Conecte-se conosco
O "Display Infinito" ocupa quase toda a área frontal do aparelho.

Android

REVIEW: Galaxy S8 e S8+ representam elegância e sofisticação

Linhas harmoniosas, elegância técnica e usabilidade intuitiva são alguns dos conceitos que moldam o Galaxy S8 e S8+. Confira o review.

Galaxy S8+ (esquerda) e S8 (direita): dois tamanhos de tela, sem dificultar a pegada.

Galaxy S8+ (esquerda) e S8 (direita): dois tamanhos de tela, sem dificultar a pegada.

Samsung apresentou na última segunda-feira (17) os novos smartphones topo de linha da empresa para o mercado brasileiro: Galaxy S8 e Galaxy S8+. Os modelos chegaram ao país com muita pompa e a nossa equipe já os vem testando há algum tempo. O resultado, você confere neste review:

Layout e Acabamento

Galaxy-S8-Press-Official-Black

Design: harmonia nas curvas, bordas mínimas e valorização da tela.

Estes novos smartphones representam um avanço considerável na harmonia entre design, elegância no conjunto de especificações e interface intuitiva e renovada. Dá para notar a atenção aos detalhes no corpo e tela dos aparelhos, constituído de metal e vidro. Os modelos possuem certificação IP68 contra água e poeira, e o vidro é o Gorilla Glass 5, bem resistente a riscos e danos.

Tanto o S8, quanto o S8+, possuem o mesmo conjunto de botões físicos: ligar/desligar, aumentar e diminuir volume no lado esquerdo; e o botão exclusivo para o assistente Bixby no lado direito, que comentaremos mais a fundo em instantes.

No topo dos aparelhos encontra-se a bandeja para o chip GSM e cartão MicroSD. Caso o usuário prefira, pode substituir este último por um segundo chip de operadora (função Dual-SIM). Na base, estão localizadas a entrada USB Tipo-C – novo padrão que acelera a transmissão de dados e carregamento do aparelho – e o conector de áudio, para fones de ouvido, microfones e caixas de som com fio.

samsung-galaxy-s8-lancamento-brasil

Preto, Prata e Ametista são as cores que virão para o Brasil

A parte traseira do S8 e S8+ define a cor de cada modelo, contém o logotipo da empresa, a câmera principal, flash, sensor de batimentos cardíacos e o sensor de impressões digitais, que foi reposicionado nesta versão.

E a tela…. bem, essa merece um capítulo à parte.

O Display Infinito

O "Display Infinito" ocupa quase toda a área frontal do aparelho.

O “Display Infinito” ocupa quase toda a área frontal do aparelho.

Chamada de “Display Infinito” a nova tela tem formato 18:9 (18,5:9, para ser mais específico) e ocupa quase toda a área frontal de ambas as versões, chegando a  5,8 polegadas no S8 e 6,2 polegadas no S8+. A tecnologia utilizada e o painel Super AMOLED, responsável por trazer cores vivas e brilho intenso.

Embora tenham tamanhos diferentes, a resolução é a mesma em ambos os aparelhos – Quad HD+ (2960×1440) – variando apenas na quantidade de pixels por polegada que cada tela possui, sendo 570ppi no  S8 e 529ppi no S8+.

As bordas são mínimas, tanto nas laterais quanto no topo e na base, a ponto de não sobrar espaço para colocar o logotipo da empresa na frente dos smartphones..

 

Galaxy-s82

Botões virtuais: Home, Aplicativos Recentes e Voltar agora estão dentro da tela.

O S8 e S8+ aproveitam bem essa novidade, passando para o display os botões físicos tradicionais do sistema: Home, Aplicativos Recentes e Voltar.

Mesmo com a tela desligada, basta pressionar a área onde ficaria o botão “Home”, que o toque será reconhecido e acionará a tela. Aproveitando uma das grandes vantagens das telas Super AMOLED – elas conseguem ligar pixels individuais – o aparelho pode mostrar botões, widgets, desenhos e notificações na tela, mesmo com ela desligada. A função Always On Display, presente no S7 e S7 Edge mas agora melhorada no S8 e S8+, faz com que fique fácil visualizar informações, sem gastar muita energia.

Hardware, Velocidade e Desempenho

Mais eficiente e econômico

A Samsung equipou esses topos de linha com 4GB de RAM, processadores octa-core Exynos 8895 (os modelos com processador Snapdragon 835 não serão vendidos por aqui), GPU Mali-G71 MP20 e 64GB de memória interna, com a possibilidade de aumentar essa capacidade com cartões de memória microSD.

Essas especificações significam que o S8 e S8+ estão entre os mais rápidos e eficientes smartphones já criados, alternando ligeiramente entre tarefas e rodando os jogos mais pesados sem engasgos. Se as versões anteriores (S7 e S7 Edge) já eram conhecidas pela rapidez, nesta atualização temos um conjunto ainda mais eficiente, que também gasta menos energia (graças ao novo processador com tamanho de 10 nanômetros e às tecnologias incorporadas nele).

Samsung Dex

Samsung Dex desktop Galaxy S8 dock base

Com a base Samsung Dex, é possível transformar o S8 e S8+ em um computador de mesa.

Talvez uma das melhores demonstrações desse poder todo é a aposta da Samsung em transformar o S8 e S8+ em um computador de mesa. Com a ajuda de uma base ou dock chamada Samsung DeX, conectada a quase qualquer mouse, teclado e monitor, os smartphones passam a rodar com uma versão “desktop” do sistema Android, fazendo com que trabalhe como se fosse um computador tradicional. Sim, é revolucionário.

Sensor de íris

galaxy-s8_security_kv_phone_lris-olho

O desbloqueio por reconhecimento da íris do usuário é rápido e prático.

A empresa sul-coreana apresentou também novidades em relação à segurança dos novos smartphones, trazendo para a linha S o leitor de íris. Com ele, é possível desbloquear o aparelho e inserir senhas em serviços e apps apenas olhando para a tela, de maneira muito rápida.

Segundo a empresa, o uso da íris é 200 vezes mais seguro do que métodos de segurança baseados em impressões digitais. E, em nossos testes, notamos que ele é mesmo muito rápido: basta olhar para o local marcado na tela, que o aparelho desbloqueia. Veja:

Além dele, também é possível registrar a face do usuário como método de desbloqueio ou usar o já tradicional sensor de impressões digitais (agora localizado na traseira dos aparelhos) e as demais formas de acesso, como senhas, PIN e Padrão (desenhar um padrão na tela).

Samsung Pay

samsung pay galaxy s8

Samsung Pay: use o smartphone como seu cartão de crédito seguro.

Assim como noutros smartphones e relógios inteligentes da empresa, o Samsung Pay chega para o Galaxy S8 e S8+. Com ele, é possível fazer compras com o smartphone, com toda a segurança, deixando seus cartões de crédito e débito em casa.

Você pode, inclusive, proteger o acesso ao serviço com a autorização por íris ou impressão digital pessoal. Para entender melhor como funciona essa tecnologia e quais máquinas são suportadas, visite o nosso Teste do Samsung Pay.

Sistema, Interface, Inteligência…

Samsung Galaxy S8 S8+ Plus showmetech (34)

Samsung Galaxy S8 S8+ Plus showmetech (34)

Os smartphones Galaxy S8 e S8+ seguem a tradição em usar uma interface desenvolvida pela Samsung, sobreposta ao sistema Android 7.0 (Nougat). Se, no passado, essa mudança era criticada por muitos usuários, na nova versão esse jogo virou.

A interface tornou-se simples e leve, permitindo que o hardware ganhe destaque. E é impressionante o nível atenção dado aos mínimos detalhes: da discreta notificação, que se apresenta como uma discreta borda em toda a tela dos aparelhos; ao belíssimo uso do Aways On Display, permitindo que, mesmo com a tela desligada, o aparelho tenha a sua cara; e dos menus com fontes finas e ícones bem posicionados, que tornam a navegação pelas telas mais agradável e intuitiva; tudo parece renovado.

Galaxy S8 interface user UX

A nova interface da Samsung faz o Android original parecer datado.

A Samsung está de parabéns no desenvolvimento e aprimoramento desta interface, a ponto nos fazer concluir que o Stock Android (Android Original, em tradução livre), em comparação, parece ser datado e desorganizado.

São tantos os detalhes, que ficaria difícil descrevê-los todos em um review (TL:DR, né?). Por isso, vale a pena pegar um S8 na mão e experimentá-los ponto a ponto.

Bixby

Samsung Galaxy S8 S8+ Plus showmetech (12)

Bixby: o assistente inteligente da Samsung tem potencial, mas ainda é uma incógnita.

Uma das novidades mais esperadas do S8 e S8+ é o novo assistente pessoal, o Bixby. Ele aprende as necessidades do usuário para ajudá-lo com as tarefas básicas, fornecer informações contextualizadas e ensinar a usar funções presentes no smartphone.

Por exemplo, é possível clicar em um dos botões laterais do aparelho, para receber informações que o Bixby entendem serem importantes para você naquele momento, ou tirar uma foto de um lugar ou produto, para que o assistente faça a análise e traga à tela informações sobre localização, preços, fotos relacionadas.

apps_bixbyoverview_feature02_pc

Ligue a câmera e aponte para um produto ou lugar, que o Bixby descobre o que é, onde fica e até como comprá-lo.

Essas integrações variam de país para país, mas já sabemos que o Bixby trabalha em conjunto com o Pinterest (para catálogos de fotos), Vivino (para rótulos e recomendações de vinho), Google Search e Places (para informações, restaurantes, pontos turísticos e estabelecimentos comerciais) e até com tradutores de idiomas. No Brasil, novas parcerias serão anunciadas nos próximos meses.

Porém, dizer que ele é melhor ou mais interessante que o Google Assistente – um recurso similar oferecido pelo Google no Android – ainda é uma incógnita. Muito do que o Bixby alega oferecer ainda não tem integração completa com empresas e serviços que importam para o mercado brasileiro.

Também, não sabemos quanto tempo levara para realizar a nacionalização do assistente, para que funcione bem em português.

Câmeras

Samsung Galaxy S8 S8+ Plus showmetech (38)

Câmeras: se a frontal melhorou, a câmera traseira permaneceu a mesma do S7 e S7 Edge.

Falando um pouco do conjunto de câmeras, apenas a frontal ganhou novidades, como o aumento da resolução de 5MP para 8MP, abertura f/1.7 e sistema de autofoco. A câmera traseira é a mesma usada no Galaxy S7 e S7 Edge, com 12MP de resolução, abertura f/1.7, foco automático, sensor de estabilização ótica (OIS), flash LED, sensor Dual Pixel (que captura mais luz) e outras características que você pode conferir na tabela ao final deste post.

Os novos recursos da câmera incluem filtros à lá Snapchat, resolução de 8MP (frontal) e 12MP (traseira).

Os novos recursos da câmera incluem autofoco frontal, filtros à lá Snapchat e resoluções de 8MP (frontal) e 12MP (traseira).

É uma pena notar que não houve melhora significativa aqui para a câmera principal já que, para muitas pessoas, este seja um dos itens que mais justifica uma compra de um novo smartphone. Ainda sim, dizer que a câmera do Galaxy S8 e S8+ é a mesma do Galaxy S7 e S7 Edge ainda é o mesmo que lembrar que ela não deixa de ser uma das melhores câmeras para smartphone do mercado (senão a melhor, até o momento).

Bateria

Mas grandes telas e especificações potentes exigem grandes baterias. Nesse sentido, bateria do Galaxy S8 tem 3.000 mAh enquanto a do Galaxy S8+ tem 3.500 mAh, representando uma aposta um tanto conservadora em um mundo onde já existem modelos com maiores capacidades.

Nossos testes mostraram que o consumo de energia do S8 e S8+ parece mesmo ser mais eficiente. Mas não espere que ele dure mais de um dia, ok? O uso intenso pode fazer com que ambos os modelos, em especial o S8, esgotem a bateria antes do final do dia.

Acessórios

Fazem parte do pacote vendido com o S8 e S8+ o carregador USB para carregamento rápido (fast adaptive charging), um cabo USB Tipo C (USB Type-C, em inglês), dois tipos de adaptadores USB (para facilitar a trasnferência de dados na hora de migrar para o novo smartphone), uma chave para a gaveta dos cartões (MicroSD e chip GSM) e fones de ouvido AKG de excelente qualidade.

Além deles, serão vendidos pela samsung a nova base de carregamento rápido sem fios, uma capa com suporte chamada “Clear View“, uma capa mais fina (com 0,8mm) chamada “Clear“, uma capa com LED chamada “LED View“, uma capa de camurça chamada “Alcantara“, capas tradicionais de silicone, a horrorosa exótica capa “2Piece” (dividida em duas partes), uma capa inferior com teclado (no estilo de um Blackberry), baterias externas com entradas USB-C e a cereja do bolo: a dock Samsung Dex, que transforma o smartphone em um computador de mesa.

Preço e disponibilidade

Com a pré-venda do Galaxy S8 e S8+ marcada para começar nesta terça-feira (18), a empresa já divulgou os preços e combos pensados para cada modelo:

Os novos smartphones chegam às lojas e operadoras de telefonia já no dia 12 de maio. Todas as versões possuem 64GB de armazenamento interno e tanto o S8 quanto o S8+ estarão disponíveis nas cores Midnight Black (preto), Orchid Gray (ametista) e Arctic Silver (prata).

E os primeiros compradores ganharão a nova versão do Gear VR, o óculos de realidade virtual da Samsung (agora com um controle no estilo pointer), de presente.

Conclusão

Samsung Galaxy S8 S8+ Plus showmetech (3)

S8 e S8+: Ditando tendências para o mercado.

Os novos Galaxy S8 e S8+ tem mesmo fôlego e sofisticação para assumirem um posto entre os melhores smartphones do ano (até o momento), numa briga que inclui o próximo lançamento da LG no país (LG G6) e os concorrentes já anunciados até agora: iPhone 7/7plus da Apple, Moto Z/Z Force da Lenovo, Xperia XZ Premium e XZs da Sony e os modelos Pixel e Pixel XL do Google.

Desta lista, eles são os nossos favoritos. Mas a gente sabe que esse tipo de escolha é um tanto pessoal e vai depender também da sua preferência por uma marca, sistema operacional, ou mesmo do orçamento disponível. Só não há como negar que, com o S8 e S8+, a Samsung está se posicionando como uma empresa que ditas as tendências pelas quais o mercado se organizará.

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Galeria de Imagens

Especificações técnicas (Galaxy S8 e S8+):

Modelo Galaxy S8 Galaxy S8+
OS Android 7.0
Rede Redes 2G, 3G, e 4G/LTE Cat. 16
Dimensões 148.9 x 68.1 x 8.0 mm, 155g 159.5 x 73.4 x 8.1 mm, 173g
Processador Processador Exynos 8895 Octa core (2.3GHz Quad + 1.7GHz Quad), 64 bit, 10 nm na versão vendida no Brasil; ou Processador Snapdragon 835 da Qualcomm Octa core (2.35GHz Quad + 1.9GHz Quad), 64 bit, 10 nm na versão americana
Memória RAM: 4GB de memória RAM (LPDDR4) nos modelos internacionais, ou 6GB em uma versão exclusiva da Coréia do Sul.
Memória interna: 64GB de espaço interno para armazenamento (UFS 2.1)
Memória externa: Há suporte para cartões de memória MicroSD
Tela 5.8 polegadas (146.5mm)1 Quad HD+(2960×1440), (570ppi) 6.2 polegadas (158.1mm)1 Quad HD+(2960×1440), (529ppi)
Câmera Principal: 12 MP, f/1.7, 26mm, com foco automático, sensor de estabilização ótica (OIS), flash LED, tamanho do sensor: 1/2.5, tamanho do pixel: 1.4 µm, geolocalização, gravação simultânea em 4K com registro de fotos em 9MP, foco por toque, detecção de sorrisos, auto HDR, panorama.Vídeo: gravação em [email protected], [email protected], HDR, dual-video rec.
Câmera Secundária: 8 MP, f/1.7, autofocus, [email protected], chamada com dual-video (uso das duas câmeras), Auto HDR
Bateria: 3,000 mAh 3,500 mAh
Carregamento rápido, com ou sem fios, compatível com WPC e PMA
Pagamento: NFC, MST, suporte para o Samsung Pay
Wi-Fi: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2.4/5GHz), VHT80 MU-MIMO, 1024QAM
Bluetooth: Bluetooth v 5.0 (LE até 2Mbps)
GPS: Sim, AGPS, Galileo, Glonass, BeiDou
Entradas: Entrada USB-C (USB-Tipo C), Entrada de áudio padrão
Sensores Acelerômetro, Barômetro, sensor de impressão digital, sensor de Giroscópio,sensor geomagnético, sensor de presença, sensor de batimento cardíaco, sensor de proximidade, sensor de luz RGB, sensor de íris, sensor de pressão.
Áudio MP3, M4A, 3GA, AAC, OGG, OGA, WAV, WMA, AMR, AWB,FLAC, MID, MIDI, XMF, MXMF, IMY, RTTTL, RTX, OTA, DSF, DFF
Video MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, AVI, FLV, MKV, WEBM
Cores: Midnight Black (preto), Orchid Gray (ametista), Arctic Silver (prata), Coral Blue, Maple Gold (no brasil, serão vendidas apenas as cores preto, prata e ametista)

Para mais informações sobre o lançamento no Brasil, fique ligado nas nossas redes sociais: Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Galaxy S8 | S8+

R$ 3.519,00
Galaxy S8 | S8+
9.2

Tela

10/10

    Hardware

    9/10

      Design

      10/10

        Usabilidade

        9/10

          Bateria

          8/10

            Pros

            • O melhor display em um smartphone
            • Design elegante com bordas mínimas
            • Interface bela e intuitiva
            • Suporte para Cartões MicroSD
            • Resistência à água e poeira

            Cons

            • Sensor de impressões digitais mal localizado
            • Poucas melhorias na câmera traseira
            • A bateria poderia ser maior
            • Preço

            Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Advertisement

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            Subir