Conecte-se conosco
Samsung-GT-I9502

Android

Review: Samsung Galaxy S4 Dual Chip (GT-I9502)

Confira o review do Galaxy S4 dual chip (GT-I9502), modelo disponível apenas no mercado chinês.

Samsung-GT-I9502

Minha rotina faz necessário que eu tenha três linhas de celular e, dessa forma, acomodar todos os celulares nos bolsos no dia-a-dia se torna um verdadeiro desafio. Se os colocasse naquelas capas que prendem no cinto, viraria o verdadeiro Bat-cinto-de-utilidades. Santa Cilada, Batman!

Assim, me tornei um entusiasta dos smartphones multichip e, recentemente, o mercado acordou para essa necessidade (parece que eu não sou o único, afinal). Houveram alguns lançamentos interessantes, como o Xperia E Dual (Sony), o Razr D3 (Motorola) e Galaxy Grand Duos (Samsung), todos com reviews publicados aqui no Showmetech.

Agora, quebrando o paradigma de que smartphones com mais de um chip precisam ser mid-end, apresentamos o review do Galaxy S4 Dual Chip. O Showmetech está acompanhando a trajetória do Galaxy S4 desde o início. Estivemos no evento de lançamento no Rio de Janeiro, noticiamos a pré-venda, fizemos o review, anunciamos a versão a prova dágua, versão AOSP (Google Edition) e agora apresentamos o review da versão dual chip (cuja referência é GT-i9502):

Layout e Acabamento:

O S4 Dual Chip é idêntico ao S4 vendido aqui no Brasil, tão idêntico que sequer tem a indicação que é dual chip. No que tange a acabamento, todos os desapontamentos pela falta de inovação no design e elogios já comentados em relação ao S4 são válidos. Ainda assim, as bordas laterais cromadas dão um ar mais refinado ao aparelho, o acabamento frontal é bonito e esconde completamente os botões “voltar” e “menu”, que só são visíveis quando acesos, deixando a frente do aparelho com um visual bem clean. Alto-falante com acabamento cromado, logo da Samsung e botão central com borda cromada formam uma linha vertical no centro e completam o visual clássico da frente, bem dentro da proposta do aparelho.

O acabamento traseiro imita textura e lembra fibra de carbono em gomos bem pequenos e o logo da Samsung em alto relevo são bonitos de ver, mas não muda a impressão de ser plástico ao toque o que contrasta com a proposta de um aparelho top de linha. Incrível perceber que uma tampa em aço, alumínio escovado ou até mesmo fibra de carbono de verdade, seriam opções fáceis de implementar, teriam completado bem melhor o visual do S4 e agregado mais valor ao produto.

A essência do design permanece a mesma da linha Galaxy, com microfone e entrada USB na parte inferior, botões laterais de volume de um lado e “power” do outro e na parte superior o jack para fone de ouvido e aqui a “novidade” (assim entre aspas porque já era ferramenta disponível nos Palm Treo 650 e até antes) que é o infravermelho. Combinando-o com o aplicativo WatchOn (pré-instalado), é possível controlar uma infinidade de TVs, Home Theaters e set-top boxes (como o que transmite o sinal de TV a cabo).

A tampa traseira tem uma ranhura muito discreta para abertura, localizada um pouco acima do botão de ligar. É tão discreta que eu demorei uns três dias para localizá-la. Até então eu estava abrindo pela abertura do USB na parte inferior.

Retirada a tampa, vemos a configuração tradicional da Samsung para dual chip. O chip principal e cartão de memória só são acessíveis se retirada a bateria, já o segundo chip pode ser acessado diretamente, facilitando a troca deste. Câmera, flash, bateria e um generoso alto-falante traseiro completam a parte interna.

Acessórios:

O S4 dual veio com o kit tradicional de acessórios, fone intra-articular de boa qualidade, borrachas do fone, carregador e cabo USB brancos, a única nota é que, sendo chinês, veio com plug no padrão de lá, duas barras chatas facilmente adaptáveis ao nosso padrão.

Display:

Aqui o destaque “salta aos olhos”. Um belo display de 5 polegadas com tecnologia Super Amoled, resolução de 1080 x 1920 pixels (Full HD) e excelente nitidez, tudo protegido pelo resistente vidro Gorilla Glass 3. Pode-se dizer também que fotos tiradas com o smartphone (que atinge até 13MP) apresentam-se belamente nesta super-tela.

Velocidade e Desempenho:

A versão que temos veio equipada com o processador Exynos 5 Octa, GPU PowerVR SGX 544MP3. A CPU é composta de dois processadores quad-core, um de 1.6 GHz Cortex-A15  e outro de 1.2 GHz Cortex-A7. A grande sacada é que eles são usados conforme a necessidade. O A7 fica ligado com baixo processamento de dados e é substituído pelo A15 apenas quando aumenta-se a necessidade de um processamento maior. A proposta visa a economia de energia, embora testes indiquem que não é isso que vem acontecendo com o S4.

Com um par de processadores poderosos, o S4 Dual Chip é capaz de atender praticamente tudo que se quer muito rapidamente. O contraponto é que quando todos os quatro núcleos maiores estão funcionando “a coisa esquenta”. O aparelho tem ficado muito quente em longas solicitações, tanto pela tela como pelo processador.

Aplicativos:

A Samsung pretende revolucionar o uso dos celulares com o Galaxy S4, tanto que logo na abertura o lema é: Life Companion (companheiro de vida, em tradução livre). Essa ideia está presente em quase todos os aplicativos Samsung fornecidos e na maneira pensada para a interação entre o usuário e o smartphone.

Sabe aquela mania de apertar o botão do celular só para ele acender a tela e ver a hora? Pois é, isso acabou. Basta o S4 estar parado sobre a mesa e você passar a mão alguns centímetros acima dele que uma tela de informações acende, mostrando hora, dia da semana, data, ligações perdidas, mensagens e percentual de carga da bateria.

Espera ai, se ele estiver parado? É isso sim. O S4 é capaz de entender se está em movimento ou repousando sobre uma mesa e reage de modos diferentes nessas situações, um uso muito legal dessa capacidade é a foto em movimento, que não é apenas foto, mas também não é filme. Esse recurso permite que, estando em movimento, se bata uma foto de algo que está parado e depois se marque o objeto de interesse. O resultado será o objeto fixo e bem nítido enquanto o fundo passa.

Um recurso que preciso destacar é o Smart Scroll. Tenho o hábito de ler e-books ou longos relatórios em pdf no celular e o Smart Scroll “entende” através dos movimentos da cabeça e olhos quando você chegou ao fim da página, subindo automaticamente o texto. É possível ir ou vir no texto com pequenos movimentos, tornando a leitura muito mais fluida e objetiva, sem a necessidade de ficar subindo a tela com os dedos. As utilizações que consigo imaginar para isso ainda são muito limitadas, mas possibilitarão a inclusão de muita gente que tem dificuldade no movimentos das mãos, por exemplo.

Estão ainda disponíveis o Smart Stay, que mantém a tela acesa enquanto o usuário estiver olhando para ela e que senti alguma dificuldade quando testei com óculos comuns, talvez o resultado seja melhor com lentes anti-reflexo; Smart Pause que para o filme quando desviamos o olhar da tela para outra coisa; Air View que abre informações ou aumenta imagens e páginas da web quando apenas passamos o dedo sobre o ponto da tela, mas sem tocá-la, cerca de um centímetro de distância já é mais que suficiente.

Câmera e Reprodução de Vídeo:

13 megapixels, se você é supersticioso pode ser numero de sorte para capturar aquela imagem fantástica que só ocorre uma vez na vida! A câmera traseira não tem a maior capacidade já oferecido num celular, mas tem os tais 13 megapixels e filma em Full HD. O resultado é de uma qualidade notória. Algumas ferramentas do aplicativo de câmera me chamaram a atenção: detector de rosto, de sorriso, geolocalização, estabilização de imagem, capacidade capturar os dois lados da foto usando a câmera traseira e frontal ao mesmo tempo e, o que merece meu destaque, a capacidade de bater fotos enquanto filma em Full HD.

A câmera frontal tem 2 megapixels e, além das funções já citadas, permite chamadas de vídeo em modo dual (usando as câmeras traseiras e dianteira ao mesmo tempo).

Reprodução de Som e Voz:

Possui excelente reprodução de som viva-voz e, mesmo em ambiente aberto, é possível ter uma conversação tranquila. Tocar musica também é muito agradável embora não tenha os alto-falantes mais potentes do mercado (ufa!). Mesmo assim, quando estou dirigindo e quero ouvir musica em volume “ambiente”, tenho preferido tocá-las direto do celular a ligar o som do carro.

Armazenamento:

Apesar do Galaxy S4 Dual Chip estar listado com versões de 16, 32 e 64 GB de memória interna, a versão que temos em mãos tem 8 GB, sendo 6 GB disponíveis e memoria RAM de 2 GB. Além disso, ele possui entrada para cartão de memória do tipo MicroSD de até 64 GB.

Duração da Bateria:

O recurso de desligar um grupo de processadores ajuda e muito a economizar a bateria de 2600 MAh, sendo possível nos testes usá-lo por até 12 horas em serviço padrão de usuário. Se partirmos para instalações e maiores exigências de memoria, esse período será bem menor. Aqui há uma vantagem, o fato da bateria ser removível permite que tenhamos uma bateria extra para troca em caso de necessidade.

Frequências e Dados:

O aparelho que temos em mãos é quadriband, trabalha nas frequências 2G (850, 900, 1800 e 1900) e 3G (850, 900, 1900 e 2100), mas não veio habilitado para o 4G/LTE. Para dados suporta: USB, Infravermelho, NFC, Bluethoot 4.0 A2DP, EDR e LE; Wi-Fi a, b, g, n e ac.

Usando dois Chips de Operadoras:

Como no Galaxy Grand Duos, utilizar o dual chip é fácil e objetivo. Na barra de notificação aparecem os sinais dos dois sim cards, o que está com um quadrado em volta é o que está selecionado como principal, para mudar essa seleção simplesmente rolamos para baixo o painel das notificações e clicamos no chip desejado. Discando a partir do teclado temos três (e não duas) opções de ligação a escolher, o chip 1, o chip 2 e ligar via IP.

No log de chamadas, cada ligação recebida ou feita fica com o respectivo chip relacionado, para ligar pelo mesmo chip basta deslizar o dedo para a direita, mas se quisermos ligar pelo outro chip é só tocar no registro e ter agora 4 opções de ligação: chip 1, chip 2, Ip call e  chamada de vídeo. É possível renomear e alterar os ícones dos chips para melhor identificação. O slot para o chip 1 aceita WCDMA ou GSM e o slot 2 apenas GSM.

Outra coisa interessante é que esse modelo já veio com opção de gravação de chamada nativo, após discado o número o aparelho muda para a tela padrão de ligação onde tem os ícones para viva-voz, teclado, desligar, transferir para um headset e um ícone para gravar as ligações que acende tão logo a outra parte atende a ligação.

Preço e Disponibilidade:

Esse modelo foi desenvolvido apenas para uma operadora chinesa e – até o momento – está disponível apenas na China e somente para essa operadora (que delícia deve ser ter um mercado cativo de quase 2 bilhões de pessoas, hein?). O custo, na China, do S4 Dual Chip é RBM5700, algo como R$1.900,00. Se levarmos em consideração que vale por dois telefones bons, é até um preço razoável.

E Como Compro Ele Fora da China?

A procura por esse modelo aqui no mundo ocidental está sendo muito grande, então já existem alguns sites de compras internacionais oferecendo o modelo por encomenda. Recomendamos, nesses casos, ter em mente os custos de impostos da entrada no Brasil e sempre verificar muito cuidadosamente as referências do vendedor antes de tomar qualquer decisão.

Preciso Saber Chinês para Usá-lo?

Não, não precisa saber chinês para usá-lo. O aparelho aceita também coreano e inglês, porém ele vem com uma série de restrições impostas pela China, como bloqueio de vários aplicativos e sites, inclusive o Google, sendo oferecido seu similar mantido pelo próprio Google de lá, o Baidu. Isso dificulta a utilização da conta e da Google Play Store, mais usada fonte de aplicativos no mundo ocidental.

Para fazer ele ficar plenamente funcional aqui será preciso fazer uma “tropicalização” do Android e ai o usuário vai precisar estar minimamente familiarizado com processo de root,  atualizações manuais de Android e assumir todos os risco disso. Já há uma thread muito ativa no fórum XDA-Developers resolvendo pequenos e não tão pequenos detalhes desse processo. Estou acompanhando atentamente e aplicando as melhores soluções, assim que tivermos a nacionalização instalada voltaremos com um tutorial a respeito.

Conclusões:

É um aparelho excelente, que finalmente possibilita usar duas linhas num aparelho top. Porém, foi fabricado inicialmente para atender um nicho específico de uma operadora chinesa e, mesmo assim, o Samsung Galaxy S4 Dual Chip já caiu no gosto do mundo ocidental. Tenho acompanhado usuários do Líbano, EUA, Alemanha, México e cada vez mais pessoas procuram este modelo. Isso nos faz imaginar que a Samsung deve em breve trazer o modelo sem as restrições chinesas para os seus principais mercados.

Galeria de Imagens:

 

 

GENERAL 2G Network GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 – SIM 1 & SIM 2
3G Network HSDPA 850 / 900 / 1900 / 2100
SIM Dual SIM (Micro-SIM)
Announced 2013, March
Status Available. Released 2013, April

 

BODY Dimensions 136.6 x 69.8 x 7.9 mm (5.38 x 2.75 x 0.31 in)
Weight 132 g (4.66 oz)

 

DISPLAY Type Super AMOLED capacitive touchscreen, 16M colors
Size 1080 x 1920 pixels, 5.0 inches (~441 ppi pixel density)
Multitouch Yes
Protection Corning Gorilla Glass 3
  – TouchWiz UI

 

SOUND Alert types Vibration; MP3, WAV ringtones
Loudspeaker Yes
3.5mm jack Yes

 

MEMORY Card slot microSD, up to 64 GB
Internal 16/32/64 GB storage, 2 GB RAM

 

DATA GPRS Yes
EDGE Yes
Speed HSDPA, 42.2 Mbps; HSUPA, 5.76 Mbps
WLAN Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
Bluetooth Yes, v4.0 with A2DP, EDR, LE
NFC Yes
Infrared port Yes
USB Yes, microUSB v2.0 (MHL 2), USB On-the-go, USB Host

 

CAMERA Primary 13 MP, 4128 x 3096 pixels, autofocus, LED flash
Features Dual Shot, Simultaneous HD video and image recording, geo-tagging, touch focus, face and smile detection, image stabilization, HDR
Video Yes, [email protected], dual-video rec.
Secondary Yes, 2 MP,[email protected], dual video call

 

FEATURES OS Android OS, v4.2.2 (Jelly Bean)
Chipset Exynos 5 Octa 5410
CPU Quad-core 1.6 GHz Cortex-A15 & quad-core 1.2 GHz Cortex-A7
GPU PowerVR SGX 544MP3
Sensors Accelerometer, gyro, proximity, compass, barometer, temperature, humidity, gesture
Messaging SMS(threaded view), MMS, Email, Push Mail, IM, RSS
Browser HTML5, Adobe Flash
Radio No
GPS Yes, with A-GPS support and GLONASS
Java Yes, via Java MIDP emulator
Colors White Frost, Black Mist
  – Wireless charging (market dependent)
– S-Voice natural language commands and dictation
– Smart stay, Smart pause, Smart scroll
– Air gestures
– Dropbox (50 GB storage)
– Active noise cancellation with dedicated mic
– TV-out (via MHL 2 A/V link)
– SNS integration
– MP4/DivX/XviD/WMV/H.264/H.263 player
– MP3/WAV/eAAC+/AC3/FLAC player
– Organizer
– Image/video editor
– Document viewer (Word, Excel, PowerPoint, PDF)
– Google Search, Maps, Gmail,
YouTube, Calendar, Google Talk, Picasa
– Voice memo/dial/commands
– Predictive text input (Swype)

 

BATTERY   Li-Ion 2600 mAh battery
Stand-by
Talk time

 

MISC SAR US 0.40 W/kg (head)     1.05 W/kg (body)
SAR EU 0.58 W/kg (head)

Com dados do site GSM Arena.

Trader, Empresário e Administrador. Recifense aficionado pelo mundo High Tech, sempre tentando unir as mais novas tecnologias à melhoria da dura realidade diária e, como nem tudo é bite ou concreto, aficionado por carros antigos.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top