Connect with us

GADGETS

Review: Nokia Lumia 800

Sim, os Lumias chegaram. E são muito bonitos. Finalmente a Nokia decidiu abrir sua “caixinha de surpresas” no Brasil e dela retirou seus dois membros da família Windows Phone, dentre eles, o Lumia 800. Este é um dos primeiros smartphones com o sistema WP7.5 (Mango) que a empresa finlandesa lança no mercado brasileiro, mas já é conhecido (e bem) no mercado internacional. Veja abaixo as nossas impressões…

Sim, os Lumias chegaram. E são muito bonitos. Finalmente a Nokia decidiu abrir sua “caixinha de surpresas” no Brasil e dela retirou seus dois membros da família Windows Phone, dentre eles, o Lumia 800. Este é um dos primeiros smartphones com o sistema WP7.5 (Mango) que a empresa finlandesa lança no mercado brasileiro, mas já é conhecido (e bem) no mercado internacional. Veja abaixo as nossas impressões:

Design e acabamento:

Lumia 800 é o novo smartphone high-end da empresa. Em peça única de policarbonato, lembra muito o N9, outro smartphone da empresa. Este toque faz a diferença. Aliado ao design e cores disponíveis (azul, rosa e preto), o aparelho realmente impressiona. Não tem como não notá-lo.

Tela:

A tela do aparelho possui 3,7 polegadas, com resolução 480 x 800 pixels e é protegida pelo conhecido vidro Gorilla Glass curvado. Talvez este tamanho seja considerado pequeno para alguns donos de smartphones Android, acostumados com telas de até 5,3 polegadas. Mesmo assim, fiquei impressionado com a boa adaptação do sistema Windows Phone, que faz com que o tamanho de tela do Lumia 800 seja suficiente para apresentar bem o conteúdo nele acessado. A qualidade da imagem fica a cargo das tecnologias AMOLED e Clear Black Display já comentadas aqui no SMT, apresentando cores vívidas e bem representadas mesmo em condições de alta luminosidade externa.

Sistema e Aplicativos:

Acostumar com o sistema Windows Phone é ao mesmo tempo fácil e complicado. Por um lado, a Microsoft realmente fez um bom trabalho, simplificando menus e telas de acesso às funções do aparelho. A integração do sistema com o Facebook e o Twitter  é extremamente prática, fazendo com que publicações de status e informações de contatos sejam acessados muito mais rápido que em outros smartphones. Aplicativos específicos do sistema como o pacote Office dão um banho na concorrência (ouviu, Google Docs?!). A tela de acesso ao buscador Bing é linda, e ainda permite uma busca baseada em imagens da câmera do smartphone! Aqui, fico devendo uma análise sobre o Nokia Drive (Nokia Dirigir, no Brasil), que devo detalhar em um futuro post.

Porém, sendo usuário de um smartphone Android, fico em dúvida se esta “simplicidade” e imutabilidade toda não enjoará com o tempo. Os live tiles presentes na tela inicial do sistema são interessantes, mas não passam de widgets simplificados. E, claro, não tem como não sentir falta de um app específico para o Gmail. Então, decidir se o Windows Phone é mais ou menos interessante em razão destas diferenças é também uma questão do gosto e costume de cada usuário com seu smartphone anterior. Quem recebe seus emails numa conta do Hotmail, provavelmente, não se importará com estes meus comentários.

A loja de aplicativos para Windows Phones nem de longe chega à quantidade de conteúdo da iTunes Store (Apple) ou do Google Play (Android). Mesmo assim, já é possível encontrar os alguns dos nomes mais importantes no mundo dos apps, tais como:

* Aguarde nossa lista completa, com os melhores apps para Windows Phones, que será publicada no dia 24/03, aqui no SMT.

Velocidade e processamento:

Parabéns Micro-Nokia! A ausência de processadores dual ou quad-cores realmente não é percebida. Me faz pensar que os superphones da concorrência são um tanto “jogada de marketing”. O sistema operacional roda muito bem no Lumia 800, com seu processador single-core 1.4 GHz Scorpion, sem engasgos. De qualquer forma, faço este comentário sem testar um jogo com gráficos exigentes.

Câmera:

Como de costume, a Nokia não falha neste quesito. A câmera de 8MP  (3264×2448 pixels) do Lumia 800 conta com lentes Carl Zeiss e Flash LED duplo, além de configurações de ISO, efeitos e gravação de vídeos em alta definição. Mesmo em condições difíceis para outros smartphones (como fotos noturnas), o Lumia se sai muito bem. Em comparação, deixou o meu Galaxy X (Galaxy Nexus) comendo poeira, tirando fotos de excelente qualidade em condições nas quais o meu aparelho só conseguiu fotos tremidas. O botão dedicado de câmera também é um ponto a se considerar (afinal, quem consegue tirar fotos não tremidas clicando em botões na tela?).

Conexões e Armazenamento:

O Lumia conta ainda com 16GB de memória interna e 25GB de armazenamento gratuito na nuvem, via SkyDrive. As conexões são fartas no Lumia 800: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth v2.1 com A2DP, EDR, rádio FM, A-GPS, entrada microUSB v2.0 e a nova tecnologia de conexão sem fio NFC.

Bateria:

A capacidade da bateria é um tanto pequena: 1450 mAh. Nas mãos de um usuário comum, o Lumia pode sobreviver durante um dia inteiro. É mesmo pouco, mas a empresa promete uma melhora nesta duração que deverá chegar com a próxima atualização do sistema. Informaremos aqui no SMT tão logo ela esteja disponível.

Preço e disponibilidade:

Desde esta última quinta-feira, o Lumia 800 já pode ser encontrado em diversas lojas pelo Brasil, ao preço sugerido de R$ 1.699,00.

Acessórios:

Como vi no evento da Nokia nesta terça-feira, serão vendidos lindos acessórios para este smartphone. Em especial, destaco os fones de ouvido as caixas de som sem fio, com tecnologia NFC, que você pode ver na galeria abaixo.

Galeria de Imagens:

Para mais informações, visite o site da Nokia Brasil.

"There was a young lady named Bright Whose speed was far faster than light; She set out one day In a relative way And returned on the previous night."

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top