Conecte-se conosco
miuiv5_banner

Android

REVIEW : ROM MIUI v5 Style Beta 3.0 para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100

Disponível para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100 a ROM MIUI v5 Style Beta 3.0 do dev @Moviestar, uma versão não oficial de uma das mais populares ROMs customizadas, a chinesa Xiaomi MIUI.

miuiv5_banner

Disponível para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100, a ROM MIUI v5 Style Beta 3.0 do dev @Moviestar é uma versão não oficial de uma das mais populares ROMs customizadas, a chinesa Xiaomi MIUI. Ela traz uma experiência nova ao usuário, além do Android Puro ou das versões desenvolvidas pelas marcas mais consagradas (TouchWiz da Samsung, Blur da Motorola, Sense da HTC e assim por diante).

A ROM MIUI v5 é baseada no Android Jelly Bean 4.2.1 com modificações no seu Launcher (visual e funcional) e em algumas funções e aplicativos nativos como: infinidade de novos widgets, inclusão dos apps Aqua Mail (cliente padrão de e-mail), App Hider, Mi-Voice, Mi-Music, AdAway Ad Blocking, MIUI v5 Keyboard. Além disso, foi adicionado gerenciamento de temas e gerenciador próprio de concessão de acesso ao root, entre outros.

Bom, vamos ao Tutorial/Review.

Download

O primeiro passo é fazer o download do arquivo ZIP desta ROM e gravar na raiz do seu cartão de memória ou em uma pasta dentro deste.

Esta arquivo, que contém o Kernel JB MCM Siyah e o Gapps, pode ser baixado na thread da página do MIUI Germany. Lá também é possível encontrar alguns screenshots, changelogs e a opinião de usuários.

Outra thread para acompanhar a opinião de alguns usuários é a do XDA-Developers.

Preparação do Aparelho

Antes de instalar o arquivo baixado é importante que o seu aparelho esteja completamente carregado, deve possuir o acesso ao root concedido e algum custom recovery instalado.

Como você deverá fazer um full wipe para a instalação e todos os aplicativos e dados do usuário serão apagados, recomendo que faça o backup de todos os dados do usuário. Para isto eu uso o Titanium Backup * Root, disponível no Google Play Store.

Instalação

Assim que seu aparelho estiver com a bateria completamente carregada, o backup dos aplicativos e dados de usuário realizado e o arquivo ZIP for salvo no seu cartão de memória, desligue o aparelho e reinicie em modo recovery.

Se você não sabe com iniciar o aparelho em modo recovery, é simples: basta manter pressionado o botão de volume, o botão de power e o botão home no seu aparelho desligado.

Uma vez no recovery, prepare o seu aparelho para uma instalação limpa segundo os passos abaixo:

1. Selecione o Wipe Data/Factory Reset;

2. Entre no menu Advanced e selecione Wipe Dalvik Cache;

3. Entre no menu Mounts and Storage e formate o System.

Pronto, você já limpou o seu aparelho e o deixou preparado para receber a nova ROM. Agora retorne ao menu inicial do recovery e opte por instalar arquivo ZIP, selecione o arquivo baixado no seu cartão de memória e aguarde a instalação.

Após a instalação, retorne ao menu principal do recovery e faça  o boot do aparelho.

Primeiro Boot e Ajustes do Aparelho

O primeiro boot até que não foi demorado considerando um padrão para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100, levando apenas três minutos.

miui-boot

Primeiro boot

Ao iniciar apareceram dois popups em alemão, mas como não entendo nada deste idioma, “chutei” e cliquei na opção da direita as duas vezes e apareceu a opção de continuar em inglês (esta ROM é originalmente em chinês, porém a versão foi desenvolvida na Alemanha e possui também suporte ao inglês. Nada de português, nem mesmo de Portugal).

miui-welcome

Não foi solicitado para configurar a conta do Google, apenas a conta da Xiaomi (quem já usou MIUI antes provavelmente tem uma conta). Será que a configuração da conta do Google era em algum dos popups e clicando neles aleatoriamente deixei passar? Tive que fazer isso manualmente através do Settings, mas isso é simples e rápido (desde que a conexão esteja ativa).

As próximas opções são para habilitar a sincronização das suas contas (Xiaomi, Google, etc.), habilitar o “find device“, ligar ou desligar os serviços de localização, etc.

O Launcher

miui-homescreen

O launcher está até mais bonito que a versão anterior (v4), apesar de apresentar pouquíssimas diferenças na homescreen. Porém, como toda ROM MIUI, esta apresenta transições ainda duras e tem aquele enorme defeito da MIUI de não existir App Drawer (ou gaveta de aplicativos), um dos principais diferenciais do Android para os seus concorrentes (o iOS também não possui e o do Windows Phone tem um formato extenso e cansativo).

Bom, o launcher permite o uso de widgets (um passo à frente comparando ao iOS, launcher que mais se assemelha ao MIUI), a organização dos aplicativos em pastas, configuração de wallpapers, alteração nas transições, etc.

Sinceramente, não curto o visual da MIUI e não pensei duas vezes em instalar um outro launcher mas há quem goste e goste muito, por isso experimente antes de instalar outro, vai que te agrada?

Barra de Notificações e Toggles

A barra de notificações é totalmente customizável, sendo possível mostrar a velocidade da rede, expandir notificações, selecionar quais aplicativos podem gerar notificações, etc.

miui-toggles

Os toggles, como já é padrão na MIUI, ficam em outra “aba” e são muitos (este recurso inclusive foi incorporado de forma semelhante no Android Jelly Bean). Os toggles disponíveis são: “Acces Control“, “Network Type“, “Guard“, “Torch“, “ScreenButton“, “Lock“, “Reboot“, “Power“, “Brightness“, “Auto-Brightness“, “Data“, “WiFi“, “GPS“, “Silent“, “Vibrate“, “Rotation“, “ScreenShot“, “Bluetooht” e “Airplane“.

Lockscreen

Existem diversas opções de lockscreen na opção de temas. algumas semelhantes ao Android Stock, outras ao TouchWiz,  iOS e mesmo ao Windows Phone, além de outras mais originais.

Personalização da Homescreen e Suporte a Temas

Um dos fortes das ROMs MIUI é a sua possibilidade de personalização e, para isto, a ROM conta com um excelente aplicativo para gerenciar temas. Nele você pode selecionar os temas que mais lhe agrada, baixá-los e usar da forma que quiser: utilizando só as fontes ou só o visual do lockscreen ou os ícones, os ringtones, wallpapers, barra de notificação, barra de status, visual do App de SMS, visual do dialer, animação de boot, áudio de boot, etc. É possível misturar tudo da forma que você quiser e muitos dos recursos deste aplicativo são funcionais mesmo utilizando outros launchers.

miui-themes

Conexões

A conexão 3G está excelente. Julgo estar melhor que nas versões experimentais, MSnapshots e Nightlyes da CyanogenMod 10.1 que eu vinha usando no aparelho.

Já a conexão WiFi me deu um susto. Logo que eu tentei acessá-la, mesmo com sinal excelente, pegando perfeitamente em meu Galaxy Nexus no S2, a conexão não fixava. Ele tentava conectar e parava. Insisti por cinco a dez minutos até que funcionou de vez. Depois, em outras redes WiFi, conectou de primeira sem nenhum problema.

O bluetooth funcionou perfeitamente, encontrou outros aparelhos facilmente e fez pareamento com um destes e com um teclado sem o menor problema.

O tethering também funcionou, compartilhando a conexão 3G tanto por bluetooth quanto por Wifi.

O GPS está conectando perfeitamente. Rápido e preciso ao se comparando com outros aparelhos e com o GPS Garmin 60CSX. Utilizei o aplicativo Waze sem problemas e joguei Ingress também sem o menor problema

Desempenho

Até o momento, a ROM vem se comportando bem, sem lags, sem travamentos, mesmo rodando há 20 horas sem reiniciar.

Fiz alguns testes no AnTuTu Benchmark, no Quadrant, no CF-Benchmark e no RL Benchmark (todos disponíveis no Google Play Store). Os resultados vocês conferem nos screenshots abaixo.

miui-bench1

Resultados do AnTuTu e do Quadrant

miui-bench2

Resultados do CF-Benchmark

miui-bench3

Resultados do RL Benchmark

Música

O aplicativo de música padrão da MIUI é muito bom, porém não sincroniza com a conta do Google Play Music, onde estão a maioria das minhas músicas. Portanto o aplicativo do Google Play Music é, para mim, fundamental.

miui-music

Vídeo

Assisti aos vídeos das animações do Angry Birds Toons sem problema. Ainda não assisti filmes em maior resolução mas acredito que não haverá nenhum problema, se compararmos às ROMs Stock e CyanogenMod 10.1.

Fotografia e Filmagem

Esta ROM não traz o aplicativo de fotografia da MIUI,, que é muito bom. Ela utiliza a última atualização do app da ROM AOSP, já com suporte a HDR, porém sem o recurso Sphere. Não notei diferenças ao compará-la com a CyanogenMOd 10.1 ou com a ROM Stock.

Gostei da qualidade do foco desta câmera em macro. Mesmo sendo o mesmo aplicativo, achei que o resultado ficou melhor com a MIUI que com a Stock ou a CM.

miui-foto-macro

Foto macro obtida com a câmera do Samsung Galaxy utilizando o aplicativo AOSP de fotografia inserido na ROM MIUI v5 Style Beta 3.0

Jogos

Como já era de esperar os jogos rodaram bem nesta ROM. Joguei Ingress, como já havia citado, Asphalt 7, Need For Speed Most Wanted e alguns outros. Houve um certo lag nos jogos de corrida, porém nada diferente do que já ocorria anteriormente.

Bateria

A bateria tem durado bem, descarregou 96% em 12 horas de uso, considerando que joguei por mais de uma hora, assisti videos, deixando a tela ligada em 82% do tempo. Não dá para ter certeza ainda, porém jogando Ingress e utilizando o Waze me pareceu consumir menos bateria que a CyanogenMod 10.1 com o Kernel DorimanX, combinação que eu vinha usando e considerava econômica.

Problemas encontrados ou coisas que não me agradaram

O principal problema desta ROM é com os idiomas. Apesar de não possuir tradução para o português, muita coisa não foi traduzida para o alemão e nem para o inglês, continuando em ideogramas chineses. O aplicativo MoreLocale2 ajuda a traduzir algumas coisas nos menus e nos aplicativos com suporte ao português (PT-BR), mas muito ainda permanece em inglês ou chinês.

Outra coisa que não me agradou foi o visual do Launcher MIUI, mas isso foi facilmente resolvido instalando o Launcher Apex. Existem ainda outras opções de launchers no Google Play Store. Veja mais sobre os launchers Nova e Apex nesta matéria aqui ou sobre o laucher Chameleon 2 Beta nesta matéria aqui, ambas publicadas aqui no ShowMeTech.

Conclusão

Testes de ROM, especialmente das consagradas (MIUI, CyanogenMod, AOKP, ParanoidAndroid, Omega e outras) geralmente não tem uma conclusão. São ROMs boas e dependem de gosto de usuário, portanto eu recomendo que experimente e se gostar, continue usando.

Outras versões

Além da versão MIUI v5 Style Beta 3.0, o dev @Moviestar desenvolveu também a versão MIUI v5 AOSP 3.4.5,, que inclusive saiu update hoje. Esta ROM, segundo a descrição, é mais simples que a Style em alguns aspectos, sendo portanto um pouco mais leve. Para obter mais informações e fazer o download dos arquivos, veja este link.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top