Conecte-se conosco
Review Nokia Lumia 2520

GADGETS

Review Lumia 2520 Tablet: 10 motivos para comprar o seu

Sim, ainda vale a pena comprar um. Veja o review do tablet Lumia 2520 da Nokia. Listamos 10 motivos…

Review Nokia Lumia 2520

Sim, ainda vale a pena comprar o Lumia 2520. Neste review você conhece o tablet que foi anunciado há pouco mais de 1 ano e que está à venda no mercado internacional desde dezembro de 2013. Veja os 10 motivos para comprar o seu:

  1. Suporte para redes 4G/LTE (Até 150 Mbits/s – usa um Micro SIM);
  2. Acesso ao conteúdo completo da internet, sem necessidade de uso de sites adaptados para dispositivos móveis;
  3. Carregamento ultra rápido de bateria (carregando 80% da bateria de 8.000 mAh em até 1h);
  4. Câmera primária de 6.7 MP e lentes Carl Zeiss, já bem conhecidas dos smartphones Nokia;
  5. Saída microHDMI, permitindo a conexão direta com projetores, TVs ou monitores;
  6. Permite expansão de armazenamento com o uso de um cartão micro SD de até 64 Gb;
  7. Pacore Office completo pré-instalado;
  8. Navegação offline por GPS;
  9. Tela com resolução Full HD e proteção Gorilla Glass 2;
  10. Teclado externo multi-funções: adiciona bateria de 2070 mAh, extensor de portas USB (2 na parte traseira), case para transporte e teclado com touchpad de 2 toques, que ainda controla os charms.

Ainda não está convencido? Veja o review completo:

O Lumia 2520 foi o primeiro tablet desenvolvido pela Nokia e, além de muito aguardado, foi alvo de diversas críticas durante o lançamento. Isto porque, apesar do excelente hardware, foi lançado e continua sendo distribuído com o Windows RT, versão do sistema desenhada especialmente para uso com tablets, fadada a morrer após o lançamento da atualização Windows 10 pela Microsoft.

O principal motivo das críticas é a impossibilidade de usar nele os mesmos softwares usados na versão de desktop do Windows e, também, não podem ser instalados apps do sistema Windows Phone. Isso, claro, limitará muito o interesse dos desenvolvedores em criar aplicativos específicos para o sistema Windows RT.

Mas, isto é um problema para todos os usuários? Digo que…. não.

Para aqueles que buscam um dispositivo que seja leve, portátil, capaz de acessar a internet em todos os momentos, que permita o uso para a produção de conteúdo como: textos, planilhas de cálculos, apresentações escolares ou profissionais e ainda que conecte-se diretamente em projetores e possibilita consumir vídeos, músicas, jogar e tirar fotos com excelente qualidade, o Lumia 2520 é um aparelho ideal.

Agora, se a sua expectativa é a de usar um software específico, que esteja sendo utilizado normalmente em seu notebook com Windows 10, este tablet não é para voce, assim como todos os outros tablets atualmente disponíveis no mercado brasileiro.

Power Keyboard:

A unidade que recebemos para testes veio acompanhada do Power Keyboard da Nokia, acessório exclusivo do Lumia 2520 que é muito mais que um simples teclado.

nokia-power-keyboard Lumia 2520

É a melhor combinação de capa e teclado possível, pois devido às travas magnéticas existentes, é possível o uso do tablet na configuração de um notebook e as travas também o mentém fechado, quando usado como capa de proteção.

O teclado possui um touch pad multi-toque, bateria própria, que garante cerca de 5h adicionais de uso para o tablet, além de possuir 2 portas USB.

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

Layout e acabamento

Já tiveram um smartphone Nokia Lumia top de linha em suas mãos? A sensação, ao se ter o Lumia 2520 em mãos pela primeira vez, é a mesma de se ter em mãos um Lumia gigante.

nokia-power-keyboard Lumia 2520

O mesmo material usado nos smartphones está presente também no tablet e a localização dos comandos de volume e travamento de tela/Power é exatamente a mesma, assim como o compartimento para colocação do micro SIM e cartão micro SD.

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

 

Display

A tela de 10,1 polegadas tem resolução Full HD (1080×1920 pixels) e proteção Gorilla Glass 2, com a tecnologia ClearBack da Nokia, que oferece uma melhor visibilidade em ambientes externos e um menor consumo de energia, através da remoção de reflexos indesejados da tela.

Testei alguns vídeos gravados em Full HD e podemos notar todos os detalhes da filmagem sem qualquer imperfeição.

Velocidade e desempenho

Fiz o teste jogando Halo: Spartan Assault, Modern Combat5 e outros jogos e não notei redução de velocidade ou desempenho reduzido. Ou seja, o processador Snapdragon 800 e CPU Quad-Core de 2.2 GHz e GPU Adreno 330 deram conta do recado.

Bateria

A bateria impressionou, principalmente no modo standby. Tenho um tablet com Windows 8 Pro que, assim como notebooks e tablets Android, gastam muita energia quando em standby.

Este não é o caso do Lumia 2520 tablet. No primeiro dia em que o recebi, deixei-o ligado por 12h no standby e foi consumido apenas 2% de carga da bateria.

Infelizmente, em meus testes, não foi possível testar a performance de bateria de forma padronizada, para dar um parecer sobre o tempo de uso, pois meu o uso foi muito variado. Por isso, repasso apenas o meu feeling e posso dizer que em nenhum dos dias foi necessário carregar o tablet durante o dia, na verdade, eu o coloquei na tomada cerca de 6 a 8 vezes, em 15 dias de testes.

Câmera

O tablet possui duas câmeras, a principal com 6.7 MP, lentes Carl Zeiss e foco automático, e a secundária com 2 MP, mas com gravação em HD (720p).

Nokia-Lumia-2520-Camera-App-1280x853

Ao usar a câmera principal é possível usar o mesmo aplicativo presente nos smartphones da linha Lumia e na verdade, o único detalhe que faltou no tablet foi o botão exclusivo para o acionamento da câmera. Mas a qualidade de captura de imagem é a mesma encontrada nos smartphones Lumia. Ponto muito positivo.

A câmera secundária se mostrou ideal, não só para selfies, mas também para chamadas em vídeo via Skype.

Estas fotos foram feitas dentro de meu carro em um dia nublado, apenas como um exemplo:

Review Lumia 2520 - Showmetech

Review Lumia 2520 - Showmetech

Armazenamento, GPS e conexão 4G

O armazenamento interno de 32 Gb exige que os usuários façam uso do slot de cartão de memória, que aceita cartões de até 64 Gb para o armazenamento de fotos, vídeos, músicas e documentos, desta forma mais espaço pode ser usado para a instalação de aplicativos, que somente podem ser instalados na memória interna.

Nokia-Lumia-2520-Camera-App-1280x853 here maps

O GPS funcionou muito bem e foi interessante usar o Here Mapas dentro do carro com uma tela de 10,1″, mas o grande benefício do GPS é o uso nos aplicativos de fotos e jogos, como no jogo “Como treinar meu dragão”, que faz uso dele para tornar o jogo mais interativo.

Ter uma conexão de dados embutida no tablet é, com certeza, uma grande vantagem. Pois, apesar da facilidade de se compartilhar a conexão de seu smartphone, ao habilitar o compartilhamento, o consumo de energia do smartphone aumenta muito e corre-se o risco de ficar sem bateria no telefone.

Enquanto isso, o uso de um cartão MicroSIM 4G no tablet, gasta apenas a energia do tablet, garante que o seu smartphone não fique sem bateria quando você mais precisar.

Conclusão

Usando o sistema operacional o Windows RT, que limita o uso de aplicativos aos disponíveis na Windows Store, o modelo terá poucas atualizações e apps, que agora seguirão unificados com a chegada Windows 10. Ponto negativo aqui mas, para o uso do dia a dia, ele atenderá tranquilamente às necessidades de usuários que buscam a mobilidade de um dispositivo híbrido.

Lumia 2520 é vendido nas Lojas Americanas, Shoptime, Submarino por preços que variam de R$ 1.457,19R$ 2.469,05. Isso faz dele uma boa opção para quem busca algo mais em um tablet e não apenas uma tela maior para rodar os aplicativos de seu smartphone.

Este é o verdadeiro híbrido entre smartphone e seu desktop, pois possui características de hardware e software de ambos, por um preço intermediário entre eles.

Engenheiro, Fã de Sci-Fi, games, animes, tecnologia móvel.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top