Connect with us

Geral

Review: Notebook gamer Acer V Nitro 17 Black Edition (VN7-792G-79M8)

Será que o notebook gamer V Nitro 17 Black Edition que é necessário para conquistar o consumidor?

A Acer possui uma linha de notebooks voltado para gamers há algum tempo, mas seus modelos são relativamente recentes no Brasil. E é fácil entender o motivo. PCs estão em declínio há anos, mas este é um fato que não afeta o segmento gamer. Isso tanto em desktops quanto notebooks, e o V Nitro 17 Black Edition (modelo VN7-792G-79M8) da Acer vem exatamente para explorar esse mercado. Será que ele tem o que é necessário para conquistar o consumidor? Vamos ver nas próximas linhas.

Design

acer10

Notebooks gamer ficaram famosos por suas dimensões avantajadas, algo justificado pela configuração mais potente e seu sistema de refrigeração. O V Nitro 17 não foge à essa regra. Afinal, trata-se de um modelo de 17,3 polegadas mas, apesar disso, seu design é inquestionavelmente caprichado. Ele é inteiramente coberto por uma camada emborrachada preta e tampa texturizada, o que fica não só bonito, mas também evita que os punhos escorreguem durante o uso.

  • Dimensões: 424 mm x 297 mm x 23 mm;
  • Peso: 3,06 kg;

Há uma placa de metal na região das dobradiças com um LED vermelho. Ambos são detalhes exclusivamente estéticos, deixando o V Nitro 17 com um aspecto agressivo. Algo, aliás, condizente com sua proposta. É difícil não olhar para ele e identificá-lo como um modelo voltado para jogos. Em especial por ser um modelo pesado, dificilmente recomendado para levar na mochila. Apesar disso, seu visual faz com que ele pareça um Ultrabook com dimensões maiores.

Tela

Com 17,3 polegadas, o V Nitro 17 praticamente elimina a necessidade de um display externo. É tamanho o suficiente para uma experiência confortável, e que combina com sua resolução de 1920×1080 (Full HD). Considerando o preço dele, seria natural esperar uma resolução maior, seja ela QHD ou 4K, mas a configuração presente combina mais com o Full HD do que com resoluções maiores.

acer9

Qualidade não falta, também. As cores são bem pronunciadas, assim como as taxas de contraste. Mais do que ficar bonito, certamente melhora a experiência na hora de jogar, ainda mais com filtros e efeitos ativos.

Configuração

A cereja do bolo do V Nitro 17 é, de longe, sua configuração:

  • Intel Skylake Core i7-6700HQ: quad-core de 2.6 GHz (3.5 GHz em Turbo Boost), 8 Threads;
  • 16 GB DDR4 2133 MHz (2×8 GB);
  • Intel HD 530 + NVIDIA GeForce GTX 960M (4 GB GDDR5 dedicado);
  • Disco primário: 256 GB SSD (SATA M.2 NVMe);
  • Disco secundário: HD de 2 TB (para dados);

Não tivemos tempo de testar jogos mais exigentes, mas não sentimos qualquer lentidão em títulos como FarCry 3 Blood Dragon, 7 Days to Die e State of Decay (todos no high). Durante os jogos, o cooler trabalhou de forma intensa, mas sem chegar a fazer muito barulho. Como ele foi projetado para um ritmo de trabalho mais pesado, não sentimos aquela insegurança de rodar algo pesado, como acontece com notebooks normais. A região do teclado continuou fria mesmo depois de mais de 1 hora de jogo.

3dmark disk
pcmark8

O mesmo ocorreu quando renderizamos um vídeo em Full HD no DaVinci Resolve 12, um programa conhecido por “sugar” GPUs da NVIDIA. Mesmo com o processador a 100% e a GPU trabalhando no máximo, o V Nitro 17 não nos deixou na mão. Esse resultado certamente faz dele um modelo voltado para quem busca uma configuração digna de um desktop, trazendo uma refrigeração semelhante, com a portabilidade de um notebook.

Bateria

Temos aqui um ponto que nos decepcionou. Mesmo que notebooks gamer não sejam lá muito famosos pela alta autonomia, o V Nitro 17 certamente ficou abaixo da média. Com uso comum, navegando em sites e assistindo alguns vídeos no Youtube, ele mal conseguiu ficar 1h30 fora da tomada. Em jogos, ele desligou em cerca de 50 minutos. Algo curioso, já que a bateria de 52,5 Wh não chega a ser pequena, e geralmente dura mais em configurações similares.

Teclado e touchpad

O teclado é comum, mas tem um toque especial por trazer iluminação na cor vermelha. Ele é extremamente confortável de digitar com suas teclas bastante suaves, com uma leve cobertura emborrachada. Porém, temos nossas críticas em relação ao layout. O botão ENTER, por exemplo, é dividido com a tecla SHIFT, o que causa erros ocasionais de digitação.

acer8

Outro ponto é a tecla DEL. Na maioria dos teclados, ela é uma tecla posicionada no canto superior direito, acima do BACKSPACE, antes do teclado numérico. Em vez disso, ela foi movida uma posição para esquerda, dando lugar à tecla HOME. Em ambos os casos, é uma questão de acostumar. Porém, um ponto que não gostamos é que o botão POWER é uma tecla comum, no canto superior direito. Isso causa acidentes ocasionais, sendo mais recomendado deixá-la separado em outro lugar do notebook.

acer7

O touchpad do V Nitro 17 Black Edition também é emborrachado, tendo um tamanho respeitável até. Poderia ser um pouco mais preciso, algo que não conseguimos ajustar mesmo depois de diversas tentativas. Não chega a ser um problema, já que gamers raramente o utilizam para jogar, estando lá mais para quebrar o galho na ausência de um mouse.

Conectividade e som

A lista de conexões do V Nitro 17 Black Edition inclui:

  • 2 x USB 3.0;
  • 1 x USB 2.0;
  • 1 x USB 3.1 (híbrido com Thunderbolt 3);
  • HDMI;
  • Microfone e fone de ouvido;
  • Leitor de cartões SD;
  • Ethernet RJ-45;
  • Leitor de CD/DVD/BluRay;

Ou seja, ele é compatível com o que há de mais moderno no mercado. Monitores com resoluções maiores que trazem um hub dedicado também são compatíveis com o V Nitro 17 Black Edition através do USB 3.1 ou Thunderbolt.

acer1 acer2 acer3

No departamento de conexões sem fio, o modem Atheros QCA6174 não decepciona, sendo compatível com Wifi AC e Bluetooth 4.0. Por último, vale um destaque especial para o sistema de som, compatível com o padrão Dolby Digital. São 4 caixas de som que geram um som bastante alto, sem distorcer músicas ou s trilha sonora de games.

Conclusão

Notebooks gamer não são famosos por serem baratos, e o  V Nitro 17 Black Edition não foge à essa regra. O encontramos por uma média de R$ 11.000, não fugindo muito de modelos com configuração similar voltado para jogos. Ainda assim, é um valor bastante alto, ainda que seja difícil ver alguém decepcionado em comprar um monstrinho desses.

Crédito das imagens

Acer V Nitro 17 Black Edition

Acer V Nitro 17 Black Edition
8.2

Design

9/10

    Desempenho

    10/10

      Bateria

      8/10

        Tela

        9/10

          Preço

          6/10

            Pros

            • Tela
            • Desempenho
            • Design

            Cons

            • Preço
            • Bateria
            • Posicionamento de algumas teclas

            Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

            Comments

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top