Connect with us
lenovo Y700 - Imagem

Lenovo

Review: Lenovo Y700 – Quando o mercado é ouvido

A Lenovo traz o Lenovo Y700, um notebook gamer que promete ser o melhor custo benefício e um dos upgrades mais bem sucedidos deste ano

lenovo Y700 - FRONT

Lenovo Y700 – Um upgrade importante!

Em um mundo onde modelos novos são lançados a cada semestre muitas vezes é difícil para uma empresa encaixar a voz do consumidor no seu plano de desenvolvimento. Pois bem, fico feliz em dizer que desde que testei o Lenovo Y50, a Lenovo parou para escutar o mercado e trazer um upgrade essencial em relação ao modelo anterior, na minha opinião.

A Lenovo tem investido consideravelmente em sua linha de notebooks gamers, e isso pode ser visto no seu roadmap atual de produtos. O Lenovo Y700, mantém o que o seu antecessor tem de bom e melhora ainda mais a experiência do usuário.

Acabamento

O acabamento do Lenovo Y700 foi o primeiro upgrade realmente notável do seu antecessor. Vindo em um case de plástico, a Lenovo melhorou o acabamento colocando uma tampa de alumínio escovado, que dá ao notebook um acabamento fosco lindo.

lenovo Y700 - Acabamento

Ao mudar o material do notebook, a Lenovo não só melhorou o design, deixando ele mais atrativo, como também conseguiu manter o peso do modelo em 2,5 kg, sendo um pouco mais leve que seus competidores.

E ao mudar o design e o material do equipamento, muitas fabricantes pecam em pequenos detalhes, mas a Lenovo não! Eu elogiei muito o fato do Y50 possuir um apoio para ficar alguns milímetros acima da superfície quando apoiado e isso foi mantido. Você pode até não acreditar que isso faça alguma diferença, mas espere até começar a jogar e sentir sua mesa esquentar.

A combinação de cores, em preto e vermelho, ganhou um realce, muito em parte da mudança do material. Mas também é possível notar que empresa preferiu um tom de vermelho mais vivo neste modelo.

Tela

No Lenovo Y700, a tela foi um dos itens que mais me deixou feliz, não só pelo brilho e nitidez dos detalhes, mas com a taxa de atualização. Testando recentemente um monitor gamer me dei conta do quanto a taxa de atualização influência na experiência de jogo.

lenovo Y700 - Screen

O display de 15,6” com resolução de 1920×1080, não deixa nada a desejar. Estava assistindo uma animação e as cores realmente saltam aos olhos. Escolhi o Metal Gear Solid V para me ajudar a este este notebook, e as cores do céu e do próprio Snake são muito vívidas.

Por curiosidade resolvi fazer um teste de Delta-E. Para quem não conhece, este teste mede o quanto a cor exibida na tela é precisa comparada com a cor no mundo real, e, pasmem o resultado foi de 0.8 (o número ideal é 0), o que faz com que a tela do Lenovo Y700, tenha menos de 1 ponto de diferença. Isso é absurdo, ainda mais se considerarmos que o melhor resultado de um concorrente é de 1.3.

Velocidade e Desempenho

Se você escolher o Lenovo Y700 com a sua melhor configuração, terá um computador com Intel Core I7-6700HQ de 2.6 GHz, com 16 GB de RAM e 512 GB de SSD. Essa configuração é muito boa – eu diria que até perfeita – mesmo que o seu objetivo seja editar vídeos ou fotos.

Para ilustrar essa configuração de modo prático, consegui manter aberto 22 abas do Chrome durante o dia inteiro de trabalho, e ainda assim conseguir trocar entre janelas sem nenhum travamento, ou até mesmo subir 5 máquinas virtuais para trabalhar durante o dia.

core-i7-6700hq

Devido a mudança em alguns drivers, os usuários de Linux não vão conseguir utilizar muito bem todo o poder de fogo do display, mas mesmo assim é possível rodar muito coisa no Ubuntu.

Apesar do upgrade de processador, o que mais me deixou feliz foi a troca do disco para um modelo SSD, em testes anteriores este sempre fui grande limitante para notebook de jogos, principalmente quando você está jogando a muito tempo e o computador começa a esquentar. Gostaria que todos os fabricantes fizessem o mesmo!

Placa de Vídeo

Eu sei que você gamer estava lendo o review só para chegar até este ponto em especial, então vamos lá!

O Lenovo Y700 assim como todo notebook gamer, possui um modo híbrido, tendo uma placa de vídeo da Intel para desempenhar funções básicas, e uma segunda placa dedicada. Esta, no caso, é a Nvidia Geforce GTX 960M,  com 4 GB GDDR5 de memória dedicada.

lenovo Y700 - MGSV

A GTX 960M é uma placa de vídeo considerada mid-range para a resolução Full HD. Você pode realmente jogar qualquer coisa, mas ao deixar as configurações no máximo, a placa pena um pouco para entregar o que é esperado.

No modo máximo de configuração do MGS V, consegui um framerate de apenas 38 fps, o que pode ser meio frustrante. Já no modo High, consegui chegar a 61 fps, e 78 fps no modo medium.

Teclado

Chegamos a uma das minhas partes favoritas do review: testar o teclado. Como eu já disse em reviews anteriores, ele é responsável por muito da experiência de uso.

Usando durante o dia-a-dia o teclado do Lenovo Y700, uma coisa que reparei é que o acabamento emborrachado realmente te ajuda. E, por ter um espaço bem legal entre as teclas, é possível digitar com muita fluidez.

A Lenovo deu um toque de design especial, ao colocar uma iluminação diferente nas teclas W-A-S-D, elas conseguem saltar aos olhos.

lenovo Y700 - Teclado

Uma coisa que me deixou um pouco chateado, foi que durante o jogo você sente o teclado esquentar bastante, mais até do que o modelo anterior, deixando as teclas um pouco grudentas. Talvez seja a hora da Lenovo colocar mais alguns furos para melhorar a ventilação desta parte em especial do notebook.

Bateria

A bateria é sempre uma preocupação secundária para aqueles que querem um notebook para jogos. Mesmo assim a Lenovo decidiu trazer para o modelo uma bateria um pouco mais potente, mantendo as mesmas 4 células de seu antecessor. O Lenovo Y700, conta com uma bateria de 60 Wh.

Isso faz com a autonomia do notebook salte de 2 horas trabalhando, para 3 horas. E se você estiver jogando no modo High, a bateria dura tranquilamente  1 hora, o que foi até agora a melhor marca que tivemos.

Audio

Este é sempre um item que vale a pena ser destacado. A parceria da Lenovo com a JBL faz com o som do Lenovo Y700 não seja somente limpo, mas que os graves sejam bem fortes. Estou escrevendo este review dele enquanto ouço minha playlist favorita do Eminem, e posso dizer que o áudio para um notebook impressiona e muito.

O Y700 possui um subwoofer na parte inferior que dá muito mais peso ao som, e alto-falantes logo abaixo da tela em ambos os lados.

Vi um filme usando ele e tive que abaixar o volume para não incomodar os vizinhos.

Preço e Disponibilidade

O Lenovo Y700 segue a linha da maioria dos notebooks de jogo, e vem ao Brasil pelo preço de R$ 10.399,00, mas pode ser encontrado por R$ 9.974,05 no Magazine Luiza.

Conclusão sobre o Lenovo Y700

lenovo Y700 - Imagem

Todo upgrade é arriscado, já que a empresa pode errar ou acertar muito. E verdade seja dita: a Lenovo acertou e muito ao tirar o display 4K e trocar o disco rígido pelo SSD. O Lenovo Y700 se torna realmente um notebook gamer com um ótimo custo benefício.

Alguns pontos ainda precisam ser acertados, como a questão do aquecimento. Mas, no geral, a Lenovo conseguiu manter peso, design e autonomia de bateria, combinação que muitos fabricantes tem dificuldades para trazer em um hardware mais potente.

O preço pode parecer salgado, e muitos gamers vão preferir investir este valor em um desktop. Mas pense comigo: quanto vale a sua portabilidade? Mesmo que você não seja um um gamer, quanto valeria para você?

Fico feliz da Lenovo mostrar que antes de entregar mais do mesmo, ouviu os feedbacks do clientes e espero que continue assim.

Especificações

  • Marca – Lenovo
  • Modelo – Y700
  • Processador – Intel Core i7-6700HQ de 6ª Geração (quad-core de 2.60 GHz);
  • Memória – 16 GB DDR4
  • Placa de vídeo – Hibrido – Intel Graphics e GeForce GTX 960M com 4 GB memória dedicada GDDR5;
  • Tamanho da Tela – 15.6” – Resolução 1920×1080
  • Audio – JBL 2.1 com Subwoofer certificado pela Dolby Digital
  • HD – 512 GB SSD
  • Conectividade – 1 Porta HDMI, 2 USBs 3.0 e 1 USB 2.0
  • Bateria – 4 células – 60 Wh – Duração média de 3 horas
  • Peso – 2.56 Kg, 3 Kg com carregador
  • Dimensões – 23,9 × 38,7 × 26,3 cm

 

 

Lenovo Y700

Lenovo Y700
7.6

Tela

10/10

    Configuração

    9/10

      Design

      8/10

        Desempenho

        7/10

          Preço

          5/10

            Pros

            • Disco SSD
            • Display
            • Peso

            Cons

            • Preço
            • Aquecimento

            Nerd e profissional de TI desde que se entende por gente. Gosta de cultura geek e adora escrever sobre tudo um pouco.

            Comments

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top