Conecte-se conosco
razr-hd-hero-motorola

Android

Review: Razr HD – primeiro telefone 4G do Brasil

Review Motorola Razr HD 4G com Icecream Sandwich, sem MotoBlur, apps e jogos incluídos. Launcher nativo com funcionalidade que ajudam usuário comum. Smart Actions para automatizar ações…

Motorola Razr HD

Chegou minha hora de falar do Motorola Razr HD, que eu acompanho desde o lançamento agosto. Achei bem interessante na época mas, como qualquer novidade da Motorola, sempre fico com certo receio, em razão de alguns conhecidos erros e descuidos da empresa no passado.

O Razr HD é muito bonito, tem um design que hoje considero a melhor opção dentro os aparelhos vendidos no Brasil. O ponto negativo fica a cargo da bateria ser fixa e de apenas 2.5mAh, o que, considerando o meu uso, não é suficiente para um dia inteiro. Mas, concordo com a opinião da Motorola que isso deve ser suficiente para boa parte das pessoas, eu realmente estou fora da curva, mesmo quando comparo com amigos hard users. Ele tem 4G, mas isso infelizmente não tem valor no Brasil, em razão da falta do amplo suporte para esse tipo de conexão pelas operadoras nacionais. Tirando uma ou outra cidade experimental, o 4G ainda é uma lenda nacional…

A câmera dele é apenas razoável, mas até hoje nunca vi um aparelho da Motorola com boa câmera. Seu principal “defeito” é não ter o shooter rápido, presente nos lançamentos de outras marcas concorrentes desde o Galaxy Nexus (Samsung-Google). Para quem tem filhos pequenos, sabe o quanto isso é importante. Desde que peguei o Galaxy Nexus, nunca mais tiro apenas uma foto, registrando no mínimo 3 fotos (e depois confirmando qual ficou melhor). Isso tem ajudado MUITO, pois agora não tenho mais problemas com pessoas piscando na foto ou mesmo sem sorrir, etc. E, para fotografar crianças, um shooter rápido é uma maravilha.

Razr HD - Câmera

Em termos de modificações, o Razr HD já seguiu o padrão do Razr MAXX com uma interface Android com poucas modificações. A antiga interface Blur realmente já era (para nossa sorte! =)). As modificações nos menus são bem simples, apenas adicionam um pouco de cor que deve ser bem recebido pelo usuário. Acho que é um pequeno diferencial para o mercado, e sem dúvida nenhuma é algo muito melhor que o TouchWiz da Samsung (que particularmente não consigo gostar).

Razr HD - ConfiguraçõesRazr HD - Menu

O aparelho já vem com os aplicativos oficiais de Twitter e Facebook, que não podem ser desinstalados. Isso deve facilitar a vida de muita gente, mas não a minha que uso o Tweetdeck e FriendCaster. Outros apps inclusos de fábrica são o software da Saraiva, Netflix, QuickOffice e os joguinhos do Shrek Kart e Plants vs Zombies.

Razr HD - Launcher 05Razr HD - Launcher 07
Razr HD - Launcher 08Razr HD - Launcher 09

O launcher padrão do aparelho é bem interessante. A Motorola inseriu à esquerda um tela fixa com configurações básicas do sistema, uma solução elegante, que ajuda um usuário leigo a configurar basicamente as telas dando algumas opções de fábrica.

Razr HD - Launcher 01Razr HD - Launcher 02

Razr HD - Launcher 03Razr HD - Launcher 04

O Smart Actions criado exclusivamente pela Motorola é muito útil. Você consegue configurar, de forma simples, diversas ações no aparelho baseadas em localização ou bateria. Por exemplo: você pode configurar o volume do toque baseado em localização, ou seja, pode baixar o toque quando está no trabalho e aumentar o volume quando sair (o aparelho ajusta automaticamente de acordo com informações do GPS ou conexão WiFi). Para quem gosta de algo assim e não tem um Motorola, existem alternativas na Google Play Store como os apps Lhama e Tasker.

Razr HD - Smart Actions

Minha consideração final: O aparelho é um ótimo lançamento, porém chega ao mercado com pelo menos uns 8 meses de atraso em relação aos concorrentes diretos. Em casa, tenho um Samsung Galaxy Nexus e um Samsung Galaxy SIII, e o Razr HD é visivelmente inferior a ambos.

Em termos de especificações, é apenas um dual-core com 1GB de RAM, bem modesto para os padrões atuais. Além disso, ele vem com Android Icecream Sandwich e, segundo a Motorola, até o final do ano teremos a atualização para a versão Jelly Bean (4.1), Ou seja, como tivemos no dia 29/10 anúncio de mais uma versão do Android (Jelly bean 4.2), a atualização programada para o Razr HD já vai chegar “desatualizada”.

Razr HD - Versão Android 01Razr HD - Versão Android 02

Além disso, o Razr HD está hoje no mercado pelo mesmo preço do Galaxy SIII: cerca de R$ 1.699. E, nessa briga direta o Razr HD leva “vantagem” apenas por possuir suporte ao 4G. O SIII já está sendo atualizado com a versão Jelly Bean do Android pelo mundo, e modelos nacionais devem recebê-la em breve. Enquanto isso, a Motorola ainda não colocou o Jelly Bean no Razr HD em nenhum lugar do mundo. Tá na hora de acelerar, hein Motorola?

.

Android harduser, já passei por literalmente todas as versões do Android. Lista de aparelhos que ja tive: HTC G1 (1.0, 1.5, 1.6), Motorola Milestone (2.0, 2.1, 2.2), Nexus S (2.3, 4.0), Galaxy Nexus (4.0, 4.1), Galaxy SIII (CM10.1), Galaxy S4 i9505 (CM11) e os atuais, Moto X 4.4.2 e Asus Transformer (3.2, 4.0). E tem também o outro lado, que gosta de fugir da loucura que é São Paulo e se esconder no meio do mato!

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top