CorelDRAW Graphics Suite X8

O CorelDRAW Graphics Suite X8 é uma das melhores opções para arte gráfica do mercado e agora conta com suporte ao Windows 10 e telas 4K

Com o lançamento do CorelDRAW Graphics Suite X8, a Corel liberou uma atualização coordenada do seu pacote de criação e edição gráfica, voltado a artistas gráficos, designers profissionais, estudantes ou entusiastas. Com suporte oficial ao Windows 10, o pacote gráfico oferece um novo programa de gerenciamento para fontes, resolução de tela variável e uma série de adições e melhoramentos para garantir que o usuário fique focado e produtivo.

O CorelDRAW Graphics Suite X8 é uma das melhores opções para arte gráfica disponíveis no mercado. Tivemos a oportunidade de testar esta nova versão e você pode conferir nossas impressões na análise a seguir.

Visão Geral

smt-CorelDRAW8-P1

O primeiro destaque vai para as grandes alterações nos dois principais aplicativos da Corel — CorelDRAW e PHOTO-PAINT — que fornecem opções avançadas de edição de objetos, incluindo melhorias nas ferramentas “Faca” e “Forma“. A nova versão conta com mudanças na customização de interface e traz também um novo manuseio e filtragem de fontes. Além disso, também destacamos melhorias nas ferramentas “Clone de Restauração” e “lente de Desfocagem Gaussiana“.

Isso pode soar intimidador para novatos, ou mesmo para a maioria dos usuários mais experientes, mas não precisa ser. Os novos tours interativos de inicialização da Corel ajudam a diminuir a curva de aprendizado, uma vez que os guias de usuários dos aplicativos agora estão disponíveis como e-books, tanto no formato MOBI, proprietário do Amazon Kindle, como no formato aberto ePUB, compatível com a maioria dos e-readers.

smt-CorelDRAW8-P3

Diferente de seu principal concorrente, o Adobe Ilustrator, o CorelDRAW sempre foi exclusivo para PCs, tendo ficado  uma boa parte dos seus 27 anos de existência como a única opção para esta plataforma. Essa incontestável vantagem é novamente verificada no CorelDRAW Graphics Suite X8.

Como o software é desenvolvido tendo como alvo o ambiente do Windows, ele consegue entregar recursos e benefícios similares aos do seu concorrente, com a vantagem de ter uma interface otimizada para este sistema, o que o torna a escolha mais popular entre os “artistas de PC”, principalmente entre aqueles que não precisam (ou querem) adotar o serviço baseado em assinatura, que se tornou a única opção de pacote gráfico da Adobe, o Creative Cloud.

Interface

smt-CorelDRAW8-P4

A interface atualizada do CorelDraw Graphics Suite X8 agora tem suporte para monitores UltraHD (4K), permitindo que você visualize seus aplicativos na resolução mais alta disponível atualmente. O novo suporte a monitores múltiplos e a mudança de escala da interface do usuário por monitor permitem que você use o pacote gráfico em uma variedade de telas de resoluções altas ou baixas, otimizando o escalonamento para que mantenha a mesma aparência, mesmo quando estiverem lado a lado.

Para esta análise, consegui um monitor Samsung U28D590D com tela 4K de 28 polegadas e colocando ele ao lado da tela FullHD do meu notebook Asus x550L, consegui ajustar as telas de forma independente usando o controle de escala em: Ferramentas > Opções > Área de Trabalho > Aparência. A interface do CorelDraw Graphics Suite X8 também continua bastante personalizável permitindo a troca da posição de praticamente qualquer elemento da interface e a mudança de suas cores, ficando a novidade por conta dos temas com tons escuros.

Ferramentas e compatibilidade

smt-CorelDRAW8-P2O Corel já era compatível com as mesas digitalizadoras Wacom, a novidade trazida pelo CorelDraw Graphics Suite X8 é que agora a nova versão também suporta a API Windows Real-Time Stylus, o que permite controle pleno do traço mesmo utilizando outras mesas digitalizadoras ou canetas stylus, como o Microsoft Surface Pro 4 ou Surface Book, por exemplo.

Para aqueles entre nós obcecados por fontes (sim, me incluo nessa lista), uma nova caixa dropdown “Lista de Fontes”, presente tanto no CorelDRAW quanto no PHOTO-PAINT, permite que você filtre e visualize fontes específicas enquanto agiliza o processo de seleção. Você pode organizar fontes por peso (negrito, regular, leve), largura, , ou mesmo usar palavras-chave pra achar novas fontes.

smt-CorelDRAW8-P7O CorelDraw Graphics Suite X8 implementa uma infinidade de novos recursos de desenho vetorial, desde deixar você esconder objetos ou grupos de objetos, de forma que apenas os necessários no momento sejam mostrados, com destaques para a melhoria na ferramenta “Faca“, que permite que o usuário divida objetos de vetor, grupos de objetos, bitmaps e texto com linhas retas, a mão livre ou Bézier.

Outro recurso que foi melhorado foi a ferramenta de seleção por ““, que permite que clicando e segurando a tecla Shift, seja possível selecionar nós adjacentes com a ferramenta “Forma“. Dessa maneira, você pode copiar ou cortar partes específicas de um segmento de curva e colá-lo como um objeto, tornando mais fácil criar novas formas similares.

Ainda destacamos um novo botão, incluído na barra de propriedades da ferramenta Sombreamento, chamado “Direção de Enevoamento“. Este recurso ajuda a criar sombras com aparência natural utilizando desfocagem gaussiana.

Aplicativos

smt-CorelDRAW8-P6

O PHOTO-PAINT também ganhou sua dose de novos recursos de manipulação de imagens, como a nova ferramenta “Clone de Restauração“, que facilita a remoção de itens indesejados em fotos. Entrando no menu Ajustar>Endireitar imagem, uma caixa de diálogo baseada em controles deslizantes é aberta, permitindo corrigir distorções de perspectiva e inclinação, especialmente para fotos com linhas retas e superfícies planas.

O efeito especial de “Desfocagem gaussiana” está disponível agora como uma lente. Desta forma você pode desfocar imagens de forma não destrutiva. É só remover a lente ou desativá-la, que a imagem volta a seu estado original. As lentes são criadas como um objeto em uma camada diferente, o que permite editá-las de forma independente. É possível, por exemplo, usar a ferramenta “Borracha” sobre a camada da lente Desfocagem gaussiana para criar um efeito de foco de uma câmera profissional em uma foto tirada com um smartphone.

O Corel Font Manager, um aplicativo independente, é uma adição bem vinda e quase vale a atualização por si só. Ele permite que você acesse fontes on-line do Centro de Conteúdo da Corel, assim como as presentes no seu sistema (instaladas ou não) e usá-las dentro do CorelDraw Graphics Suite X8. Isso significa que você pode ter milhares de fontes à disposição sem deixar seu PC mais lento. Você ainda pode procurar e visualizar famílias de fontes e até adicionar coleções personalizadas.

Preço e disponibilidade

O CorelDraw Graphics Suite X8 está disponível para comercialização em em português brasileiro desde o último dia 15 de março, podendo ser adquirido via download no site da Corel. Além do nosso idioma, o programa ainda tem suporte para inglês, alemão, italiano, francês, espanhol, holandês, polonês, tcheco, russo, chinês simplificado, chinês tradicional, turco e japonês. O preço unitário de lançamento do produto é de 2.399 reais.

A Corel aproveitou o lançamento para dar ao consumidor fiel uma contrapartida com sua nova política de upgrade aberto, que permite atualizar qualquer versão anterior (mesmo que seja o CorelDRAW original de 28 anos atrás), com desconto de upgrade no preço para o CorelDraw Graphics Suite X8.  O preço de atualizações é de 899 reais, que é o mesmo preço da taxa anual de assinatura, uma modalidade mais interessante para artistas comerciais e empresas.

A assinatura garante o acesso às novas versões do pacote assim que saírem, assim como acesso antecipado às atualizações dos recursos. Além do já falado suporte ao Windows 10, o CorelDraw Graphics Suite X8 também é compatível com o Windows 8.1 e o Windows 7 em suas versões de 32 e 64-bit. É possível ainda expandir as ferramentas criativas baixando aplicações, plug-ins e extensões de dentro dos próprios CorelDRAW e PHOTO-PAINT, incluindo uma licença grátis do Corel Website Creator, que é vendido por 799 reais.

Assistente de Juiz de Direito, dublê de gamer, entusiasta de Hardware nas horas vagas e apaixonado por Android.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top