Connect with us

Android

Review: Samsung Galaxy SIII Mini (GT-i8190L)

Conheça o Galaxy SIII Mini (GT-I8190L), misto entre características de hardware do Galaxy SII, com design e interface do Galaxy SIII. O preço também é um dos grandes atrativos. Veja…

s3mini.jpg2

Com o sucesso da linha Galaxy, a Samsung aproveita para apresentar mais e mais aparelhos, tentando atender aos gostos de todo o tipo de usuários. A bola da vez é o Galaxy SIII Mini (GT-I8190L), misto entre características de hardware do Galaxy SII, com design e interface do Galaxy SIII. O preço também é um dos grandes atrativos. Veja abaixo as nossas impressões sobre este aparelho:

Design, construção do aparelho e “pegada”

Como o nome já sugere, a aparência do Galaxy SIII Mini é muito semelhante ao seu irmão mais potente, o Galaxy SIII. Medindo 122mm x 63mm x 11mm o  SIII Mini tem uma pegada confortável e pode ser manuseado facilmente com o polegar da mesma mão que o segura. Apesar de não ser tão fino (11mm) ele não é muito perceptível no bolso.

Abaixo da tela, o aparelho tem 1 botão físico (Home) e 2 botões sensíveis ao toque (Menu e Voltar).

As possibilidades de personalização são aumentadas com o número de cores disponíveis: branco, preto, azul, marrom, cinza ou vermelho.

s3minicolor

Tela

Cores fortes e marcantes são características de telas da Samsung. O display do SIII Mini tem 4 polegadas e tecnologia SuperAMOLED. A resolução é de 800 x 480 pixels (WVGA).

Adeptos de “cores reais” podem se incomodar um pouco com a saturação excessiva do SuperAMOLED, embora a maioria das pessoas se demonstre muito satisfeita com essa tecnologia. Recomendamos então que você teste ao vivo (comparando com outros aparelhos e telas LCD) para saber se prefere telas mais ou menos coloridas.

Sistema Operacional e Launcher

O SIII Mini vem de fábrica com o Android 4.1.2 (Jelly Bean) e com a interface proprietária da Samsung, a TouchWiz Nature UI. Na opinião deste autor, essa interface deixa o aparelho com um certo ar de ultrapassado, pois ela lembra muito versões anteriores do sistema Android, como a 2.3 Gingerbread. Mas há quem prefira ela ao estilo minimalista do sistema Android atual.

Conectividade e Comunicação

Galaxy SIII Mini suporta redes de dados GSMHSDPA e HSUPA (2G e 3G), WiFi, Bluetooth, DLNA e GPS. Com ele é possível compartilhar o acesso à internet com outros aparelhos (Tethering).

Com relação ao Tethering, testei apenas o compartilhamento por WiFi, que funcionou muito bem e se manteve bem estável.

Galaxy SIII mini suporta conexões Bluetooth v4.0 (A2DP, LE, EDR). O aparelho é facilmente encontrado quando autorizado, e se manteve oculto quando não autorizado.

Câmera

A câmera traseira (ou principal) tem 5 megapixels e é muito boa. Porém, a câmera frontal deixou um pouco a desejar, ainda que cumpra seu propósito de permitir chamadas com vídeo.

A câmera principal dá conta do recado em fotos tiradas durante o dia e com boa luminosidade, não é lenta para armazenar a imagem, apresenta opção de Geotagging e tem recursos interessantes como o face and smile detection. Como já era de se esperar, assim como a grande maioria das câmeras dos smartphones, a do Galaxy S3 Mini apresenta ruídos em fotos noturnas e/ou com pouca luz.

Para vídeos, a mesma câmera consegue gravar em 720p com 30fps. A qualidade é satisfatória.

Performance Geral

Screenshot_2013-05-28-07-57-49

Galaxy SIII Mini é um aparelho mid-end equipado com o chipset NovaThor U8420 de 1 GHz dual-core Cortex-A9GPU Mali-400 e 1GB de RAM, o que torna rápida a navegação no aparelho, inclusive em alguns jogos relativamente pesados.

Assim como venho testando em outros aparelhos, joguei Ingress com o Galaxy SIII Mini e recomendo este jogo para o aparelho. Não apresentou engasgos ou lentidão, mantendo o dinamismo do jogo de forma bem satisfatória. Outro jogo que rodou muito bem foi o Candy Crush Saga, sem o menor engasgo ou lentidão.

O Galaxy SIII Mini se deu bem também no uso de alguns aplicativos que exigem um pouco mais do aparelho, seja do processamento, da bateria ou de qualquer outro recurso, como o Waze Social GPS Maps & Traffic que funcionou perfeitamente, utilizando o GPS e a tela ligada por algum tempo, testei também o My Tracks que rodou sem problemas.

Os testes de benchmark foram rodados com o aparelho ainda sem aplicativos (exceto os dos testes).

O resultado do teste feito com o o AnTuTu, o Quadrant, o RL Benchmark SQLite Performance e o CF-Bench.

Capacidade de Armazenamento

Este é talvez o único ponto das especificações do Galaxy SIII Mini que ele perde para o Galaxy SII. A versão nacional conta com apenas 8 GB de armazenamento interno (metade dela ocupada pelo sistema operacional) contra 16 GB do Galaxy SII. 

Recursos (ou funcionalidades) “legais”

Galaxy SIII Mini trás uma série de recursos (ou funcionalidades) “legais” herdados do Galaxy SIII, como o ato de selecionar um contato e levar o aparelho ao ouvido para que ele efetue a ligação sem precisar clicar no botão de ligar, aplicativos flutuantes nativos e notificações vibratórias inteligentes, que só funcionam quando o usuário pega no telefone.

O aparelho trás ainda aplicativos proprietários da Samsung que não estão disponíveis na Play Store, como o S-Planner e os Hubs de Vídeo, Músicas, Livros e Games.

Bateria

A bateria 1.500 mAh do Galaxy SIII Mini se mostrou bem razoável, apresentou uma autonomia boa, durando mais de 16 horas em uso constante, com 3G ligado o tempo todo.

Conclusão

Galaxy SIII mini é um excelente aparelho intermediário (mid-end). É bonito, sua bateria dura razoavelmente bem, a tela não é pequena, tem boa conectividade, aplicativos nativos exclusivos, etc. Porém, não espere encontrar aqui uma miniatura do Galaxy SIII, como o nome sugere, já que a semelhança entre estes se limita apenas ao design.

Para mais informações, visite o site da Samsung.

Apesar de não atuar profissionalmente na área de tecnlogia, sou um entusiasta do assunto desde pequeno quando em casa brincava com TKs, CPs, MSX, IBM PC Jr, etc cada qual a seu momento ... desde meados da década de 90 com o tijolão PT500 minha fissura ficou sendo os celulares, nos dias atuais com predileção pelo mundo do Android e suas infinitas possibilidades ... nas horas vagas faço fotos e mergulho e no mundo real sou consultor e trabalho com gestão de projetos de licenciamento ambiental.

Comments

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top