Connect with us

Computadores

Review HD Externo Seagate Backup Plus Slim com USB 3.0

Avaliamos o HD Externo Backup Plus Slim 500GB da Seagate com conexão USB 3.0. Veja nossas impressões.

hd-externo-seagate
Num mundo cada vez mais integrado aos meios eletrônicos, onde grande parte das informações e registros encontra-se no mundo virtual, torna-se crescente a demanda por armazenamento de dados. Afinal, fotografias, vídeos, músicas e documentos, estão deixando as “mídias” físicas para serem armazenados dentro de discos e unidades de memória.

Pensando nisso, a equipe do Showmetech avaliou o HD Externo Backup Plus Slim 500GB da Seagate. Veja abaixo nossas impressões:

Design e construção

A Seagate caprichou no material e no acabamento. Com um design minimalista e sóbrio, o HD da Seagate passa a impressão de qualidade. A parte superior é em alumínio escovado e a parte inferior em plástico, aparentemente resistente. Ainda na parte superior, temos um LED indicativo, com formato linear. Existe apenas um conector para transferência de dados e alimentação, que segue o padrão USB 3.0.

Design do HD Externo Seagate Slim

Design do HD Externo Seagate Slim

O HD Seagate Slim é realmente fino, e leve. São 500GB de armazenamento, incrivelmente compactados em um corpo de menos de 1cm de espessura, pesando aproximadamente apenas 150 gramas. O modelo consegue ser menor e mais fino que a maioria das carteiras. Com isso, garante uma boa portabilidade, ideal para acompanhar mochilas e bolsas.

Traseira em plástico e cabo USB 3.0

Traseira em plástico e cabo USB 3.0

Apesar de ser bem construído e resistente, nem pense em derrubá-lo. Por se tratar de um HD (do inglês Hard Disk, ou disco rígido), e não de um SSD (do inglês Solid State Disk, ou disco de estado sólido), o modelo possui parte móveis que podem se danificar durante a queda. O disco interno do HD da Seagate pode atingir até 5400 rotações por minuto.

Desempenho

Falando em performance, se você está acostumado a armazenar seus dados em pendrives, vai sentir uma diferença significativa. Não somente pela grande diferença da capacidade de armazenamento, mas também pela velocidade de transferência de dados. Essa velocidade fica ainda mais evidente quando utilizamos uma porta USB 3.0, que alcança taxas de transferência consideravelmente maiores.

Os testes de leitura e gravação foram feitos em um Notebook Dell Inspiron 14, com processador Core i3-3217U 1.8GHZ Quad Core, 4GB de RAM DDR3, HD de 500GB SATA e USB 3.0. Note logo abaixo que foram comparadas as velocidades de transferência tanto nas portas USB 2.0 quanto 3.0:

  • USB 2.0 13.1GB de dados do HD para o notebook: 7 minutos picos de 35MB/s 13.1GB do notebook o HD: 8 minutos, média de 30MB/s
  • USB 3.0 13.1GB de dados do HD para o notebook: 3 minutos, com picos de 111MB/s, média de 70MB/s 13.1GB de dados do notebook para o HD: 6 minutos, média de 50MB/s.

Notamos que há um bom ganho de desempenho transferindo um grande volume de dados pelas portas USB 3.0, mas nada que impeça seu uso em computadores que não possuem essa interface. O HD Externo Seagate demonstrou ser ótimo tanto para backups (cópias de segurança), quanto para armazenamento e visualização de mídia.

Compatibilidade e Softwares

Por se tratar de um dispositivo de armazenamento portátil, o Seagate Slim é compatível com praticamente todos os sistemas operacionais. Também pode ser utilizado em SmartTVs e outros Media Players disponíveis no mercado. Apesar de o HD Externo Seagate não requerer nenhum software para seu funcionamento, a empresa fornece um aplicativo bastante útil, chamado Dashboard. Com ele é possível fazer backup automático e, compartilhamento de arquivos, tanto na rede local como também em redes sociais. Um aplicativo para smartphones e tablets, o Seagate Mobile Backup, também auxilia o usuário a sincronizar e compartilhar seus arquivos. Este aplicativo pode ser encontrado para a plataforma Android na Play Store, e para dispositivos Apple na App Store

Conclusão

O HD Externo Seagate Backup Plus Slim 500GB, é uma boa opção para os mais diversos usuários, com boa capacidade de armazenamento, portabilidade e boas taxas de transferência, devido à interface USB 3.0. Também oferece bom nível de segurança e facilidade de manuseio.

Para os desastrados, ele talvez não seja uma opção tão boa quanto o SSD Kingston HyperX, que o Showmetech também já testou. Mas é sem dúvida mais barato: R$ 342,30 na loja FNAC

Analista de Suporte em TI, entusiasta da tecnologia, principalmante sistemas móveis. Usuário de tecnologia móvel desde as agendas eletrônicas, Palmtops e Walkmans.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top