Connect with us

GADGETS

Review: Jabra Motion (Headset Bluetooth)

Testamos o Jabra Motion, headset bluetooth com sensores de movimento, NFC, botões sensíveis ao toque e comando de voz.

Jabra_motion_smt_capa

Bluetooth, NFC, sensores de movimento, cancelamento de ruído, comandos de voz, botões sensíveis ao toque. Difícil de acreditar que estamos falando de um headset. Esta é proposta do Jabra Motion, o fone de ouvido bluetooth mais tecnológico a passar pela nossa redação.

Fabricado pela Jabra, empresa dinamarquesa ainda pouco conhecida no Brasil, o Motion traz uma verdadeira experiência hands-free para quem faz muitas ligações no trabalho ou em movimento.

Pontos Positivos Pontos Negativos
– Tecnologia e funcionalidade – Tamanho
– Qualidade do som – Preço
– Rápida conexão
– Estojo multifuncional

 

Design

O design do Jabra Motion se difere do padrão, sendo ligeiramente maior que os headsets comuns. Possui uma haste dobrável que abriga seus dois microfones protegidos contra o vento. Mesmo sendo maior, é prático para carregar e usar, pois é dobrável e leve.

O Motion vem com três de peças em silicone de tamanhos diferentes que se ajustam ao ouvido. Desta forma, o aparelho se encaixa muito bem e confortavelmente. Nos testes, passamos até 5 horas com o headset da Jabra no ouvido, praticamente sem notar sua presença.

O design do Motion é moderno, mas não chama muita atenção, por ser elegante e discreto. Voltado principalmente ao executivo que passa boa parte de seu tempo ao telefone, possui apenas a combinação de preto e cinza, mais sóbrio para uso no escritório. Mas não é apenas o headset em si que se destaca, seu estojo também possui um design inteligente. Ela serve como uma base para recarregar o aparelho no escritório e também como case de viagem.

Por ser leve, passa inicialmente uma impressão de fragilidade, porém mostrou-se robusto e bem acabado.

Tecnologia e Performance

Tecnologia é o ponto forte do Motion. Poucos headsets bluetooth trazem tantos recursos. A Jabra não economizou e incluiu dois microfones, botões sensíveis ao toque, conexão bluetooth com alcance de até 100 metros, comandos de voz, acelerômetro e NFC.

Isso torna o headset realmente inteligente. Ele utiliza os sensores de movimento e microfones para ajustar automaticamente o volume e cancelamento de ruído em ligações, detectando se você está andando ou correndo e se há muito ruído no ambiente. Na prática, isso se traduz em uma qualidade de ligação superior.

Os sensores de movimento possibilitam também atender a ligações automaticamente. Se você recebe uma ligação com o headset sobre a mesa, basta colocá-lo no ouvido que a ligação é atendida automaticamente. Isto ocorre mesmo que o headset esteja fechado (desligado), bastando abri-lo (a conexão bluetooth é feita rapidamente) e posicioná-lo no ouvido.

Falando em conexão, assim como todo aparelho que possui NFC, o Motion se conecta facilmente a qualquer smartphone que também possua a tecnologia. Mesmo assim, é possível também pareá-lo da forma tradicional.

Os comandos de voz possuem recursos limitados (em inglês), porém podem ser muito úteis caso você esteja com as mãos ocupadas. Os avisos de status por voz (sobre dispositivos conectados e nível de bateria) podem ser ativados pressionando o botão central.

No escritório

Se você trabalha em uma empresa que utiliza telefonia IP, já deve ter ouvido falar em softphones, o software utilizado para fazer ligações através do headset do computador. A boa notícia é que o Motion é compatível com a maioria dos fornecedores.

Testamos o gadget em um ambiente corporativo que utiliza infraestrutura de telefonia da Cisco. Ele funcionou perfeitamente, conectado ao mesmo tempo no softphone da empresa e smartphone pessoal, ambos via bluetooth. Para fazer a bateria durar o dia todo, é recomendado que ele fique desligado. Ao receber uma ligação no celular ou computador, basta abri-lo que a conexão com ambos é estabelecida rapidamente. Nos testes, antes de conseguir encaixá-lo no ouvido, a conexão já havia sido estabelecida e a ligação atendida automaticamente.

Aplicativo para smartphones

Uma grande vantagem do Jabra Motion é o Jabra Connect, seu aplicativo para Android e iOS. Ele permite configurar quase todos os recursos do headset, desde ajustes de som, opções para ligações, verificar nível de bateria, até gravar lembretes em áudio e acessar manual de utilização (em inglês).

Ligações e bateria

Com dois microfones e recursos inteligentes de áudio, a qualidade de ligações é invejável. Tanto para quem utiliza o Motion, quanto para quem está do outro lado da ligação. O microfone duplo filtra de forma eficiente os ruídos, enquanto o isolamento acústico do silicone, combinado ao ajuste automático de volume garantem uma ótima recepção.

Já a bateria, conseguiu durar entre 6 e 7 horas em uso mais intenso. Em stand-by, o Motion pode aguentar até 360 horas, de acordo com a fabricante. Um dos recursos que ajuda é o desligamento automático através dos sensores de movimento, quando detectam inatividade.

Preço e disponibilidade

E o preço para tudo isso? A Jabra sugere um preço final de R$ 749,00, um valor que pode assustar, considerando que estamos falando de um headset bluetooth. Disponibilidade é um ponto negativo, já que pode ser encontrados apenas em distribuidores focados na venda para pessoas jurídicas. Se você leu nossa entrevista com a Jabra no final do ano passado, vai lembrar que talvez esta situação mude, em breve. Para localizar um revendedor, é preciso procurar no site da Jabra.

Conclusão

O Jabra Motion é caro. Mas é também um headset bluetooth high-end, um dos melhores disponíveis no mercado. Possui muita tecnologia que, na prática, se demonstrou muito útil do dia a dia. É um gadget confortável para uso em períodos prolongados e grande apelo ao público corporativo, com design discreto e integração com sistemas de comunicação unificada (UC). Se você estiver disposto a pagar R$ 749,00 e fizer muitas ligações, certamente não vai se arrepender.

O que está incluso no kit

– Headset Jabra Motion

– Fonte de energia

– Cabo USB

– 3 encaixes de silicone para ouvido

– Jabra Link 360 (dongle Bluetooth para PCs e notebooks)

– Estojo de viagem/base carregadora

– Manual e garantia

Especificações

Peso 17,5g
Dimensões L 53.5mm x P 16mm x A 24mm
Microfones 2 microfones com filtro de ruído e Digital Signal Processing (DSP)
Speakers 14.8mm, ajuste automático de volume
Bluetooth 4.0 Classe 1, alcance máximo de 100m. Memória para 8 dispositivos, 2 simultâneos
Suportes A2DP (v1.6), Hands free profile (v1.6), Headset profile (v1.2), MFI Chipset (Apple), Streaming de música. Não suporta AVRCP
Bateria 7 horas em ligação, 360 horas em stand-by
Entrada Micro USB
Indicadores de luz Ocupado/ligação ativa, bluetooth, bateria
Botões Atender/mudo, parear/status, volume (sensível ao toque)
Sensores de movimento SIM
Comandos de voz SIM (Inglês)
NFC SIM

 

 

Já passou por engenharia aeroespacial, music business, publicidade e propaganda, marketing e hoje trabalha com business intelligence. Louco por tecnologia, comida, música e baladas.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top