Connect with us

Android

Review: LG G Flex 2, o smartphone curvo e potente

Review LG G Flex 2, um smartphone curvo e potente que não é Flex só no nome, dê uma olhada mais de perto nessa maquina da LG aqui no SMT.

lg-g-flex-2-review

A busca por inovação é algo constante nesse mundo tecnológico em que vivemos. A aposta da LG neste sentido é um smartphone com design curvo, o  LG G Flex 2, que se soma ao LG G4 como novo topo de linha da empresa.

Mas será que ela conseguiu aliar desempenho, usabilidade e inovação num top de linha o suficiente para justificar seu preço que vai de R$ 2.348,13 até R$3.248,99? E será que ele entorta mais do que um iPhone 6 no bolso ou se eu sentar em cima dele ele vai aguentar? É incômodo carregá-lo no bolso por conta do design curvo? E se ele cair, vai se despedaçar todo?  A bateria deixa ele ligado o dia todo ou vai te deixar na mão? Vamos descobrir tudo isso nesse review!

Layout e Acabamento

LG G Flex 2

A primeira pergunta que todos, sem exceção, me fizeram ao vê-lo foi: “Esse celular é torto assim mesmo?”. “Sim, é!” Eu dizia, e os mais curiosos completavam perguntando: “Mas, por quê?”. Se “porque sim não é resposta”, eu tive que criar a minha: a tela curva tem pouca vantagem prática, sendo apenas mais bonita do que a tela convencional.

Fora isso, pode-se argumentar que o aparelho se encaixa melhor nas mãos do que um modelo flat. Veja abaixo o LG G Flex 2 em todos os ângulos:

LG_G_Flex_2_Wide

Ele é um celular para quem tem um gosto refinado e aprecia os detalhes. Seu acabamento é impecável. Apesar de sua carcaça ser de plástico, ou “metal like”, que é um plástico escovado feito para passar a impressão de que é metal, não aparenta realmente ser plástico, e ainda mais, um plástico barato, como em outros tops de linha por aí.

Nisso a LG caprichou e aproveitou para utilizar um tipo de plástico se regenera automaticamente de pequenos arranhões, assim como o LG G Flex original. Mas, nos meus testes ele ganhou arranhões leves e não se regenerou. Ou então, não sei de quão leve a LG estava falando. Infelizmente nesse teste ele foi reprovado.

O aparelho não passou no teste de regeneração

O aparelho não passou no teste de regeneração

O design curvo facilita e muito. Apesar do tamanho, guardar o aparelho no bolso é prático, pois ele se encaixa na sua perna e até some em determinados momentos, o que é bom. A borda de alumínio em volta do display e na lateral dão o toque final de beleza desse aparelho.

O fato de não ter nenhum botão nas laterais ajuda na pegada do aparelho, é possível utilizar ele somente com uma mão mesmo que seja necessário utilizar os botões físicos que estão na parte de trás logo abaixo da câmera, como nos já conhecidos LG G3 e outros da LG. Se sua mão for pequena, você pode recorrer ao software e mudar os ajustes para uso com uma mão.

O nome Flex não é por acaso e nem só por causa da tela e design curvos. O celular é realmente flexível, resistindo bem a torções no sentido contrário à tela. Então, você não terá problemas se sentar no aparelho por engano. Nisso a LG caprichou e fez um aparelho bem resistente.

Display e reprodução de vídeos

A tela é outro destaque desse aparelho. Com um display P-OLED curvo de 5,5 polegadas e resolução FullHD (1080 x 1920 pixels) e 403 ppi a tela tem cores vibrantes e um brilho excepcional e tem proteção Gorilla Glass 3.

LG garante que o display curvo ajuda a absorver impactos de quedas e acidentalmente pude comprovar que realmente funciona. Coloquei ele no meu guarda roupa e ele escorregou de uma altura de 1,60m e não sofreu nenhum dano, fica o registro para os interessados.

LG G Flex 2 com Nova Launcher e pacote de ícones Moonshine

LG G Flex 2 com Nova Launcher e pacote de ícones Moonshine

O display de OLED tem cores bem vivas e um brilho intenso, o preto é realmente preto e em alguns momentos dependendo do seu ângulo de visão você não consegue enxergar as bordas. A tela é propícia para assistir filmes e séries (assisti um episódio de Demolidor nele) e ótima para visualizar fotos tiradas no aparelho. Eu passaria o dia todo assistindo nele, pois é um aparelho muito leve e não incomoda em nada segurá-lo e nota 10 para os fones que vieram na caixa.

Os fones de ouvido intra-auriculares LG Quadbeat 2 são excelentes e possuem controles de volume e para pausar música além do cabo ser flat, ou seja, você não vai ficar louco tentando desenroscar o fio do fone. Eles possuem boa qualidade sonora, graves bem presentes e três tamanhos de borracha para trocar.

Fone LG QuadBeat 2

Fone LG QuadBeat 2

Quanto ao brilho da tela, uma nota: eu consegui usar ele com o brilho no zero o dia todo e, à noite, quis em alguns momentos diminuir mais ainda o brilho, mas não foi possível. No escuro total ainda é muito forte e no sol não tem uma boa visibilidade, como os displays da Nokia que possuem a tecnologia ClearBlack, por exemplo. Em geral, é uma boa tela para consumir conteúdo (uma das melhores disponíveis, diga-se), mas não é muito boa em ambientes com sol forte.

O aparelho não tem uma boa visibilidade no sol

O aparelho não tem uma boa visibilidade no sol

Velocidade, desempenho e armazenamento interno

Foi aqui que eu me decepcionei com o aparelho. O LG G Flex 2 é equipado com o novíssimo SoC Snapdragon 810, um octa-core com suporte à 64 bits, com os processadores quad-core ARM Cortex A57 e quad-core A53, que no LG G Flex 2 operam à 2 GHz, aliados à GPU Adreno 430. Ao todo, são 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna, na versão disponível no Brasil. Para compensar a LG colocou na caixa um cartão Micro SD de 16 GB, mas o aparelho suporta cartões SD de até 128 GB.

O LG G Flex 2, na maior parte do tempo, responde bem aos comandos. Ele é bem veloz e executa todos os aplicativos e jogos mais pesados sem engasgos. Testei jogos como Real Racing 3, Robocop, Dead Trigger 2 e Mortal Kombat X. Nesse ultimo tive alguns problemas, o aparelho chegou a travar e reiniciar algumas vezes enquanto iniciava o jogo, mas nos outros jogos tudo correu bem.

Mas… em alguns momentos ele dá uns engasgos mesmo sem nada aberto e deixa de responder e apresenta lentidão até para acessar o menu em momentos totalmente aleatórios, o que é estranho pra um aparelho desse porte. Fiz uma pesquisa na internet e consultei alguns amigos com outros aparelhos e constatei que outras pessoas e reviews citaram esse problema do aparelho. Isso sem citar a famosa tela do “Aplicativo X que deixou de responder”.

Assim não dá

Assim não dá

Seu processador opera abaixo do limite para evitar superaquecimento e realmente não cheguei a ter as mãos tostadas pelo aparelho. Ele não esquentou de forma que chegasse a incomodar, mas a LG exagerou um pouco na sua preocupação com superaquecimento, a ponto de não permitir aumentar o brilho da tela em determinados momentos , exibindo uma mensagem chatinha que não me permitia aumentar o brilho da tela.

Mas o pior aconteceu quando eu estava usando o Waze, com meu Exterminador do Futuro particular e o aparelho esquentou, então eu recebi um aviso que o aparelho seria desligado e sem mais delongas ele simplesmente desligou, me deixando às cegas no trânsito.

super aquecimento

Aplicativos

O aparelho já sai de fábrica com o Android 5.0.1 Lollipop com a interface Optimus UI da LG, que não trouxe muita diferença em relação à interface do LG G3 com Android 4.4.2 KitKat.

lg-g-flex-2-lollipop-showmetech

Os ícones são os mesmos, diferente do LG G4 que trouxe uma interface totalmente modelada com Material Design. Alguns aplicativos como o de mensagens, gravador de voz e QuickMemo+ tem elementos de skeumorfismo como: linhas de caderno e um marcador de VU no gravador enquanto todo o resto já segue a linha do Material Design. A unica diferença notável está na multitarefa do Android Lollipop que está presente.

lg-g-flex-2-interface-showmetech

Tirando a interface, que não evoluiu temos excelentes apps e recursos exclusivos da LG, como o Knock On que permite ligar a tela com dois toques e o Knock Code, que é um código que destrava o aparelho mesmo com a tela desligada e é simplesmente viciante, você vai tentar usar em qualquer celular que pegar.

Na barra de notificações você pode configurar seus atalhos favoritos, brilho da tela, volume de toque e notificações e colocar uma barra de aplicativos Qslide, que são versões flutuantes de alguns aplicativos, que permitem que você continue usando o aparelho enquanto usa determinado app.

lg-g-flex-2-qslideshowmetech

O celular vem com alguns jogos de demonstração que eu não gostei particularmente, além de serem versões de teste e ocuparem o pouco espaço que o aparelho tem, são jogos com gráficos muito simples, que não mostram o verdadeiro poder de fogo do aparelho.

Câmera (Fotos e vídeos)

Eis o ponto alto do review: a câmera! O G Flex 2 tem uma câmera de 13 megapixels, que faz imagens de até 4128 x 3096 pixels, um autofoco laser bem rápido, estabilizador ótico de imagem (OIS), um Flash LED duplo e faz vídeos em 4K ([email protected]). A câmera frontal tem 2.1 megapixels e filma em FullHD ([email protected]).

O software de câmera da LG é tão simples (para quem está acostumado com um Lumia Câmera), que só dá pra usar o modo automático, Dual, que é bem interessante e tira uma foto com as duas câmeras (principal e frontal) e Panorama, além de desativar o Flash e trocar de câmera, e só.

Clicando em configurações você pode adicionar uma grade (para usar a regra dos terços) e ativar o comando de voz para fotografar, em inglês e aceita palavras como: Xis (Tchiis), Smile (Smáiel) e LG (El dji), e confiem, o Xis é a melhor opção, não vá sair por ai falando LG pra tirar fotos que vão te chamar de louco.

A câmera também tem temporizador e HDR e a na câmera frontal tem o recurso Quick Selfie, com a câmera frontal habilitada, é só abrir e fechar a mão em frente a ela. O temporizador é ativado e ela conta 3 segundos e bate a sua selfie.

bg-intro-01

Em ambientes iluminados as duas câmeras se saem muito bem para fotos casuais, mas com pouca iluminação tiram fotos muito granuladas e com qualidade mediana. Veja:

Duração da Bateria

Ele vem com uma bateria não removível de  3000 mAh, que tem uma autonomia mediana e, na minha opinião, não é o suficiente para o aparelho. Por ser um aparelho top de linha e destinado ao consumo de vídeos e jogos mais pesados, tem uma bateria que pode lhe deixar na mão em alguns momentos.

Em relação ao seu antecessor ele ganhou o dobro de resolução e perdeu 500mAh. Com um perfil de uso normal com: WhatsApp, Facebook e leitura de e-mails a bateria chegou a durar 12 horas. Mas, se eu intensificar um pouco mais, com navegação no Waze por alguns minutos ou músicas no Spotify, o desempenho cai para 6 ou 8 horas de uso.

O lado positivo é que o carregador que vem com ele, Turbo Charger, pode carregar mais de 50% da capacidade em apenas 40 minutos, o que é um alívio. Em resumo, ele tem uma autonomia dentro da média, mas não é excelente como deveria ser.

Preço e disponibilidade

O LG G Flex 2 pode ser encontrado a partir de R$ 2.348,13 na Magazine Luiza na versão com 16GB de armazenamento e cor Titânio.

Conclusão

O LG G Flex 2 é um smartphone de ponta, com um design impecável e uma tela incrível. Já faz parte da nova safra de aparelhos com o moderno Snapdragon 810 e sua tecnologia de 64 bits e apesar de ser feito de plástico, não aparenta ser um aparelho frágil em nenhum momento.

Ele é super resistente a quedas, impactos, além de ser flexível. Os únicos pontos críticos do aparelho são seu desempenho inconstante em alguns momentos e seu preço, que se iguala ao do novíssimo LG G4.

Especificações Técnicas

  • Modelo: LG H955A
  • Rede: GSM / HSPA / LTE (4G)
  • Dimensões: 149.1 x 75.3 x 7.1-9.4 mm
  • Peso:  152 g
  • Construção: Corpo e display curvos, traseira com material auto regenerativo.
  • Cartão SIM: Micro-SIM
  • DISPLAY
  • Tipo: P-OLED curvo touchscreen capacitivo com 16 milhões de cores
  • Tamanho da tela: 5.5 polegadas
  • Resolução: 1080 x 1920 pixels (~403 ppi; densidade de pixels)
  • Multitouch: sim
  • Proteção: Corning Gorilla Glass 3
  • SISTEMA OPERACIONAL
  • Android v5.0.1 (Lollipop), com atualização garantida para v5.1.1 (Lollipop)
  • Chipset: Qualcomm MSM8994 Snapdragon 810
  • CPU: Quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 & Quad-core 2 GHz Cortex-A57
  • GPU: Adreno 430
  • Memória e armazenamento: 16 GB e Micro SD de 16 GB, com expansão até 128 GB e 2 GB de RAM.
  • Câmera Principal: 13 MP, 4128 x 3096 pixels, autofoco laser, estabilizador ótico de imagem, flash LED duplo.
  • Recursos: vídeo e imagens capturadas simultâneamente, geo-tagging, detecção de face, panorama, HDR
  • Vídeo: Filma em 4K, [email protected], [email protected], HDR, grava som em stereo.
  • Câmera Secundária: 2.1 MP, grava em [email protected]
  • CONECTIVIDADE
  • WLAN: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot
  • Bluetooth: v4.1, A2DP, LE, apt-X
  • GPS: Sim, com A-GPS, GLONASS
  • NFC: Sim
  • Infravermelho: Sim
  • Rádio FM stereo com RDS
  • USB: microUSB v2.0 (SlimPort), USB Host
  • Sensores: Acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola
  • Browser: HTML5
  • Java: Não
  • Carregamento rápido de bateria: 60% em 30 mins (Quick Charge 2.0)
  • Cancelamento de ruído para ligações com microfone dedicado
  • MP4/DviX/XviD/H.264/WMV player
  • MP3/WAV/FLAC/eAAC+/AC3/WMA player
  • Bateria não removível Li-Po de 3000 mAh
  • Stand-by: até 520 h (2G) /até 450 h (3G)
  • Tempo de conversação: até 18 h (2G) / até 20 h (3G)
  • Disponível na cor Titânio

Com especificações do site GSMArena.

LG G Flex 2

R$ 2.348,13
LG G Flex 2
8.2

Tela

10/10

    Hardware

    8/10

      Design

      10/10

        Usabilidade

        7/10

          Bateria

          6/10

            Pros

            • Design sofisticado com excelente acabamento
            • Tela com qualidade excepcional
            • Câmera faz boas imagens
            • Tem carregamento de bateria ultrarrápido
            • Aparelho resistente a impactos e flexível

            Cons

            • Software engasga em tarefas básicas
            • Bateria poderia ter mais autonomia
            • Saida de som posicionada na parte traseira
            • Apenas 16 GB de armazenamento interno na versão brasileira
            • Regeneração à riscos não funciona

            Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

            Comments

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top