Conecte-se conosco
Motorola Moto 360 smartwatch relogio (21)

Android

Review: relógio inteligente Moto 360 da Motorola

O Moto 360 é a tentativa da Motorola de mudar o novato mercado de relógios inteligentes, apresentando uma “obra prima” em design, com tela circular. Saiba mais sobre ele…

Motorola Moto 360 smartwatch relogio (21)

O Moto 360 é a tentativa da Motorola de mudar o novato mercado de relógios inteligentes (smartwatches, em inglês), apresentando uma “obra-prima” em design, com tela circular. Ele já está à venda nos Estados Unidos e roda o Android Wear, sistema do Google especializado em “gadgets vestíveis”. Mas, será que as novidades compensam o investimento? E a bateria? Ela dá conta do recado? Veja abaixo:

Pontos Positivos:

  • Display circular;
  • Corpo de metal;
  • O melhor design em um smartwatch;
  • Sistema Android Wear do Google;
  • Carregamento sem fio;
  • Resistente à água e poeira;

Pontos Negativos:

  • Bateria não atinge 24 horas de uso;
  • Sistema Android Wear ainda com bugs e atrasos;
  • Sem conectividade Wi-Fi ou NFC;
  • 100% dependente do smartphone;

Display e Design

Motorola Moto 360 smartwatch relogio (21)

O relógio tem tela de LCD retroiluminada, com 1,56 polegadas e resolução de 320×290 pixels. Com a primeira tela circular envolta em uma linda peça de aço inoxidável, o Moto 360 é uma obra prima em design e engenharia, provando que smartwatches não precisam ser feios e podem ser gadgets que realmente gostaríamos de usar.

No entanto, existe uma “área morta” na tela do smartwatch, onde está o sensor de luz ambiente. Ela é talvez o único ponto negativo em relação ao design do Moto 360, mas justifica-se pela opção da empresa em não criar um relógio com bordas mais gordas, caso optasse por ocultá-la.

O modelo se ajusta ao pulso confortavelmente e é vendido em duas opções de cores, preto e cinza, com pulseiras feitas de couro legítimo Horween. Futuramente, a empresa lançará uma versão com pulseira de metal, mas você pode usar qualquer pulseira no padrão 22 milímetros no Moto 360.

Resistência à Água e Poeira

Este smartwatch possui certificação IP67, ou seja, aguenta mergulhos de até 1 metro de profundidade, por 30 minutos. A certificação inclui resistência à poeira. Ele tem tela com vidro temperado Corning Gorilla Glass, para prevenir arranhões. O Moto 360 é um gadget leve, pesando apenas 49g.

Android Wear

Motorola Moto 360 smartwatch relogio (21)

Sendo um gadget com o Android Wear do Google, ele permite receber notificações de mensagens e aplicativos na tela do relógio. E-mails, mensagens de texto (SMS), Whatsapp, Hangouts e até notificações de redes sociais como o Facebook ou Google+ aparecem no relógio. Elas aparecem na tela em formato de cartões interativos (cards, em inglês), que você pode visualizar, responder (com reconhecimento de voz) ou arquivar. Caso não haja ação disponível, ainda é possível enviar o conteúdo para visualizá-lo na tela do smartphone.

Diversos outros aplicativos disponíveis na Google Play possuem suporte para o Android Wear. Eles adicionam funcionalidades ao sistema como controle de volume, bússola, recursos de notificações e mensagens, registro de atividades físicas e alertas de medicação ou consumo de água, etc. Lá você encontrará nomes conhecidos como Facebook, Whatsapp, Runtastic, Tinder, Trello, IFTTT, Google Keep, Duolingo, Hangouts, Google Maps.

Vale lembrar que existem pequenos erros de sistema. O Android Wear é novo e algumas de suas arestas ainda precisão de correção. Cards podem se mover de forma estranha ao visualizá-los, e o reconhecimento de voz muitas vezes falha. Mas, rumores indicam que o Google logo apresentará uma nova atualização de sistema, fazendo com que relógios e outros gadgets ganhem funcionalidades, tenham bugs corrigidos e se tornem mais independentes do telefone.

Interface e Faces de Relógio

Motorola Moto 360 smartwatch relogio (21)

Um dos pontos altos do Moto 360 e do Android Wear está na interface. Ela é inspirada no Android 5.0 Lollippop, que acaba de ser lançado, e se baseia em belas faces de relógio e cartões com informações de apps e mensagens.

O relógio já vem de fábrica com 6 opções de interface pré-carregadas: minimal, dial, rotate, classic, retrograde e digital. Além destas, diversas outras criações estão disponíveis na Google Play Store.

Em breve, a gente publica um post com as melhores sugestões de faces para o Moto 360 para você se divertir, ok?

Comandos de Voz:

Talvez uma das grandes vantagens do Moto 360 seja a facilidade de usá-lo com comandos de voz. O relógio funciona como um Google Now – o assistente pessoal do Google – de pulso. Basta inclinar o pulso e dizer “Ok Google” para então recitar comandos, responder mensagens, definir lembretes, verificar a previsão do tempo, agendar compromissos, definir um alarme ou até navegar com o Google Maps.

Carregamento sem fio

Motorola Moto 360 smartwatch relogio (21)

A bateria dura um dia de uso (depois da última atualização, comprovamos que ela dura em torno de 15 horas). Depois, é só colocar o smartwatch no dock de carregamento sem fio. Ele carrega rapidamente o relógio, atingindo 100% de bateria em menos de 1 hora.

Aqui, faço um comentário pessoal sobre o incômodo com docks e bases de carregamento. Quando o gadget não permite o carregamento direto por uma entrada MicroUSB, você vai ficar dependente da base. Se quiser carregar o relógio onde estiver, precisará de um cabo e da base sempre com você. Se perdê-la, pode começar a chorar, já que as empresas não costumam disponibilizar o acessório avulso no mercado. Neste quesito, apenas o smartwatch da Sony e ganha pontos por usar carregamento via MicroUSB.

Sensores, saúde e fitness

Motorola Moto 360 smartwatch relogio (21)

Como não poderia faltar, em meio à febre de se utilizar gadgets e aplicativos em prol da saúde, o relógio da Motorola possui monitor de frequência cardíaca e app de atividade cardíaca Moto 360. Também possui sensor pedômetro, que conta cada passo do nosso atleta.

Especificações

O Moto 360 possui processador TI OMAP 3, 4 GB de armazenamento interno e 512 MB de memória RAM. Seu sistema operacional é o Android Wear. Ele possui conectividade Bluetooth 4.0 e é compatível com qualquer smartphone que possua Android 4.3 ou superior. Para verificar a compatibilidade visite este site. Veja abaixo a lista completa de especificações:

  • Tela: 1,56 polegadas, LCD, 320 x 290; 205 ppi;
  • Proteção: vidro especial Gorilla Glass;
  • Processador: TI OMAP 3;
  • Sistema Operacional: Android Wear;
  • Memória RAM: 512 MB;
  • Memória interna: 4 GB;
  • Bateria: 320 mAh;
  • Carregamento sem fio: sim;
  • Peso: 49g;
  • Sensores: pedômetro, frequência cardíaca;
  • Conectividade: Bluetooth 4.0 Low Energy;
  • Dimensões: 46mm x 11mm;
  • Certificação: IP67;

Montamos no Showmetech um comparativo de especificações com especificações do Moto 360, lado a lado com os concorrentes Apple Watch, Moto 360, LG G Watch R, Samsung Gear S e Sony SW3. Se você quiser ir mais a fundo, temos um breve review destes smartwatches, feito pela super Erika! Vale a leitura.

Preço:

E a boa notícia para os mais apressados é que o relógio já está à venda e custa US$ 249,99 (aproximadamente R$ 618,95), enquanto os concorrentes Samsung Gear S, Apple Watch e LG G Watch R ainda não chegaram às lojas.

A Motorola Mobility Brasil também prepara um evento de lançamento para o próximo dia 5 de novembro, onde acredita-se que será anunciada a venda do Moto 360 no país. Traremos mais informações assim que elas forem divulgadas.

Galeria de Imagens:

Unboxing:

Veja abaixo o unboxing  das duas versões do Moto 360 feito pelo site DetroitBorg:

Conclusão:

O Moto 360 é o melhor smartwatch disponível atualmente. Ainda que sua tela não seja 100% circular, ele respeita linhas de design que fazem dele o modelo mais bonito e prático à venda. Se você estiver confortável com o preço, não se arrependerá.

Mas, sem dúvida, a Motorola precisa descobrir como produzir uma tela completa e melhorar a duração da bateria, sem que isso signifique sacrificar o estilo do relógio. E, ainda não sabemos se a proposta oferecida por concorrentes como a Samsung – mais especificamente, smartwatches que são independentes de smartphones – se mostrará como o caminho mais ou menos certeiro para o mercado de relógios inteligentes.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top