Connect with us

Android

Review: Sony Xperia X: Um pouco mais do mesmo

No último dia 9 de junho a Sony lançou o Xperia X. Confira nossa análise sobre o novo aparelho que chega ao mercado nacional.

No último dia 9 de junho, A Sony apresentou seus novos smartphones da linha Xperia X. Os aparelhos inauguram a nova nomenclatura que substitui a linha Z, como principal série de celulares da empresa japonesa. Mais do que a mudança de nome, a Sony também pretende dar início a um novo conceito de usabilidade de mobiles com lemas como “olhe pra frente” e “veja o mundo real“.

A estratégia de médio prazo da empresa inclui novas formas de comunicação que envolvam IoT (internet das coisas) e I.A. (inteligência artificial). A curto prazo, a companhia japonesa focou em otimizar recursos tecnologias e recursos essenciais. Alguns destes conceitos estão presentes no Sony Xperia X que tivemos oportunidade de testar nos últimos dias e que a análise pode ser conferida a seguir:

Layout e acabamento

smt-SonyXperiaX-Design

O design do Xperia X segue o padrão visual da maioria dos smartphones da Sony, como os da linha Z e a série M. Apesar de ser pessoalmente fã do desenho destes aparelhos, acho que o consumidor comum pode ficar um pouco confuso, já que há uma semelhança muito grande entre os aparelhos novos e antigos.

Apesar disso, o Xperia X é um dispositivo bonito e compacto. O aparelho possui corpo em alumínio com as curvaturas de suas bordas bem discretas. Na parte traseira, a Sony optou por utilizar o alumínio ao invés do vidro, o que deixando o dispositivo com um aspecto elegante e que ressalta o bom trabalho de construção feito pela empresa.

O sensor biométrico e o obturador físico da câmera estão posicionados em seus locais habituais, assim como o slot para microSD, que oferece a expansão da memória para até 200GB. A manutenção do design pode ser em parte explicada por realmente resultar em um dispositivo que proporciona uma pegada anatômica e confortável.

Tela

smt-SonyXperiaX-Tela

Um dos pontos fortes dos smartphones fabricados pela Sony é a qualidade de seus displays. A tela do Xperia X possui resolução Full HD e conta com tecnologias exclusivas da empresa como o X-Reality Mobile, que realiza um processamento diferenciado para a gama de cores e contraste do aparelho. O painel LCD IPS faz bonito com bons ângulos de visualização e brilho equilibrado.

Hardware, velocidade e desempenho

smt-SonyXperiaX-Desempenho

O Sony Xperia X vem equipado com um processador Snapdragon 650, 3 GB de memória RAM e tem duas versões: Single SIM com 32 GB (modelo que foi testado) e Dual SIM com 64 GB de armazenamento interno (em ambos os casos, expansíveis até 200 GB via microSD), o que em tese são especificações mais do que adequadas para uma experiência agradável.

A Qualcomm afirma que o Snapdragon 650 tem performance semelhante ao do Snapdragon 810 (sem a desvantagem do superaquecimento). O desempenho do sistema é bom, com aplicativos sendo lançados e carregados rapidamente. Entretanto, o Xperia X apresenta alguns problemas quando é mais exigido em termos gráfico ou em algumas situações de multitarefas. Para tarefas cotidianas, contudo, o dispositivo não irá decepcionar os usuários.

O Xperia X possui ainda uma característica essencial para os dias de hoje: o sensor biométrico. O usuário pode armazenar até cinco digitais no dispositivo, que servem para desbloquear o aparelho e autorizar compras na Play Store. O reconhecimento é realmente rápido e preciso.

Sistema

smt-SonyXperiaX-Sistema

O Xperia X sai de fábrica rodando o Android 6.0 Marshmallow e carrega a camada de personalização da Sony. Apesar de ser um “purista” em termos de Android, reconheço que a Sony UI é uma interface mais limpa e organizada que as utilizadas pela maioria dos fabricantes que personalizam seus sistemas operacionais.

Na nova versão presente no Xperia X há um novo padrão para os aplicativos nativos do sistema, como o telefone e as mensagens. A tela de bloqueio do software é bem diferente do padrão do Android, permitindo que o sistema seja desbloqueado a partir de um deslizar para a esquerda.

Para dar um aspecto mais integrado, a Sony deu bastante atenção à personalização, fazendo com que o tema da tela de bloqueio combine com os contextos do sistema e também com o papel de parede.

Câmera

smt-SonyXperiaX-Camera

Os smartphones da Sony sempre se destacam por fornecerem uma experiência superior em suas câmeras fotográficas e com o Xperia X não foi diferente. A câmera principal de 23MP captura imagens com cores e contraste equilibrados. A estabilização da lente é via software (e não óptica) e inclui a tecnologia Autofoco Híbrido Preditivo, que identifica o próximo movimento de quem está sendo fotografado, antes que ele ocorra.

A abertura do sensor frontal é de f/2.0, o que garante melhor visibilidade em fotos feitas em condições de menor luminosidade. Isso faz com que as fotos do Xperia X fiquem excelentes na maioria dos cenários possíveis. Além disso, o exclusivo sensor Exmor da Sony conta com uma tecnologia que reduz o tempo entre o foco da cena/objeto e o disparo, fazendo com que a câmera seja a mais rápida do mercado.

Já a câmera frontal de 13MP é excelente para selfies e também funciona muito bem na maior parte dos ambientes. O sensor frontal também possui estabilização digital e a câmera em questão conta com um modo para autorretratos que suaviza a pele do usuário, de forma natural.

Bateria

smt-SonyXperiaX-Bateria

Uma boa autonomia é um dos pilares fundamentais dos aparelhos da Sony. Os lançamentos mais recentes da empresa sempre incluíam baterias que em média duram 2 dias em uso convencional. Naturalmente, o Xperia X mantém esse padrão de autonomia.

O aparelho conta com uma bateria de 2.620 mAh, compatível com o recurso de recarga rápida.  A novidade é uma nova tecnologia chamada Adaptive Charging, que faz com que a vida útil da bateria do aparelho seja preservada, mesmo com o uso intenso da carga turbo.

Conclusão

Sempre que analiso um gadget, gosto de confrontar a proposta do fabricante com o que o dispositivo entrega. Se pensarmos que a proposta da Sony inclui “olhar pra frente” e “ver o mundo real“, o Xperia X não pode ser considerado a materialização desses conceitos. Longe disso, o aparelho apresenta poucas inovações e o único recurso que realmente me chamou a atenção foi a velocidade da câmera.

Neste sentido não me parece que a Sony (ou seus consumidores) possam olhar pra frente com tão poucas novidades trazidas no Xperia X. É um bom aparelho, mas apenas repete o mesmo padrão controverso de seus últimos aparelhos. Quando pensamos em ver o mundo real, a proposta parece ter ficado ainda mais distante, especialmente se considerarmos os 3.799 reais estabelecidos como preço sugerido pelo aparelho. Além de ser um valor irreal para um aparelho (supostamente) intermediário, é ainda mais desconectado da realidade atual do país. Neste sentido, um equívoco que não pode ser imputado apenas a Sony, mas também a ela.

Imagens e principais especificações técnicas

  • Dimensões
    • Altura: 14,27 cm
    • Largura: 6,94 cm
    • Profundidade: 0,79 cm
    • Peso: 153 g
  • Tela: 5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080)
  • Câmera
    • Principal: 23 MP
    • Frontal: 13 MP
  • CPU: Dual-core 1.8 GHz Cortex-A72 & quad-core 1.4 GHz Cortex-A53
  • Chipset: Qualcomm MSM8956 Snapdragon 650
  • GPU: Adreno 510
  • Memória
    • Interna
      • Single SIM: 32 GB (expansível até 200 GB via cartão micro-SD)
      • Dual SIM: 64 GB (expansível até 200 GB via cartão micro-SD)
    • RAM: 3 GB
  • Sistema Operacional: Android 6.0 Marshmallow
  • Bateria: 2620 mAh (não removível)
  • Sensor de impressões digitais
  • Preço: 3.799 reais

Sony Xperia X

3.799
Sony Xperia X
6.7

TELA

7/10

    DESEMPENHO

    7/10

      DESIGN

      7/10

        CÂMERA

        8/10

          PREÇO

          6/10

            Pros

            • Câmera
            • Acabamento em alumínio
            • Ergonomia

            Cons

            • Poucas novidades
            • Design repetitivo
            • Preço

            Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

            Comments

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top