Conecte-se conosco
Nokia Pro Camera

MOBILE

Review: Nokia Lumia 925

O Lumia 925 não é o smartphone mais caro da Nokia disponível no Brasil, mas nem por isso deixa de ser o seu topo de linha. Confira nossas impressões sobre o mais novo membro da família Windows Phone.

Nokia Lumia 925

Nokia Lumia 925

 

Apresentado pela Nokia pela primeira vez em maio, o Lumia 925 não teve muito tempo no cargo de carro-chefe da fabricante finlandesa de smartphones; em julho, com a chegada do Lumia 1020, os esforços de marketing da companhia se voltaram em peso para o novo aparelho e sua inacreditável câmera de 41 megapixels. Mesmo assim, aqueles que pretendem se aventurar nas águas do Windows Phone devem prestar atenção nos próximos parágrafos: o Lumia 925 também tem seus encantos.

Design

Apesar da semelhança de suas especificações com o antecessor Lumia 920, o 925 quebra vários conceitos na linha de Windows Phones da Nokia. É o primeiro com corpo (parte) metálico. É vendido em apenas três cores (preto, branco e cinza). É o mais leve e fino aparelho da família Lumia, especialmente comparado aos outros topos de linha (920 e 1020).

Embora a traseira do aparelho ainda seja de plástico, a borda em alumínio confere diferencial a este aparelho e um ar premium difícil de encontrar até mesmo em smartphones dessa faixa de preço. Além disso, ela confere resistência ao corpo de 8,5 mm do aparelho.

Na parte frontal, não há novidades: é praticamente toda ocupada pela tela de 4,5 polegadas. Os botões do Windows Phone (Voltar, Tela Inicial e Bing) ficam abaixo da tela e um alto-falante para chamadas e câmera frontal acima. A tradição se mantém também nas laterais: à direita, botões de volume, liga/desliga e câmera. À esquerda, nada).

Hardware Design Nokia Lumia 925

Design do Nokia Lumia 925

 

O conector micro-USB, a entrada para fones de ouvido e para o cartão Micro-SIM ficam no topo. Particularmente prefiriria esta entrada na parte inferior do aparelho. Um ponto negativo é a ausência de entrada para cartões de memória MicroSD. No Brasil está à venda apenas a versão de 16 GB, sendo 14 GB disponíveis ao ligar o Lumia 925 pela primeira vez.

Na traseira em plástico, fica a câmera PureView de 8,7 megapixels. Nessa região, há uma elevação devido ao tamanho da câmera, mas ela não afeta em nada o uso do aparelho. Ao lado está o Flash LED duplo. Na parte inferior da traseira fica o (competente) alto-falante.

Bateria

A bateria de 2000mAh do Lumia 925 não é removível e apesar de possuir tecnologia de carregamento sem fio, é necessário adquirir uma capa e um carregador separadamente para usufruir do recurso. Sob uso direto, alternando entre conexão 3G e Wi-Fi, com brilho automático, o 925 durou aproximadamente 7 horas, o que está dentro do esperado para a maioria dos smartphones.

Tela

A tela do Lumia 925 possui 4,5 polegadas e resolução WXGA (1280 x 768 pixels). Essa é uma resolução mais alta que a encontrada na maioria dos Windows Phones, geralmente de apenas 800 x 480, e o sistema foi adaptado para fazer o melhor uso possível dos pixels extras. Mesmo assim, é possível encontrar smartphones com resoluções superiores na mesma faixa de preço. O vidro protetor é Gorilla Glass 2 e a Nokia embutiu sua tecnologia ClearBlack para melhorar a visibilidade sob a luz do sol.

Lumia 925 Sample Picture

Foto tirada com o Lumia 925

 

O visor do Lumia 925 é AMOLED, tecnologia que casa bem com a interface do Windows Phone, com seus pretos profundos fundindo a tela com a borda do aparelho e as cores fortes saturadas dos tiles flutuando na Home Screen. Porém, a tela do 925 sofre do mesmo problema observado em outros aparelhos com a mesma tecnologia AMOLED: um tom esverdeado nos brancos, especialmente quando a tela não está diretamente à frente dos olhos. Nas configurações do sistema, é possível ajustar a exibição de cores, mas não o suficiente para remediar os ângulos de visão.

Desempenho

Como adiantado, as especificações internas são basicamente as mesmas do antecessor, Lumia 920. Com 1 GB de memória RAM embarcada no aparelho, é possível desfrutar de todos os 200 mil aplicativos da Loja do Windows Phone, incluindo games como Halo: Spartan Assault, The Amazing Spider-Man, FIFA 13 e aplicativos de vídeo e imagem como o Hiptamastic Oggl, que até pouco tempo era restrito aos aparelhos com essa capacidade de memória.

O processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz mantém o sistema operacional e os aplicativos fluindo, uma característica da qual o Windows Phone sempre desfrutou, mas que é ainda mais evidente com o conjunto de processamento e memória RAM do Lumia 925.

O que também colabora para tornar tudo mais rápido no aparelho é a conexão LTE (4G) compatível, lógico, com as bandas de telefonia brasileiras.

Câmera

A câmera de 8,7 megapixels PureView, lentes Zeiss flash LED duplo do Lumia 925 é (novamente) praticamente a mesma do Lumia 920, ou seja, excelente. Fotos tiradas em ambientes com pouca iluminação são o grande destaque desta câmera que capta o máximo de luz disponível, resultando em imagens mais nítidas do que a maioria dos smartphones é capaz de proporcionar. Suas fotos na balada nunca mais serão as mesmas.

Outro recurso presente no aparelho é o sistema de estabilização de imagem (OIS). Graças a ele, pessoas com mãos não tão firmes (como as minhas) também podem tirar fotos de qualidade, sem tremidas. Embora não tenha sido 100% eficaz no meu uso, o OIS é uma mão na roda, principalmente em um aparelho tão leve.

Nokia Pro Camera

Nokia Pro Camera

 

Uma parte importante da experiência de tirar fotos com um smartphone são os aplicativos disponíveis. Nesse ponto, o Lumia 925 – e a Nokia em geral, se destaca. O aplicativo Nokia Pro Cam torna o uso de funcionalidades avançadas da câmera como ajuste de ISO, foco, balanço de branco, etc. acessível até mesmo para usuários acostumados a deixar tudo no automático e estimula a exploração desses recursos. Outro app desenvolvido pela Nokia, o Smart Cam, permite o chamado Burst Mode em que uma dezena de fotos é tirada consecutivamente após o disparo da câmera. Com tantas imagens, é possível escolher a melhor foto, remover objetos da cena, ajustar os rostos caso alguém tenha saído piscando ou sem sorrir, etc. Estes dois apps irão se fundir em breve em único aplicativo chamado Nokia Camera.

Quanto à gravação de vídeo, a câmera principal do Lumia 925 faz filmes em qualidade Full HD (1080p) a 30fps. A tecnologia de estabilização de imagem também está presente na captura de vídeo. A câmera frontal de 1,2 MP filma em 720p, qualidade boa para video conferências (e selfies). Para visualizar as fotos tiradas com o Lumia 925, acesse o álbum no SkyDrive.

Sistema Operacional e Aplicativos

Como sempre em se tratando de Windows Phone, a maior questão recai sobre as funções do sistema o ecossistema de aplicativos. A boa notícia é que de fato a situação tem melhorado nos últimos meses com a chegada de aplicativos e jogos populares, há muito desejados pelos usuários da plataforma: Instagram, Vine, CamScanner, Waze, Easy Taxi, PLEX, Meu Malvado Favorito: Minion Rush, iFruit, Subway Surfers, Asphalt 8, Angry Birds Go!, My Talking Tom, etc.

Some-se a esses títulos, o novo aplicativo do Facebook, WhatsApp constantemente atualizado, bons apps de terceiros como o Tweet It! para Twitter, Readit para Reddit e 6Snap para o Snapchat e nomes que chegam em breve como Flipboard, Path e GTA San Andreas e se tem um pacote competente de apps disponíveis.

Lumia 925 Configurações 4G

Configurações do Lumia 925

 

O Lumia 925 sai de fábrica com a segunda atualização do Windows Phone 8 (GDR2) e o pacote Nokia Amber. A terceira atualização do sistema (Update 3) deve ser liberada nos próximos meses e incluirá recursos que melhoram a experiência de uso como a possibilidade de fechar apps no multitasking, bloquear a rotação de tela, Modo Carro, sons personalizados para aplicativos, entre outros.

Conclusão

Se você já possui um Windows Phone e está pensando em adquirir um novo aparelho, o Lumia 925 é provavelmente a melhor escolha (a menos que você já seja dono de um Lumia 920). Embora o Lumia 1020 conte com a super câmera de 41 megapixels, a praticidade, tamanho, peso, hardware premium e preço do 925 são diferenciais e tanto.

Os pontos de atenção ficam no armazenamento de apenas 16 GB (lembre-se que suas fotos ocuparão bastante espaço) sem opção de expansão via microSD e o ecossistema de apps, que embora esteja em expansão, pode não satisfazer usuários que queiram sempre os apps mais atuais e com o máximo de funções.

Donos de smartphones com Android ou iPhones que tenham interesse em migrar (e encarar) a plataforma da Microsoft tem no Lumia 925 a chance de dispor de tudo que o Windows Phone e a Nokia tem a oferecer e com estilo.

O Nokia Lumia 925 já está à venda em todo o país pelo preço sugerido de R$ 1.499,00 e pode ser encontrado na loja virtual da Nokia, Extra, Casas Bahia e outras redes de varejo.

Já vivia na nuvem antes de ser modinha.

Comentários

Mais de MOBILE

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top