Conecte-se conosco
nokia-lumia-720-color-range

Ciência e Tecnologia

Review: Nokia Lumia 720

Com performance e acabamento refinados, o Nokia Lumia 720 mostrou-se um concorrente de peso que chega a fazer frente a aparelhos topo de linha.

nokia-lumia-720-color-range

Como já havíamos divulgado há pouco tempo, recebemos para testar o excelente Nokia Lumia 720. Um aparelho que, apesar da figurar entre os mid-end (ou intermediários), promete agradar também os usuários mais exigentes. Com performance e acabamento refinado dignos de um Nokia, o Lumia 720 mostrou-se um concorrente de peso e, sob alguns aspectos, chega até a fazer frente aos aparelhos topo de linha.

É importante salientar que, esse autor, é hard user do Android há mais de 3 anos, e atualmente utiliza no dia-a-dia um Samsung Galaxy Nexus, com Android 4.3. Nessa análise, procurei ser o mais imparcial possível. E se caso decida pro adquirir um Lumia 720, você poderá ter uma grata surpresa, como eu tive.

Inicio dizendo a você, caro leitor, quais os prós e contras que encontrei durante os testes. Os demais detalhes serão abordados durante o review.

Prós:
  • Duração da bateria;
  • Design e acabamento;
  • Tela ;
  • Recepção de sinal GPS e navegação;
  • Qualidade de áudio nas ligações;
  • Performance;
  • Tecla dedicada ao disparo da câmera;
  • Qualidade das fotos feitas em Close (Macro).
 Contras:
  • Cobertura emborrachada pouco durável;
  • Fones de ouvido de baixa qualidade;
  • Baixa resolução da tela;
  • Fragilidade e encaixe pouco preciso nas gavetas do SIM/SD Card;
  • Bateria não removível;
  • Sistema Operacional.

Vamos ao review!

Design e Construção

Elegância. Essa é a primeira impressão.  Parece que temos nas mãos um aparelho muito mais caro. Ele é sólido, leve e resistente. Em contrapartida, ouvimos várias reclamações de usuários nesse respeito sobre aparelhos top, como Samsung Galaxy S3  e mais recentemente, o Samsung Galaxy S4. Ponto para a Nokia!

O corpo de policarbonato é único, isto é, sem tampa no compartimento da bateria. Sendo assim, nele temos 2 gavetas, uma destinada ao Micro SIM Card na parte superior, ao lado do conector de saída de áudio, e outra destinada á expansão de memória, com cartão Micro SD, na lateral do lado esquerdo. Ambas necessitam de uma ferramenta para a retirada das mesmas (semelhante á do iPhone, da Apple), que também está inclusa na embalagem. Vale salientar como ponto negativo, o encaixe pouco preciso desses compartimentos. Além de não serem práticos, pois necessitam de uma ferramenta para abri-los, ainda são difíceis de encaixar quando não estão vazios.

O Lumia tem como dimensões: 12,8cm de comprimento, x 6,75cm de largura, e apenas 9 mm de espessura. Seu peso é de 128 gramas. A frente do aparelho é toda dominada pelo vidro Gorilla Glass 2, com acabamento arredondado nas bordas. Essas medidas, juntamente com as bordas arredondas e o revestimento antiderrapante  do corpo proporcionam um bom grip (pegada), mesmo ao utilizar o smartphone com apenas uma das mãos. Também fica bastante discreto, mesmo em bolsos menores.

lumia-720-black

As câmeras, frontal e traseira, ocupam as posições habituais, e, ao lado da câmera principal, fica localizado o flash. Logo abaixo da tela, na parte inferior, encontramos as teclas capacitivas padrão do Windows Phone 8, Voltar, Windows (Home) e Busca. O único alto falante está localizado na parte inferior da traseira. A diferença fica no posicionamento das teclas físicas, que ficam todas do lado direito. Próximo ao topo fica o controle de volume, logo abaixo, ao centro, o botão liga-desliga, e por ultimo, na parte inferior, o disparador da câmera. Inclusive essa tecla, que é pouco comum nos smartphones, ao ser acionada com a tela bloqueada, faz o desbloqueio dela e ativa a câmera. Uma baita ajuda para que você não perca aquele momento importante.

A unidade cedida para testes veio na cor preta, mas podemos encontrar o Lumia a venda em cores alegres e vibrantes, como azul, amarelo e vermelho, além da tradicional cor branca.

Tela

Nesse quesito, podemos dizer que a Nokia caprichou. Resistência de sobra com o Gorilla Glass II. Preto absoluto com a tecnologia Clear Black. Distorção de cor e imagem quase imperceptíveis em todos os ângulos graças ao painel LCD IPS. Toque preciso, ajustável e ultrassensível, mesmo usando luvas.

Mesmo sob sol intenso, as imagens e textos pareceram perfeitamente legíveis, e o ajuste automático de iluminação se mostrou preciso. Mas muito disso se deve à tecnologia Clear Black, que otimiza a exibição das imagens em ambientes muito iluminados, ou ao ar livre. Veja mais detalhes sobre essa tecnologia aqui.

Fazendo uso da tecnologia IPS (in-plane switching), a tela do Lumia 720 exibe imagens com cores vivas e qualidade invejável, mesmo quando visualizada em ângulos próximos aos 180º, com mínima distorção de cores. A densidade de pixels também agrada, com 217ppi.

O recurso que permite o ajuste da sensibilidade do toque é um show á parte, realmente cumpre o que promete. Profissionais que trabalham de luvas, ou moradores de regiões mais frias com certeza apreciarão essa funcionalidade!

A única ressalva fica por conta da resolução da tela, que é de apenas 480×800 pixels, valores baixos para os ótimos 4,3″ da tela. Isso acaba atrapalhando um pouco na navegação por sites que não disponibilizam versões mobile, otimizadas para telas de dispositivos móveis e na exibição de vídeos em qualidade HD. Mesmo assim, para a maioria das tarefas, a tela se mostrou com uma ótima qualidade.

Sistema Operacional e Performance

Como já é sabido, a Nokia adotou o Sistema Operacional Windows Phone para toda a linha Lumia.  Pare este review, testamos o Lumia 720 com a ultima versão do Windows Phone 8. O casamento entre hardware é excelente. As transições entre telas e apps são rápidas e fluidas, assim como a navegação na Internet.

Nem parece que o Lumia tem “apenas” 512MB de memória RAM. O bom gerenciamento de memória e o processador Qualcomm Dual-Core de 1GHz, fazem com que os 512MB de RAM, que são bem abaixo da média atual nos smartphones mid-end, não façam falta durante o uso. Jogos leves, vídeos e demais aplicativos funcionam muito bem.

Apesar de eu não ser entusiasta do benchmarking, para os que acham isso indispensável, abaixo estão os resultados que consegui. Testes realizados com o AnTuTu (pode ser baixado aqui):

Antutu-Lumia-720

Como nem tudo são flores…

Durante os testes, utilizando o aplicativo de mensagens Whatsapp, (o qual utilizo muito), várias vezes apresentou uma grande lentidão, tanto na atualização, quanto na rolagem entre as mensagens.

Outro problema, dessa vez um pouco mais sério, foi um travamento total do aparelho, sem motivo aparente. Isso não é nada incomum nos smartphones, mas acaba por se tornar um grande transtorno num aparelho com bateria não removível. Houve a necessidade de fazer então um soft reset, para que fosse possível reiniciar o aparelho. Caso você tenha o mesmo problema, siga os seguintes passos:

Segure as teclas Power (Liga/Desliga)+Volume (-) juntas durante aproximadamente 15 segundos, até que o telefone vibre e reinicie.

Felizmente, seguindo exatamente esse procedimento, não haverá perda de dados e/ou configurações.

Falando no sistema operacional como um todo, o Windows Phone 8 ainda não está consolidado como seus rivais Android e iOS,  e sua loja de aplicativos, ainda é bem pequena ao comparar-se às lojas da Apple e Google.

Conectividade

Nesse aspecto, não temos novidades, e como na grande maioria dos smartphones, temos: acesso à redes 3G, Wi-Fi a/b/g/n Dual Band, Bluetooth 3.0 com A2DP. A diferença fica pela inclusão das tecnologias NFC  e, o A-GPS com GLONASS. O Lumia 720 ainda conta com a função de compartilhamento da conexão 3G, mas não possui Wi-Fi Direct. O conector de dados segue o padrão Micro USB, para carga e transferência de dados.

Todas as conexões funcionam razoavelmente bem, menos o NFC, que acaba tendo alguns problemas para reconhecer outros dispositivos não-Windows Phone. Fiz testes com um Samsung Galaxy Nexus GT-i9250, rodando Android Jelly Bean 4.2.2: utilizando o método padrão de conexão NFC, ou seja, encostando as costas dos dois dispositivos, os mesmos não se reconheceram, sendo necessário mudar de posição para que as duas antenas se “enxergassem. Mesmo depois desse certo malabarismo, apenas foi possível transferir links de páginas da Internet. O mesmo sucesso não foi obtido ao transmitir arquivos de mídia, como vídeos e fotos.

O destaque ficou com a dobradinha feita entre A-GPS (GPS com localização assistida pela rede celular) + GLONASS (sistema de localização por satélites russos). Foi um show à parte! Qualquer aplicativo que necessitasse obter a localização do dispositivo demorava em média apenas 10 segundos ou menos para tal. Com certeza foi o device mais veloz em matéria de localização que este autor já teve a oportunidade de testar. Se o leitor, assim como eu, utiliza o smartphone como GPS veicular, é uma verdadeira mão-na-roda.

Falando em apps de mapas, temos incluso o Nokia HERE. Inclusive o Showmetech acompanhou com exclusividade o lançamento do serviço no Brasil (você pode conferir aqui). Isso significa mapas e navegação de alta qualidade grátis! O sistema funciona muito bem, até mesmo offline. Só não é melhor por que o calculo das rotas somente pode ser feito com o pacote de dados ativo, ou mesmo Wi-Fi.

Todos esses recursos de comunicação e conectividade apresentam um baixo consumo de energia, impactando muito pouco na duração da bateria. Ainda falando em conectividade e transferência de dados, o Windows Phone 8 garante boa economia para o pacote de dados.

Ainda temos os sempre úteis sensores: acelerômetro, sensor de proximidade e magnetômetro.

Câmera e Multimídia

Câmeras

A Nokia adicionou vários ajustes e funções ás câmeras, mas vou me concentrar nas que considero mais importantes. Para os mais exigente, aqui vai a lista com todas especificações:

  • Câmera principal
    • Tamanho do sensor da câmera principal: 6,7 MP
    • Tipo de foco da câmera: Foco automático com tecla de captura em dois estágios
    • Zoom digital de 4 x
    • Lentes Carl Zeiss Tessar
    • Tamanho do sensor: 1/8,64 cm
    • Número F/abertura da câmera: f/1.9
    • Distância focal da câmera: 26,0 mm
    • Alcance mínimo de foco da câmera: 10.0 cm
    • Formato das fotos: JPEG/Exif
    • Tipo de flash da câmera: Flash LED
    • Alcance de operação do flash: 1.0 m
    • Modos de flash: Desligado, Automático, Ligado
  • Recursos principais da câmera
    • Recursos da câmera: Auto Foco e captura com um único toque, Orientação paisagem, Exposição automática e manual, Configurações automáticas e manuais de equilíbrio de branco, Editor de imagem estática, Visor de tela cheia, Marcação de localização, Sensor 16:9 verdadeira, Sensor de imagem retroiluminado (BSI), Upload automático de fotos para serviços Web, Upload de fotos e vídeos de resolução máxima
    • Complementos de câmera digital: Câmera Inteligente Nokia, Cinemagrafia, Panorâmica, Bing vision, HERE Glam Me
  • Captura de imagem
    • Modos de captura: Vídeo, Estático
    • Modos de cena: Automático, Retrato noturno, Esportes, Noite, Modo de close, Luz de fundo
    • Modos de equilíbrio de branco: Nublado, Incandescente, Fluorescente, Luz natural, Automático
    • Sensibilidade à luz: Automático, ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800
    • Fotos vistas por: Rolamento da câmera, Mês, Linha do tempo, Editor de fotos, Favoritos, Álbum, Fotos de redes sociais
  • Câmera secundária
    • Resolução da câmera secundária: 1280 x 960 pixels
    • Número f/abertura da câmera secundária: f/2.4
    • Câmera secundária – outros recursos: Gravação de vídeo, Captura de imagem estática, Chamada de vídeo, HD 1.3 MP grande-angular   Fonte: Nokia

O Nokia Lumia 720 recebeu um grande ênfase no quesito câmera. Como não sou fotógrafo, não conheço nada de regulagens e termos técnicos, mas sei que, um bom conjunto de lentes e sensor são mais importantes que muitos “megapixels”. Na câmera traseira, a Nokia incluiu lentes Carl Zeiss em uma câmera de 6.1 megapixels, e na frontal são 1.3 megapixels. Para vídeos, a resolução máxima de gravação, apesar de HD, são de apenas 720p, em ambas as câmeras.  São valores modestos para os padrões atuais, que costumam ser acima dos 8 megapixels na câmera principal, e 2 megapixels na frontal. Mas como eu já disse, muitos megapixels não significam qualidade.

A tecla dedicada à câmera é um item muito importante. Pouco comum nos smartphones, ela acaba facilitando e agilizando o acionamento da câmera, mesmo com a tela bloqueada. Ao pressioná-la por alguns segundos com a tela bloqueada, ocorre o desbloqueio e acionamento do aplicativo para a captura das imagens. Com a tela já desbloqueada, o acesso ás funções da câmera é instantâneo. Vale ressaltar que a tecla tem acionamento em 2 estágios, sendo o primeiro para o foco, e o segundo para o disparo.

Outro recurso interessante é o touch-to-focus (tocar para focalizar).  Podemos tocar na tela e selecionar a área da imagem onde queremos focalizar, desfocando ou focando o primeiro, ou segundo plano.

A qualidade do conjunto lentes-sensor se evidencia nas fotos feitas em close (macro). A câmera do Nokia Lumia 720 consegue captar detalhes com um nitidez impressionante. Objetos pequenos ou não, fotografados bem de perto, tiveram seus detalhes capturados com precisão.

Os resultados nas fotos e vídeos foram apenas satisfatórios. Confesso que esperava um pouco mais de qualidade nas imagens. As cores ficam um pouco “lavadas”, e as imagens com pouca iluminação tendem a ter ruído. Mesmo tendo a tecnologia BSI (Sensor Retroiluminado), que promete imagens melhores nessas circunstâncias, o Lumia não se mostrou tão eficiente. Contando com o auxílio do flash, as fotos ficaram excelentes, mesmo em um ambiente totalmente escuro.

Imagens feitas com o Nokia Lumia 720
Sem flash

Sem flash

Com flash

Com flash

Noturna com flash

Noturna com flash

Noturna sem flash

Noturna sem flash

Zoom

Zoom (Foto normal com detalhe ampliado)

Foco Próximo

Foco Distante

Foco Distante

Foco Próximo

Escuro com flash

Escuro com flash

Diurna sem flash

Diurna sem flash

Detalhe - Close

Close – Detalhe

O destaque fica para a ótima qualidade da câmera frontal. Vídeo-chamadas e auto-retratos ganharam atenção da Nokia. A lente frontal de ângulo mais aberto (grande-angular), proporciona belas imagens.

Na gravação de vídeos, temos 720p de resolução máxima, a 30fps (frames por segundo). As imagens e áudio são de boa qualidade, e o alto frame rate é bem interessante,  proporcionando vídeos fluidos, com imagens de transição rápida e sem engasgos, mesmo com o aparelho em movimento.

Vídeo feito com o Nokia Lumia 720

Multimídia

Apesar da tela ser de ótima qualidade, a exibição de vídeos é apenas satisfatória. A exibição de vídeos acaba sendo prejudicada pela resolução de apenas 480×800 pixels, o que impossibilita a exibição de conteúdo em HD. Mesmo assim, é bem divertido e confortável assistir filmes no Lumia 720.

O áudio é de ótima qualidade, e o alto-falante tem um bom volume. Já os fones de ouvido… São de baixa qualidade e são os mesmos fornecido com os feature phones da Nokia. Utilizando fones de ouvido mais potentes, o som não deixa a desejar!

O áudio das ligações é excelente e o microfone tem um bom cancelamento de ruídos. No viva-voz, o som é alto e nítido.

E para você que não dispensa um bom programa de rádio assim como eu, o Rádio FM é sempre uma boa pedida.

Entre os aplicativos pré-carregados, está o Nokia Music, que além de apenas tocar músicas, ainda dá acesso á podcasts, rádios online e à loja de músicas da Nokia.

Bateria

No mundo dos smartphones, o desenvolvimento de novas tecnologias sempre esbarram no consumo de bateria. Isso porque, quanto mais poderosos são GPU e CPU, quanto mais conectividade estiver disponível, ou ainda, quanto maiores e mais nítidas forem as telas, tanto maior será o consumo de energia. Num mundo onde ninguém mais pode (ou quer) ficar desconectado, a gestão otimizada de energia se torna indispensável.

Está ai o grande trunfo do Lumia 720: a bateria de 2000 mAh cumpre o que promete! Durante os testes, o smartphone chegou a ficar quase 2 dias longe da tomada (uau!). Isso com uso de moderado a intenso, que compreende: navegação na web na maior parte do tempo pelo Wi-Fi e alguns períodos pelo 3G, navegação GPS, conversação, visualização de alguns vídeos, captura de fotos e um pouco de casual games.

Segundo a Nokia, o tempo de standby pode chegar até a 21 dias! O tempo máximo de conversação pode chegar a 13hs, e a exibição de vídeo, mais de 8hs.

Com a ajuda de uma capa especial, ainda temos como opção o carregamento sem-fio.

Vale lembrar que, o baixo consumo de energia deve-se ao conjunto bem ajustado entre Windows Phone 8 e o eficiente processador Snapdragon S4

O único ponto negativo no quesito bateria se deve ao fato de que a bateria não é removível, o que traz alguns transtornos. Quando o sistema trava, como já citado acima, dificulta bastante o seu reinício. Também impossibilita o uso de baterias de maior tamanho, ou mesmo a troca da mesma. Mas, nesse último aspecto, quem optar pela compra do Lumia 720 provavelmente não sentirá a necessidade de recorrer a tais acessórios.

Especificações da bateria:

  • Capacidade da bateria: 2000 mAh
  • Voltagem da bateria: 3,7 V
  • Bateria removível: Não
  • Tempo máximo em espera: 21.0 days
  • Tempo máximo de conversação 2G: 23.4 h
  • Tempo em espera (3G): 520 h
  • Tempo máximo de conversação 3G: 13.4 h
  • Tempo de reprodução de música: 79 h
  • Tempo de reprodução de vídeo: 8.3 h
  • Tempo máximo de navegação em rede Wi-Fi: 9,4 h
  • Carregamento sem fio: Sim, com capa de acessório

Preço e disponibilidade

Atualmente, o Lumia 720 pode ser encontrado com facilidade em toda a rede de varejo, em lojas físicas, ou online. Os valores variam de  R$ 755,00 até: R$ 969,00.

 Conclusão

Considerando qualidade, performance e preço, o Nokia Lumia 720 mostrou ser uma excelente opção de compra. O custo benefício é um dos melhores da categoria. Seus pontos positivos são bem mais atrativos que os negativos. Se você está á procura de um Windows Phone com preço acessível, e qualidade Nokia, não irá se arrepender.

Especificações

    • Dimensões
      • Comprimento: 127,9 mm
      • Largura: 67,5 mm
      • Espessura2: 9,0 mm
      • Peso: 128 g
      • Volume: 78 cm³
    • Tela e interface do usuário
      • Tamanho da tela: 4,3 ”
      • Resolução de tela: WVGA (800 x 480)
      • Recursos de tela: Sensor de orientação, Modo de brilho alto, Regulação de cores, Vidro Gorilla® Corning® 2
      • Sensor de luz ambiente, Vidro esculpido, Fácil de limpar, Tela do Nokia Glance, Perfil de cor do Lumia, Avanços em leitura a luz do sol
      • Cores da tela: 24 bits/16M
      • Dimensões: 15:9
      • Densidade de pixel: 217.0 ppi
      • Altura da tela: 94,0 mm
      • Largura da tela: 56,0 mm
      • Tecnologia de tela sensível ao toque: Toque supersensível
      • Sensores: Acelerômetro, Sensor de proximidade, Magnetômetro
    • Teclas e métodos de entrada
      • Entrada do usuário: Teclado QWERTY completo e Tela Touch
      • Tecla dedicada de hardware: Teclas de volume, Tecla da câmera, Tecla liga/desliga/de bloqueio
    • Formato
      • Formato: Toque monobloco
  • Hardware
    • Conectividade
      • Tipo de chip: Micro SIM
      • Dois chips: Não
      • Conectores do carregador: Micro-USB
      • Conectores AV: Conector de áudio de 3,5 mm
      • Conectores de sistema: Micro-USB-B
      • USB: USB 2.0
      • Bluetooth: Bluetooth 4.0 + LE
      • Perfis Bluetooth: Object Push profile (OPP) 1.1, Hands-free profile (HFP) 1.5, A2DP 1.2, AVRCP (Audio/Video Remote Control Profile) 1.4, PBAP (Phone Book Access Profile) 1.1
      • Wi-Fi: WLAN IEEE 802.11 b/g/n
      • Segurança de WLAN: WPA2 (AES/TKIP), WPA, WPA-Pessoal, WEP, WPA2-Pessoal, WPA-Empresarial, WPA2-Empresarial, PEAP-MSCHAPv2, EAP-SIM, EAP-AKA
      • NFC: NFC seguro para pagamento, Compartilhar, Parear, Marcadores
    • Rede de dados
      • Rede WCDMA: 900 MHz, 2.100 MHz, 1.900 MHz, 850 MHz
      • Velocidade máx. de dados WCDMA (DL): HSDPA – 21,1 Mbps
      • Velocidade máx. de dados WCDMA (UL): HSUPA – 5,76 Mbps
      • Rede GSM: 850 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz
      • Velocidade máx. de dados GSM (DL): EGPRS 236,8 kbps
      • Velocidade máx. de dados GSM (UL): EGPRS 236,8 kbps
    • Controle de energia3
      • Bateria: BP-4GWA
      • Capacidade da bateria: 2000 mAh
      • Voltagem da bateria: 3,7 V
      • Bateria removível: Não
      • Tempo máximo em espera: 21.0 days
      • Carregamento sem fio: Sim, com capa de acessório
    • Processador
      • Nome do processador: Qualcomm Snapdragon™ S4
      • Tipo de processador: Dois núcleos de 1 GHz
    • Memória
      • Armazenamento de dados do usuário: No aparelho, Cartão de memória, Armazenamento em nuvem SkyDrive
      • RAM: 512 MB
      • Memória de massa: 8 GB
      • Tipo do cartão de memória expansível: MicroSD
      • Tamanho máximo do cartão de memória: 64 GB
      • Armazenamento gratuito em nuvem: 7 GB
  • Navegação
  • Fotografia
    • Câmera principal
      • Tamanho do sensor da câmera principal: 6,7 MP
      • Tipo de foco da câmera: Foco automático com tecla de captura em dois estágios
      • Zoom digital da câmera: 4 x
      • Lentes Carl Zeiss Tessar: Sim
      • Tamanho do sensor: 1/8,64 cm
      • Número F/abertura da câmera: f/1.9
      • Distância focal da câmera: 26,0 mm
      • Alcance mínimo de foco da câmera: 10.0 cm
      • Formato das fotos: JPEG/Exif
      • Tipo de flash da câmera: Flash LED
      • Alcance de operação do flash: 1.0 m
    • Captura de imagem
      • Modos de captura: Vídeo, Estático
      • Modos de cena: Automático, Retrato noturno, Esportes, Noite, Modo de close, Luz de fundo
      • Modos de equilíbrio de branco: Nublado, Incandescente, Fluorescente, Luz natural, Automático
      • Sensibilidade à luz: Automático, ISO 100, ISO 200, ISO 400, ISO 800
      • Fotos vistas por: Rolamento da câmera, Mês, Linha do tempo, Editor de fotos, Favoritos, Álbum, Fotos de redes sociais
    • Câmera secundária
      • Resolução da câmera secundária: 1280 x 960 pixels
      • Número f/abertura da câmera secundária: f/2.4
      • Câmera secundária – outros recursos: Gravação de vídeo, Captura de imagem estática, Chamada de vídeo, HD 1.3 MP grande-angular
  • Música e Áudio
    • Músicas
      • Aplicativos de música: Nokia Música, Mix Radio
      • Suporte DRM: PlayReady
      • Recursos de áudio: Exibição de imagens do álbum no Music player, Streaming de áudio, Dolby Headphone, Music player, Reprodução offline de música em nuvem, Media Player, Equalizador gráfico, Podcasts, Reprodução de música em nuvem
    • Formato de música
      • Codecs: MP3, AMR-NB, WMA 10 Pro, GSM FR, WMA 9, AAC LC, AAC+/HEAAC, eAAC+/HEAACv2
      • Formato de áudio: ASF, MP4, AAC, AMR, MP3, M4A, WMA, 3GP, 3G2
    • Rádio
      • Recursos de rádio: Rádio de Internet, Rádio FM
    • Gravação de voz e áudio
      • Gravação: Gravação de voz no MMS, Gravação de voz no OneNote
      • Formatos de arquivo de gravação de áudio: AMR
      • Codecs de gravação de áudio: AMR-NB, GSM FR
      • Recursos de gravação de áudio: Gravação com dinâmicas elevadas
  • Vídeo
    • Câmera de vídeo principal
      • Resolução de vídeo da câmera: 720p (HD, 1280 x 720)
      • Taxa de quadros de vídeo da câmera: 30 fps
      • Zoom de vídeo da câmera: 4 x
      • Taxa de quadros de reprodução de vídeo: 30 fps
      • Codecs de reprodução de vídeo: VC-1, Vídeo do Windows, H.264/AVC, H.263, MPEG-4
      • Formatos de arquivo de reprodução de vídeo: MP4, WMV, AVI, 3GP, 3G2, M4V, MOV
      • Formatos de gravação de vídeo: MP4/H.264
      • Modos de equilíbrio de branco em vídeo: Nublado, Fluorescente, Incandescente, Automático, Luz natural
    • Recursos principais da câmera de vídeo
      • Streaming de vídeo: Navegação e streaming de vídeo no YouTube, Download progressivo de vídeo, Streaming de serviços de vídeo e internet
      • Recursos de gravação de vídeo: Luz de vídeo, Zoom do vídeo, Foco automático contínuo
    • Câmera de vídeo secundária
      • Resolução da câmera de vídeo secundária: 720p (HD, 1280 x 720)
      • Formato gravação de vídeo da câmera secundária: MP4/H.264
  • O que vem na caixa do produto
    • Box
      • Caixa do produto: Nokia Lumia 720, Carregador Nokia, Bateria BP-4GW 2000 mAh, Cabo de carregamento e de dados Nokia, Fone de ouvido estéreo Nokia WH-108, Guia rápido, SIM Door Key

Analista de Suporte em TI, entusiasta da tecnologia, principalmante sistemas móveis. Usuário de tecnologia móvel desde as agendas eletrônicas, Palmtops e Walkmans.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top