Connect with us

Internet das Coisas

Review: Roteador D-LINK DIR-859

Garantir a melhor conexão não é uma tarefa simples. Confira o review do roteador D-LINK DIR-859 e conheça os detalhes deste aparelho.

review-dlink-dir-859-frente

Garantir a melhor conexão não é uma tarefa simples. Confira o review do roteador D-LINK DIR-859 e conheça um pouco deste excelente gadget.

Nos dias atuais, estar conectado é quase tão fundamental quanto ter água e luz em casa. Com um número cada vez maior de dispositivos que conectam à internet, é muito importante ter uma boa conexão e isso depende do roteador que você tem à disposição.

Recebemos para testes uma unidade do ótimo roteador D-LINK DIR-859. Veremos neste review os principais detalhes que irão ajudar a você, nosso leitor, a conhecer melhor os detalhes deste aparelho.

Design e acabamento

Visão da parte traseira

Visão da parte traseira

A D-LINK vem se aprimorando nesse aspecto. Anteriormente conhecida pelos aparelhos cinza em formato de bloco, agora vemos uma clara evolução. O DIR-859 tem um design sóbrio e moderno, inteiramente na cor preta. O destaque fica por conta das 3 antenas de 5dbi, que são um pouco grandes.

Pensando na sua instalação, o roteador dificilmente se destacaria em meio à outros aparelhos em um rack ou estante. Já caso for instalado numa parede, com certeza será pouco discreto.

Quanto à disposição das portas e botões, ficam todas na parte traseira, assim como também o plugue de entrada de energia. São 4 portas LAN, e 1 Porta WAN, teclas Power e WPS. Os leds indicativos ficam na parte frontal superior.

Conectividade e Performance

DIR_859_high_speed

O DIR-859 atende as mais recentes demandas de conexão, sendo compatível com os padrões N e AC de até 1750mbps.

Neste ponto, talvez tenhamos o ponto mais importante dessa análise. Por se tratar de um roteador de alta potência (1000mV), esperávamos conseguir um alcance maior. Comparando à outros roteadores de tecnologia N, com potência menor, o alcance foi apenas ligeiramente maior, e na maioria dos casos essa vantagem é quase imperceptível. A melhora somente é mais evidente quando usamos um gadget com adaptador padrão AC.

Um ganho de performance poderia ser possível com a instalação de antenas de maior ganho, já que o rádio tem uma alta potência nominal. Mas no caso do DIR-859 isso não é possível, já que as 3 antenas de 5 dbi são fixas.

A combinação de Wi-Fi N e AC, e rede Gigabit fazem a diferença na transferência de grandes volumes de informação, ou para streaming de vídeo em alta definição.

A D-LINK também forneceu um adaptador USB 3.o AC1200, modelo DWA-182, que foi usado durante os testes. Para esses testes, foi utilizado o adaptador cedido, instalado em um Ultrabook Dell Vostro V14T-5470-A50, e outro computador com placa de rede Gigabit, conectado via cabo diretamente ao roteador.

Chegamos a atingir 35MB/s na transferência de arquivos na rede local, com velocidade de 867Mbps a 5GHz. O arquivo possuia 4GB de tamanho, e demorou cerca de 2 minutos para ser copiado. Já conectado a rede 2,4GHz e velocidade de 144Mbps, a cópia levou pouco mais de 10 minutos.

Recursos e Interface

Pagina Principal Simplificada

Pagina Principal Simplificada

Pagina Mobile

Pagina Mobile

A interface é multi-idiomas e bem simples e intuitiva e com um passo-a-passo, facilitando a configuração do roteador até mesmo aos menos habituados a lidar dispositivos de rede. A página também é otimizada para melhor visualização em celulares e tablets.

Existe também um aplicativo chamado QRS Mobile, que está disponível tanto para Android, como para iOS, que auxilia na configuração do roteador. Temos também alguns recursos interessantes, que normalmente não são encontrados na maioria dos roteadores. Um desses recursos é o Controle Parental, que permite configurar horários para acesso e filtros de conteúdo individualizado para cada dispositivo conectado.

Outro recurso interessante são as múltiplas redes Wi-Fi simulâneas. São 4 no total, sendo 2 redes principais de 2,4 e 5GHz, e outras 2 redes para convidados, também de 2,4 e 5GHz. As redes para convidados ainda tem a opção de bloquear o acesso à rede interna, liberando apenas o acesso á internet, ideal para liberar acesso á clientes em pequenos e médios estabelecimentos.

Sentimos falta de alguns recursos importantes para aparelhos dessa faixa de preço, como por exemplo, uma porta USB para compartilhamento de arquivos e impressoras, e também funções de repetição de sinal (Wi-Fi Repeater).

Especificações Técnicas

review-dlink-dir-859-especificacoes

Conclusão

ele

Esse gadget é uma boa pedida para pequenos e médios ambientes domésticos, principalmente para consumo de conteúdo digital em alta definição. Talvez não seja ideal para ambientes corporativos, com grande tráfego de dados e muitos clientes conectados, ou em ambientes onde se necessita ampla cobertura de sinal.

O roteador D-LINK DIR-859 pode ser encontrado por a partir de 485 reais.

Analista de Suporte em TI, entusiasta da tecnologia, principalmante sistemas móveis. Usuário de tecnologia móvel desde as agendas eletrônicas, Palmtops e Walkmans.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top