Conecte-se conosco
google_nexus_6p review analise

Android

Review: Nexus 6P, o melhor Nexus até hoje

Confira nosso review sobre o Nexus 6P, o melhor Nexus projetado pelo Google e já fabricado até hoje, já disponível em território americano!

nexus-6p-render

Tivemos a oportunidade de analisar o novo smartphone top de linha do Google, o Nexus 6P. O aparelho é vendido pela empresa através da Google Store, ou através do site da fabricante, a chinesa Huawei, e promete ser o exemplo de como um smartphone Android deve ser projetado.

Mas, será que ele resolve um problema tradicional da linha Nexus: a qualidade da câmera? E o fato dele ser fabricado pela Huawei, representa uma boa parceria? Para saber se ele atende às expectativas, confira os pontos abaixo:

Design:

O Nexus 6P tem corpo de alumínio anodizado, cantos chanfrados e vidro ligeiramente curvo, que a empresa chama de “3D Curved Glass“. A área frontal é constituída basicamente pela tela, com a câmera frontal e sensores no topo. O Nexus 6P conta com dois alto-falantes frontais, que melhoram bastante a sensação de profundidade (os falantes são estereofônicos) ao se ver vídeos com som em dois canais. A qualidade dos alto-falantes é bem satisfatória, com razoável volume dos graves (dadas as proporções) e som de boa qualidade. Mesmo em volume máximo, a distorção é baixa.

nexus-intro-phone-1

No lado direito do aparelho, estão os controles de liga/desliga e de volume. Em alguns reviews, é dito que o botão liga/desliga é sensível demais, mas me pareceu bastante normal. O botão possui uma textura para diferenciar do botão de volume, a exemplo dos aparelhos recentes da Motorola.

No lado esquerdo, fica localizado somente o slot do nano-SIM, na parte de cima do aparelho. O conector de potência (mais sobre ele a seguir) fica na parte de baixo, e o de fones de ouvido na parte de cima. Particularmente, eu prefiro os dois conectores no mesmo lado do aparelho, para facilitar segurar o aparelho com somente uma das mãos. Mas, aparentemente, a grande maioria dos fabricantes de smartphones prefere a configuração de um conector de cada lado.

google_nexus_6p review analise

Na traseira do aparelho estão o sensor biométrico, que reconhece as impressões digitais do usuário, e o “bump” com a câmera principal. O primeiro item, bom posicionamento do sensor, vem sendo muito elogiado pela crítica. O mesmo não se pode dizer pelo design da região dedicada à câmera: para conseguir incluir o novo sensor da câmera e manter as espessuras mínimas do Nexus 6P, foi necessário criar essa elevação “diferente” na parte de cima do aparelho. Se ela melhora ou compromete o design do aparelho, você decide.

Tela

Telas de monitor calibrado e Nexus 6P em sRGB

Um dos destaques do Nexus 6P é sua tela. Eu sempre fico indeciso entre Amoled e LCD. Se, por um lado, as telas LCD geralmente têm melhor fidelidade de cores, o contraste das telas AMOLED sempre serão superiores. E quem deseja maior acurácia de cor vai ficar feliz em saber que, dentro das ferramentas de desenvolvedor, há a opção de usar o padrão sRGB, que limita a saturação de cor, a fim de tornar as imagens mais naturais. Em meus testes, a cor fica bastante similar ao que tenho no meu monitor 100% sRGB recém-calibrado. Porém, ao reiniciar o aparelho, as configurações retornam para o padrão.

nexus 6p screen tela

Eu já estava um tanto quanto decepcionado com o (grande) tamanho do Moto X Style. E o Nexus 6P consegue ser maior ainda, por causa dos maiores espaços nas partes superior e inferior do aparelho. O tamanho da tela, no entanto, é o mesmo nos dois modelos: 5.7 polegadas. Ainda assim, ambos oferecem pegada razoável para um aparelho tão grande.

Ao final do primeiro boot (leva mais de 10 minutos, pois nesse momento ele baixa todos os apps que estavam instalados em meu antigo smartphone), o smartphone pergunta se você quer gravar impressões de suas digitais. Este processo é relativamente rápido, comparando com o sistema da Apple. Seis toques de cada dedo, em regiões diferentes do dedo, e pronto. Cadastrei quatro dedos, mas não testei quantos dedos são cadastráveis. Pode-se também cadastrar dedos de sua (seu) namorada(o), ou não.

Em seguida, ele pergunta se queremos configurar a tela de bloqueio, caso a impressão digital não funcione. Importante notar que o Android 6.0 que equipa o aparelho já vem com encriptação de dados habilitada de fábrica. Ao tocar nas configurações de encriptação, nada acontece. Como o firmware original já vem com a opção de encriptação habilitada e a desencriptação só é possível com o reset do aparelho, a única forma de se ter o telefone desencriptado é fazendo o flash de um firmware de terceiros que tenha esta opção desativada. Note que não aconselhamos este tipo de modificação no aparelho (mais sobre o assunto adiante).

Controles e interfaces

smt-nexus6P-interface

Interface Android 6.0 Marshmallow

Ao ligar, a primeira coisa que fiz foi configurar o WiFi. Logo em seguida, mesmo antes do menu de configurações iniciais pedir as credenciais da conta Google, ele começou a baixar uma atualização de 45 Mb. Não consegui descobrir para que serve, pois não tive base de comparação.

Ao reiniciar, o processo de inicialização do aparelho continua. Ele pergunta se eu gostaria de migrar dados de outro aparelho. Respondo que sim, e ele dá as orientações: no outro aparelho, entro em “Google Settings” (configurações do Google) e depois em “Search Nearby Devices” (procure por dispositivos próximos). O Nexus 6P não foi encontrado de primeira, mas tive sucesso na segunda tentativa.

Nexus Print

Falando um pouco mais sobre um dos grandes diferenciais deste smartphone em relação aos aparelhos atuais, o leitor de impressão digital (o Google chama de Nexus Print) é rápido e bem localizado. A ideia é a mesma do emblema usado no Moto X, sendo uma região onde o dedo indicador naturalmente vai pousar. Quando o aparelho está desbloqueado, tocar ali não provoca nenhuma reação. Estando o aparelho bloqueado ou com a tela desligada, a tela acende, desbloqueada, em menos de 1 segundo. É uma atuação muito rápida.

nexus 6p print finger

Este é o leitor de impressões digitais, o Nexus Print

 

Gesto de Câmera

Pressionando duas vezes o botão liga/desliga com o aparelho desligado, ele inicia o aplicativo da câmera. Estando o aparelho ligado, é necessário apertar apenas uma vez o botão para a tela desligar, e em seguida apertar duas vezes para a câmera aparecer.

Processador e desempenho

O Nexus 6P é o mais poderoso da atual geração dos smartphones Google, sendo equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 810 (octa-core) e 3 GB de memória RAM DDR4.

O Snapdragon 810 ficou famoso por causa de exemplos de superaquecimento em smartphones de várias marcas. Mas, mesmo em uso intenso, não observei o aparelho ficar além de morno na mão. O desempenho do smartphone é fenomenal. As transições, animações e rolagens são fluídas e a multitarefa é assustadoramente rápida. Não houve um momento até agora em que o Nexus 6P tenha titubeado ao executar uma ação.

Bateria

smt-nexus6P-battery

Um ponto sempre sensível é a duração da bateria do smartphone. Meu uso pode ser considerado razoavelmente intenso, e fiquei bastante satisfeito ao ver que depois de 2h50 de tela ligada, com Wifi e 4G ligados direto, algumas ligações, algum Whatsapp, email, música e navegação, cheguei às 23h com 28% de bateria, tendo tirado o telefone do carregador às 6h.

Apesar de o Nexus 6P não oferecer carregamento sem fio, o carregamento rápido realmente funciona, tendo ido de 28% a 100% em cerca de 50 minutos.

Root e outros hacks

Não aconselhamos fazer root ou qualquer outra mudança na funcionalidade original deste aparelho. Aja por sua conta e risco. 

Dito isto, o root do Nexus 6P é feito quase da mesma maneira dos outros aparelhos da linha Nexus. A maneira ideal seria um Root Toolkit. A maior diferença é que, de dentro do aparelho, é necessária a autorização para desbloqueio do bootloader. Esta opção está dentro de “Opções de Desenvolvedor”.

Importante notar que esta é a primeira geração de Nexus a contar com um chip do tipo e-Fuse, que registra qualquer modificação efetuada nas condições originais do aparelho. Uma vez que o e-Fuse é acionado, somente a troca da placa principal do aparelho pode desfazer esta modificação. Este chip é necessário para garantir a confiabilidade do sistema de pagamentos pelo smartphone implementado pelo Google, o Android Pay. Ou seja, ao fazer root, dê adeus a esta funcionalidade.

Câmera

smt-nexus6P-camera

Vários reviews já foram feitos sobre a câmera, por isso não vou me alongar muito por aqui. Apenas considero suficiente dizer que esta é a melhor câmera que já equipou um smartphone Nexus. Em meus próprios testes, verifiquei que a câmera funciona razoavelmente rápida em ambientes claros, ficando bastante lenta em ambientes mais escuros.

nexus 6p camera

A câmera do Nexus 6P é ótima, mas com um aplicativo um tanto básico

A unidade principal tem 12.4MP  e tira fotos com resolução de até 4608 x 2592 pixels (com tamanho de pixeis na proporção de 1.55µm, reduzindo ruídos de imagem). Ela tem auto-foco a laser, flash duplo de LED (dual-LED), com recursos como geolocalização, HDR Plus, panorama e gravação de vídeos em [email protected] (4K/UHD). A câmera frontal tem 8MP, uma das maiores resoluções para o gênero, e grava vídeos em 720p.

USB Tipo C e Cabos

smt-nexus6P-cable

O USB Tipo C é o novo padrão de cabos e conectores de USB. Os tipos anteriores de conectores se dividem em USB tipo A (o retangular que todos conhecemos de nossos computadores), que tem como variantes o mini-USB (encontrado em celulares antigos) e micro-USB (encontrado em celulares um pouco mais recentes). Existe também o USB tipo B, que é o padrão usado normalmente em impressoras. Quer saber mais sobre as diferenças de cada padrão? Então, veja este explicativo.

No caso do USB tipo C, não existe micro ou mini, todos os conectores USB-C são do mesmo tamanho. O Nexus 6P (e 5X também) usa conectores USB-C. O Nexus 6P vem com um carregador cujo único conector é USB-C, e com ele vem um cabo USB-C para USB-C e um USB-A para USB-C. Tive uma triste surpresa ao notar que o cabo USB-A para USB-C é bem curto, não servindo para usar com meu carregador veicular. É também importante observar que o tipo de conector USB (A, B ou C) nada tem a ver com a versão do USB. No caso do Nexus 6P (e 5X), o padrão usado é USB 2.0. UPDATE: Note que isto significa que adaptadores OTG que carregam enquanto comunicam não funcionam 100% no Nexus 6P, funcionando somente a parte que diz respeito ao OTG.

Carregamento rápido, mas não é QuickCharge 2.0

O carregamento do Nexus 6P não usa o padrão QuickCharge 2.0, apesar de este ser compatível com o processador Qualcomm Snapdragon 810 que equipa o smartphone. Ainda assim, o smartphone oferece carregamento rápido.

Explicando em linhas gerais como funciona este carregamento rápido: o QuickCharge 2.0 possui, como limitador, o conector micro-USB, que é capaz de fornecer no máximo 2A (amperes). Portanto, para que passe mais potência por este tipo de conector, é necessário aumentar a tensão. Com isso, o padrão QuickCharge 2.0 usa tensões que variam de 5VDC (volts em corrente contínua) a 12 VDC, em corrente máxima de 2A, sempre totalizando até 15 watts. Já conectores USB tipo C podem fornecer até 3A a 5VDC, totalizando os mesmos 15 watts. A grande vantagem deste arranjo é que o Nexus 6P (e outros aparelhos como mesmo tipo de conector) podem energizar dispositivos pelo USB, tais como HDs externos.

Ainda não existem muitos carregadores compatíveis com este novo padrão. Um dos poucos que reportadamente funcionam em carregamento rápido é o carregador veicular da Tronsmart, vendido pela Amazon americana. Carregadores QuickCharge funcionam em velocidade reduzida no Nexus 6P.

Telefonia e Dados

Aqui onde estou testando, o Nexus 6P tem sinal mais fraco que o LG Leon, modelo básico da LG, da minha esposa. Mas em todos os lugares onde andei, tanto o sinal de voz quanto transferência de dados é bem satisfatória.

Onde há sinal, consigo ouvir claramente a pessoa do outro lado, mesmo em ambientes ruidosos. A pessoa do outro lado também me ouviu sem problemas.

Modelo e Embalagem

Caixa do Nexus 6P

A versão que testamos possui 32 GB de armazenamento (há também versões 64 GB e 128 GB). Além da capacidade de armazenamento, o Nexus 6P pode ser encontrado nas cores preta, alumínio e gelo, com preços fixados em US$ 499, US$ 599 e US$ 649, variando de acordo com essas capacidades de armazenamento. Na conversão atual do dólar (a uma cotação de R$ 3,76 para US$ 1,00), isso equivale a R$ 1.876,24 (32 GB), R$ 2.258,23 (64 GB) e R$ 2.446,73 (128 GB).

A embalagem do aparelho parece seguir a linha dos atuais produtos do Google, de papelão de boa qualidade e bordas arredondadas. Dentro da caixa são acondicionados:

  • O smartphone;
  • Carregador com saída USB-C;
  • Cabo USB-C em ambas as pontas;
  • Cabo USB-C x USB-A;
  • Ferramenta para instalação do nano-SIM;
  • Manual de instruções;
  • Cartão promocional do Google Play Music, que dá direito a 60 dias de teste do serviço.

Conclusão

O Nexus 6P é, sem sombra de dúvida, o melhor Nexus já lançado, tanto em especificações quanto em experiência de uso. E isso tudo a um preço bastante competitivo. Apesar de a Huawei não ter presença no Brasil, esperamos que ele chegue de alguma forma.

Em comparação a outros aparelhos Android, ele sai na vantagem por já possuir a versão mais atualizada do sistema (6.0 Marshmallow), o que é garantia de que será mais fluído e será o primeiro a receber futuras atualizações.

Seu tamanho e design, embora feito de metal, são questionáveis. O Nexus 6P é um phablet, feito para quem já está acostumado com grandes telas, e tem uma protuberância traseira, presente em razão do grande sensor da câmera. Mas não há dúvidas de que ele chega para ocupar uma posição de destaque entre os melhores smartphones de 2015.

Galeria de Imagens:

Especificações Técnicas

  • Redes: LTE band 1/2/3/4/5/7/8/9/17/19/20/28/38/39/40/41;
  • Tela: 5.7 polegadas e tecnologia AMOLED, com resolução de 1440 x 2560 pixels (~518 ppi);
  • Proteção: vidro Corning Gorilla Glass 4, com camada oleofóbica;
  • Sistema: Android 6.0 Marshmallow;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 810(Quad-core 1.55 GHz Cortex-A53 & Quad-core 2.0 GHz Cortex-A57);
  • GPU: Adreno 430;
  • Memória RAM: 3GB LPDDR4;
  • Armazenamento interno: 32 GB, 64 GB, ou 128 GB;
  • Câmera:
    • Frontal: 8MP; 1.4 µm pixel; abertura f/2.4; vídeo em [email protected];
    • Traseira: 12.3 MP (4608 x 2592 pixels); 1.55 µm pixel; abertura f/2.0; Vídeo em 4K;
  • WiFi: Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac 2×2 MIMO, dual-band (2.4 GHz, 5.0 GHz);
  • Bluetooth: sim, Bluetooth 4.2;
  • NFC: sim;
  • GPS: A-GPS, GLONASS;
  • USB: v2.0, Type-C 1.0 com conector reversível;
  • Cores: Prata, Grafite, Gelo e Dourado (apenas no Japão);
  • Dimensões: 159.3 X 77.8 X 7.3 mm;
  • Peso: 178 gramas;
  • Preço: US$ 499 (32GB), US$ 599 (64GB) e US$ 649 (128GB).

E você, está interessado em saber quando ele chega? Siga o Showmetech e descubra quando!

Nexus 6P

US$ (GB) US$ (GB) e US$ (GB)49932,59964649128
Nexus 6P
9.4

Tela

10/10

    Sistema Operacional

    10/10

      Câmera

      10/10

        Interface

        9/10

          Preço

          9/10

            Pros

            • Câmera de alta qualidade
            • Android 6.0 Marshmallow
            • Interface Android pura
            • Tela de 5.7 poegadas
            • Sensor Nexus Print

            Cons

            • Tamanho grande
            • Design questionável
            • Não é à prova dágua
            • Sem suporte para MicroSD

            Engenheiro Mecânico apaixonado por coisas que funcionam (e por algumas que não funcionam também). Pai de dois, marido de uma e dono de duas.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top