Conecte-se conosco
Slide1

GADGETS

Review: Nokia Lumia 820 (Windows Phone 8)

Nosso review do Nokia Lumia 820, com Windows Phone 8, mostra que esse é um excelente aparelho mid-range.

url-3

 

Sou um apaixonado por gadgets. Essa paixão teve inicio quando vi pela primeira vez o Nokia N95. Com aquele aparelho, tive pela primeira vez a sensação de que estava com um mini computador na palma da minha mão.

Aquele Nokia permaneceu comigo por aproximadamente 2 anos, quando o vendi para adquirir o iPhone 3G. Desde então a Nokia e seus produtos nunca mais me chamaram a atenção, até que, há uma semana, em um desses impulsos que só um nerd com um cartão de crédito na mão entenderia, adquiri o recém lançado Lumia 820, telefone de médio custo da empresa finlandesa que roda o sistema da Microsoft, o Windows Phone 8.

Para uma melhor organização da análise, ela será dividida em tópicos com uma nota em uma escala de 0 a 10 para cada tópico. Vamos lá:

Especificações Técnicas

Apesar de não ser considerado o Smartphone TOP da linha Lumia, o 820 deixa muito aparelho TOP com sistema Android comendo poeira. Vamos às especificações principais do produto:

  • Processador Snapdragon S4 de 1.5 GHz.
  • Tela  com tecnologia ClearBlack de 4,3 polegadas
  • Plataforma Windows Phone 8
  • Suporte a Redes Wi-Fi, 3G/4G
  • Resolução da câmera principal: 8.0 Megapixel(s) com flash led e lentes Carl Zeiss
  • Memória interna: 8 GB, expansível até 32 GB com cartão SD
  • Nota 10 – Nesse ponto não há discussão, as especificações vão além do necessário para um aparelho de médio porte.

Acabamento

O acabamento do Lumia 820 mostra que a Nokia ainda não perdeu o jeito pra coisa. Apesar parecer ser feito de plástico, o aparelho te deixa com a nítida sensação de hardware de primeira linha.

Nota 8 – Aqui só não leva nota 10 por dois simples motivos: primeiro, a dificuldade que é se retirar a tampa traseira do aparelho (tá, eu sei que também pode ser culpa desse que vos fala, pois desconhece completamente o significado da palavra coordenação motora) e o segundo motivo é a tampa ser muito lisa, o que pode fazer o aparelho ir ao chão facilmente.

Tela

Com uma tela de 4,3 polegadas de uma ótima qualidade de imagem e ótima resposta ao toque, aqui se encontra uma diferença em relação ao seu irmão mais velho, o Lumia 920:  a resolução de tela é de apenas 800×480 pixels, o que pode ser um incômodo para acessar determinados sites na internet, por exemplo.

Nota 9 – Nesse quesito só perdeu ponto pela baixa resolução de tela.

 2013-03-17 14.24.37 HDR site

Desempenho

Em meus testes o aparelho sempre se mostrou muito responsivo sem apresentar nenhum tipo de lentidão ou travamento. Vale lembrar que o único jogo que experimentei  no smartphone foi o popular Angry Birds, ou seja,  estou levando em consideração nessa análise o uso cotidiano, acessando redes sociais, internet, vídeos e ouvindo musica.

Nota 10 – Aqui não tenho nem o que comentar, nota 10, com louvor.

 

Câmera

Bem, eu serei até injusto se fizer alguma critica à qualidade da câmera do aparelho, pois faz apenas uma semana que estou com o smartphone e não tive oportunidade de testá-lo em condições favoráveis, mas pela pouca percepção que tive (por favor, me corrijam nos comentários se eu estiver errado), a qualidade da câmera do 820 se parece muito com a do seu antecessor,  Lumia 800. O fato é que até agora a melhor câmera de smartphone que tive oportunidade de por as mãos com certeza é do Galaxy SIII, que, inclusive, na minha opinião, bate a do iPhone 5.

Apenas como registro abaixo um foto comparando a camera do Lumia 820 e a camera do iPhone 5 (com HDR desativado).

Foto capturada com iPhone 5 (sem HDR)

Foto capturada com Lumia 820 com configuração padrão

Nota 8 –  Fica com essa nota, considerando que não tive tempo de efetuar testes justos, ainda assim tenho certeza que a qualidade da câmera é compatível para a faixa de preço e ao que se propõe o produto. Mas que eu esperava mais de uma câmera da Nokia com lente Carl Zeiss, ah isso eu esperava.

Bateria

É aqui o grande calcanhar de Aquiles do aparelho. Em meus testes tirando o smartphone do carregador às 8:00 da manhã, às 15:00 ele já estava com somente 25% de bateria restante, isso apenas respondendo e-mails, ouvindo música e checando Twitter e Facebook. Nesse quesito, a recomendação é a mesma de outros smartphones ter sempre junto um carregador.

Uma dica importante para ajudar na economia de bateria do Lumia 820 é desligar a rede 4G, que vem ativada por padrão nos ajustes de rede do Windows Phone 8. Mesmo assim, a bateria ainda decepciona (e muito).

Nota 3 – Nesse quesito vai a nota mais baixa do teste, porque creio que a Nokia poderia ter feito um esforço e ter colocado no aparelho a mesma bateria do Lumia 920, que tem 2000  mAh de capacidade, contra apenas 1650 mAh da bateria do 820.

Sistema Operacional e aplicativos

Esse é um ponto que mereceria um artigo à parte, mas, de modo geral, o Windows Phone 8 é uma proposta interessante que com certeza tem e continuará conseguindo muitos fãs pelo simples fato de ser uma proposta única. A parte social do Windows Phone 8 é uma experiência sensacional para o usuário que quer estar sempre conectado, com fluidez, estabilidade e homogeneidade na interface dos aplicativos, muito diferente da experiência que vemos com  outros sistemas móveis (Android, estou falando de você).

Mas nem tudo são flores. O Windows Phone 8 está longe de ser um sistema perfeito e, assim como seu irmão mais velho dos desktops, precisa passar por refinamentos e melhorias em diversas partes. Um problema que tem me deixado muito irritado,por exemplo, são os atrasos nas notificações. Todas as vezes que recebo uma notificação, seja do Twitter, Facebook, Foursquare, o aviso chega primeiro no iPhone e depois… bem depois (1 hora aproximadamente), ele chega no Windows Phone. Um sistema que tem uma proposta social tão interessante não pode ter um sistema de notificações tão capenga como esse.

Um outro problema, esse bem mais complexo, é a falta de aplicativos e, pior ainda, a falta de bons aplicativos. Eu posso citar, como exemplo, a minha busca por um bom leitor de e-books. O melhor que já encontrei é bonito, funciona bem,  mas… falha no básico. Quando o app está importando os e-books via Skydrive, se a tela do smartphone bloqueia, o aplicativo simplesmente para de importar e você tem que reiniciar todo o processo novamente (imagine como está sendo importar 400 e-books…afinal importação via cartão SD é apenas um detalhe, né?)

Um outro problema que está me incomodando bastante é no aplicativo oficial do Facebook , que mesmo estando com todas as notificações habilitadas em sua configurações, se recusa a mostrá-las na tile (bloco) do aplicativo. Alguém mais com esse problema?

Nota 7 – Essa nota mediana é por tudo que comentei acima, mas uma coisa não posso deixar de pensar: o iPhone e seu iOS podem só entregar aquele básico e sem graça arroz com feijão, mas com ele você não passa fome, já o Windows Phone 8  é uma comida exótica, chique, mas que está sendo mal temperada e pode deixar um gostinho não muito saboroso na boca.

O que é Legal:

  • Ótimo acabamento do produto.
  • Tela de 4,3 polegadas com ótima qualidade de imagem.
  • Desempenho e estabilidade do Sistema operacional.
  • Suporte à Rede 4G Brasileira.
  • O melhor corretor ortográfico que já experimentei em um smartphone.

O que não é Legal:

  • Notificações de redes sociais demoram a chegar ou simplesmente não chegam
  • Ainda existe um grande falta de aplicativos para a plataforma (se comparado ao iOS ou Android)

Conclusão

Se você está cansado da mesmice do iOS e Android e gosta de se aventurar em novidades, esse smartphone é pra você. Com a garantia de um hardware excelente, que já é característica da Nokia, a linha Lumia chegou pra ser uma opção que deve considerada quando da compra de um novo Smartphone.

Sou apaixonado por tecnologia, gadgets, sou um nerd confesso... Trabalho com tecnologia desde 2001, dando aulas de informatica e hardware, na época apaixonado por linux (o bom e velho Conectva Marumbi). Hoje tenho certificações em rede Microsoft e Linux, assim como certificações em Transact -SQL Server e trabalho na área de TI de uma grande instituição bancaria. Entre meus brinquedinhos geeks estão meu iMac 20 (late 2008) meu Macbook Pro (late 2007) um iPod touch, um iPhone 5 e o mais recente membro da familia um Lumia 820 Branco.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top