Conecte-se conosco
gsmarena_001

Android

Review: LG Optimus L3 II (E425f)

Testamos o LG Optimus L3 II, lançamento da LG com Android e com valor acessível.

gsmarena_001

Uma dos grandes trunfos do sistema operacional Android é a existência de modelos mais modestos e, portanto, mais baratos, que tornam os smartphones não mais objetos de luxo mas sim aparelhos populares e acessíveis.

Obviamente estes aparelhos não apresentam as mesmas configurações de hardware e os recursos inovadores dos aparelhos top de linha, porém, permitem utilizar os aplicativos mais populares, especialmente as redes sociais e os aplicativos de trocas de mensagens instantâneas.

Afim de proporcionar a experiência Android para todos os públicos, a LG apresenta o modelo básico da linha Optimus L, série II, o LG Optimus L3 II (E425f). Nós tivemos a oportunidade de testá-lo e vamos apresentar nossas impressões no review abaixo.

Design, construção do aparelho e “pegada”

Como todos os aparelhos básicos e medianos, o LG Optimus L3 II possui carcaça plástica mas com um acabamento bonito , apresentando inclusive um friso prateado e umas bordas curvas.

O formato do aparelho foge um pouco do retangular quase padrão nos smartphones e apresenta um formato “quadrado” com dimensões 11.09 x 61.1 x 102.6 mm e peso de 106,4 g. O pequeno tamanho do aparelho faz com que ele caiba na palma da mão de qualquer um e as bordas curvas tornam a pegada confortável.

lgl3namao

lgl3namao2

Nas laterais, o aparelho apresenta apenas um botão físico responsável pelo controle do volume o botão de power fica na parte superior do aparelho. O LG Optimu L3 II apresenta ainda um botão físico de navegação, o home, além de dois botões de navegação virtuais o menu e o “back”. O aparelho está disponível nas cores branca e preta e nas versões single e duo chips.

Tela

Apesar de pequena, a tela de 3.2” TFT com resolução de 240 x 320 e 262 mil cores não faz feio: apresenta cores vibrantes e definição relativamente boa, diferente de outros aparelhos com telas de 3.2” no mercado.

Sistema Operacional

O Sistema Operacional do LG Optimus L3 II é o Android Jelly Bean 4.1.2, versão relativamente recente do sistema e comum na grande maioria dos aparelhos. Versão que apresenta compatibilidade com a imensa maioria dos aplicativos disponíveis na Play Store.

jellybean

Launcher

O laucher padrão é nitidamente inspirado no TouchWiz da Samsung, porém mais limpo. Confira o visual do dialer e dos contatos no launcher padrão do LG Optimus L3 II .

dialercontatos

Eu recomendo a instalação de um launcher alternativo baseado no Android Open Source Project (AOSP) disponível na Play Store a exemplo do Nova Launcher ou do Apex Launcher (já comentados e comparados aqui), que são mais leves e fluidos que o launcher stock e dão mais possibilidades de configuração, permitindo inclusive aproveitar melhor o formato da tela.

Conectividade e Comunicação

Com relação a conectividade, o LG Optimus L3 II possui suporte à conexões às redes de dados GPRS, EDGE e HSDPA 7.2 (rede 3G duas vezes mais rápida). Além de WiFi, USB e GPS. O aparelho foi testado com linha Claro 3Gmax e com linha Vivo 3G e não decepcionou no aproveitamento de velocidade e estabilidade. O WiFi também apresentou boa experiência.

O GPS foi testado nos aplicativos Foursquare e no aplicativo de mapas do Google sem o menor problema. Apresentou boa recepção e fixou rapidamente com uma margem de erro bem pequena, o que é comum a todos os GPS de smartphones, mesmo nos aparelhos mais avançados.

Câmera

A câmera frontal de apenas 3,15 MP (2.048 x 1.536) não é o forte deste aparelho, porém cumpre o papel de registros rápidos do cotidiano, não substituindo ainda uma câmera compacta.

Performance Geral

O ponto forte deste aparelho é o seu processador de 1 GHz e a memória RAM de 512 MB (25 % mais rápido que a versão anterior LG Optimus E400/405), uma configuração realmente boa para um aparelho básico.

À primeira vista, nos aplicativos de teste de benchmark, o aparelho parece que não se deu muito bem, porém apresentou pontuações próximas a aparelhos já foram top mas que ainda são desejados por muitos usuários como o Samsung Galaxy SII e o Samsung Nexus S.

benchmark

Capacidade de Armazenamento

O LG Optimus L3 II possui 4 GB de memória interna (duas vezes mais espaço que na mais que a versão anterior LG Optimus E400/405), porém, no aparelho testado, apenas 1,74 GB estavam disponíveis para o usuário. Os demais 2,26 GB são ocupados pelo sistema operacional e aplicativos de terceiros que já vem instalados no aparelho, tais como o Brain Chalenge, um gerenciador de arquivos, os aplicativos da Claro (Claro Ideias, Claro Clube, Menu Claro e Minha Claro), Google Calendário e outros.

De forma a complementar a capacidade de armazenamento, o aparelho apresenta slot para cartão SD suportando cartões de até 32 GB.

Bateria

A bateria do LG Optimus L3 II  possui 1.540 mHa, o que para este aparelho é excelente e permitiu mais de 20 horas de uso do aparelho durante os testes com uma única carga.

Recursos

Um dos recursos interessantes do LG Optimus L3 II é o Quick Memo, que permite escrever ou desenhar com os dedos na tela do aparelho, por cima de qualquer tela e independente do app que estiver sendo executado podendo compartilhar os screenshot com os amigos. Recurso bem útil para compartilhar mapas, endereços, etc.

No exemplo abaixo utilizei o Quick Memo para circular e destacar o link para a seção de músicas da Play Store.

quickmemo

Preço e disponibilidade

O aparelho tem um preço bem acessível, o modelo single tem preço sugerido de R$ 379,00 (sigle-chip) e R$ 384,55 (dual-chip), está disponível nas principais lojas especializadas do país.

Conclusão

O espaço interno é maior que o da geração anterior deste aparelho, porém os 1,74 GB disponíveis limitam um pouco o tamanho e a quantidade dos aplicativos a serem instalados. Mesmo com o suporte a cartão SD de até 32 GB, o que permite mais que dobrar a capacidade de armazenamento do aparelho essa limitação persiste uma vez que as versões atuais do sistema operacional Android não permitem a instalação de aplicativos no cartão SD . Você pode usar o cartão SD para gravar as fotos, arquivos de música e outros arquivos.

Continue lendo
Você pode gostar...

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top