Conecte-se conosco
review-moto-x-style-Brasil

Android

Review: Moto X Style – o melhor smartphone Motorola até o momento

Veja a nossa análise completa do Moto X Style, novo top de linha que a Motorola lança esta semana no Brasil.

review-moto-x-style-Brasil

Depois de lançar o Moto X Play em agosto, A Motorola traz nesta semana o Moto X Style. Ele eleva o jogo ao trazer tela QuadHD de 5.7 polegadas, câmera de 21MP, flash frontal e traseiro, gravação de vídeos em 4K e opções de capas coloridas, em couro ou bambu.

Mas será que isso faz dele o melhor smartphone que a Motorola tem no mercado? E quanto aos concorrentes, será que ele tem fôlego para vencer a briga? Veja a análise completa, logo abaixo:

Layout e Acabamento

O Moto X Style tem quase o tamanho do iPhone 6 Plus. Ainda assim, ele consegue ter uma tela maior do que a do concorrente, ou seja, 5.7 polegadas. Isso se dá graças à proporção de tela, que ocupa 76% da área frontal do aparelho, contra 68% do modelo da Apple.

Proporção de tela maior significa melhor proveito da área frontal do smartphone

Proporção de tela maior significa melhor proveito da área frontal do smartphone

Nas diminutas bordas superior e inferior estão localizados os alto-falantes superior e inferior, a câmera (com 5MP) e o flash frontal, uma exclusividade presente apenas neste aparelho da Motorola. As bordas laterais são quase inexistentes, demonstrando um melhor aproveitamento do espaço pela tela. A área frontal é fabricada em preto ou branco.

O contorno do Style está menos arredondado e tem acabamento de metal, com cores que podem ser personalizadas através do site motomaker.com (ainda não disponível no Brasil, até a publicação desta análise).

A traseira não é removível e possui textura emborrachada, com relevo nos modelos com capas coloridas de silicone. Também existem opções mais sofisticadas, feitas de bambu e couro legítimo (não são imitações). O layout segue o visto no Moto X Play, com pequenas melhorias e mudanças.

Moto X Style (3)

O Moto X Style é vendido com capas de bambu, couro ou silicone colorido

Não há botões no lado esquerdo, no lado direito aparecem os botões de volume e power, diferenciados por uma textura, para facilitar a identificação. Na parte superior há a entrada para o fone de ouvido e para todos os chips do aparelho (ele suporta 2 chips nanoSIM e 1 cartão MicroSD). Abaixo, encontramos a entrada para cabos e conectores micro-USB.

Tela

Motorola decidiu mudar a tecnologia utilizada no display. Nas outras gerações do Moto X foi utilizado o AMOLED, que possui alta eficiência energética e se mostrava essencial para o uso do recurso Moto Tela. Agora, essa tecnologia foi substituída pelo painel LCD TFT com tecnologia IPS, o mesma utilizado no Moto G, por exemplo. A mudança trouxe pontos positivos e negativos.

O Moto X Style tem tela QuadHD com tecnologia IPS TFT

O Moto X Style tem tela LCD TFT QuadHD de 5,5 polegadas, com tecnologia IPS (não é AMOLED)

Um dos problemas da tela das outras gerações foi resolvida: as cores estão muito mais balanceadas. O branco é branco, e os coloridos não estão excessivamente vibrantes. Uma desvantagem em relação à tecnologia utilizada anteriormente é a perda da fidelidade do preto, que agora está levemente acinzentado. A empresa ainda adicionou um recurso chamado “Modo Cor” que permite escolher entre o “Normal” e “Intensidade” para que o usuário configure conforme o seu gosto. De todo modo, os comentários feitos aqui são apenas direcionados aos mais exigentes, já que muita gente não perceberá diferenças tão mínimas de cores e contrastes.

A tela de 5.7 polegadas, aliás, tem resolução QuadHD (2.560 x 1.440 pixels) e densidade de 520 ppi. Nossas impressões sobre ela são bem diretas: ela é linda e fica impossível diferenciar os pixels individuais. Não há perda aqui em relação aos concorrentes atuais.

 

Velocidade e desempenho

Moto X Style tem um processador Qualcomm Snapdragon 808. A CPU utilizada suporta 64-bit e possui seis núcleos (hexa-core): dois a 1.8 GHz e outros quatro a 1.44 GHz. Eles alternam entre si de acordo com a tarefa que o usuário exige, utilizando os menos potentes para economizar bateria e ativando os outros quando há a necessidade de mais poder. Acompanham ainda o pacote 3GB de memória RAM e a GPU Adreno 418.

Todas as especificações citadas acima são ligeiramente superiores às utilizadas no irmão Moto X Play, conforme você pode conferir no infográfico comparativo “Style vs. Play”.

No dia-a-dia, o Moto X Style se mostrou mais do que competente para lidar com a multitarefa, sem a necessidade de recarregar os apps, mesmo aqueles mais pesados como o Facebook e Chrome. As animações correram fluidas e ele costuma se garantir na maioria das situações. Ao sair de um jogo pesado, por exemplo, ele se recupera rápido na velocidade e são mínimos os travamentos.

Aliás, venho de um Galaxy S6 Edge, que não se mostra tão eficiente e rápido quanto o Moto X Style, já que o modelo da Samsung costuma travar bastante ao realizar múltiplas ou poucas tarefas. Fica a dica.

Sistema

Parte do sucesso no desempenho se deve ao Android quase puro que a Motorola mantém em seus aparelhos. Não há aplicativos pré-instalados, com exceção do Migração Motorola e do Moto, que reúne as principais características de software do smartphone. O modelo roda de fábrica o Android 5.1.1 do Google, também conhecido como Lollipop.

Moto app

Moto app: vários recursos para facilitar o dia a dia.

O aplicativo “Moto” reúne quatro funções: o Assist, que automatiza funções no aparelho de acordo com os cenários que ele é inserido; Ações, que mostram recursos que você pode fazer com movimentos específicos; Voz, que ensina a ditar comandos para o aparelho; e Tela, que mostra como você pode interagir com as notificações recebidas.

Você pode, por exemplo, determinar os seus horários de sono para que o celular fique silencioso, identificar o seu local de trabalho, ativar câmera e lanterna com movimentos, além de configurar uma frase especial que ativa o assistente pessoal do aparelho, mesmo quando a tela estiver desligada. Também é possível configurar o aparelho para exibir as horas e notificações quando você o tira do bolso ou passa a mão sobre ele.

Focando nos recursos de reconhecimento de voz, o Moto X Style mostra que ficou ainda mais inteligente. Você ainda pode configurar uma frase personalizada para acordá-lo e pedir para realizar tarefas mais complexas, como “Enviar WhatsApp”, “Publicar no Facebook”, entre outros. O recurso costuma ser competente, mas encontrei dificuldades em alguns momentos; ao tentar enviar uma mensagem, o smartphone não retornava a frase por inteiro, ou parava de me ouvir antes do tempo, por exemplo. Também é um pouco confuso notar que o assistente pessoal da Motorola é uma camada adicional de app, que fica acima do Google Now.

Essa versão do Moto X Style é dual SIM e 4G, com suporte para as redes de alta velocidade em ambos os chips. O gerenciamento das operadoras, aliás, é muito fácil. O próprio celular identifica a operadora do número para o qual você está prestes a ligar e mandar mensagens, indicando qual é a melhor escolha de uso. Além disso, alternar entre a conexão móvel entre uma e outra operadora e redefinir as opções de operadora favorita é muito fácil.

Câmera

Moto X Style (4)

Motorola tentou aprimorar a câmera do Moto X, que nunca conseguiu impressionar. Assim como ocorre no irmão Moto X Play, ela mostrou boas evoluções. As novidades incluem um sensor traseiro de 21MP, com flash duplo de 2 tonalidades (garantindo mais equilíbrio nas cores das imagens capturas) e que grava vídeos em 4K; e um sensor frontal de 5MP… com flash! Sim, parece que a Motorola foi a primeira empresa a realmente entender a necessidade atual dos usuários, hoje ávidos por selfies.

Câmera: 21PM com ótima qualidade, mas com poucos recursos

Câmera: 21PM com ótima qualidade, mas com poucos recursos

O software da câmera, no entanto, é bem simples e não dá muitos controles manuais. Há uma opção para alterar o foco e a exposição manualmente, permitindo maior controle sobre a iluminação da foto. Como é de costume, as imagens tiradas em condições naturais de iluminação são muito bonitas e quando estamos em ambientes internos, as imagens perdem um pouco em qualidade.

Apesar disso, é possível capturar imagens excelentes, com bom equilíbrio das cores e sem muitos ruídos. Realmente temos que parabenizar a Motorola, por finalmente apresentar uma câmera de qualidade em seus smartphones. Nos testes abaixo notamos que ela ainda não tem uma definição tão boa quanto a do Galaxy S6 Edge da Samsung, mas melhorou muito em relação à geração Moto X anterior:

Teste de Câmera 1

Teste de Câmera 1: imagens são menos coloridas e um pouco menos nítidas no Moto X Style.

Teste de Câmera 2

Teste de Câmera 2: note a diferença no reflexo do óculos, no Angry Bird e no livro amarelo. Ponto para o S6 Edge.

 

Duração da Bateria

Quando a Motorola anunciou que o Moto X Style teria bateria de 3.000 mAh, nós ficamos animados. Comparado com o Galaxy S6 da Samsung, que tem 2.600 mAh, a diferença é mesmo gritante. O Style fica facilmente longe da tomada por até um dia, mesmo com o uso intenso.

No entanto, ele perde para o Moto X Play, que foi fabricado com uma super bateria de 3.630 mAh. Não fica muito claro porque a Motorola reduziu a capacidade no Style.

Carregamento Turbo: isso muda a vida!

Carregamento Turbo: isso muda a vida!

Com um uso menos intenso, o modelo pode aguentar até 2 dias de uso. E, se você precisar carrega-lo, terá uma feliz surpresa: com o carregador especial que vem junto com o produto e a tecnologia Turbo Charge (Qualcomm Quick Charge 2.0), é possível conseguir 34% de bateria em apenas 15 minutos. O carregamento completo se dá com um pouco mais de uma hora.

 

Preço e disponibilidade

Moto X Style chega ao mercado brasileiro pelo preço aproximado de R$ 2.499.00. Conforme divulgamos neste post, ele ainda está listado como indisponível no site da Motorola, mas já pode ser encontrado em lojas como o  Extra e Walmart.

O modelo que chega ao Brasil tem 32GB de memória interna, com capacidade para suportar cartões microSD de até 128GB e dois chips de operadora (Dual SIM). O pacote inclui o carregador especial, que tem um fio não-removível, capaz de suportar cargas maiores de energia.

Motorola promete que o aparelho poderá ser personalizado através do site MotoMaker.com em breve, mas ainda não temos confirmações sobre detalhes e acessórios estarão disponíveis no Brasil. Sabe-se apenas que o modelo será vendido em opções de frente na cor preta ou branca, e os detalhes dos alto-falantes, lateral e área da câmera serão personalizáveis, assim como as capas.

Conclusão

Moto X Style é um ótimo aparelho e tem fôlego para competir com modelos Galaxy S6 Edge da Samsung, LG G4 e Xperia Z3+ da Sony. Ele também é um belo concorrente do iPhone 6 Plus da Apple, com vantagens que merecem nota.

Embora não se note uma diferença considerável, é uma pena que a empresa tenha desistido de usar uma tela AMOLED. Isso tornaria as cores ainda mais vivas e poderia resultar em ganho considerável de bateria.

A Motorola também pecou por ficar de fora do time de empresas que incluiu um sensor de impressões digitais em seu aparelho. Fica ainda mais feio se a gente lembrar que ela foi a primeira a apresentar esse tipo de recurso no passado (lembram do Motorola Atrix, modelo de 2011?).

Mas a praticidade das funções de movimento e voz, aliadas ao multitarefa eficiente e livre de travamentos o colocam no pódio junto com os melhores smartphones de 2015.

Para quem tem um Moto X 2ª geração, o upgrade é bem vindo. Isso, claro, se você topar o aumento de preço entre as gerações, que foi considerável.

Comparado com o Galaxy S6 Edge da Samsung, ele perde um pouco em design. Mas ganha em proporção de tela, eficiência de multitarefa e pureza do sistema Android. Além disso, o S6 não oferece suporte para cartões MicroSD.

Comparado com o Xperia Z3+, também é melhor em multitarefa e vai evitar dores de cabeça com superaquecimentos mal explicados.

E, comparado com o LG G4, ele tem um toque um pouco mais moderno e aspecto um pouco mais premium. Mas estes aparelhos são muito similares em várias de suas características, como capacidade da bateria, suporte para MicroSDs, 3GB de RAM e processador Snapdragon 808.

Para ver estes e outros aparelhos comparados, recomendamos uma visita ao post comparativo Galaxy Note5, S6 Edge+, iPhone 6 Plus, Moto X Style, LG G4, OnePlus 2. E, claro, imaginamos que a decisão final leve outros pontos em consideração, incluindo o seu gosto por cada marca.

Galeria de Imagens

Especificações Técnicas

Aparelho:

Moto X Style (XT1572)
Lançamento: Julho, 2015
Redes: 4G/LTE cat. 6 (até 300 Mbps), WCDMA, GSM/EDGE
Cartão SIM: Dual-Chip inteligente

Nano SIM

Sistema Operacional: Android 5.1.1, Lollipop
Tela: LCD TFT de 5.7” Quad HD IPS TFT display (1440×2560) de 1440p de 520 ppi
Proteção: Vidro Corning Gorilla Glass 3, Nanorrevestimento  repelente à água (P2i )
Processador: sistema de computação móvel Motorola que inclui processador Hexa-core Qualcomm Snapdragon 808 (MSM8992 – Dual-core 1.8 GHz + Quad-core 1.4 GHz), GPU Adreno 418, Processador de linguagem natural, Processador de computação contextual
Memória RAM: 3GB DDR
Armazenamento: 32 GB de memória interna
Cartões: suporte a cartão micro SD (até 128 GB)
Câmera Traseira: 21 MP, Abertura de f/2,0, Câmera instantânea,

Toque em qualquer lugar para tirar a foto, Flash duplo com temperatura de correção de cor (CCT), Vídeo HD 1080p (60 fps), Vídeo em 4k (30 fps), Vídeo em Câmera Lenta, Vídeo em HDR (1080p e 4k), Estabilização de vídeo

Zoom digital de 4X, Disparo contínuo, Modo noturno, HDR automático, Panorama, Arraste para definir foco e exposição, Foco automático de detecção de fase (PDAF), Modo contínuo.

Câmera Frontal: 5 MP, Abertura de f/ 2,0 , Lente com ângulo amplo de 87°, Modo noturno, Flash
Conectividade: Micro USB, conector do fone de ouvido de 3,5 mm
Bluetooth: Bluetooth versão 4.1 LE
Wi-Fi: 802.11a/g/b/n/ac + MIMO
NFC: Sim
GPS: Sim
Som: Viva – Voz, Alto-falantes estéreo frontais com Smartboost
Bateria: 3000 mAh, com carregamento Turbo (Turbo Charge)
Dimensões: Altura: 153,9 mm, Largura: 76,2 mm, Curva: 6,1 a 11,06 mm
Peso: 179g
Cores: Frente preta ou branca.
Preço:

R$ 2.499,00

 

Moto X Style

R$ 2.499,00
Moto X Style
8.8

Tela

9/10

    Hardware

    9/10

      Design

      8/10

        Usabilidade

        10/10

          Bateria

          9/10

            Pros

            • Tela que ocupa 76% da área frontal
            • Câmera traseira de 21MP
            • Câmera frontal de 5MP, com flash
            • Android 5.1.1 quase puro
            • Entrada para cartões MicroSD

            Cons

            • Difícil usá-lo com uma só mão
            • Não tem tela AMOLED
            • Sem sensor para reconhecer digitais
            • O app de câmera tem poucos recursos
            • Preço acima do esperado

            Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top