Connect with us
Review: Mantenha simples, este é o Samsung Chromebook 3

Chromebooks

Review: Mantenha simples, este é o Samsung Chromebook 3

Conheça o Samsung Chromebook 3. Leve, prático e silencioso, este Chromebook traz um excelente custo benefício. Veja mais no review.

Review: Mantenha simples, este é o Samsung Chromebook 3

Confira o review do Samsung Chromebook 3

A Samsung vem apostando no mercado dos Chromebooks. Esses notebooks com nome de navegador de internet e um “quê” de netbook chegaram ao mercado em 2013 – e pela sul-coreana em 2014.

Os Chromebooks são a “última fronteira” entre os tablets superfuncionais, como o iPad Pro, o híbrido Surface da Microsoft e os notebooks convencionais. O Chromebook é, em linhas gerais, um netbook maior, fino e com capacidade de uso básico para quem quer agilidade e praticidade, mas perdendo potência.

Durante três semanas, testei o Samsung Chromebook 3 para o Showmetech e você acompanha agora o review dele.

Design

Review: Mantenha simples, este é o Samsung Chromebook 3

Charmosão

O Samsung Chromebook 3 é bonito. Ao tirá-lo da caixa é notável como a empresa sul-coreana fez um bom trabalho com a tampa de trás da tela. Com vários furinhos, lembrando o Galaxy S5, e com os logos da Samsung e do Chrome, ele é bem elegante na cor preta.

Extremamente leve, pesando 1,15 kg, a Samsung conseguiu condensar muito bem o Chromebook de 11 polegadas. Ele tem uma porta USB, uma HDMI, um Slot para cartão de memória, entrada para fone de ouvido e uma porta de Ethernet.

As saídas de áudio estão na parte de trás, então tome cuidado ao usar o computador no colo ou deitado, pois o som fica bem abafado, embora seja surpreendente a qualidade dele em lugares planos.

Tela e teclado

Review: Mantenha simples, este é o Samsung Chromebook 3

José Adorno em: Procurando o Caps Lock

A principio os dois pontos decepcionam. Pela tela ter bordas grandes e com “furinhos”, imitando a tampa, o display dele parece muito pequeno à primeira vista. Como a tela tem uma qualidade HD, parece que esses pontinhos da borda estão por todos os cantos, inclusive no display.

Ao assistir vídeos no YouTube e no Netflix atrapalha um pouco, porque você sente como se não estivesse aproveitando de verdade a tela do Chromebook.

Outro ponto negativo para mim é a posição das teclas. Por usar PCs constantemente e um MacBook já estou acostumado na transição entre os dois, mas eu não entendo o motivo do famosos Caps Lock ter sido trocado por um botão Search no Chromebook.

Nas primeiras duas semanas, toda vez que queria usar uma letra maiúscula, eu acabava clicando no Search e digitando algo sem sentido. Outro problema para quem tem mãos grandes é acertar o botão Enter de primeira, porque ele fica bem à direita e é menor do que em outros teclados.

Tirando esses dois detalhes, é muito fácil e prático digitar no Chromebook, mas nos quesitos tela e teclado, me senti mexendo em um irmão um pouco maior do Netbook. Não colou.

Funcionalidade x praticidade: entenda o Chrome OS

Review: Mantenha simples, este é o Samsung Chromebook 3

Familiar, mas diferente de tudo o que você já viu

O Samsung Chromebook 3 não usa Windows, não usa Android e, claro, não usa macOS. A Google desenvolveu uma “extensão” do navegador Chrome que serve como sistema operacional da máquina.

Não tem segredo: o computador funciona a base do Gmail. Até mesmo a senha de bloqueio do computador é a mesma dele. No desktop, você verá o ícone do Chrome, Docs, YouTube e Gmail, que abrem invariavelmente no navegador.

O Samsung Chromebook 3 precisa estar constantemente ligado na internet, se não ele deixa de fazer sentido. Sem aplicativos ou possibilidade de instalar softwares na máquina, ele é perfeito para quem faz uso básico do computador: ler e-mails, navegar na web, ouvir músicas (menos se você é assinante do Apple Music, obrigado, Apple, pela falta de alternativa em navegadores), ver vídeos e fazer anotações.

Ao usá-lo na faculdade é impressionante ver como ele foi feito para isso. Com inicialização em menos de 10 segundos, é muito fácil estar pronto para anotações e pesquisar na internet – fora que ele é extremamente prático para carregar na bolsa.

Se você não faz um uso básico do Chromebook – ou não o considera um “caderno digital” para aulas, como ouvi de alguns colegas, talvez este não seja o tipo de máquina que você precisa. Não aconselho tê-lo como máquina principal.

Bateria

Este é o ponto mais forte do Samsung Chromebook 3: é bateria que não acaba mais. é estar com 79% e ainda assim ter mais de 9 horas pela frente de uso. Digo, até, que é possível carregar o computador três vezes em sete dias usando-o normalmente.

Parabéns para a Samsung, que faz do Chromebook um computador pronto para ser usado a qualquer momento sem precisar se preocupar com o quanto de bateria ele está.

Considerações finais e preço

Review: Mantenha simples, este é o Samsung Chromebook 3

Simples, mas cumpre as suas funções

Mais uma vez o Samsung Chromebook 3 é para o uso básico. A intenção dele é manter tudo simples. Como você pode ver abaixo, as configurações dele não trazem potência. 2 GB de memória RAM, 16 GB de memória interna (com Slot expansível e 100 GB de Google Drive), com um processador Intel Celeron.

Como afirma a própria Samsung, este computador é “para quem está sempre conectado e sabe que leveza pode ser tanto física quanto operacional” e para este público ele é um computador incrível – ainda mais por ser silencioso e não esquentar.

O preço sugerido dele é de R$1500,00, o que permitiria, na minha opinião, uma tela Full HD, mas nas lojas de varejo você encontra o produto por mil reais. Por este preço, realmente, é um Chromebook justo pelo que você paga.

Especificações técnicas

  • Peso: 1,15 kg
  • Tamanho: 28,8 x 20,4 x 1,7 cm
  • Bateria: até 11 horas de autonomia (33Wh)
  • Tela: 11,6 polegadas HD, com resolução de 1336 x 768 pixels e Anti-Glare
  • Processador: Intel Celeron N3050
  • Placa de vídeo: Intel HD Graphics
  • Armazenamento: 16 GB de armazenamento interno
  • Memória: 2 GB ou 4 GB de memória RAM
  • Portas: portas USB 3.0 e 2.0, HDMI, HP/Mic,
  • Câmera: câmera de 720p HD,
  • Conexões: WLAN 802.11 ac 2×2 + BT 4.0
  • Entrada para Micro SD: Sim.

 

Samsung Chromebook 3

Samsung Chromebook 3
7.5

DESIGN

8/10

    TELA & TECLADO

    5/10

      FUNCIONALIDADE X PRATICIDADE

      7/10

        BATERIA

        10/10

          PREÇO

          8/10

            Pros

            • Prático
            • Silencioso
            • Não esquenta
            • Leve

            Cons

            • Tela HD
            • Teclado pequeno
            • Processador muito básico
            • Pouca memória interna

            21 anos, paulistano e estudante do último ano de jornalismo na Cásper Líbero. Trabalha na Rede Globo e é editor do Showmetech, escrevendo principalmente sobre Apple e Pokémon | @joseadorno

            Comments

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top