Conecte-se conosco
Nokia Lumia 920

GADGETS

Review: Nokia Lumia 920

O Showmetech faz o review do Nokia Lumia 920, topo de linha da marca finlandesa, que conta com uma câmera excelente e aplicativos próprietários.

 

001

O Nokia Lumia 920 chegou ao mercado brasileiro com a proposta de ser a melhor experiência possível no ecossistema Windows Phone. Dentro desta expectativa, a Nokia utiliza todo o seu conhecimento para a diferenciação da linha Lumia em relação aos seus competidores neste ambiente: hardware excelente e aplicativos proprietários. E para o Lumia 920, embarcou todas as suas melhores tecnologias já lançadas, com principal destaque à câmera com sistema Pureview.

Embalagem

002

Seguindo a tendência ao minimalismo, que já vem sendo praticada desde o N8, a caixa do aparelho vem com o básico: o aparelho (em posição destacada), cabo USB (para recarga e conexão de dados), carregador USB, chave especial para abertura do slot do cartão SIM, fones de ouvido e um pequeno manual de instruções. Vale notar: o aparelho, gentilmente cedido pela Nokia para testes, veio com material impresso em inglês e dois carregadores, um com o padrão brasileiro e outro com o padrão inglês. Acreditamos que isto se deva ao fato deste aparelho específico ser pré-lançamento, com especificação inglesa.

003

Design

Bonito. Simples. Robusto. Três adjetivos que podem qualificar o aparelho, principalmente quando colocado frente à concorrência. O desenho básico segue o mesmo introduzido no N9 e utilizado também nos Lumias 800 e 900: bordas arredondadas nas laterais do aparelho, e retas na parte superior e inferior. O aparelho agora possui uma curvatura traseira mais pronunciada – possivelmente por exigência de espaço do sistema de estabilização de imagem da câmera – , o que ajuda a torna-lo mais espesso que a concorrência. Por concorrência, entendemos o Apple iPhone 5 e o Samsung Galaxy SIII, representantes mais evidentes dos SO dominantes do mercado, iOS e Android. Comparando as medidas dos três aparelhos:

tabela

Fica evidente que o Lumia 920 é mais pesado que os demais, e possui dimensões próximas às do Galaxy SIII, que é mais alto para comportar sua tela maior. O iPhone manteve um aspecto mais delgado, alegadamente para possibilitar a operação completa do aparelho utilizando apenas uma das mãos. O peso maior do Nokia não compromete sua usabilidade: juntamente com os materiais empregados na sua construção, o aparelho apresenta um aspecto robusto, massivo, longe da fragilidade que vemos em alguns aparelhos. Sobre os materiais, não foram poupados esforços para este smartphone. O corpo é feito em uma única peça de policarbonato com acabamento fosco. A vantagem deste material é que ele não amassa e não quebra e, uma vez que não há camada de pintura, arranhões e riscos revelam apenas uma camada mais interna do corpo, cuja cor (o aparelho está disponível em preto, branco e amarelo) é uniforme.

A tela do aparelho é feita com o Gorilla Glass da Corning, e possui uma curvatura que acompanha o corpo do aparelho, dando a sensação de invadir as laterais. Na sua borda, há uma moldura plástica fina, com o possível propósito de absorver energia dissipada do corpo para a tela em quedas, evitando trincas. O alto-falante para chamadas está inserido em uma abertura na própria tela, na parte superior, e ao seu lado podemos ver a câmera frontal do aparelho. À direita da câmera vemos o logotipo da Nokia impresso em prateado, solução também utilizada nos botões de funções do Windows Phone na parte inferior da tela.

004

Na parte superior do corpo encontram-se o slot para cartão SIM, utilizando mecanismo semelhante ao empregado no iPhone, porta de fone de ouvido padrão P2 em posição centralizada e uma furação para o sistema de cancelamento de ruídos.

005

Abaixo vemos o funcionamento do slot para cartão SIM, com uso da chave exclusiva da Nokia.

005a

Na parte inferior, temos a porta USB para recarga e transferência de dados, alto-falantes estéreo e parafusos – uma novidade em relação ao Lumia 800, possivelmente para facilitar a manutenção, caso seja necessária.

006

Todos os botões físicos se encontram na lateral direita do aparelho, deixando a lateral esquerda lisa. Há os botões de volume, de ligar/desligar e bloquear/desbloquear tela e o botão da câmera, todos feitos em material cerâmico de zircônio, que apresenta um belíssimo acabamento que lembra metal polido fumê.

007

Este material também é aplicado na traseira do aparelho, na plaquinha que envolve a câmera, e foi escolhido por apresentar ótima resistência mecânica – leia-se riscos. Além da câmera, na parte traseira há também o flash de duplo LED. A Nokia explica um pouco sobre os materiais no blog Nokia Conversations.

 008

Hardware

O Lumia 920 apresenta chipset Qualcomm Snapdragon S4, com processador Krait de dois núcleos rodando a 1.5 GHz e 1 GB de memória RAM. Embora existam aparelhos com processadores mais avançados, de quatro núcleos, a solução adotada pela Nokia atende perfeitamente ao funcionamento do Windows Phone: respostas fluidas em transições de menus e aplicativos com inicialização rápida. Em termos de armazenamento de dados, o aparelho conta com 32 GB de memória interna, compensando a falta de slot para cartão SD.

O display de 4,5 polegadas, com aspecto 15:9, possui resolução WXGA (1280×768 pixels) e é do tipo IPS, em substituição ao AMOLED utilizado na geração anterior. Ele apresenta a tecnologia proprietária PureMotion HD+, que consiste em: baixa latência (tempo de resposta em menos de 9 milissegundos), alta visibilidade em condições de alta luminosidade (como em dias ensolarados), alta densidade de pixels (332 ppi) e tela com alta sensibilidade ao toque. Na prática, isto se reverte em transições de tela, rolagem de páginas e execução de vídeos acontecendo de maneira mais fluida, em enxergar melhor o conteúdo do display sob incidência de luz solar, em imagens com altíssima resolução e sem serrilhados e em poder operar o aparelho utilizando luvas – um problema que não é usual no Brasil, mas é corriqueiro em países com inverno rigoroso.

A bateria do Lumia 920 é de íons de Lítio de 2000 mAh, que segundo a Nokia aguenta até 400 horas em stand-by, 67 horas de música e 10 horas de conversação em 3G. Durante meu uso, que é mais moderado, a bateria passa tranquilamente um dia inteiro sem chegar nem perto do modo de economia de energia, algo que já não é possível no Lumia 800. Além de recarregar o telefone pelo carregador fornecido, através da porta micro-USB, é possível também recarregar a bateria através da base carregadora sem fio DT-900 (opcional, no valor de R$ 199,00), que utiliza o padrão desenvolvido pelo Wireless Power Consortium. A base fica ligada a uma tomada, e para a recarga basta repousar o telefone sobre ela para iniciar a recarga.

Nokia-Wireless-Charging-Plate

O truque: ambos possuem bobinas, e a base gera um campo magnético que induz uma diferença de potencial (tensão) na bobina do aparelho, carregando sua bateria. Este padrão também é utilizado pelo LG Nexus 4 (veja o review aqui) e pelo recém lançado Samsung Galaxy S4 (veja o review aqui), o que significa que uma base pode ser utilizada por qualquer um dos aparelhos.

Em termos de conectividade, o aparelho possui o tão-falado-mas-pouco-utilizado NFC, que permite conexão rápida entre aparelhos para troca de arquivos (e outras funções, como transmissão de áudio), leitura de tags NFC para configuração rápida e pagamento de contas – infelizmente ainda indisponível no Brasil. O grande trunfo desta tecnologia foi criar a necessidade de oferecer a troca de arquivos entre dispositivos através da conexão Bluetooth 3.0, que não era possível nos aparelhos com Windows Phone 7.x. Além destas conexões, o aparelho oferece ainda Wi-Fi padrão 802.11 a/b/g/n com opção de tethering, GPS com suporte ao GLONASS (sistema de navegação por satélite desenvolvido pela Rússia), conexão de dados pela porta micro-USB (sim, a mesma que recarrega o telefone), e suporta redes 2G, 3G e 4G, esta última com frequência suportada pelas redes das operadoras brasileiras.

 Ah, o aparelho possui duas câmeras, uma traseira e uma na parte frontal do aparelho, das quais falaremos a respeito mais à frente.

Sistema Operacional

O Lumia 920 roda o sistema operacional Windows Phone 8, que é uma alternativa ao iOS da Apple e ao Android do Google. Ele é uma evolução do Windows Phone 7, lançado em 2010, do qual herda toda a sua interface – antigamente chamada de Metro, atualmente apenas como Modern UI – que também é compartilhada com o Windows 8 para computadores. Ela baseia-se numa interface que usa “tiles”, que são atalhos a aplicativos, funções do sistema ou contatos na tela inicial, que podem apresentar informações em tempo real, ao estilo dos widgets disponíveis para o Android. Os tiles agora podem inclusive ser redimensionados, podendo criar uma tela inicial ainda mais personalizada, de acordo com a preferência do usuário.

 009

O Windows Phone 8 apresenta arquitetura baseada no kernel Windows NT (em substituição à arquitetura baseada no Windows CE do WP7), com diversos componentes compartilhados com o Windows 8, permitindo uma portabilidade mais fácil entre plataformas. Esta mudança permitiu suporte a processadores com diversos núcleos, podendo chegar a até 64. Ele agora permite dispositivos com telas maiores (como o Lumia 920), permite que o seu sistema de armazenamento seja reconhecido como um drive de armazenamento externo (como os aparelhos Android), além de atualizações over the air (OTA).

O suporte a multitarefas do Windows Phone continua igual: funciona em alguns aplicativos, tais quais os desenvolvidos pela própria Microsoft e parceiros reconhecidos. Quando se mantém pressionada a tecla Voltar, o sistema mostra as tarefas ativas, porém elas podem estar em um estado suspenso, em que o aplicativo precisa retornar ao seu estado anterior.

012

Mas nem sempre os aplicativos retornam prontamente do estado suspenso, e o resultado é esse:

010

Por conta disso, é muito comum receber notificações do WhatsApp em tempo real, mas ao abrir o aplicativo ele precisa ainda conectar ao servidor e buscar a mensagem – o que não é prático, convenhamos. O sistema ainda não apresenta um centro de notificações completo: todas as notificações push aparecem na forma de “toasts”, em uma barra que surge no topo da tela e que abre o aplicativo correspondente (mensagens, Whatsapp, Facebook…) quando tocada. Caso não seja tocada, a notificação desaparece.

011

Por outro lado, a tela de bloqueio pode ser configurada para mostrar status completo de um aplicativo e status resumido de até 5 aplicativos escolhidos pelo usuário: ligações perdidas, mensagens no WhatsApp, e-mails, etc; contudo, através dela não é possível iniciar tais aplicativos. A tela de bloqueio também permite, agora, que se mostre como imagem de fundo (lembrando que no WP não existe papel de parede nas telas do sistema, apenas na tela de bloqueio) telas de aplicativos como Facebook e Tumblr, além das imagens do Bing e fotos salvas no aparelho.

013

Agora existe uma função chamada Espaço da Criança, uma opção para que os pais possam determinar quais funções e aplicativos estarão disponíveis quando seus filhos utilizarem seus aparelhos. Outra função relevante é a integração ao SkyDrive, que permite ao aparelho o backup automático na nuvem das fotos, SMS e lista de aplicativos e configurações. Ainda, existe uma Verificação de Armazenamento que mostra como está dividida a memória de armazenamento entre aplicativos, sistema operacional, mídia, documentos. Não é um gerenciador de arquivos, mas ajuda a dar uma ideia de como as coisas andam na memória interna.

014

O sistema possui integração com Twitter, Facebook, LinkedIn e Skype (além de contas Google), e através do aplicativo Pessoas é possível ver atualizações dos seus contatos em todas as redes. Cada contato individualmente pode mostrar suas atualizações, seus álbuns de fotos e informações de perfis nestas redes sociais. Agora podem ser criados Clubes, que permitem o compartilhamento de informações em grupos: há um espaço para chat, compartilhamento de calendário, de fotos e de notas.

Em relação aos aplicativos disponíveis no Marketplace, é notório que não há a mesma diversidade que existe na App Store da Apple ou na Play Store do Google. É possível encontrar os aplicativos mais famosos, como Twitter, Facebook e Foursquare, mas faltam outros, como o Instagram. Os apps usam interface baseada na Modern UI, mas algumas implementações não possuem todas as funcionalidades vistas em outras plataformas. Neste caso, algumas opções de terceiros apresentam-se como alternativas mais viáveis, como o caso do 4th & Mayor para Foursquare.

015

O aplicativo Carteira oferece um espaço para você guardar informações de cartões de crédito, cartões de milhagem, cupons de desconto e cartões de afiliação (bibliotecas, academia). O app oferece proteção através de uma senha específica, de forma a manter seus dados protegidos. Uma de suas principais finalidades é fazer pagamentos digitais utilizando NFC, porém este uso ainda não está disponível no Brasil.

O aplicativo Fotos agora exibe os álbuns do SkyDrive e as imagens de Captura de tela, recurso implementado nesta versão do sistema. Para capturar uma tela, basta apertar ao mesmo tempo as teclas Windows e liga/desliga. Como nas versões anteriores, ele também permite acesso aos álbuns do Facebook e contem atalhos para aplicativos de imagens.

O sistema ainda tem como trunfo o aplicativo Office, com suporte a arquivos Word, Excel e PowerPoint. Ele pode buscar estes arquivos na memória interna, em e-mails, no SkyDrive e através do Office 365. É de longe a melhor alternativa mobile para manipulação destes arquivos de produtividade.

017

Mídia

O Lumia 920 possui como aplicativo padrão o Música+Videos da Microsoft. Através dele, tem-se acesso às músicas e vídeos que constam na memória do aparelho, além de podcasts e da compra de músicas através da loja Xbox Music.

018

O player de música apresenta o básico: classificação por artistas, músicas, gêneros e listas, que podem ser importadas do iTunes juntamente com as músicas através do aplicativo Windows Phone, que substitui o Zune utilizado para o WP7. O aparelho aceita arquivos de áudio nos formatos ASF, MP4, AAC, AMR, MP3, M4A, WMA, 3GP e 3G2.

020

Já o player de vídeo é compatível com os formatos MP4, WMV, AVI, 3GP, 3G2, M4V e MOV. Fizemos um teste rodando um filme em 1080p, e o resultado foi imagem perfeita, em alta definição, sem travar, borrar ou pixelizar.

019

Junto com o aparelho vem um par de fones de ouvido do tipo in-ear, com borrachas de vedação, e microfone integrado. Um ponto negativo é que não possui comandos para aumentar ou diminuir o volume, apenas para atender ligações ou pausar as músicas. Um ponto positivo é a qualidade sonora: uma boa resposta em diversas frequências, com graves bem marcados e agudos bem definidos. Para utilizar o melhor destes fones de ouvido, a Nokia desenvolveu seu próprio aplicativo de musicas: o Nokia Música possui equalizador para os fones de ouvido e a tecnologia Dolby Headphone, que simula sistemas de áudio multicanais.

021

O Nokia Música é capaz de reproduzir apenas arquivos de áudio, tendo acesso aos arquivos na memória interna do aparelho. O visual do player é um pouco mais limpo e aprimorado que o do app padrão do sistema, mostrando uma miniatura da arte do álbum e uma imagem do artista na imagem de fundo – o aplicativo padrão mostra imagens em baixa resolução, e para poucos artistas. O Nokia Música apresenta o Mix Radio, um agregador de canais de música online. Ele faz streaming de músicas que fazem parte de playlists disponíveis em canais divididos por gênero musical. Além disso, é possível criar canais personalizados de músicas, em que você adiciona artistas e o app busca recomendações similares, no mesmo estilo do Pandora. Ótimo para descobrir novas músicas. A loja de músicas usa informações da sua conta Nokia – quem comprou os aparelhos XpressMusic que vinham com 6 meses de música grátis pode resgatar suas contas.

Câmera

023

A câmera com tecnologia PureView é a cereja do bolo no Lumia 920, e também é seu principal argumento de vendas. A Nokia não define PureView como sendo uma especificação técnica ou funcionalidade, mas sim como alta qualidade fotográfica. Esta câmera possui sensor BSI de 8.7 megapixel, com tamanho de 5 x 3,5 mm (como comparação, o do iPhone 5 tem 4,54 x 3,42 mm) – características que garantem alta performance em ambientes com baixa iluminação, permitindo assim baixo nível de ruído.

024

O conjunto óptico Carl Zeiss possui abertura f 2.0 e sistema de estabilização óptica de imagem (OIS), que consegue compensar pequenas tremidas ao tirar fotos e gravar vídeos. O resultado são fotos e vídeos mais nítidos, sem borrões. O aparelho possui também flash de LED duplo, que produz alta luminosidade e, ao contrário dos modelos xênon, pode manter-se ligado durante a gravação de vídeos. Apesar do sensor possuir 8,7 MP de resolução, as fotos terão resolução máxima de 8 MP em modo 4:3 e de 7,1 MP em modo 16:9. Isto se deve ao fato de que o sensor é maior, para permitir a entrada de mais luz, e o modo 4:3 (distância focal equivalente de 28 mm) utiliza toda a altura disponível do sensor, cortando as bordas laterais, enquanto o modo 16:9 (distância focal equivalente de 26 mm) utiliza toda a largura disponível do sensor, cortando as bordas superior e inferior. Além da câmera principal, há também uma câmera frontal de 1,3 MP e abertura f 2.6, utilizada para fotos, vídeos e videochamadas  A qualidade de imagem é muito boa e há aplicativos que funcionam apenas nela, como o Nokia Glam Me (falaremos mais à frente).

022

O aplicativo Câmera do Windows Phone vem como padrão, e é ele que é chamado ao se pressionar o botão de disparo da câmera. Este aplicativo possui interface simples, com botões para o modo Vídeo, alternar para a câmera frontal, ligar/desligar flash e chamar outros aplicativos de fotos, como o Panorama, Cinemagrafia e Foto Inteligente (falaremos mais sobre eles abaixo). O zoom digital de 4x é ativado pinçando na tela, da maneira como utilizamos o zoom ao visualizar imagens na galeria. O foco pode ser ajustado com o meio-curso do botão de disparo, ou então tocando na tela na área que se deseja colocar em foco. Além do modo Automático, ele permite os seguintes ajustes:

– Cenas: Close-up (fotos macro, para objetos próximos), Noturno (sem uso de flash, com tempo de exposição maior), Retrato Noturno (Tempo de exposição maior com um disparo de flash para evidenciar os objetos em primeiro plano), Esportes (baixo tempo de exposição, para objetos em movimento) e Luz de fundo (dispara um flash para iluminar o primeiro plano, compensando a luz de fundo)
– ISO: 100, 200, 400 e 800
– Exposição: -2 a +2 EV, em escala de 1/3
– Equilíbrio de branco: Nublado, Luz do dia, Fluorescente e Incandescente
– Fator de forma: 4:3 e 16:9
– Luz auxiliar de foco: ligada ou desligada

Dois aspectos que deixam a desejar no app Câmera: não é possível usar resoluções menores que a máxima (nem sempre queremos fotos grandes). Além disso, as fotos não aparecem com qualidade máxima na galeria de fotos. Nos primeiros dias de uso, achei que estava usando uma resolução baixa, mas descobri que quando as fotos são vistas no computador, aparecem como devem ser. O grande diferencial do sistema de estabilização de imagem, trabalhando em conjunto com o sensor de tamanho maior e a lente com grande abertura, vem nas fotos noturnas ou com pouca iluminação: é possível utilizar tempos de exposição maiores sem que a imagem saia borrada, e assim mais luz é captada pelo sensor. Abaixo, colocamos algumas fotos tiradas com o aparelho em diversas condições:

025

026

027

028

029

030

031

Em relação ao modo Vídeo, o Lumia 920 é capaz de gravar em Full HD (1080p) e HD (720p), com taxa de 30 fps. O aplicativo possui poucos ajustes: apenas equilíbrio de branco, utilização de foco contínuo e modo de vídeo (720p ou 1080p), e é possível manter ligado o flash de duplo led durante as gravações. Também é possível gravar vídeos com a câmera frontal, porém apenas com resolução HD (720p) O papel do estabilizador de imagem na gravação de vídeos se traduz em imagens menos tremidas e mais nítidas, seja com pouca ou muita luminosidade. Abaixo alguns exemplos de vídeos:

Aplicativos Nokia

A Nokia buscou diferenciar a experiência da linha Lumia desenvolvendo alguns aplicativos exclusivos. Eles vem com a promessa de tornar o uso do Windows Phone ainda melhor, como o caso do Nokia Música. Ainda existem outros, como:

HERE – O serviço Nokia Maps, que também já foi chamado de Ovi Maps, agora consiste numa suíte de aplicativos. O HERE Maps oferece mapas com vista de satélite, trânsito e transporte público. Ele também apresenta os favoritos salvos na sua conta Nokia, mostra locais próximos e rotas, que podem ser enviadas para navegação no HERE Drive+ Beta.

032

O HERE Drive+ Beta é um navegador que apresenta mapas em 2D e 3D, mostra pontos de interesse e possui uma funcionalidade muito útil, que é compartilhada com os demais aplicativos HERE: a possibilidade de utilizar mapas off-line. É fato que na cidade o sinal celular está (quase) sempre disponível, mas em viagens ficamos fora da área de cobertura de antenas. Nesta hora, ter um mapa off-line é fundamental para podermos chegar ao destino de forma segura. E também, caso não queiramos depender de conexão 3G, seja pela velocidade, disponibilidade ou custo, os mapas estão lá, prontos para nos servir. Ainda, há navegação por voz, disponível nos idiomas instalados no sistema operacional.

033

Por último, o HERE City Lens oferece uma experiência imersiva nos locais: você aponta a câmera e, através da localização pelo GPS e da bússola, o aplicativo mostra os locais que estão por perto de você. Uma ótima maneira de explorar locais desconhecidos.

034

#2InstaWithLove – iniciativa da Nokia incentivando o Instagram a disponibilizar o app para Windows Phone. Você tira uma foto, aplica um filtro “vintage” e publica nas redes sociais com o hashtag #2InstaWithLove. Não é a mesma coisa, mas vai que a proposta funciona…

Cinemagrafia – Assim como o Instagram, o Cinemagram também não está disponível para Windows Phone, e a Nokia criou seu próprio aplicativo. Ele permite que você compartilhe as animações através de e-mail, redes sociais e mensagens. Veja um exemplo:

WP_20130416_17_35_04_Cinemagraph

Criador de Toques – uma vez que o Windows Phone não permite o uso das músicas armazenadas na biblioteca do aparelho, este aplicativo cria toques a partir destas músicas e os disponibiliza na biblioteca de toques do aparelho.

Estúdio Criativo – aplicativo bem prático para correções e ajustes de fotos on-the-go. Permite ajustar o equilíbrio de cores, brilho, claridade e vibratilidade, além de corrigir olhos vermelho, cortar e girar a imagem. Também é possível aplicar alguns filtros de cor na imagem.

035

Foto Inteligente – Sabe quando a gente tira um retrato e mexe a boca, ou pisca? Este app tira uma sequência de cinco fotos, e você escolhe aquela que ficou melhor. Além disso, ele possui dois recursos úteis: alterar faces, em que ele reconhece as faces na foto e permite que você selecione as melhores exposições, e apagar objetos, para deletar objetos que se movem – como os bicões que entram na foto, ou pessoas passando por trás.

036

Melhores Apps – uma lista de aplicativos recomendados pela Nokia, listados em destaques e em categorias. Todos os aplicativos fazem parte do Windows Marketplace.

My Nokia – Aplicativo que traz notícias e informações sobre o universo Nokia.

Nokia Care – Aplicativo que traz informações sobre a operação do aparelho. Útil para quem quer conhecer mais sobre o smartphone. Disponível em inglês.

Nokia Glam Me – feito pra quem gosta de tirar auto retratos, ele funciona apenas com a câmera dianteira do aparelho. Depois de tirada a foto, o aparelho permite a aplicação de efeitos, como suavização de linhas de expressão e destaque nos olhos. Também é possível aplicar máscaras como gotas de chuva e aquarela. Abaixo o resultado com a nossa modelo:

037

Nokia Trailers – Mostra as últimas novidades em trailers de filmes. O aplicativo possui, também, um calendário com os lançamentos, permite criar uma lista de filmes para assistir e busca cinemas próximos com o auxílio do GPS.

Nokia Xpress – Para quem não gosta do Internet Explorer, a Nokia desenvolveu o browser Xpress, que conta com recurso de compressão de dados semelhante ao Opera Turbo: ele envia os dados para um servidor proxy na Nokia, que os comprime e envia ao aparelho.

Panorama – A Nokia desenvolveu seu próprio aplicativo para tirar fotos em panorama. Ele funciona muito bem, porém tem uma limitação: apenas é possível mover a câmera da esquerda para a direita. Veja exemplo abaixo (clique em cima para visualizar em tamanho maior):

038

PhotoBeamer – Você quer mostrar uma foto em tamanho grande, e tem um computador conectado à internet? Fácil, você escolhe a foto que deseja mostrar, acessa o site do PhotoBeamer (que mostra um QR code) e mira a câmera no QR code. Pronto, em instantes a foto aparece na tela grande.

SophieLens – Apenas um aplicativo para adicionar efeitos de lente nas fotos. Ele possui dois pacotes de filtros gratuitos, e dois disponíveis na versão Pro. Ele permite que você veja em tempo real o filtro aplicado.

039

Conclusão

O Nokia Lumia 920 é um aparelho como poucos, e para poucos. Seu alto padrão de acabamento e materiais, aliado a um hardware de peso – no que conta muitos pontos a excelente câmera traseira – contrasta com o sistema operacional Windows Phone 8, ainda que tenha um toque especial com os aplicativos da Nokia. O sistema operacional vem evoluindo desde o lançamento do Windows Phone 7, porém os concorrentes iOS e Android estão em posição consolidada no mercado. O Windows Phone, no entanto, procura seu espaço no mercado e tenta agradar seus usuários de outras formas. Se você quer um celular que tire fotos excelentes, seja rápido, fácil de manusear, elegante e estiver disposto a mudar de plataforma (caso ainda não use Windows Phone), este é o seu aparelho.

Porque comprar? é um Nokia. A qualidade de construção é excepcional, e a câmera continua sendo a melhor do mercado.
Porque não comprar? é Windows Phone 8. Ele ainda patina em alguns aspectos básicos superados pela concorrência, como a multitarefa e as notificações.
Algo mais? – Os aplicativos Nokia, como o HERE Maps, são recursos interessantes para se destacar da concorrência.
Preço sugerido: R$ 1.999,00

Mais informações no site da Nokia.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top