Conecte-se conosco
omegateambanner2012newl

Android

Review da ROM Omega v19.2 Jelly Bean 4.1.2 para o Samsung Galaxy S2 (GT-i9100)

omegateambanner2012newl

Eu vinha usando a ROM 4.1.2 vazada da Samsung desde que ela saiu no final de 2012, até o inicio do mês de janeiro, quando enfim experimentei a excelente CyanogenMod 10.1 (cujo review já foi publicado aqui no SMT). Mesmo muito satisfeito, resolvi testar a Omega ROM v19.2 baseada na XWLS8 Final JB Android 4.1.2 TouchWiz que vinha sendo bastante elogiada na lista de discussões Android Brasil. Veja abaixo as minhas impressões:

Esta ROM vem com o Aroma installer, o que facilita muito a sua instalação. Fiz o Wipe de Data pelo Recovery e instalei o arquivo ZIP. No Aroma, escolhi Full Wipe e a opção padrão com todos os APPs (inclusive bloatwares) instalados. Além dos APPs, o Aroma faz o wipe de cache, de Dalvik e de Preload automaticamente, altera o Kernel para o PhilZ cwm6, o modem para o XXLS8, instala o suporte ao Flash Player e o GAPPS do Android Jelly Bean 4.2 com a Play Store v3.9.17.

omegascreenshots

A instalação é bem simples e rápida. O primeiro boot demorou um pouco e, cá pra nós, o bootanimation é até bem feito, mas não é bonito. Um robô andando, cortesia do Omegas Team member Jorq1H. Quem preferir, pode instalar a animação de boot original da Samsung, que pode ser baixada neste link ou instalar alguma das opções de animação de boot da própria Omega (visite a thread Omega Graphics no XDA-Developers, tópico que além de animações de boot traz alguns wallpapers e outras coisas do gênero feitas pelo Omega Team).

A aparência da ROM é idêntica à da ROM oficial 4.1.2 recém lançada (TouchWiz), as transições estão bem fluidas, quase tão boas quanto as da CM 10.1 mas ainda um pouco mais duras. A TouchWiz é até bonita mas para quem está acostumado ao Nova Prime Launcher ela é bem limitada no quesito configuração, aliás, configuração é o fraco desta ROM, mas é possível configurar os toggles (são 19 opções), os shortcuts da lockscreen (mas eu uso o padrão, então para mim nem fizeram diferença) e outras coisas, mas não espere tantas opções.

Uma forma de configurar um pouquinho mais é utilizando o aplicativo Omega Files que vem com a ROM e além de notificar quanto a atualizações da mesma traz sugestões de aplicativos e de recursos instaláveis como animações de boot, fontes, kernels, teclados, launchers, modens, programas diversos, utilitários, sons, MODs, temas e outras coisas mais.

Foram incorporados à TouchWiz Stock o ícone circular da bateria (verde), a status bar negra e o Widget do Accuweather que foi modificado e se apresenta com fundo transparente. Foram removidos da ROM original o som de boot, o som de conexão ao carregador e a animação de desligar (shutdown).

Dentre os APPs e bloatwares da Samsung estão disponíveis na Omega além da conexão com a sua conta da Samsung, o SamsungApps, o AllSharePlay, o GameHub, o ChatOn (alguém usa ele?), o MusicHub, o Mini-Diário, o Readers Hub, o Task Manager, o Video Hub, o Video Player, o S-Planner (um dos poucos que acho sensacional, os demais em sua maioria são pelo menos para mim dispensáveis), o Note II Popup Browser, o Smart Stay (excelente recurso e funciona perfeitamente) e a Câmera Samsung (faz fotos no formato 4:3).

Além dos APPs e bloatwares da Samsung, a ROM trás ainda a Câmera do Android Stock que produz fotos no formato 16:9 (isso mesmo, tem as duas, a stock e a da Samsung), o Dropbox, o AdFree, o CWM, o ES Explorer, o Flipboard, o Omega Files, o Omega Settings, o Hide It Pro, o ZArchiver, o BusyBox, o SuperSU, o YouTube (modded by rolle permitindo o download de videos), entre outros.

omegascreenshots3

A ROM tem ainda alguns MODs interessantes, entre eles: Usb Mass Storage habilitado como padrão, o recurso de faster GPS lock, possibilidade de inclusão de maior quantidade de contatos, ícone de porcentagem da bateria, scrolling do cache desabilitado, rotação e scroll do wallpaper, removido o ícone do Blocking ModeInkEffect com opção de 13 cores, modo de foto do contato em Full no aplicativo do telefone, Camera Mod v8 (botões Power e Volume configuráveis para disparo e outras opções), navegação entre as faixas de musica com os botões de volume, SmartRotation (não funcionou direito para mim, só quando a ROM queria mas o recurso é bem interessante), botão Kill apps, opção de Auto Recording em ligações e alguns Tweaks (build.prop tweaks).

As conexões WiFi, 3G e por bluetooth, incluindo o tethering estão funcionando perfeitamente.

Apesar do recurso faster GPS lock o GPS perde constantemente o sinal, porém me parece estar bem preciso. Testei o GPS no jogo Ingress e ele deu conta do recado, porém se ficasse muito tempo inativo o sinal era perdido, mas logo voltava … com relação a georeferenciamento utilizei o GeoCam e o Instagram e funcionaram muito bem. Testei a precisão no Google Maps e LatitudeGoogle Earth e com o FourSquare, que também funcionaram bem.

Os aplicativos de video também rodaram bem, o YouTube modded da ROM, o VideoPlayer e o Google Play Filmes  funcionaram sem problema, assim como o stream de músicas com o Google Play Music.

Os navegadores são bonzinhos, porém lentos, instalei o Chrome Beta que resolveu. De interessante nos navegadores da ROM tem o recurso popup trazido do Galaxy Note II, as mesmo assim achei lento, mas muito interessante.

O que a ROM trás de melhor é a Câmera Samsung que apesar de fazer fotos no formato 4:3 (que não me agrada muito) aparentou fazer menos ruído em fotos feitas à noite ou com pouca luz. A Câmera Android Stock é boa também, faz fotos no formato 16:9 porém perde qualidade em fotos com pouca luz devido aos ruídos.

Outro diferencial desta ROM para as demais é o recurso Smart Stay que reconhece quando você está olhando para a tela e a mantém ligada, na Omega este recurso funciona muito bem e é bem útil. Existem aplicativos no  mercado que também fazem a mesma coisa, mas não tão bem como o SmartStay. Para mim, este foi um dos melhores recursos já desenvolvidos pela Samsung para as suas ROMs. Espero que o pessoal do CyanogenMod incorpore isso em breve em suas ROMs, vale muito à pena.

omegascreenshots2

Vou continuar usando a ROM por uns dias e devo testar outra, ela é muito boa, excelente ROM, super estável e funcional, não deu um Force Close e foi testada à exaustão durante quase 8 horas, mas esperava mais dela, especialmente em comparação à CyanogenMod 10.1. Há quem discorde de mim e ache a Omega bem melhor que a CM 10.1 e não são poucos. Para se decidir, experimente ambas, e comente aqui neste post, ok?

OD_Wall_02_thbLINKS

Fontes: Thread Omega ROM no XDA-Developers e Omega Download Center.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top