Connect with us
Adaptador_0003_D-Link DAP-1520 (2)

Geral

Review D-Link DAP-1520 – Repetidor Wireless Dual Band

Testamos o repetidor de sinal D-Link DAP-1520, confira todas as funcionalidades, os pontos positivos e negativos do aparelho em uma análise completa.

Adaptador_0003_D-Link DAP-1520 (2)
É comum haver “pontos cegos” em casa, onde o sinal Wi-Fi não chega ou fica muito fraco. Mesmo utilizando roteadores que prometem mais alcance, um ou outro lugar acaba ficando descoberto. Um repetidor Wireless é uma das melhores soluções. O D-Link DAP-1520 é um desses repetidores, com design minimalista ele promete estender a cobertura do Wi-Fi. Testei o aparelho nos últimos dias e essas foram minhas impressões.

Configurações

Adaptador_0001_D-Link DAP-1520 (4)
O DAP-1520 é dual-band e suporta redes a 2.4GHz (com velocidade de até 300Mbps) e a 5GHz (com velocidade de até 450Mbps). Ele também suporta a especificação 802.11ac. Em ambas as frequências, ele demonstrou competência.

O adaptador é praticamente um dispositivo plug-and-play. Depois de tirá-lo da caixa, basta conectá-lo em uma tomada e apertar o botão WPS nele e no roteador. Quando a conexão for estabelecida, a luz deixará de ser laranja e ficará verde. Nesse primeiro momento, você não precisa se preocupar com o posicionamento do extensor, a intenção é apenas configurá-lo.
D-Link-DAP-Config
Esse método é o mais fácil, mas configurar as coisas manualmente pode ajudar numa melhor performance. Para fazer os ajustes manualmente é necessário um notebook, computador ou smartphone com Wi-Fi ativo. Na caixa do aparelho há uma etiqueta que indica os dados de acesso padrão.
Adaptador_0002_D-Link DAP-1520 (3)
Conectando ao novo SSID com o notebook ou smartphone, é necessário fazer o login ao painel pelo navegador o web acessando o endereço http://dlinkap4f3e.local. A partir daí é só seguir os passos da configuração, não tem muito segredo. Se algo não sair como planejado, é só apertar o botão reset.

Normalmente, o DAP-1520 irá nomear a sua rede com o SSID do roteador + o sufixo EXT (D-Link-EXT ou Casa-EXT, por exemplo). No entanto, esse método pode não ser o mais eficiente, já que alguns dispositivos podem ter dificuldade na transição das conexões. É comum que os aparelhos deixem a conexão cair ou não façam a mudança conforme a força do sinal. Para evitar esse problema, basta criar um SSID único para o extensor.

A interface de usuário do repetidor é simples, existem algumas opções para fazer atualização do firmware, conferir estatísticas e definir as configurações.
d-link-dap-config2

Desempenho

O repetidor se saiu bem durante os testes e ofereceu uma qualidade de conexão estável mesmo num ponto ligeiramente longe do roteador. A qualidade e velocidade da conexão não mudaram muito do roteador principal. Além disso, a força do seu próprio sinal é satisfatória, graças as suas duas antenas internas.

Conclusão

Adaptador_0000_D-Link DAP-1520 (1)
O DAP-1520 é uma boa opção para quem está procurando um repetidor de sinal com as últimas tecnologias Wi-Fi. Existem modelos mais completos, que oferecem opções com controle parental, filtragem de endereços MAC, entre outros. Esses modelos, no entanto, custam muito mais. Ainda assim, o DAP-1520 pode sair caro se você procura apenas estender a força do seu Wi-Fi e não precisa de muito desempenho; o repetidor pode ser encontrado a partir de R$ 200.

D-Link DAP-1520

D-Link DAP-1520
8.5

Design

8/10

    Desempenho

    9/10

      Funcionalidades

      7/10

        Facilidade de Uso

        10/10

          Pros

          • Fácil de Instalar
          • Bom desempenho

          Cons

          • Grande, ocupa a tomada inteira
          • Relativamente caro

          19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

          Comments

          Dica

          Mais Lidas

          Reviews

          Cultura Geek

          Tutoriais

          To Top