Connect with us

GADGETS

Review: Nexus Player (Android TV do Google e Asus)

Veja a análise completa do Nexus Player, primeiro set-top box com o Android TV, desenvolvido pelo Google e Asus.

Review: Nexus Player (Android TV)

Já faz algum tempo que tenho me interessado por um dispositivo de Smart TV. Nunca fui muito adepto de equipamentos da Apple, dada a visão restritiva deles quanto a aplicativos. O fato de eu já ter desenvolvido aplicativos para Android obviamente me levou a ficar bastante empolgado com o Chromecast. Mas, com o lançamento do Nexus Player durante a Google I/O 2014, resolvi que ele seria o escolhido. Veja abaixo as minhas impressões sobre ele:

Preços:

Comprei, junto com o Nexus Player, um Gamepad. Nenhum dos dois equipamentos está oficialmente disponível aqui no Brasil. Nos Estados Unidos o Nexus Player esta custando U$99,00 e o GamePad U$ 39,00. Segue o cálculo:

  • Nexus Player CAD$ 109,00
  • GamePad CAD$  44,99
  • Frete CAD$ 22,49
  • Impostos (12%) CAD$ 22,94
  • TOTAL CAD$ 199,42
  • TOTAL BR R$      476,62

Design:

A primeira impressão ao receber o pacote foi de felicidade, pois as embalagens são muito bem acabadas. Apesar da foto abaixo não deixarem isso tão claro, ambos equipamentos estão em caixas totalmente brancas, com faixas de papel ao redor. E isso não diminui a impressão de alta qualidade das embalagens.

Review: Nexus Player (Android TV)

Ao abrir, os equipamentos estão muito bem acondicionados, o que pode tranquilizar qualquer um que pense em importar o equipamento através dos correios ou qualquer outra transportadora. Tanto o Player quanto o GamePad possuem design muito moderno, cheio de curvas e tudo muito bem acabado. O Nexus Player tem um formato circular com 12cm de diâmetro e 2cm de altura e pesa cerca de 225 gramas. A Asus está de parabéns quanto ao design destes produtos.

 Google-Nexus-Player-Review-03

Hardware:

Ele possui um processador Intel Atom 1.8 GHz quad-core com um chip gráfico PowerVR Series 6, 1GB de RAM, e 8GB de armazenamento. Suporta as conexões Wifi 802.11a/b/g/n e Bluetooth 4.0.

Review: Nexus Player (Android TV)

Na parte traseira do console existem 3 portas: uma para a fonte de alimentação, uma porta HDMI, e uma porta micro USB 2.0. Não existe nenhuma outra forma de efetuar conexões físicas com o dispositivo.

Embaixo há um botão que serve para iniciar o pareamento de dispositivos Bluetooth, mas você pode iniciar essa funcionalidade através do menu de configurações também. Na frente dele existe um LED que indica se ele está ligado.

Nexus Player 2

Creio que seja interessante lembrar que não existe um botão de liga/desliga no Nexus Player. Quando ele entra no modo de hibernação, ele fica exibindo fotografias aleatórias, que podem ser configuradas para exibir as suas fotos. Caso você queira desliga-lo, deve retira-lo da energia.

nexus player remote

Além da fonte de alimentação o equipamento acompanha um controle remoto, que não é só um controle remoto, pois além de navegar por todos os menus, permite interagir com os jogos mais simples e ainda possui um microfone embutido, que permite algumas interações através da fala, assim como já fazemos com o Google Now. Infelizmente esse recurso só está funcionando no idioma Inglês até o momento. Para alguns jogos mais complexos, esse controle não ajuda, como o belo jogo de corridas Asphalt 8 que tem uma jogabilidade muito superior com a utilização do GamePad.

nexus player gamepad

O GamePad também pode ser utilizado para interagir com todas as interfaces do Player, como se fosse o controle remoto. Como pode ser visto na imagem acima, ele lembra muito o controle do XBOX. Podem ser conectados até 4 GamePads ao mesmo tempo no console.

Além disso, é possível instalar em qualquer dispositivo Android o app Android TV Remote Control. Para mim, o melhor beneficio deste app é permitir o uso do teclado do dispositivo para digitar algo na caixa de busca. Uma vez que os comandos por voz só funcionam em inglês e eu não tenho uma pronuncia muito boa do idioma, posso fazer minhas buscas por filmes e coisas do tipo digitando.

android-tv-remote-control-app

Assim como em outras soluções de SmartTV, é possível enviar o streaming de aplicativos de áudio e vídeo diretamente para a TV. Eu testei com o YouTube e Google Music, ambos funcionaram muito bem.

 

Android TV:

Na tela inicial o destaque está para os filmes do Google Movies e para o Youtube. Tenho uma conexão de 20Mb e não tive problemas para assistir filmes e vídeos em HD (720 linhas) sem nenhum travamento.

Sempre que tentei assistir vídeos no YouTube utilizando a SmartTV da Samsung, eles apresentavam um travamento a cada 5 minutos aproximadamente. (creio que era para o sistema da Samsung refazer o buffer do vídeo). Isso não ocorre no Nexus Player.

androidtvlauncher

Os aplicativos que utilizei foram: Google Movies, YouTube, Google Music, MusiXmatch TuneIn e Vevo. O único que não consegui utilizar foi o Vevo. Ele abre e fica eternamente com a animação de carregando e nada acontece. Tentei desinstalar o app e instalar novamente, mas continua sem funcionar. Achei que fosse por algum tipo de bloqueio do Brasil, mas creio que não seja o caso uma vez que não consegui instalar o Crackle justamente por não estar nos EUA. Outro ponto é que o Vevo funciona normalmente na TV Samsung.

Senti falta de mais aplicativos de música. Só estão disponíveis Google Music, MusiXmatch e TuneIn. Espero que outros como Spotify, Deezer e Rdio cheguem logo.

Na parte de filmes senti muita falta do Crackle (só disponível nos EUA) e do PopCorn Time. Este segundo já era sabido que não teria de forma nativa. Mais abaixo explico os passos para instalá-lo de uma forma alternativa.

Algo interessante é que, se o botão da tela inicial for pressionado durante a reprodução de algum vídeo ou áudio a reprodução não para. O sistema vai para a tela inicial mas a reprodução segue até que outra reprodução seja iniciada, ou até retornar à mídia atual e encerrar sua reprodução.

Eu não testei outros serviços de streaming como Hulu, HBO GO, Telecine Play ou NetFlix, pois não tenho usuário deles nem tenho muito interesse a curto prazo de aderir à algum deles.

Logo abaixo dos destaques de Vídeos e Musicas é exibida uma linha com todos os aplicativos instalados, bem como da Google Play Store, onde podem ser obtidos mais aplicativos. Abaixo desta, uma linha com os Jogos instalados. Em qualquer tela que você estiver, inclusive dentro de jogos, ao pressionar o botão com um círculo o sistema irá retornar para esta tela inicial.

Jogos:

O primeiro jogo que testei foi o Leo’s Fortune e jogando com o GamePad fica muito melhor do que em telas touch. Joguei um pouco do Bad Land, Nunca curti muito ele no touch e continuei não curtindo no controle. Mas o que realmente me conquistou foi Asphalt 8. Eu ja tinha jogado no tablet vários jogos de corrida e nunca tinha achado muito legal, mas agora, com o GamePad, realmente me surpreendeu. A ótima configuração de hardware faz o desempenho do jogo ser animal. Fiquei viciado!!

nexus Player 7

Memória Interna: por que tão pouco?

Agora vem um pequeno problema… A memória interna do Nexus Player é de 8GB e descontando o espaço do sistema restam cerca de 6GB liberados para uso. Uma vez que não existe expansão de memória, se você for instalar muitos jogos pesados (os jogos bons tem 1GB fácil) faltará espaço. Este já é um problema que temos em smartphones e tablets então já estamos acostumados. Mesmo que possamos conectar um armazenamento externo pela micro USB não existe opção de mover os apps para o armazenamento externo. Como toda parte de vídeos e áudio trabalha por streaming, essa limitação não influencia esse aspecto.

 

Aplicativos disponíveis:

Tenha em mente que este dispositivo ainda não está oficialmente no Brasil e, portanto, vários aplicativos ainda não estão disponíveis aqui. Caso você esteja procurando um app e não esteja localizando na Google Play Store através do Nexus Player, não significa que ele não esteja disponível. A lista exibida ali é só uma amostra. Você pode procurar pelo aplicativo que você quer direto na Google Play. Eu por exemplo instalei o MX Player para reprodução de vídeos.

Nexus Player 8

Outros Acessórios:

Fiz alguns testes tentando conectar outros acessórios através da porta MicroUSB e do Bluetooth. Utilizando um HubUSB consegui utilizar com sucesso um mouse sem fio Microsoft 3500 e um teclado com fio, ambos funcionando ao mesmo tempo.

Tentei conectar uma pendrive no mesmo Hub, mas ele só funcionou quando era o único dispositivo conectado. Talvez seja uma limitação na alimentação da porta USB do Nexus Player.

Tentei conectar um HD externo, só por curiosidade, pois já sabia que as chances de funcionar eram quase nulas. O último teste foi com um fone sem fio da Sol Republic (aquele que vinha com o MotoG Music 2013) e o Nexus Player não localizou ele, o que até faz sentido, uma vez que o áudio é entregue pelo cabo HDMI para a TV, ou seja, não faz sentido aceitar fones.

nexus Player 9

Na imagem acima um vídeo MKV em 1080p rodando no MX Player a partir de uma pendrive de 32GB. Só foi preciso alterar as configurações de legenda para incluir uma margem inferior, pois no padrão, as legendas estavam levemente cortadas na linha de baixo.

 

Dispositivos Genéricos:

Caso você veja algum site anunciando um equipamento “Android TV” que não seja o Nexus Player, desconfie. Até onde sei, este é o único equipamento que está rodando esta versão do sistema operacional. Existem vários equipamentos chineses que se dizem Android TV mas, na verdade, devem estar rodando uma versão customizada do Android para smartphones.

Percepção Geral:

Fiquei muito feliz com a aquisição. Talvez existam soluções mais completas para media center usando Raspberry Pi, mas que certamente requerem maior conhecimento técnico do usuário para sua utilização.

Quem sabe você prefira a Apple TV, ou outra solução chinesa genérica com Android. Mas, levando em consideração que é uma solução oficial do Google, a única comparação justa é com outros dispositivos oficiais como Chromecast ou Apple TV, que precisam respeitar direitos autorais de distribuição. Neste contexto, com certeza, essa é a solução que mais me agradou.

 

Bônus – Apps não homologadas:

Antes de mais nada, esteja ciente de que não me responsabilizo por qualquer consequência em decorrência dos passos que irei relatar abaixo. Siga estas instruções por conta e risco. Provavelmente você estará invalidando a sua garantia ao seguir estes passos e dependendo dos aplicativos que for instalar pode até inutilizar seu equipamento. Se não está certo sobre as consequências, não continue.

Primeiramente é preciso liberar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Para fazer isso, vá no menu de Settings > Personal > Security & Restrictions. Altere a opção Unknown sources para ON.

Agora, através da web, instale no seu dispositivo o aplicativo Sideload Launcher. Este aplicativo permite carregar os aplicativos não verificados. Agora você instala um gerenciador de arquivos de sua preferência. Aqui utilizaremos o ES File Explorer.

Baixe os arquivos APK de instalação dos aplicativos que você quiser. Copie o arquivo para uma pendrive e utilizando um adaptador OTG (Adaptador que permite conectar dispositivos USB numa porta microUSB) conecte na porta micro USB do Nexus. Agora abra o ES File, acesse sua pendrive e execute o instalador. Abaixo um exemplo do passo-a-passo da instalação do PopCorn Time.

nexus Player 10

Selecione a opção Install:

nexus Player 11

Role o texto até o botão mudar para Install e selecione:

nexus Player 12

Selecione a opção Accept:

Nexus Player 13

Pronto! Seu app está instalado. Como pode ser visto nas imagens fiz a instalação do player de filmes PopCornTime mas infelizmente a interface dele não está preparada para a navegação com o controle remoto e como não consegui fazer o mouse funcionar… Instalei também a loja de aplicativos da Amazon e tive o mesmo problema para navegar no aplicativo. Se alguém descobrir algum aplicativo que seja útil neste processo, deixe um comentário abaixo para que os demais saibam.

Caso você tenha se perguntado, para desinstalar estes apps, basta acessar o menu Settings >> Device >> Apps. Selecione o app que deseja remover e vá na opção Uninstall.

Nexus Player 14

A imagem acima é da tela inicial do PopCorn Time Dev (versão instável para desenvolvedores). Essa versão permite a navegação no aplicativo com o controle remoto do Nexus Player, coisa que não é possível na versão atualmente disponível para download no site. Em breve teremos pleno suporte por aqui também.

Gostou do review? Dúvidas? Comente nos campos abaixo.

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top