Conecte-se conosco
Fans e LEDs - Xtrike V9 - Showmetech

Computadores

Review: gabinete gamer Xtrike V9

Os gabinetes da Xtrike são referência em design e relação custo x benefício. A empresa nos forneceu o Xtrike V9 – um dos modelos mais recentes – para testes. Confira nossa análise!

Xtrike V9 - Showmetech

O Xtrike V9 é um gabinete voltado para usuários entusiastas, gamers e profssionais que demandam espaço, robustez e design. Recebemos uma unidade do modelo e testamos para vocês.

Antes de tudo, confira as especificações técnicas:

Tam. do Corpo (em mm) (C) 430 x (L) 185 x (A) 450
Tam. do Gabinete (em mm) (C) 475 x (L) 185 x (A) 485
Tam. da Caixa (em mm) (C) 545 x (L) 250 x (A) 538
Material / Cor / Espessura Aço / Preto / 0.5mm
Peso L/B 5.25kg / 6.45kg
Placa Mãe Suportada ATX / Micro ATX
Baias 5.25″ ODD x 1, 3.5″ HDD x3,  2.5 SSD x3
Slots Para Expansão 7
Ventoinhas Frontal: 120mm LED x 2 (incluída)
Superior: 120mm LED x 2 (opcional)
Traseiro: 120mm x 1 (incluída)
Lateral: 120mm LED x 1 (opcional)
Inferior: 120mm x 1 (opcional)

O kit inclui o gabinete, todos os parafusos necessários para a montagem, algumas abraçadeiras para organização dos cabos e acessórios adicionais para melhor acomodação de componentes na máquina.

Agora chega de falar e vamos as nossas impressões!

Tampas laterais

As tampas são extremamente fáceis de se remover, principalmente pelos parafusos com um tipo de grip / rosca que acompanham o kit e dispensam chaves para desprendê-los da tampa. A tampa esquerda possuiu um corte, que é preenchido por um plástico acrílico fumê. A transparência é parcial, porém é possível ver sem muito esforço os componentes dentro do gabinete.

Fonte

Seguindo a tendência dos gabinetes modernos, o espaço reservado para a fonte fica na parte inferior da estrutura. Isso é muito bom, já que fontes suspensas na parte superior podem entortar o gabinete com o tempo (especialmente se você utilizar uma fonte de tamanho avantajado). A fonte fica sobre pequenos círculos de material emborrachado, evitando o contato direto com o metal. Embaixo dessas borrachinhas, o metal é furado, fornecendo uma saída de calor extra para fontes modernas com cooler na parte inferior. Só não se esqueça que o gabinete não vem com a fonte, ok?

Fonte - Xtrike V9

Placa Mãe

Aqui, o padrão é parecido com o de outros gabinetes da categoria. Basta parafusá-la. O destaque fica por conta das chapas laterais que servem como saída dos componentes PCI Express ou do gênero. Temos o mesmo padrão de parafusos com rosca das tampas laterais, facilitando a remoção e inserção de componentes. Ao contrário de muitos gabinetes (principalmente os mais simples) que exigem a quebra e remoção permanente das chapas, o X Trike V9 permite que você as remova e recoloque quando quiser, evitando assim, buracos na parte traseira da máquina caso seja necessária a remoção de alguma peça.

Chapas Laterais - Xtrike V9 Showmetech

HDs e Drives

O gabinete oferece um sistema de travas, dispensando o parafusamento comum. Mas após algumas tentativas (sem sucesso) de travar o HD na baia, acabei desistindo e parafusei. Entramos em contato com a assessoria da empresa solicitando instruções adicionais. Atualizarei o post quando obtiver a resposta.

Ainda há, na parte inferior três baias adicionais em formato de “carrinho”, que permite a fácil inserção e remoção de HDs e SSDs. Espaço para colocar discos rígidos não faltam no V9.

Baias adicionais - Xtrike V9 Showmetech

Fans e LEDs

Um dos trunfos do V9. O gabinete acompanha três fans: o primeiro, verde fosco, fica na parte traseira e não possui qualquer tipo de controle de velocidade ou intensidade. Os outros dois são transparentes – levemente espelhados – e ficam localizados na parte frontal. Esses, possuem uma bela iluminação por LEDs (na cor verde) que dão todo um charme ao gabinete (especialmente ao reduzir a luz ambiente). Não bastasse essa adição, ainda há um botão físico na parte frontal que serve para controlar a intensidade de rotação: rápida ou devagar. Para quem busca um gabinete com visual diferenciado (e bem ventilado), o V9 é definitivamente uma opção interessante.

O gabinete ainda suporta mais quatro ventoinhas adicionais – sendo duas na parte superior, uma na parte lateral esquerda e uma  na parte inferior. Totalizando 7 ventoinhas.

Fans e LEDs - Xtrike V9 - Showmetech

Conexões Frontais / Botões

O gabinete dispõe na parte superior frontal, duas entras USB 2.0 (sendo uma delas também compatível com USB 3.0) e entradas para fone de ouvido e microfone. As entradas são bem posicionadas e possuem uma borracha de proteção, evitando que fiquem expostas à poeira. Já os botões são o liga/desliga, reset, eject (para abrir a bandeja do drive de DVD) e o já citado botão de controle de velocidade dos coolers. Achei todos bastante confortáveis.

Espaço Interno

Montei um kit com componentes de tamanho padrão e tudo funcionou bem. O maior componente, a placa de vídeo Radeon R9 270x, ficou razoavelmente justa no gabinete, sem deixar muito espaço sobrando. Apesar disso, os demais componentes e fios ficaram bem dispostos. Se sua configuração tiver componentes muito grandes, vale a pena olhar as especificações de comprimento e largura.

Visual / Design

O visual geral do gabinete é bem satisfatório. Usuários que gostam de visuais agressivos (cof cof gamers cof cof) vão gostar bastante do desenho do V9. Além, claro, dos LEDs e da lateral fumê. Mesmo assim, a máquina mantém um ar de sobriedade – o que cria certo equilíbrio e pode agradar até mesmo aqueles que gostam de gabinetes mais discretos.

Resistência

O V9 não aparenta ser frágil. A construção é firme e não dá a impressão de que vai entortar com o tempo. Os “pés” o mantém bem estável sobre a mesa e reduz a absorção de impactos aplicados sobre ele (por exemplo, durante uma digitação frenética no teclado). A estabilidade ao meu ver, é um grande diferencial – algo que ficou ainda mais evidente devido aos problemas que tive com meu antigo gabinete (que balançava o tempo todo).

Veredito

Se você quer montar uma máquina robusta, com visual arrojado, o Xtrike V9 é uma das melhores opções na categoria “gabinetes até R$300”. A quantidade de recursos, facilidade de manuseio da torre para manutenções futuras e o espaço interno valem muito a pena.

Com o preço sugerido de R$280, é possível adquiri-lo em lojas físicas e online.

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários

Mais de Computadores

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top