Conecte-se conosco
lg

Android

Review: LG Optimus L4 II

Nunca pensei em usar três chips em um mesmo aparelho, porém acabei viciando na ideia em pouco menos de uma semana. É sério! O L4 II é um aparelho bastante interessante e possui um ótimo custo-benefício! Não consegue imaginar como é o uso de um smartphone tri chip? Vamos ao review e eu lhe explico!

lg

Nunca pensei em usar três chips em um mesmo aparelho porém acabei viciando na ideia em pouco menos de uma semana. É sério! O L4 II é um aparelho bastante interessante e possui um ótimo custo-benefício. Não consegue imaginar como é o uso de um smartphone tri chip? Vamos ao review e eu lhe explico!

Especificações Técnicas

– Dimensões: 1.0 x 6.0 x 11 cm
– Peso: 140 g
– Sim: single, dual ou tri chip
– Tela: 3.8 polegadas, resolução de 320 x 480 pixels (~152 ppi)
– Processador: Single core de 1.0 GHz (Cortex-A9)
– GPU: PowerVR SGX 531
– Memória RAM: 512MB 4gb de memória interna (expansível com SD)
– Memória Interna: 4GB com 2.05 GB disponível pro usuário (expansível com SD)

Design

Graças à proporção da tela, o L4 II fica parecendo gordinho e isso é um bocado estranho, a principio. Além disso, a traseira é lisa, o que não ajuda em nada na pegada. Um ponto positivo é a saída do áudio que fica na parte da frente, facilitando na hora de assistir vídeos. Na parte superior também fica a antena, para a TV Digital.

merge design

L4 II em frente, verso e suas três entradas de chip.
 

Para ter acesso às entradas dos chips é necessário remover a bateria (não que você vá precisar ficar trocando chips, com três entradas disponíveis né?). O botão do volume fica no lado contrário ao botão de ligar e achei isto interessante uma vez que o aparelho é pequeno e ficaria estranho com os dois no mesmo lado.

Tela

A tela tem um tamanho legal, mas a resolução não ajuda muito. Tudo fica com aquele aspecto meio esticado e até mesmo com os pixels bem visíveis. Mesmo assim, o celular ainda vai bem para o uso diário e até mesmo para ver TV.

Um problema que identifiquei rapidamente foi a falta do Gorila Glass, fazendo com que a tela ficasse cheia de riscos superficiais mesmo com pouco uso de telefone.

Desempenho

Apesar das especificações um tanto quanto modestas, o smartphone não travou hora nenhuma durante os testes. Instalei todos os aplicativos que uso diariamente (Facebook, Whastapp, Instagram, Chrome etc) e consigo alternar entre eles facilmente, sem engasgos. Por conta da pouca memória interna, não consegui instalar muitos jogos, testei apenas três: Candy Crush Saga, Minion Rush e Hungry Shark e todos fluíram muito bem apesar de apresentar imagens bem quadriculadas.

Para finalizar esse quesito, rodei dois benchmarks (AnTuTu e Quadrant) e os resultados não foram muito bons, como já era de se esperar: 6459 pontos no AnTuTu e 3180 no Quadrant.

merge antutu e quadrant

Pontuação no Antutu e no Quadrant.

TV Digital

Para a TV Digital, a LG disponibilizou um aplicativo especifico que busca todas os canais disponíveis na sua região. Além disso, o aplicativo também permite gravar ou tirar fotos da programação.

merge tv

Interface do aplicativo para TV Digital.

Câmera

O L4 II não possui câmera frontal e a traseira é bem ruim. Ainda que tenha apenas 3MP, eu esperava um pouco mais. No escuro, o flash led não ajuda muito e até mesmo em locais com ótima iluminação, as fotos saem com bastante ruído e as cores não ficam legais. Um recurso interessante da câmera é o “Disparo no Cheese”, que permite tirar uma foto apenas falando “xiiiiiiis”. Muito útil para aquele momento que ninguém quer ficar de fora da foto.

CAM00006 CAM00007 CAM00009

 CAM00012  CAM00010

Sistema Operacional

Ele vem com o Android 4.1.2 Jelly Bean o que ajuda muito na fluidez do sistema. Uma pena que a LG insista em modificar o Android a ponto de não sabermos mais onde algumas funções ficam. Mesmo assim, algumas modificações são interessantes, principalmente às relacionadas ao uso dos três chips.

merge ui
 
Android com interface completamente modificada pela LG.
 

Uma dessas modificações é um widget que facilita bastante o controle de quantas ligações, mensagens e dados você gastou, muito útil já que geralmente cada chip é usado de maneira diferente do outro. Outro controle interessante é o botão de troca dos chips. Basta apertá-lo para alternar entre qual você usará para enviar mensagem ou realizar uma ligação.

Bateria

A bateria é um destaque desse aparelho com 2150 mAh (em comparação o Motorola Razr D1 tem apenas 1.785 mAh). Fiz esse teste utilizando bastante 3G e acessando tudo que era possível, mantendo a tela ligada sempre que possível e o resultado foi muito bom: o L4 II aguentou um dia inteiro sem carregar. Levando em conta que utilizei bastante os três chips e a TV Digital, é uma marca considerável.

Preço e disponibilidade

O L4 II está disponível na grande maioria das lojas de varejo do Brasil com preço em torno de R$ 549,00

Conclusão

Esse foi um celular que definitivamente me fez pensar em usar mais de um chip ao mesmo tempo. Mesmo sendo um telefone de entrada, O LG Optimus L4 II reúne ótimas funcionalidades (como a TV Digital), um desempenho razoável a um preço muito interessante. Uma pena que ele venha com pouco mais de 2GB de memória interna para o usuário, praticamente obrigando quem comprar o telefone a levar junto um cartão SD. Mesmo assim, acredito que ainda seja um celular que valha muito a pena dar uma boa olhada. A LG fez um ótimo trabalho.

Engenheiro de testes, desenvolvedor de apps, aficionado por tecnologia e nerdices!

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top