Conecte-se conosco
galaxy-nexus

Android

Review: Galaxy Nexus (Galaxy X)

Esta semana testamos o aparelho do momento: Samsung Galaxy Nexus, o primeiro smartphone oficialmente com Android 4.0! É o terceiro “smartphone modelo” do Google. O primeiro foi o Nexus One, fabricado pela HTC, em seguida veio o Nexus S, fabricado pela Samsung.

Design e acabamento:

O design do Galaxy  Nexus é incrível. Assim como seu antecessor, é revestido de plástico, porém com uma cor acinzentada fosca, que dá a impressão do acabamento ser feito de metal. Assim que a tela acende, a imensidão da tela impressiona. O aparelho é fino e muito leve, o que contribui para tirar a impressão de que estamos carregando um telefone enorme. A parte traseira ligeiramente áspera, que dá a sensação de ser um tipo de borracha. A luz LED de notificação também é uma bela novidade. Outra coisa que notamos imediatamente: a ausência de botões físicos na parte frontal. O espaço é ocupado quase integralmente pela tela. Também não há Slot SD.

De forma geral, o telefone é muito bonito e bem acabado. Confira as fotos do design na galeria. Para ver o resto do review, continue lendo…

Tela:

O Galaxy Nexus é um dos primeiros aparelhos a suportar a resolução de 720p ( 1280 x 720 pixels), com uma tela de 4.65 polegadas. Parece muito, porém o aparelho é fino e as bordas curtas. Com isso, a impressão é que o aparelho não parece tão grande quando segurado na mão ou colocado no bolso. A tela tem tecnologia Super AMOLED que produz cores ricas e consome pouca bateria. Como a resolução é maior, a imagem fica melhor ainda que os aparelhos anteriores com a mesma tecnologia (Galaxy SII e Nexus S, por exemplo). Ela possui um vidro especial fortificado, porém não é Gorilla Glass.

Velocidade:

O Galaxy Nexus tem um processador dual-core TI OMAP 4460 CPU que roda a 1.2GHz, e tem 1GB de memória RAM. Provavelmente, devido as otimizações do Android 4.0 ICS, em conjunto com o processador dual-core, este é o aparelho Android mais rápido que já testamos. É  assustadoramente rápido. Muito rápido mesmo. Em mais de uma semana de uso, não consegui notar nenhum sinal de lentidão, nem quando executarmos diversas ações uma em seguida da outra.

Câmera:

O aparelho possui uma câmera traseira de 5.0 megapixels acompanhada de flash de LED e uma câmera dianteira de 1.3 megapixels. A câmera do Nexus é o único ponto do aparelho que parece estar um pouco atrás dos outros. Minha experiência com a câmera trouxe resultados mistos, muitas vezes tirando fotos excelentes e em outras oportunidades tirando fotos ruins, com cores lavadas ou borradas. O novo software da câmera faz com que as fotos sejam tiradas instantaneamente (quando não há necessidade de flash) e a câmera já esteja pronta para a próxima foto. Porém, em alguns casos, temos a impressão que se a câmera tivesse usado um pouquinho mais de tempo para focar corretamente, por exemplo, a foto teria saído melhor.

De qualquer forma, a câmera está longe de ser ruim, está no mesmo nível que a maioria das câmeras de aparelhos do mercado. As novas funções (edição de imagem no estilo Instagram, criação de foto panorâmica nativa, etc) também são muito bem vindas. O aparelho também consegue filmar em 1080p, o que ainda não é comum nos smartphones Android, especialmente no Brasil.

Software:

Este é um tópico a parte pois, junto com este aparelho, está sendo lançada a nova versão do Android: Ice Cream Sandwich. Fizemos um post especial sobre o ICS com todas as novidades, que você pode conferir aqui. Este aparelho é o modelo de Android 4.0 para o Google e todas as novidades estão presentes nele. Neste review, vou falar as impressões que tive do ICS e de sua usabilidade.

  • Como já foi dito antes, o ICS é rápido. Você alterna entre menus, aplicações e home screens com facilidade, sem lag algum. Parte desta velocidade está no próprio software do ICS e não apenas no hardware, pois uma versão preliminar do ICS foi instalada em um Nexus S e o ganho de velocidade também foi perceptível.
  • o ICS é bonito. As interfaces foram todas remodeladas, a nova fonte Roboto está sendo usada, as transições de tela são mais suaves. Existem pequenas alterações que fazem a diferença, como por exemplo agora quando mudamos a orientação do aparelho, a tela realmente gira para a nova orientação, o que não acontecia antes. Além disso, os menus, e a maneira de se navegar em telas e opções estão bem mais com cara de Tablet. Quem já usou algum tablet com Honeycomb vai se sentir em casa.
  • Os contatos ficaram mais fáceis de gerenciar, conseguimos unir contatos mais facilmente e eles ficam melhor organizados na agenda. A integração com o Google+ também é interessante.
  • As configurações ficaram mais organizadas. É mais fácil e intuitivo achar a configuração que você quer.
  • O gerenciador de tarefas e a barra de notificação, ambos renovados, são mais úteis e você se pega os usando o tempo todo.

O ICS é, certamente, um exemplo de inovação em termos de software móvel da atualidade. Assim que passar a ser distribuído em mais aparelhos, causará um impacto positivo nas vendas de smartphones Android.

Bateria:

O aparelho testado foi a versão GSM (HSPA+) que é a mesma que deverá ser usada no Brasil. Com um uso moderado (algumas ligações, um pouco de jogos, algumas buscas no google maps e muito whatsapp), a bateria teve uma performance bem satisfatória, com duração em em torno de 14-16 horas. Infelizmente, a operadora usada não disponibiliza rede 2G, o que faria com que a bateria durasse ainda mais. Como qualquer smartphone Android, a performance da bateria ainda está atrás com relação ao iPhone, mas certamente não é uma preocupação neste aparelho.

Preço e disponibilidade:

O Galaxy Nexus acabou de ser homologado pela Anatel como mostramos aqui. Porém ainda não há previsão de lançamento nem de preços para o Brasil. A versão que analisamos foi comprada no Canadá, onde o aparelho é vendido por $169 dólares com um contrato de 3 anos ou $649 dólares sem contrato.

Galeria de fotos:

Conclusão:

O Galaxy Nexus é um aparelho incrível. Hardware de ponta, design muito agradável, software imbatível. Algumas pessoas podem achá-lo grande demais, porém quando colocado na mão, é menor do que parece. Infelizmente não temos previsão de chegada no Brasil, por isso só comprando em outros países. Mas comparando o preço no exterior e as qualidades, nós recomendamos!

Especificações Técnicas:

Tela
-4.65" HD(1280 x 720) Super AMOLED
-Contour Display (vidro curvado)
Tamanho(mm)
-67.94 X 135.5 X 8.94 (HSPA+)
 
Peso
-135g (HSPA+)
 
Dados
-HSPA+/3G/EDGE/GPRS
-WIFI
-BLUETOOTH
 

Memória
-Armazenamento: 16GB
-Memória: 1GB RAM


Câmera
-5MP auto focus contínuo
-1.3MP Frontal
-LED Flash
-Shutter lag zerado - fotos instantâneas
-Gravação de vídeo em 1080p


USB
-Micro USB


Características:
-BATERIA: 1750mAh
-OS: Ice Cream Sandwich (Android 4.0)
-CPU: processador 1.2 GHZ dual core
-NOTIFICATION: LED colorido
-MICS: 2 Mics
-SEM BOTOES
-NFC
-ACELERÔMETRO
-GYRO
-BUSSOLA
-SENSOR DE PROXIMIDADE
-BARÔMETRO

 

Fanático por games, desenvolvedor mobile e fã número 1 de Android.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top