Conecte-se conosco
Motorola XOOM 2

Android

Review: Motorola XOOM 2

À convite da Motorola, fizemos a análise do tablet Motorola XOOM 2. O resultado, bem como a comparação com a primeira versão do tablet da empresa (o Motorola XOOM original), você vê logo …

À convite da empresa, fizemos a análise do tablet Motorola XOOM 2. O resultado, bem como a comparação com a primeira versão do tablet da empresa (o Motorola XOOM original), você vê logo abaixo:

Layout:

Definitivamente mais bonito que o seu antecessor, o Motorola XOOM 2 possui cantos chanfrados e acabamento splash-guard, fazendo com que o tablet seja à prova de respingos. Seu design é similar a outro modelo lançado pela empresa: o pequeno XOOM 2 Media Edition. Pesando 603g, ele é mais leve que seu o Motorola XOOM original.

Um ponto negativo aqui é a insistência da Motorola em manter o botão de ligar e desligar (Power) na parte traseira do aparelho. Nada prático.

Tela:

A tela do tablet possui 10,1 polegadas, com resolução 1280 x 800. A conhecida resistência à riscos fica por conta do vidro Corning Gorilla Glass, garantindo que a tela resistirá aos mais desleixados. O XOOM 2 grava e reproduz vídeos em Full HD, com som surround com efeito virtual 3D. Com estas características, ficou muito agradável assistir filmes e ouvir músicas com o tablet.

Velocidade e Armazenamento:

O Motorola XOOM 2 carrega consigo um processador dual-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e armazenamento interno de 32 GB. O suporte adicional para cartões de memória (MicroSD) faz com que sua capacidade possa atingir até 64 GB. Pessoalmente, dou muito valor ao fato deste ser um tablet com memória expansível. Afinal, em viagens e eventos, costumo transferir as fotos da minha câmera digital diretamente para o tablet, sem a necessidade de ter um computador por perto (prático, não é?).

Conectividade e internet:

O XOOM 2 permite o acesso às redes 3G, Wi-Fi (802.11 a,b,g,n), além de possuir suporte para dispositivos Bluetooth 2.1 + EDR e USB 2.0. Além disso, inclui o aplicativo MotoCast, que permite streaming de vídeos, músicas e download de documentos diretamente de um PC ou Mac para o tablet sem necessidade de nenhuma ferramenta de mídia, aplicativos ou cabos. A navegação em sites da internet tem suporte para o Adobe® Flash® Player 10.

É possível também conectá-lo a uma TV ou Home Theater através da saída HDMI. Outro diferencial interessante é o emissor de sinal infravermelho presente no tablet, que permite que ele funcione como um controle remoto universal.

Sistema Android:

O Motorola XOOM 2 carrega a versão Android 3.2 (Honeycomb). Neste ponto, se você gosta de estar sempre atualizado com a última versão do sistema Android, recomendamos cautela. Afinal, a Motorola é conhecida por não se importar muito as atualizações de seus devices. De qualquer forma, sempre existem desenvolvedores independentes tentando suprir esta falha com a criação de ROMs customizadas. Para instalá-las, procure pelos tutoriais que indicamos aqui no Showmetech.

Bateria:

Diferente dos smartphones, a duração de bateria não costuma ser um problema em tablets. Não é diferente com o XOOM 2, que aguenta mais de dez horas de reprodução de vídeo. Para outras atividades como navegar na internet e checar emails, ele se mantém longe da tomada por dias, tranquilamente (mais de 15 dias em Stand-by).

Disponibilidade:

O Motorola XOOM 2 já é encontrado em terras brasileiras deste o último dia 16, por R$1.899, em lojas como o Submarino.

Unboxing:

Veja abaixo o unboxing do Motorola XOOM 2 feito pelo pessoal do  Techbuffalo (em inglês):

Galeria de imagens:

Conclusão:

O Motorola XOOM 2 é sem dúvida um excelente tablet, podendo ser considerado como um dos melhores modelos Android atuais.  Falha a empresa em não atualizá-lo de fábrica para a versão 4.0 (Ice Cream Sandwich) do sistema. Ainda assim, outras características como o sensor infra vermelho, saída HDMI e as proteções contra riscos e água o tornam muito interessante.

Se você possui o modelo Motorola XOOM antigo, talvez não compense a mudança. Afinal, ele não é barato. Se comparado com o Novo iPad (iPad 3) também é um páreo duro, visto que a diferença de preço não é tão distante (e, claro, a escolha entre iOS e Android costuma ser mais pessoal do que lógica).

Mas, para quem procura um tablet Android, ele é uma boa recomendação!

 

Especificações técnicas:

 

  • Processador: Dual-Core de 1,2 GHz;
  • Sistema: Android 3.2 Honeycomb;
  • Display: HD de 10,1” com Corning® Gorilla® Glass resistente à riscos;
  • Funcionalidades especiais: Splash-Guard e bordas achatadas especiais para facilitar o manuseio;
  • Câmeras: HD autofoco com zoom digital e flash de LED; frontal de 1,3 MP e traseira de 5 MP;
  • Memória: 1 GB de RAM; armazenamento interno de 32 GB e suporte a cartão de memória, podendo chegar a até 64 GB de memória total;
  • Duração da bateria: Mais de dez horas de reprodução de vídeo ou navegação em WiFi e até um mês em modo de espera;
  • Som: Surround virtual 3D;
  • Dimensões: 253,9 mm x 173,6 mm x 8,8 mm;
  • Peso: 603g;
  • Funcionalidades empresariais: Business Ready com segurança de nível empresarial e Active Sync, para e-mails, contatos e calendário empresariais, Citrix® Receiver® e Citrix® GoToMeeting e QuickOffice, para edição de documento, pré-carregados. MotoCast pré-carregado, para acesso e streaming de arquivos de PC ou Mac para o tablet;
  • Aplicativos pré-carregados: Acesso a Google Mobile™ services, incluindo Google Maps™ with Navigation, Google Talk™ e Google Mail.

 

Para mais detalhes, visite o site da Motorola Brasil.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top