Connect with us

Fone de ouvido

Review: HyperX Cloud Revolver, um headset completo para o gamer hardcore

Agora temos o Cloud Revolver, que chega como uma espécie de terceira geração da linha Cloud. A mudança do nome não é sem motivo, já que ele tem diferenças o suficiente para receber outra denominação.

Não faz muito tempo, a HyperX começou a expandir seu portfólio de produtos. Já contando com uma boa fama em componentes, como memória RAM e SSDs, a marca fez seu primeiro experimento em acessórios  gamer. Em 2014, tivemos o lançamento do HyperX Cloud, um headset de excelente qualidade, mas ainda sem fama do segmento. Uma aposta e tanto, já que trata-se de um segmento de mercado altamente competitivo, com grandes nomes como Razer, SteelSeries e ThermalTake.

_dsc2118

Pois bem, o Cloud foi muito bem recebido pelo mercado. Ato contínuo, a empresa anunciou a segunda geração em 2015 contando com a mesma proposta: custo-benefício atraente, construção de alta qualidade e suporte otimizado para gamers. Além do fone em si, que já convencia por si só, o Cloud II Pro trazia um adaptador USB para criar um sistema de áudio 7.1 virtual. Em jogos, isso significava saber de onde o som estava vindo com precisão, um diferencial e tanto para jogos FPS.

Por que não um Cloud III Pro?

Agora temos o Cloud Revolver, que chega como uma espécie de terceira geração da linha Cloud. A mudança do nome não é sem motivo, já que ele tem diferenças o suficiente para receber outra denominação. O Revolver, por exemplo, não foca exclusivamente em jogos, mas sim em ser um headset de propósito geral. Um “all-in-one” tanto para usar na hora de jogar quanto para escutar músicas.

_dsc2128

Vale dizer que a lateral não ascende, ao contrário do que possa parecer.

O próprio design diferenciado já denuncia essa proposta. Enquanto o Cloud II Pro é muito semelhante ao Cloud original, o Revolver tem um aspecto muito mais chamativo. Mais “premium“, por assim dizer. O arco principal é inteiramente construído em metal, passando aquela sensação de que durará por anos a fio. Já as conchas misturam plástico fosco e brilhante, nem por isso pecando em qualidade.

Conforto

Com 360 gramas, não podemos dizer que o Revolver é um headset leve. Apesar disso, o arco auto-ajustável alivia, e muito, a o peso na cabeça, além de aliviar a pressão das conchas no ouvido. Como comparação, o Cloud II Pro pressiona os ouvidos com mais intensidade, apesar de ser ligeiramente mais leve (320 gramas). Em outras palavras: o Revolver cansa menos com uso prolongado, ficando mais bem encaixado na cabeça.

_dsc2125

Detalhe da banda de suporte.

Boa parte desse conforto se deve às espuma das das conchas. Aqui temos uma enorme semelhança entre o Revolver e o Cloud II Pro, onde ambos usam materiais que imitam couro e possuem memória, uma das exclusividades dos headsets da HyperX. Porém, enquanto o Cloud II Pro vem com dois pares de espuma (a segundo de tecido), que podem ser trocadas conforme a preferência do usuário, o Revolver vem somente com o couro sintético fixo.

Qualidade sonora

Depois de diversas horas escutando diferentes tipos de música e rodando alguns games, chegamos a conclusão que o driver do Revolver é muito parecido do que o do Cloud II Pro. Diríamos até que são idênticos em certos aspectos, mas com qualidades diferentes. Essa mudança é explicada pela própria estrutura das conchas, que deixam o áudio “respirar” melhor no Revolver. Comparando os dois lado a lado, o Revolver se sai na frente por reproduzir sons de forma mais natural.

_dsc2124

Espuma com memória que imita couro.

  • Vale um comentário interessante: a impedância do Revolver é de apenas 30 Ohms, mesmo trazendo um driver de 50 mm. Isso significa que qualquer smartphone consegue oferecer energia o suficiente para que ele trabalhe com todo o seu potencial, sem necessitar de amplificadores. Como comparação, o Cloud II Pro tem 60 Ohms de impedância.

Em músicas, isso significa que os médios e os agudos são mais bem definidos, já que a própria natureza das conchas fechadas implica em um som mais “enlatado”. De músicas clássicas a dubstep, é difícil encontrar uma música que não seja bem reproduzida. Em jogos essa qualidade se mantém, com o diferencial de que o Revolver tem uma separação muito bem definida de canais.

_dsc2120

O adaptador é passivo, dividindo os cabos de fone e microfone. Permite controlar o volume e mutar o microfone.

Ou seja, se um inimigo estiver se aproximando pela direita, somente ela reproduzirá som. Testamos o Revolver nos jogos Evolve Stage 2Far Cry 3 Blood Dragon, e em ambos ele se comportou bem na hora de indicar de onde o som está vindo. Isso não quer dizer que tivemos sucesso nas missões, mas certamente não foi culpa do headset.

O microfone

_dsc2121 _dsc2122

Assim como acontece com o Cloud e o Cloud II Pro, o microfone do Revolver é destacável, assim como isola ruídos externos. O diferencial do Revolver é que ele faz isso de uma forma muito mais eficiente. Em primeiro lugar, a própria sensibilidade do microfone nos pareceu superior, eliminando problemas de eco em ambientes fechados. Em segundo lugar, a capacidade de isolar ruídos foi perceptivelmente melhorada, mantendo a sua característica de ser uni-direcional.

Conclusão

O Cloud Revolver é um headset difícil de encontrar defeito. De fato, tem características o suficiente para agradar a maioria dos usuários, se comportando como um modelo de propósito geral de excelente qualidade. No Brasil ele é encontrado por R$ 699 (à vista), cerca de R$ 100 a mais que o Cloud II Pro. Devemos lembrar também que as condições macroeconômicas mudaram, algo que afeta não somente a HyperX, como qualquer segmento de mercado.

_dsc2123

Vale a pena? Quem estiver disposto a fazer investimento para comprar um modelo de uma marca consagrada, com uma construção de altíssima qualidade que dá todos os sinais de que sobreviverá ao tempo, sim. Não podemos dizer que é um modelo barato (longe disso), mas ele suas características certamente ajudam a explicar esse valor, não fugindo muito dos preços de headsets gamer da concorrência.

_dsc2131

A haste de sustentação é totalmente de metal.

Ficha técnica

Headset:

  • Driver: ímã de neodímio de 50 mm (dinâmico);
  • Tipo: Fechado
  • Resposta de frequência: 12 Hz – 28 kHz;
  • Impedância: 30 Ohms
  • Pressão: 104,5 dBSPL/ a 1 kHz;
  • Peso: 360 gramas (376 gramas com o microfone);
  • Comprimento do cabo: 1 metro + 2 metro destacável;

Microfone:

  • Elemento : condensador;
  • Tipo: unidirecional com cancelamento de ruído;
  • Resposta de frequência: 50 Hz – 18 kHz;

HyperX Cloud Revolver

HyperX Cloud Revolver
8.66666666667

DESIGN

9/10

    DESEMPENHO

    10/10

      PREÇO

      8/10

        Pros

        • Design
        • Construção
        • Qualidade de som acima da média
        • Adaptador incluso para dois P2 (fone e microfone) no PC
        • Baixa impedância

        Cons

        • Preço alto
        • Não possui controles de áudio no cabo principal (volume e pausa)
        • Espumas não substituíveis

        Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

        Comments

        Dica

        Mais Lidas

        Reviews

        Cultura Geek

        Tutoriais

        To Top