Connect with us

GADGETS

Review: headset gamer RIG da Plantronics

Confira o review do headset gamer Plantronics RIG, que traz um mixer que permite usar seu console e celular ao mesmo tempo, sem complicações.e recursos especiais.

rig-black-mixer

A onda dos jogos online e e-sports está com tudo no Brasil. A cada dia vemos novos times de Crossfire, Smite, LOL, CS GO e Battlefield. Até até times de futebol, como o Santos, já estão investindo nessa área. E um dos acessórios indispensáveis para quem joga online é, claro… um bom headset.

Aqui no Brasil, quando se fala em headset gamer, alguns nome precisam ser mencionados: Razer, Kingston e Logitech. Mas saiba que o mercado possui outras opções interessantes, como o headset gamer Plantronics RIG. Veja abaixo o nosso review sobre ele:

capa-headset-rig

Por ser uma empresa californiana e com pouca atividade no Brasil, a Plantronics não é tão conhecida por aqui, nem tem uma representação forte. Mas as ações atuais da empresa mostram que ela pretende mudar essa realidade e está se esforçando para isso.

A Plantronics conta com uma linha de produtos voltada para o publico gamer, e nós do Showmetech recebemos o Headset Gamer RIG para testes. Ele ficou em nosso QG por pouco mais de um mês, tempo suficiente para testar todas as suas capacidades.

Tirando da (bela) caixa

A primeira impressão ao pegar a caixa do RIG não poderia ser melhor. Por ser tratado como um produto “premium“, ele tem uma apresentação maravilhosa. Sua caixa é bonita e cheia de detalhes, como um velcro na frente, que permite ver o fone sem abri-la.

Caixa do headset RIG (Reproduçao/Julian Leno)

Caixa do headset RIG (Reproduçao/Julian Leno)

Outro ponto positivo para o RIG foi a quantidade de acessórios que o acompanham. Ao todo, são: o mixer (falaremos dele adiante), um cabo com microfone para ser usado no PC, outro para ser usado em smartphones, também com microfone, porém mais discreto, um cabo específico para ligá-lo no Xbox e um cabo RCA para usá-lo em outros consoles.

headset-rig-acessorios-smt-julian

São vários os acessórios do RIG Headset

Por contar com tantos acessórios, de início parece complicado instalar o fone com o mixer e usá-lo. Mas, dentro da caixa, a empresa incluiu um manual bem ilustrado, que ajuda na configuração do aparelho.

E, vale notar que é tudo “plug-and-play”. Ou seja, ao ligá-lo no PC, o mixer já passa a controlar automaticamente o volume do som e o microfone funciona perfeitamente. Inclusive, ele é reconhecido pelo Skype, que sugere deixá-lo como padrão para chamadas.

Screenshot_4

Design e acabamento

headset-rig-detalhe-smt-julian

O RIG é um headset muito bonito, isso é inegável. Eu, particularmente, não gostava muito de headsets por serem quase todos feios e gigantescos, passando uma impressão de piloto de avião ou narrador de futebol.

pele-e-galvao-meme

A regra é clara, Galvão

Com o RIG, já é diferente, apesar de grande como todo headset, ele é tão bonito, que faz você gostar de usá-lo. Isso sem contar que ele é bem confortável.

O modelo é todo acolchoado e revestido de tecido. Então, então não irá esfarelar com o passar do tempo ou rasgar a esponja, como acontece com outros fones. Esse acabamento confere um conforto excepcional, permitindo usá-lo o dia inteiro, sem incomodar-se.

headset-rig-black-power-smt-julian

O fone é todo feito de plástico e sua alça de cabeça regulável tem um indicador divertido para regulagem. Apesar de bonito, sua construção toda em plástico me deixou preocupado. Seus fones são articulados e unidos à tiara, o que pode em algum momento quebrar com um esforço maior.

Qualidade de áudio

Vou estourar os miolos se colocar seu volume no máximo?” provavelmente não, mas a potencia sonora desse fone é absurda! Seus drivers de 40 mm (os pequenos auto-falantes do fone) emergem numa experiência sonora épica. Os graves são absurdamente fortes e as outras frequências também podem ser bem percebidas. Sem falar do isolamento acústico, que é satisfatório.

Ele traz 3 modos de equalização que podem ser acionadas diretamente no mixer: puro, intenso e sísmico. O modo puro é mais equilibrado, enquanto o intenso intensifica as frequências médias e o sísmico traz os graves para dentro do seu ouvido com bastante força.

headset-rig-mic-smt-julian

Apesar de ser feito de plástico flexível, a haste do microfone não permite regulá-lo para aproximar ou afastá-lo da boca, mas devo dizer que ele não precisa disso. Se você quiser, pode remover o cabo com microfone e trocar pelo cabo para smartphones, que também funciona no PC e é mais discreto.

Falando do microfone para PC: Ele capta muito bem o a voz, mesmo sussurros ou a voz de alguém próximo a você. O som é bem limpo e nítido, ponto positivo, pois ele pode ser usado para gravar voz para vídeos de gameplay com qualidade e não decepcionará.

E o tal do Mixer? O que é mesmo?

headset-rig-mixer-smt-julian

Eis a grande sacada do RIG Headset: seu mixer.

Eis a grande sacada do RIG, o que o diferencia dos concorrentes e o torna bem mais atraente: o mixer. Trata-se de um dispositivo que permite balancear o volume do seu PC com o do seu celular, ou do seu console com o smartphone, para ouvir os dois ao mesmo tempo, ou para alternar entre eles usando o mesmo fone.

Vamos supor que você esteja em uma partida online de Battlefield e o telefone toca, é a sua mãe! E agora? Jogo online não se pausa e mãe não se ignora. É aqui que o mixer entra na jogada.

Estando devidamente configurando, com apenas um toque no botão de atender chamadas você atende e encerra a ligação e pode voltar tranquilo para o som do jogo. Preciso dizer que isso é maravilhoso?

E se você quiser ouvir música no seu PC e ver um vídeo no seu celular? Pode, tudo ao mesmo tempo?! Sim, é possível. O único porém é a curva de aprendizado que se tem para aprender a usar o mixer, mas eu já falei que tem um manual bem ilustrado na caixa não é?

Então, vale a pena?

rig-white-boom

Depois de nossos testes eu diria que vale a pena sim! Se você quer apenas um bom fone de ouvido para ouvir música, existem outras opções no mercado bem mais baratas. Mas, lembre-se que o RIG não é apenas um headset, é uma ferramenta para ajudar a aumentar a produtividade ou sua comodidade na hora da diversão.

Se você é uma pessoa que joga bastante, gosta de gravar vídeos e procura um headset com uma boa qualidade de gravação ou divide muito sua atenção entre o computador e celular, atendendo chamadas e ouvindo música, esse headset é para você. Afinal, não existe nada mais chato que pausar sua música para atender uma ligação, é bem mais interessante quando você pode deixar sua música de fundo musical enquanto fala com alguém.

Vale reforçar que o fone é muito confortável, tem materiais duráveis (exceto seu corpo feito de plástico), é todo revestido em tecido, tem uma qualidade sonora e captação de voz excelentes e é muito lindo, chamando a atenção por onde passa.

Ele pode ser encontrado por R$379,91, apenas no site da Saraiva, ou por R$299,00 no Mercado Livre (por sua conta e risco), fora essas duas opções, só importando ele pela Amazon e está disponível em preto ou branco com detalhes em laranja. 

Para mais informações, visite também o site da Plantronics.

Headset gamer Plantronics RIG

Headset gamer Plantronics RIG
9.24

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO

10/10

    CONSTRUÇÃO DO PRODUTO

    8/10

      QUALIDADE DE SOM

      9/10

        ACESSÓRIOS

        10/10

          DESIGN

          9/10

            Pros

            • Excelente apresentação
            • Muitos acessórios na caixa
            • Excelente captação de voz
            • O mixer
            • Microfone destacável

            Cons

            • Fone de plástico sem reforço
            • Curva de aprendizado do mixer demorada
            • Poucas opções para compra no Brasil

            Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

            Comments

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top