Conecte-se conosco
Moto G_Hero Lifestyle Shot

Geral

Review: Moto G Segunda Geração (2014)

O novo Moto G já está disponível no Brasil. Confira a análise do novo aparelho e descubra as novidades em relação à primeira geração.

O Moto G foi um marco na história da Motorola. O aparelho (pelo menos aqui no Brasil), fez com que a marca se posicionasse novamente como uma boa opção para o consumidor –  processo esse que começou com a família RAZR D.

Com custo médio, alto desempenho e sistema operacional atualizado, o Moto G é indiscutivelmente um sucesso. Agora, a Motorola lança o seu sucessor. Chamado simplesmente de Moto G (segunda geração ou Moto G 2014), a empresa diz ter aprimorado o aparelho levando em consideração o feedback dos consumidores.

Será que novo Moto G consegue superar seu antecessor? Descubra!

Apresentação

O desenho do novo Moto G é ligeiramente diferente do modelo anterior. A principal mudança fica por conta dos alto falantes estéreo, localizados na parte frontal do dispositivo (semelhante ao Moto E). O posicionamento dos botões power e volume não foi alterado. O tamanho do dispositivo aumentou consideravelmente devido a tela.

O peso do aparelho está melhor distribuído e inclusive passa a impressão de ser mais leve que o seu predecessor. A pegada pode incomodar usuários que não estão acostumados ou que não gostam de telas grandes, e num primeiro momento, pode ser difícil manuseá-lo com apenas uma mão.

O modelo encaminhado para testes foi o XT1069Colors DTV. Na caixa, temos o aparelho, o carregador de viagem, cabo USB, fone de ouvido (simples, idêntico aos que acompanham o primeiro Moto G), antena externa para a TV digital e a capa Shell turquesa, além dos manuais.

Moto G Segunda Geração - XT1069 Kit

 

Tela

A tela continua excelente: também IPS e com resolução de 1280×720 pixels. Se você já possui ou experimentou a primeira geração do Moto G, saiba que todas as características foram mantidas. Não é possível ver pixels a olho nú e o brilho continua excelente.

A novidade é o tamanho: antes com 4.5“, agora o display tem 5“. A diferença em números é pouca, mas no uso, é drástica. A mudança pode ser positiva ou negativa, dependendo da perspectiva. Como amante de grandes telas, gostei muito do upgrade –  mesmo não conseguindo manusear o aparelho com facilidade em alguns casos. Pessoas com mãos pequenas ou com resistência à grandes telas podem enfrentar dificuldades.

Como no primeiro Moto G, a tecnologia anti riscos Gorilla Glass está presente. Isso garante que o vidro da tela se mantenha como novo por um bom tempo. Só não vá abusar e colocar o telefone no bolso junto com um molho de chaves, hein! A proteção está lá, mas é sempre bom se precaver.

Moto G Segunda Geração - Showmetech

Áudio

O novo Moto G agora tem alto falantes estéreo na parte frontal. Eles são relativamente potentes e a qualidade de som é bem superior à do modelo antigo. A experiência ao assistir TV ou vídeos e jogar é mais imersiva. Com o poderio dos alto-falantes, dá pra transformar o aparelho num player de música portátil. Sem dúvidas, um dos grandes atrativos do novo modelo!

Sistema Operacional

Mais uma vez, a Motorola dá um show. Como os demais dispositivos da família Moto, o Android aqui é praticamente puro, sem skins ou personalizações no sistema. Isso faz com que o sistema seja limpo, rápido, ágil e compatível com a maioria dos aplicativos disponíveis na Google Play Store. A única alteração, é a adição de aplicativos da própria empresa, que citarei num próximo tópico.

O aparelho vem com a versão mais recente do sistema operacional do Google, a 4.4.4 e tem atualização garantida para o Android L (que sai no fim do ano).

A versão mais recente do S.O. e a garantia de atualização, são grandes diferenciais do Moto G em comparação com os principais dispositivos da categoria mid end, que quase nunca possuem esse tipo de suporte.

Câmera

Aqui é mais explícito que a Motorola realmente ouviu o feedback dos usuários. A câmera do novo Moto G deu um salto enorme em comparação com o antigo modelo. Agora com 8MP, o sensor consegue captar imagens mais nítidas e cores mais reais. Destaque também para os recursos de foco automático e HDR, que melhoraram drasticamente.

A melhora na gravação de vídeo também é considerável. O foco durante as gravações muda de forma mais natural. O resultado são filmagens mais nítidas e com menos ruídos.

Desempenho

Aqui, não tivemos melhoras em relação à primeira geração. O processador (Cortex-A7 Quad Core 1.2GHz), a GPU (Adreno 305) e a quantidade de memória RAM (1GB) são os mesmos. Isso não é exatamente um ponto negativo, já que o aparelho ainda oferece ótimo desempenho – mas, um upgrade sutil nessas configurações seriam bem vindas.

O dispositivo aguenta vários aplicativos rodando simultaneamente, sem apresentar lentidões ou travamentos.

Jogos

Como seu antecessor, o novo Moto G cumpre bem seu papel para jogos. O pacote bom desempenho + tela grande + alto-falantes frontais, torna o dispositivo um excelente console portátil.  Além disso, é compatível com grande parte dos jogos mais populares na Google Play Store. Testei Assassin’s Creed: Pirates, Subway Surfers, Meu Malvado Favorito: Minion Rush e Homem Aranha: Sem Limites. Todos rodaram muito bem.

Personalização

Como não poderia faltar, o novo Moto G também tem a sua capa traseira removível. Chamadas de Moto Shells, as capas estarão disponíveis em várias cores e modelos em breve. Fique ligado no site oficial da Motorola para mais infromações.

O modelo básico vêm apenas com a Shell preta. Os modelos colors e colors DTV, acompanham uma shell turquesa extra.

Shells - Novo Moto G

Armazenamento

O modelo fornecido para testes foi a variante XT1069 (DTV Colors), com 16GB de memória interna. Desses 16GB, quase 13GB estão disponíveis para o usuário (o restante é reservado para o sistema operacional). Os demais modelos vêm com 8GB.

O diferencial em comparação com seu antecessor foi o (tão solicitado) slot para cartão MicroSD, que suporta memórias de até 32GB. Ou seja, agora o Moto G é uma boa escolha pra quem precisa de grande espaço de armazenamento.

Multi SIM

Se você já tem um aparelho multi sim (multi chip) da família Moto, saiba que os recursos continuam os mesmos. As configurações multi sim permitem que você defina o chip padrão para ligações, SMS e conexão de dados. Por padrão, o smartphone pergunta ao usuário qual deve ser o sim selecionado para a ação. Por exemplo, ao ligar para um contato ou enviar um SMS, surge uma janela pop up com a seleção do chip.

Moto G - SIM Pop Up Showmetech

Rádio FM & TV

Todos os modelos do novo Moto G vêm com rádio FM. O aplicativo é exatamente o mesmo do Moto G primeira geração, sendo necessário ter um fone de ouvido conectado – já que funciona como antena. Os resultados nos testes foram satisfatórios: apesar de ter presenciado algumas oscilações no sinal, a rádio do novo Moto G se comporta de forma semelhante à dos aparelhos da categoria com FM.

A TV digital é um recurso exclusivo da versão XT1096. O autor Diego Toda testou o recurso e deixou suas impressões: segundo ele, a DTV funciona muito bem, desde que utilizando a antena externa (que acompanha o Kit).

Motorola-moto-g-smt-review-06

Aplicativos Exclusivos

Como não podia deixar de ser, o novo Moto G traz os aplicativos exclusivos da família Moto. São eles o Alerta, o Ajuda, o Assist e o Migração Motorola.

O Alerta é um aplicativo de segurança, que dentre algumas opções, permite o envio da sua localização para familiares e amigos. O Assist detecta seu status atual e automatiza algumas configurações do telefone (por exemplo, deixando-o no modo silencioso quando estiver em reunião ou em aulas). O Migração Motorola permite que você importe contatos, dados e outras configurações do seu telefone antigo (Androids e iPhones são suportados). O Ajuda é um grande manual virtual que fornece contato direto com o antedimento da Motorola via chat ou chamada de voz.

São adições muito bem-vindas aos pré-instalados – especialmente o Ajuda e o Assist.

Autonomia de Bateria

A capacidade da bateria continua a mesma do seu antecessor – 2070mAh. Mas não pense que pelo aumento da tela, o aparelho vá descarregar mais rapidamente que o Moto G primeira geração. Sem otimizações e com uso moderado, é possível sair de casa pela manhã e voltar no fim da tarde ainda com carga na bateria. Se você for um usuário experiente e que costuma desabilitar automaticamente recursos que consomem muita energia, provavelmente vai conseguir resultados ainda melhores.

O novo Moto G vale a pena?

Sim. Vale muito a pena.

Se você procura um novo smartphone mid end, o Moto G segunda geração é uma excelente escolha. O novo modelo aprimora todas as características que tornaram a primeira geração sucesso absoluto. É um modelo intermediário com especificações de dar inveja em muito smartphone topo de linha por aí.  Em suma, o Moto G segunda geração é superior ao modelo anterior.

Se você já possuiu um Moto G e se interessou pela nova geração do produto, tenha em mente que em termos de desempenho geral não há mudanças. As vantagens são o slot pra cartões microSD, a tela de 5”, os alto-falantes frontais e a nova câmera. Se isso for razão para trocar de aparelho, vá fundo.

No fim da semana de testes, a vontade era ficar com o novo Moto G e enviar o meu da primeira geração no lugar. Mas a minha preferência pelo novo modelo, claro, é puramente pessoal. Muita gente vai preferir o tamanho, a pegada ou o visual da primeira geração. Cabe a você decidir se o upgrade é adequado.

O modelo DTV Colors por ser adquirido por cerca de 799 em lojas como a FNAC, Ricardo Eletro, Americanas e Submarino.

Tem alguma dúvida sobre o novo Moto G? Quer saber a nossa opinião sobre algum aspecto específico do aparelho que não está no review? Deixe seu comentário abaixo!

Moto G Segunda Geração (XT1069)

R$ a R$ 729,00748,00
Moto G Segunda Geração (XT1069)
8.4

Tela

9/10

    Hardware

    8/10

      Design / Construção

      8/10

        Bateria

        8/10

          Custo X Benefício

          10/10

            Pros

            • Excelente tamanho de tela pelo preço
            • Qualidade do áudio
            • Sistema Android atualizado
            • Câmera aprimorada
            • Excelente custo x benefício

            Cons

            • Bateria não removível
            • Fotos com pouca iluminação

            código + música + coisas LGBTQ + gaming

            Comentários

            Mais de Geral

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top