Connect with us
Review Nokia Lumia 1020 - Destacada

Câmeras

Review: Nokia Lumia 1020

O Nokia Lumia 1020 seria um Smartphone, uma câmera portátil ou ambos? Não é fácil definir este telefone que além de possuir excelente fluidez para jogos e aplicativos também é capaz de tirar fotos em formato RAW, recurso restrito à poucas câmeras fotográficas semi-profissionais e profissionais e que permite que um fotógrafo possa realmente “revelar” uma fotografia digital.

Review Nokia Lumia 1020 - Destacada

O Nokia Lumia 1020 é um smartphone, uma câmera portátil ou ambos? Não é fácil definir este telefone que além de possuir excelente fluidez para jogos e aplicativos, também é capaz de tirar fotos em formato RAW, recurso restrito à poucas câmeras fotográficas semi-profissionais e profissionais e que permite que um fotógrafo possa realmente “revelar” uma fotografia digital.

Nokia Lumia 1020: um telefone que fotografa ou uma câmera que faz chamadas?

O que reforça ainda mais esta confusão de classificação é o fato do Nokia Lumia 1020 ter sido nomeado junto com outros 8 concorrentes na categoria Digital Imaging para o CES Innovations Design and Engineering Awards de 2014, evento da CES (Consumer Electronics Show) que acontece em Las Vegas e que premia o melhor design e engenharia em produtos eletrônicos voltados ao consumidor.

É a primeira vez que um Smartphone participa desta competição na categoria de Digital Imaging, onde normalmente apenas câmeras e filmadoras participam. Em 2014, os outros aparelhos nomeados para o prêmio são: Nikon 1 AW1, Panasonic Lumix DMC-GX7, Samsung Galaxy NX, Sony 4K Handycam Camcorder, Sony Action Cam Point of View HD Video Camera, Sony HDR-MV1 Music Video Recorder, Sony QX-Series Lens Style Cameras e VIRB / VIRB Elite.

A nomeação é baseada no julgamento de características como qualidade técnica, valor para o usuário, design e inovação de cada produto em relação aos outros disponíveis no mercado. Mas o que este aparelho tem de diferente para ficar entre os melhores equipamentos fotográficos?

  1. Segunda Geração do Sensor de 41 MP, agora com OIS (Optical Image Stabilization ou Estabilização Ótica de Imagem)
  2. 6 Lentes Zeiss
  3. Flash Xenon para fotos e iluminação LED para vídeos
  4. Gravação de vídeos em Full HD e som estéreo

Além disso, possui um conjunto de aplicativos de fotografia em uma nova interface para a câmera, a Nokia Câmera, que une as funções dos apps Nokia Pro Cam e Nokia Smart Cam, dando ao usuário total controle das funções, incluindo o Valor de Exposição ou Exposure Value (EV), ISO e foco manual. As mesmas configurações encontradas em câmeras DSLRs que habilitam o fotógrafo a usar toda sua criatividade na captação das melhores fotos.

Usando o Nokia Lumia 1020 como um Smartphone

Layout e Acabamento

O acabamento não possui novidades, é o mesmo encontrado no Lumia 920 com um pequeno diferencial na parte traseira, onde fica o sensor da câmera de 41 MP. Ao contrário do que aparenta, a saliência da câmera não atrapalha na hora de colocar no bolso ou na “pegada” do aparelho.

Review Nokia Lumia 1020 - Showmetech

Os dois detalhes na parte inferior são os terminais de carregamento sem fio (Tecnologia Qi) disponível quando conectado o case de carregamento.

Além disso, apesar do tamanho do aparelho com tela de 4,5 polegadas e o enorme sensor da câmera o Nokia Lumia 1020 pesa apenas 158g.

Display

O Lumia 1020 possui display de 4.5” AMOLED WXGA (1280×768), 2.5 D Corning Gorilla 3 Glass, ClearBlack, modo de alto brilho e melhoria de leitura sob luz do sol e toque super sensível, que é um dos muitos destaques do aparelho, pois a tecnologia AMOLED, além de ter um preto realmente preto, em meus testes, quando comparado com o uso de meu Lumia 920 que possui um display de IPS LCD, o Nokia Lumia 1020 mostrou um menor consumo de energia.

Duração da Bateria

No meu uso normal, o Nokia Lumia 920 com os mesmos 2.000 mAh de bateria consegue ficar longe de um carregador por cerca de 5 à 6h. Já com o Lumia 1020 este tempo passou para cerca de 8 à 9h, não é muito quando comparado com o desempenho do Nokia Lumia 625, que em meu Review ficou 14 h fora da tomada, mas considerando o meu uso, é bastante tempo, vide abaixo:

  • Ao todo, tenho 5 contas de e-mail (Yahoo, Live, 2 Contas Google e Nokia Mail) e recebo nestas contas cerca de 300 e-mails diários (sem contar o Spam e Promoções) de 4 grupos de discussão em que participo ativamente e procuro ler pelo menos metade de todas as discussões, as outras, se não são de meu interesse apenas marco como lidas depois de ler o primeiro e-mail;
  • 4 Grupos do WhatsApp, onde a troca de mensagens é constante;
  • Atualização constante do Facebook, Twitter, Instagram;
  • Cerca de 20 minutos de vídeo chamadas no Skype;
  • E, por fim, notificações do jogo QONQR e claro, respostas às batalhas no jogo e ainda tiro algumas fotos todos os dias.

Considerando que as principais diferenças no Hadrware entre o Nokia Lumia 920 e o Nokia Lumia 1020 são a tecnologia da tela, 1 GB de RAM extra (totalizando 2 GB de RAM no 1020) e a câmera concluí que a melhora de cerca de 3h na autonomia se deu pela diferença de tecnologia da tela.

Usando o Nokia Lumia 1020 como uma Câmera

Infelizmente durante o teste para o Review, não foi enviado o acessório Camera Grip, que além de transformar o visual e o formato do Nokia Lumia 1020 para ficar parecido com uma câmera, possui uma bateria de 1000 mAh o que adiciona 50% de carga extra para o Nokia Lumia 1020. Mesmo sem o acessório, é muito fácil a sua utilização devido ao botão dedicado para a câmera sempre  presente em praticamente toda a linha de aparelhos Nokia e que faz falta em diversos aparelhos da concorrência.

Camera-Grip-for-Nokia-Lumia-1020-jpg

Uma das primeiras pergunta feita por todos, quando vêem a inscrição de 41 Mpx no sensor da lente é:

“Mas precisamos mesmo de tantos Mpx?”

Para visualizar as fotos na tela do aparelho, para o compartilhamento das fotos em redes sociais ou ao transmitir para a sua Smart TV via DLNA, não precisamos. Porém, com a tecnologia de oversampling de pixels presente no sensor de 41 Mpx Pureview é possível obter Zoom Digital sem perder a qualidade e também cores mais vivas em cada pixel. A boa notícia é que o Nokia Câmera tira simultaneamente duas fotos, uma na resolução máxima para tirar proveito de todos os recursos da tecnologia Pureview e uma foto em 5 Mpx para visualização na galeria, compartilhamento em redes sociais, e-mail, etc. Ou seja, atende todos os usuários, desde que aqueles que estão tirando fotos casuais, no modo automático, quanto aqueles que buscam por fotos mais criativas e exclusivas.

Este é um exemplo do dia a dia para demonstrar algo que apenas é possível com o uso da tecnologia Pureview presente no Nokia Lumia 1020 e no Nokia 808 Pureview.

Entrei em uma loja de brinquedos  e a loja estava lotada, portanto não havia vendedores à disposição para perguntar o preço de um brinquedo (o triciclo vermelho) que estava em um local fora de meu alcance, como mostrado na foto abaixo:

Exemplo de uso comum do Nokia Lumia 1020

A solução foi tirar uma foto para poder enxergar o preço, este é um recorte da foto em alta resolução do Nokia Lumia 1020

Recorte exemplificando Zoom Nokia Lumia 1020 - Showmetech

Quem quiser conferir a foto em alta resolução, ela está disponível em meu Flickr.

Para os fotógrafos, a grande novidade presente no Nokia Lumia 1020 e que aparece pela primeira vez em um Smartphone é o suporte nativo ao formato .dng (uma extensão RAW), que pode ser trabalhada em softwares de edição de imagem, controlando a luz, sombras, etc. Porém, apenas vale a pena escolher este formato de arquivo se for realmente fazer uso do recurso, pois cada foto neste formato ocupa cerca de 40 MB de armazenamento, contra 10 MB de uma imagem JPEG com a resolução máxima e cerca de 2 a 3 MB da imagem com 5 Mpx.

Galeria de Fotos e Vídeo

A foto foi feita no mesmo local do comparativo entre o Nokia 808 Pureview, Nokia Lumia 920 e Galaxy S4 Zoom e o vídeo feito no evento de lançamento do Nokia Lumia 1020 no Rio de Janeiro.

Foto Review Nokia Lumia 1020

Quem quiser conferir todas as fotos presentes no Review em resolução máxima, este é o álbum no Flickr.

Preço e disponilibidade

O Nokia Lumia 1020 está disponível na versão 32 GB em todas as operadoras e também no comércio físico e virtual, nas cores preta e branca. Nas lojas da Nokia, está disponível também a cor amarela.

Além disso, a versão exclusiva da Vivo com 64 GB também já está sendo comercializada.

Conclusão

O Nokia Lumia 1020 une o há de melhor em um Smartphone com bom desempenho da bateria e alta performance e fluidez para jogos e aplicativos e ainda é uma excelente câmera tanto para aqueles que apenas querem tirar boas fotos no dia a dia, quanto para aqueles que queiram algo mais e demandam uma qualidade fotográfica superior para expressar sua criatividade.

Especificações Técnicas detalhadas

  • Tamanho do sensor da câmera principal: 41 MP, PureView
    • Tipo de flash da câmera: Flash de Xenon
  • Dimensões
    • Comprimento: 130,4 mm
    • Largura: 71,4 mm
    • Espessura2: 10,4 mm
  • Peso: 158 g
  • Tela e interface do usuário
    • Tamanho da tela: 4,5 ”
    • Resolução de tela: WXGA (1280 x 768)
    • Recursos de tela: PureMotion HD+, Controle de brilho, Modo de brilho alto, Taxa de atualização de 60 Hz, Vidro esculpido, Fácil de limpar, Tela do Nokia Glance, Perfil de cor do Lumia, Amplo ângulo de visão, Vidro Gorilla Corning 3, Avanços em leitura a luz do sol
    • Cores da tela: 24 bits/16M
    • Dimensões: 15:9
    • Densidade de pixel: 334.0 ppi
    • Tecnologia da tela: ClearBlack, AMOLED
    • Tecnologia de tela: Tela supersensível ao toque
  • Sensores: Sensor de luz ambiente, Acelerômetro, Barômetro, Giroscópio, Sensor de proximidade, Magnetômetro
  • Teclas e métodos de entrada
    • Entrada do usuário: Teclado QWERTY completo e Tela Touch
  • Tecla dedicada de hardware: Teclas de volume, Tecla da câmera, Tecla liga/desliga/de bloqueio
  • Conectividade
    • Tipo de chip: Micro SIM
    • Conectores do carregador: Bases de carga, Micro-USB
    • Conectores AV: Conector de áudio de 3,5 mm
    • Conectores de sistema: Micro-USB-B
    • USB: USB 2.0
    • Bluetooth: Bluetooth 3.0  (Upgrade para Bluetooth 4.0 LE com a atualização Lumia Black)
      • Perfis Bluetooth: Object Push profile (OPP) 1.1, Hands-free profile (HFP) 1.5, A2DP (Advanced Audio Distribution Profile) 1.2, AVRCP (Audio/Video Remote Control Profile) 1.4, PBAP (Phone Book Access Profile) 1.1
    • Wi-Fi: WLAN IEEE 802.11 a/b/g/n
    • Segurança de WLAN: WPA2 (AES/TKIP), WPA, WPA-Pessoal, WEP, WPA2-Pessoal, WPA-Empresarial, WPA2-Empresarial, PEAP-MSCHAPv2, EAP-SIM, EAP-AKA
    • NFC: Compartilhar, Parear, Marcadores
  • Rede de dados
    • Bandas de rede LTE3: 1, 3, 7, 8, 20
    • Velocidade máx. de dados LTE (DL): 100 Mbps
    • Velocidade máx. de dados LTE (UL): 50 Mbps
    • Rede WCDMA: 850 MHz, 900 MHz, 1.900 MHz, 2.100 MHz
    • Velocidade máx. de dados WCDMA (DL): HSDPA – 42,2 Mbps
    • Velocidade máx. de dados WCDMA (UL): HSUPA – 5,76 Mbps
    • Rede GSM: 850 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz
    • Velocidade máx. de dados GSM (DL): EGPRS 236,8 kbps
    • Velocidade máx. de dados GSM (UL): EGPRS 236,8 kbps
  • Bateria: BV-5XW
    • Capacidade da bateria: 2000 mAh
    • Voltagem da bateria: 3,8 V
    • Bateria removível: Não
  • Tempo máximo em espera: 16.0 days
  • Tempo máximo de conversação 2G: 19.1 h
  • Tempo máximo de conversação 3G: 13.3 h
  • Tempo máximo de reprodução de música: 63 h
  • Tempo máximo de reprodução de vídeo: 6.8 h
  • Tempo máximo de navegação em rede Wi-Fi: 6,7 h
  • Carregamento sem fio: Sim, com capa de acessório vendida separadamente
  • Processador
    • Nome do processador: Qualcomm Snapdragon™ S4
    • Tipo de processador: Dois núcleos de 1,5 GHz Dois núcleos de 1,5 GHz
  • Memória
    • Armazenamento de dados do usuário: No aparelho, Armazenamento em nuvem SkyDrive
    • RAM: 2 GB
    • Memória de massa: 32 GB (Versão de 64 GB, exclusiva da Vivo)
    • Armazenamento gratuito em nuvem: 7 GB
  • Versão de software: Windows Phone 8 Lumia Amber (Prevista a atualização para o Lumia Black)

Engenheiro, Fã de Sci-Fi, games, animes, tecnologia móvel.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top