Conecte-se conosco
revoltjb

Android

REVIEW: ROM ReVolt JB 2.0 para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100

Disponível para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100 a ROM ReVolt 2.0 do dev @johany97, uma única ROMs que traz as principais features CyabogemMod, AOKP e ParanoidAndroid.

revoltjb

Passei um bom tempo esperando uma ROM oficial ou pelo menos estável ParaniodAndroid Jelly Bean para o Samsung Galaxy S2 GT-i9100 e nada dela aparecer em fóruns especializados como o XDA-Developer ou o fórum do site da ParanoidAndroid. Porém o dev @jonhany97 resolveu juntar a excelente e estável CyanogenMod 10.1 com a excelente e personalizável AOKP com a super-personalizável ParanoidAndroid AOSP 3+ e todas as suas features em apenas uma ROM, a excelente ReVolt.

Principais Features

  • ROM Control (AOKP)
  • Hybrid Engine | Paranoid Preferences (AOSPA)
  • Updates Center | GooManager (com notificação de atualização ou nova versão por Push)
  • Perfis (CyanogenMod)
  • Power Widget
  • AROMA Installer
  • Launchers pré instalados (Nova, Apex, TouchWiz, Xperia e o Trebuchet ReVolt Version)
  • cLock App (Lock Clock) (CyanogenMod)
  • Expanded Desktop (com opção de manter a Status Bar ou não)
  • Pie UI (AOSPA)
  • DorimanX Kernel
  • Personalização de DPI
  • Lock Screen Targets (CyanogenMod)
  • Lock Screen Shortcuts (AOSPA)
  • Entre muitas outras

Download

O primeiro passo é fazer o download do arquivo ZIP desta ROM e gravar na raiz do seu cartão de memória ou em uma pasta dentro dele.

Você pode escolher entre a versão estável ou a versão nightly mais recente. Eu sempre opto por versões nightly, pois estas costumam trazer sempre alguma novidade, nem sempre elas são melhorias, mas geralmente sim.

Esta ROM já contém o Kernel DorimanX Gapps, portanto estes não necessitam ser instalados separadamente. Mesmo assim é interessante baixar o Gapps caso falte algum aplicativo padrão do Google como o Gmail ou o Google Play Store.

O Gapps pode ser baixado no repositório de Gapps do Goo.im.

Para acompanhar a opinião de alguns usuários, visite a thread do XDA-Developers.

Preparação do Aparelho

Antes de instalar o arquivo baixado é importante que o seu aparelho esteja completamente carregado, deve possuir o acesso ao root concedido e algum custom recovery instalado.

Como o AROMA Installer fará um full wipe para a instalação e todos os aplicativos e dados do usuário serão apagados, recomendo que faça o backup de todos os dados do usuário. Para isto eu uso o Titanium Backup * Root, disponível no Google Play Store.

Instalação

Assim que seu aparelho estiver com a bateria completamente carregada, o backup dos aplicativos e dados de usuário realizado e o arquivo ZIP for salvo no seu cartão de memória, desligue o aparelho e reinicie em modo recovery.

Se você não sabe como iniciar o smartphone em modo recovery, é simples: basta manter pressionado o botão de volume, o botão de power e o botão home no seu aparelho desligado.

Mesmo que esta ROM possua o AROMA Installer recomendo que prepare o seu aparelho para uma instalação limpa, afinal segurança nunca é demais.

Para a instalação limpa: Uma vez no modo recovery, siga os passos abaixo:

1. Selecione o Wipe Data/Factory Reset;

2. Entre no menu Advanced e selecione Wipe Dalvik Cache;

3. Entre no menu Mounts and Storage e formate o System.

Pronto, você já limpou o seu aparelho e o deixou preparado para receber a nova ROM. Agora retorne ao menu inicial do recovery e opte por instalar arquivo ZIP, selecione o arquivo baixado no seu cartão de memória e aguarde a inicialização do AROMA Installer.

Uma vez iniciado o AROMA Installer selecione as opções que lhe agradam, tais como o launcher de sua preferência (algumas das opções permitem que se escolha mais de uma), entre outros aplicativos de terceiros. Após selecionar os aplicativos autorize, o AROMA instalará a ROM e ao final ele vai pedir que você reinicie o seu aparelho.

Reinicie!

Primeiro Boot e Ajustes do Aparelho

O primeiro boot até foi surpreendentemente rápido, mesmo alterando o Kernel não foi superior a dois minutos!!

Ao iniciar a ROM solicitou que eu selecionasse meu idioma, configurou a conta do Google e entrou no launcher, tudo rápido e sem problemas de reconhecer rede.

O Launcher

Instalei todos os launchers disponíveis e fiz um teste rápido em todos eles. Todos estão altamente funcionais, mas eu mantive o Nova, que é o launcher que uso normalmente.

REVOLT-001

Barra de Notificações, Toggles e PIE

Por ser uma mistura das melhores ROM’s custom que existem, a ReVolt é totalmente personalizável, tudo pode ser configurado. Você pode desde escolher como irão se comportar os itens da barra de notificações, definindo suas a cores ou da própria barra, e isso pode ser feito tanto de forma geral quanto de forma distinta para cada aplicativo. 

Utilizando o recuso “Expanded Desktop” você opta por utilizar o excelente PIE no lugar dos botões físicos de navegação (que não deixam de funcionar) e pode esconder ou não a sua barra de notificações.

Os Toggles seguem o padrão AOSP, que também é adotado nas versões oficiais das ROMs nas quais se baseiam a ReVolt, porém inseridas as opções de controle do PIE e de personalização (DPI e cores) da UI por aplicativos.

Conexões

As conexões estão excelentes, não tive problemas nem no WiFi e nem no 3G, com boa recepção de sinal e estabilidade.

bluetooth funcionou perfeitamente, encontrou outros aparelhos facilmente e fez pareamento com um destes e com um teclado sem o menor problema.

tethering também funcionou, compartilhando a conexão 3G tanto por bluetooth quanto por Wifi.

O GPS está conectando perfeitamente. Rápido e preciso, comparado com outros aparelhos e com o GPS Garmin 60CSX. Utilizei o aplicativo Waze sem problemas e joguei Ingress também sem o menor problema

Desempenho

Até o momento, a ROM vem se comportando bem, sem lags, sem travamentos, e já está rodando há cinco dias sem reiniciar e sem Force Closes.

Fiz alguns testes no AnTuTu Benchmark, no Quadrant, no CF-Benchmark e no RL Benchmark (todos disponíveis no Google Play Store). Os resultados, que foram melhores que os obtidos para a MIUI v5, vocês conferem nos screenshots abaixo.

REVOLT-002

Resultados do AnTuTu e do Quadrant

 REVOLT-003

Resultados do CF-Benchmark

 REVOLT-004

Resultados do RL Benchmark

Música e Vídeo

O AROMA Installer permite escolher entre o Apollo e o aplicativo Google Play Music (ou ambos). Ambos são excelente players, porém deixei apenas o Google Play Music, pois a maioria das minhas músicas estão na nuvem no serviço do Google.

Com relação aos vídeos, assisti as animações do Angry Birds Toons, que rodaram sem problema.

Fotografia e Filmagem

O aplicativo de fotografia desta ROM é o padrão do Android AOSP 4.2.2 já com suporte a HDR e  com o recurso Sphere. As fotos são excelentes, porém nada chamou muita atenção. O macro é bom mas não tanto quanto o da MIUI v5.

Jogos

Como já era de esperar os jogos rodaram bem nesta ROM. Joguei Ingress, como já havia citado, Need For Speed Most Wanted e alguns outros. Assim como na MIUI v5 houve um certo lag nos jogos de corrida, porém nada diferente do que já ocorria anteriormente.

Bateria

A bateria tem durado bem, porém desde que instalei a ReVolt, tenho usado muito o aparelho. Por isso, deixo-o carregado em diversos momentos ao longo do dia, conectado ao carregador veicular ou ao notebook, inviabilizando uma análise melhor. Porém, de modo geral, ela tem se comportado bem.

Conclusão

Testes de ROM, especialmente das consagradas (MIUICyanogenModAOKPParanoidAndroidOmega e outras) geralmente não tem uma conclusão. São ROMs boas e dependem de gosto de usuário, portanto eu recomendo que experimente e se gostar, continue usando. Eu gostei muito da ReVolt, de tal forma que me convenci a instalar a AOSPA 3+ no meu Galaxy Nexus, porém isto é assunto para um outro post.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top