Conecte-se conosco
Galaxy-Note

Android

Review do Samsung Galaxy Note: grande demais?

O Samsung Galaxy Note é um caso de amor ou ódio. Localizado no meio termo entre um smartphone e tablet, ele é lembrado pela tela de 5,3 polegadas HD Super AMOLED. Incorporada ao corpo do aparelho há também uma caneta stylus (a S Pen) que, combinada com a tela sensível ao toque, oferece mais uma opção de interação com o aparelho. Nos parágrafos abaixo, você vê…

O Samsung Galaxy Note (N7000) é um caso de amor ou ódio. Localizado no meio termo entre um smartphone e tablet, ele é lembrado pela tela de 5,3 polegadas HD Super AMOLED. Incorporada ao corpo do aparelho há também uma caneta stylus (a S Pen) que, combinada com a tela sensível ao toque, oferece mais uma opção de interação com o aparelho.

Nos parágrafos abaixo, você vê o que encontramos de vantagens e desvantagens na compra de um Galaxy Note:

Acabamento e layout:

A primeira vista, já se nota: este é um smartphone muito grande. Determinar se isso é uma vantagem ou desvantagem vai depender muito do seu gosto. Pode-se dizer que ele substitui com sucesso a “necessidade” de comprar um tablet, ainda mantendo as características essenciais aos smartphones. Seu corpo continua mais fino do que muitos aparelhos (9,6 milímetros de espessura), de tal forma que deve incomodar ao guardá-lo em seu bolso. O problema mesmo fica com a vontade de usá-lo com apenas uma só mão: é um tanto incômodo.

O acabamento do aparelho é muito bom. Dá a impressão de ser um resistente e bem construído.

Caneta S Pen:

A caneta S Pen permite escrita e manejo dos itens no display, sendo muito útil para realizar tarefas de edição de imagens, escrita manual, ou mesmo simplesmente esboçar conceitos e desenhos. O aparelho ainda reconhece a escrita à mão, convertendo-a em texto digital. Para aproveitar a canetinha, foram adicionados aplicativos como como o Calendário S Planner e o bloco de anotações S Note.

Embora, em teoria, a adição da caneta seja bem vinda, na prática, vimos que não é bem assim. Se comparada a aparelhos antigos, a precisão da caneta melhorou muito. Porém, ainda é difícil fazer anotações com ela. Eu mesmo já perdi a paciência durante reuniões em que tentei usar o Galaxy Note. Claro que, com um pouco mais de prática, você pode obter melhores resultados. E, para desenhos e brincadeiras, isso não deve atrapalhar.

Aplicativos Exclusivos:

O Galaxy Note carrega consigo o ‘Choice S’, um menu que abre uma nova categoria de aplicativos disponíveis para download na Samsung Apps. Todos os aplicativos dessa seção foram especialmente concebidos para o Galaxy Note devido à sua exclusiva S Pen. O Soonr Workplace, por exemplo, promove a colaboração em equipe, permitindo fazer anotações diretamente nos vários tipos de arquivos, que podem inclusive ser armazenados na nuvem. Já os SoonR e PDF iAnnotate fornecem um novo modo de anotação direta com a S Pen sobre o arquivos PDF. No quesito artístico, o OmniSketch e o Zen Brush são ferramentas muito úteis para o esboços livres e desenhos. O OmniSketch permite fazer desenhos usando a S Pen como um pincel, enquanto escova Zen simula com precisão um pincel oriental.

Display:

O display de 5,3 polegadas WXGA(1280×800) do Galaxy Note possui tecnologia HD Super AMOLED, que garante cores vívidas e uma excelente qualidade de imagem. O tamanho da tela permite que websites, e-books e outros arquivos sejam visualizados com mínimo de scroll ou zoom. Sem dúvida, o ponto alto do Galaxy Note é a sua utilização para jogos e vídeos. Eles funcionam perfeitamente no aparelho, com uma visibilidade muito mais agradável do que em smartphones menores.

Velocidade e desempenho: 

O processador do Galaxy Note é dual-core com 1.4GHz, com poder suficiente para garantir a rapidez na interação com sua interface, seja em jogos ou na visualização de fotos e vídeos em HD. Caso a sua operadora ofereça, o aparelho se conecta às redes HSPA+. Ele suporta também as conexões tradicionais: Bluetooth v3.0, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct e DLNA.

Ele já vem carregado com a versão 2.3 (Gingerbread) do sistema Android, e possui a interface TouchWiz, característica da Samsung. Segundo os rumores e anúncios da empresa, a atualização 4.0 (Ice Cream Sandwich) deve chegar para o Galaxy Note antes do meio do ano.

Câmera (fotos e vídeos):

O Galaxy Note possui duas câmeras: a frontal, para vídeo conferências, com resolução 2MP; e a traseira para fotos (8MP) e vídeos ([email protected]~30fps). Em nossos testes, este já pode ser considerado um dos melhores camera-phones do mercado. A qualidade das imagens ganha da maioria, senão de todos os smartphones à venda no Brasil. Veja algumas imagens de nossos testes ao final deste post.

Armazenamento:

Uma das vantagens do Galaxy Note em relação ao seu concorrente mais próximo, o Galaxy Nexus, é o suporte aos cartões de memória MicroSD. Além da farta memória interna (16GB), é possível adicionar cartões de até 32GB.

Duração da bateria:

Aqui o Galaxy Note faz a diferença. Com sua super bateria de Li-ion 2,500 mAh, o aparelho agüenta com folga o uso durante o dia todo. Se você não foi um “heavy user”, precisará carregá-lo a cada um dia e meio ou dois.

Preço e disponibilidade:

Até o fechamento deste review, era possível encontrar o Galaxy Note à venda por R$ 1.674,58 (modelo desbloqueado). Ele pode sair ainda mais barato se você comprá-lo juntamente com algum plano de operadora.

Conclusão:

O Galaxy Note é certamente um aparelho de sucesso. Seu custo-benefício se justifica, especialmente se comparado aos outros modelos concorrentes. Para unir tablet e smartphone em um só aparelho, ele se demonstrou muito eficiente. Como já comentamos no começo deste review, fazemos apenas uma recomendação: teste para ver se você se adaptará ao tamanho do aparelho. Não é todo mundo que gosta, ok?

Galeria de imagens:

Especificações do Samsung Galaxy Note:

  • Rede: HSPA+ 21Mbps  850/900/1900/2100EDGE/GPRS  850/900/1800/1900.
  • Processador: Processador 1.4GHz Dual Core.
  • Tela: 5.3” WXGA(1280×800) HD Super AMOLED.
  • OS: Android 2.3 (Gingerbread).
  • Câmera: Principal (traseira): 8 MP com LED FlashFrontal: 2 MPSingle shot, Smile shot, Share shot, Action shot, Beauty, Cartoon, Panorama.
  • Vídeo: Video: MPEG4, H.264, H.263, WMV, DivX, Xvid, VC-1Gravação [email protected]~30fps, Reprodução [email protected]
  • Demais Características:
    • Samsung Apps;
    • Samsung Kies 2.0/ Samsung Kies air;
    • Samsung ChatON mobile communication service(Download via Samsung Apps);
    • Samsung TouchWiz/ Samsung Live Panel UX;
    • S Pen Experience (S Memo, S Planner, S Choice);
    • Social Hub: Envio e recebimento de mensagens integradas (Email, SMS), Sincronização com contatos e calendário- Básico: POP3/IMAP Email;
    • Readers Hub;
    • GoogleTM Mobile Services: Android Market™, Gmail™, Google Earth™, YouTube™, Google Maps™,Syncing with Google Calendar™;
    • A-GPS / GLONASS;
    • Enterprise Solutions- ODE, EAS, CCX, MDM, VPN, WebEx;
  • Conectividade: Bluetooth® technology v 3.0 + HSUSB 2.0 HOSTWi-Fi 802.11 a/b/g/n, Wi-Fi Direct;
  • Sensores: Acelerômetro, Light, Bússola Digital, Proximidade, Barômetro;
  • Memória: 16GB Internal Memory + microSD (até 32GB);
  • Dimensões: 146.85 x 82.95 x 9.65 mm;
  • Bateria: Bateria padrão, Li-ion 2,500 mAh.

Gostou do review? Deixe seus comentários, correções e sugestões nos campos abaixo.

 

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top