Conecte-se conosco
Samsung Galaxy S4

Android

Review: Samsung Galaxy S4 (GT-i9505)

Veja as impressões do Showmetech sobre o novo superphone da Samsung. Será que vale a troca?

Samsung Galaxy S4

O smartphone Galaxy S4 da Samsung chega ao mercado como um dos modelos mais promissores de 2013. E, com o evidente sucesso da estratégia de marketing da empresa, ele também se tornou um dos mais esperados (se você gosta ou tem interesse no sistema Android, claro). Mas, será que ele atenderá às expectativas dos usuários? Saiba agora, no nosso review do Galaxy S4:

O novo modelo da Samsung traz avanços em quase todos as características da geração anterior, unindo um hardware mais poderoso com uma infinidade de novos recursos de software. E, claro, mais e mais sensores.

Layout e Acabamento:

O visual do Galaxy S4 é, sem dúvida, um aprimoramento do Galaxy S3. Cantos menos arredondados, um display que aproveita mais do aparelho e belas laterais (não somente bordas) cromadas, fazem deste um aparelho “ligeiramente” mais belo. Infelizmente, não dá para dizer que foram quebradas barreiras de inovação neste quesito, pois ainda estão presentes o acabamento em plástico – já tradicional mesmo nos melhores modelos da Samsung – e o design arredondado característico da linha Galaxy.

Galaxy S4: bonito, mas feito inteiramente de plástico.

Galaxy S4 (todo em plástico) vs. HTC One X (em alumínio)

O grande mérito deste layout, por assim dizer, está no fato de que seus desenvolvedores conseguiram aumentar o tamanho da tela e a capacidade da bateria e, mesmo assim, reduzir o tamanho do aparelho: 136.6 x 70.6 x 8.6 mm (Galaxy S3) vs. 136.6 x 69.8 x 7.9 mm (Galaxy S4).

Display:

Complementando o layout do S4, o display é a característica que mais lhe chama atenção. Com 5 polegadas e resolução de 1080 x 1920 pixels, ele exibe imagens belíssimas em Full HD. Com 441 ppi, ele tem 135 pixels adicionais por polegada, se comparado ao Galaxy S3. As cores vivas são características da tecnologia Super AMOLED.

A sensibilidade ao toque foi melhorada neste novo modelo. Deslizes do dedo são identificados com mais precisão, sendo que está mais “gostoso” tocar na tela. Mas a cereja do bolo está num recurso emprestado da S-Pen e do Galaxy Note II: a nova tela do S4 reconhece seus dedos mesmo antes de tocá-la. Sim, parece mágica notar que informações e itens surgem no display quando o dedo ainda está centímetros de distância dele.

Tudo isto está protegido pelo vidro Gorila Glass 3 da Corning, empresa especializada na produção de vidros resistentes. Testes feitos pelo site GSMArena indicam que ele é mais leve e, ainda assim, mais resistente que seu antecessor.

Acessórios:

Caixa Galaxy S4

A caixa que protege o Galaxy S4 é feita 100% de papel reciclado e tinta de soja, um alento aos eco-exigentes. Dentro estão um Galaxy S4 (Ah!), manual de instruções, cabo USB, adaptador de energia e os novos fones de ouvido HS330, com performance melhorada em relação aos vendidos com o Galaxy S3, garantindo sons mais potentes tanto em baixa ou alta frequência (8mm tweeter/10mm woofer).

Para quem quiser gastar um pouco mais, a Samsung preparou uma infinidade de acessórios que podem ser comprados para o aparelho. Dentre eles, destacam-se o carregador sem fio (wireless charger, em inglês) e uma capa inteligente, que liga o aparelho quando é aberta e mostra as principais informações da tela em uma pequena abertura.

samsung-galaxy-s4-accessorios

Pulseiras de exercício, capas, carregadores, controle e até uma balança para você interagir com seu S4

Velocidade e desempenho:

O conjunto de processador quad-core de 1.9 GHz Krait 300 com chipset Qualcomm APQ8064T Snapdragon 600 e GPU Adreno 320 faz deste o modelo mais rápido que já passou pelo Showmetech. Mais do que testes de benchmark, corremos para fazer o download do game/app Epic Citadel (disponível na lista de apps do Showmetech), que ficou simplesmente espetacular no S4 (segurando 58.9 FPS em média). Vídeos em Full HD, incluindo aqui os que acompanham o aparelho, ficam especialmente belos e rodam sem engasgos na tela de 5 polegadas.

Quad-core vs Octa-core:

Só exista confirmação sobre a venda do modelo S4 quad-core no Brasil. A versão octa-core deste smartphone ainda não tem data para chegar, mas você pode entender a diferença entre ambas através do vídeo abaixo:

Interface e Aplicativos:

Sendo um usuário e apreciador voraz do sistema Android em sua mais pura forma – livre de modificações e interfaces criadas pelos fabricantes – eu me surpreendi ao constatar que a nova versão da interface do usuário proprietária da Samsung, a TouchWiz UI, melhorou muito. Aproveitando-se dos novos sensores e recursos de tela, a brincadeira já começa na tela de travamento (lock screen, em inglês): o aproximar do dedo, sem tocar a tela, já cria um pequeno brilho que o acompanha os movimentos do usuário.

Samsung Galaxy S4

Android Puro vs. TouchWiz UI da Samsung

O pacote se completa com a infinidade de aplicativos que acompanham o S4. Ainda que muitos seja considerados bloatwares – apps pré-carregados que muitos gostariam de ver excluídos de seus aparelhos -, existem os já conhecidos Hubs, lojas que agora estão muito mais belas e funcionais. Usuários poderão escolher entre comprar e visualizar vídeos, livros, jogos e até conteúdo educacional, visualizando o conteúdo nas belas telas dos hubs.

Samsung Hubs

Samsung Hubs: belas lojas de músicas, vídeos, livros e jogos.

Outros apps que também merecem destaque são o Group Play, Leitor Óptico, S Health, S Planner, S Translator, Smart Switch Mobile, Story Album, WatchON, este último, que falaremos sobre logo mais neste review.

Câmera (Fotos e vídeos):

A câmera do Galaxy S4 é um show à parte. Com 13MP, ela tira fotos com resolução de máxima de até 4128 x 3096 pixels e grava vídeos em Full HD. Para não perder nenhum momento, é possível tirar fotos durante as gravações sem interromper o vídeo.

A interface da câmera melhorou muito, ficando mais parecida com as mais novas câmeras touchscreen do mercado. Os modos e recursos são inúmeros:

  • Noturno (para fotos com pouca luz);
  • Esportes (fotos com movimentos rápidos);
  • Panorama (fotos largas na horizontal ou vertical);
  • HDR (mescla de imagens em várias exposições);
  • Foto Animada (mescla imagens para animar partes das fotos);
  • Ação (Drama) (fotos mescladas para simular movimento);
  • Foto com Som (registra o som, juntamente com uma foto);
  • Melhor Face (tira várias fotos e incorpora o melhor rosto à melhor foto, numa espécie de edição);
  • Embelezar Rosto (modo que suaviza as expressões do rosto),
  • Apagador (tira 5 fotos, permitido a remoção de componentes indesejados que entraram na imagem), e
  • Modo Automático (para quem não quer se incomodar com configurações).

Os recursos da câmera traseira são complementados com a câmera frontal, permitindo o uso simultâneo: vídeo-conferências e fotos podem ser feitas com o uso das câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo! O recurso pode trazer vida nova às chamadas com vídeo, e é especialmente divertido com fotos quando o dono do smartphone também quer aparecer.

Abaixo, tiramos algumas foto, em ambientes externos e internos, para testar a qualidade das fotos:

20130430_153241_Alameda Campinas

20130427_133531

20130427_231314

20130430_153340_Alameda Campinas

Infra-vermelho:

Uma das novas características que destacam o Galaxy S4 dos demais smartphones é o retorno do sensor infra-vermelho. Pode parecer um retrocesso adicioná-lo num momento em que TVs e Home Theaters podem ser controlados por aplicativos. Mas, tradicionalmente, apps que não usam este sensor precisam que o aparelho controlado esteja conectado à uma rede WiFi e seja compatível com o próprio aplicativo. No S4, isso é mais prático:

Galaxy S4 - Infrared Infravermelho 4-001

Nele, dependemos apenas do onipresente infravermelho, uma tecnologia onipresente em todos os aparelhos que utilizam controles remotos. Com isso, qualquer TV, nova ou antiga, pode ser controlada pelo novo Galaxy S4.

Galaxy S4 - Infrared Infravermelho 6Galaxy S4 - Infrared Infravermelho 5

A brincadeira fica ainda mais prática com a presença do app Samsung WatchON, que já vem pré-carregado com configurações dos mais diversos controles de TVs, Home Theaters e até Set-top boxes de TV a cabo.

Em nossos testes, configuramos facilmente o app para controlar duas TVs (Samsung e LG), um Home Theater (Philips) e um Set Top Box de TV a Cabo (Vivo TV). O app cria controles para cada aparelho, e fica convenientemente escondido na barra de notificações, aparecendo apenas quando necessário. Parabéns, Samsung!

Duração da Bateria:

A bateria do S4 tem capacidade de 2600 mAh. Como já falamos anteriormente, é impressionante que os desenvolvedores do aparelho conseguiram aumentar a capacidade da bateria em relação ao S3, sem penalizar as dimensões do novo aparelho. O aumento da capacidade é bem vindo, num momento em que smartphones ainda se esgotam com menos de 1 dia de uso (se você é um heavy-user, claro).

Em nossos testes, a bateria do Galaxy S4 durou algumas horas a mais do que o S3. Se você for um heavy user, prepare-se para carregá-lo após 8 ou 9 horas de uso. Usuários mais calmos poderão aproveitar o aparelho por mais tempo (conte pra gente o seu recorde!).

Comparando a bateria do Galaxy S4 com seus principais concorrentes, temos a tabela abaixo:

MODELO FABRICANTE CAPACIDADE (mAh) É REMOVÍVEL?
Galaxy S4 Samsung 2600 Sim
iPhone 5 Apple 1440 Não
Xperia ZQ Sony 2330 Não
One (2013) HTC 2300 Não

Ainda que muitos considerem que um smartphone com bateria removível perde em design, esta é sem dúvida uma vantagem para heavy users. Baterias adicionais podem ser compradas para o Galaxy S4, garantindo assim que este fique longe de fios e tomadas por muito mais tempo.

Memória e Armazenamento:

A versão do Galaxy S4 4G (GT-i9505) que testamos possui 2GB de memória RAM, 16GB de memória interna e suporte para cartões de memória MicroSD de até 64GB (vendidos separadamente). Ainda, existem outras versões com 32GB e 64GB de memória interna.

Conexões 4G/LTE:

O Galaxy S4 (GT-i9505) pode se beneficiar de planos de operadora com a nova tecnologia 4G/LTE. Em nossos testes realizados com a operadora Vivo, que recentemente iniciou a venda de planos 4G em algumas cidades brasileiras, foram atingidas velocidades máximas de até 11.486 kbps de download e 5.948 kbps de upload. Veja abaixo:

Galaxy S4 - 4G Vivo teste

Preço e disponibilidade:

Galaxy S4 4G (GT-i9505) pode ser encontrado por R$ 2.499,00 nas lojas da Fast ShopPonto FrioFnacLojas Americanas e lojas próprias da Samsung em todo o país. Com isto, ele entra para a história como um dos smartphones Android mais caros já produzidos (vai um descontinho aí, Samsung?). A quantidade de novos recursos compensa a compra? Isso, claro, dependerá do interesse do usuário.

Para quem preferir, também existe um modelo sem tecnologia 4G. O Galaxy S4 3G (GT-i9500) pode ser encontrado por R$ 2.399,00, um “desconto” não tão interessante para quem já está disposto a pagar o alto preço deste smartphone, mas que pode se justificar para usuários que não residem em áreas nas quais as redes 4G estão sendo instaladas.

Conclusão:

Após completar a análise do Galaxy S4, chegamos à conclusão de que ele é, certamente, o melhor smartphone disponível no mercado Brasileiro. Novidades ainda estão planejadas para 2013, mas este smartphone certamente será um grande competidor, com fôlego para agradar seus compradores por um bom tempo.

Galeria de Imagens:

[nggallery id=2]

Especificações Técnicas:

Redes:

Rede 2G GSM 850 / 900 / 1800 / 1900
Rede 3G HSDPA 850 / 900 / 1900 / 2100
HSDPA 850 / 1900 / 2100 – SGH-i337
Rede 4G LTE 800 / 850 / 900 / 1800 / 2100 / 2600
LTE 700 MHz Class 17 / 1700 / 2100 – SGH-i337
Cartão SIM Micro-SIM
 

Dimensões e Peso:

Dimensões 136.6 x 69.8 x 7.9 mm (5.38 x 2.75 x 0.31 in)
Peso 130 g (4.59 oz)

Tela:

Tecnologia Super AMOLED capacitive touchscreen, 16M colors
Tamanho 1080 x 1920 pixels, 5.0 inches (~441 ppi pixel density)
Multitouch Yes
Proteção Corning Gorilla Glass 3
Interface TouchWiz UI

Som:

Alertas Vibration; MP3, WAV ringtones
Som Externo Sim, próximo à base traseira
Saída de Áudio Sim, 3.5mm jack

Memória e Armazenamento:

Memória (cartão) microSD, com capacidade máxima de 64 GB (não acompanha o produto)
Memória interna existem versões com 16/32/64 GB de memória, além de 2 GB de RAM

Conexões:

GPRS Sim
EDGE Sim
Velocidades HSDPA, 42.2 Mbps; HSUPA, 5.76 Mbps; LTE, Cat3, 50 Mbps UL, 100 Mbps DL
WLAN Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
Bluetooth v4.0 with A2DP, EDR, LE
NFC Sim
Infra-Vermelho Sim
USB microUSB v2.0 (MHL 2), USB On-the-go, USB Host

Câmera:

Câmera Primária 13 MP, resolução de 4128 x 3096 pixels, autofocus, LED flash
Recursos Dual Shot, Gravação em HD simultânea com Fotografia, geo-marcação, focar via toque, detecção de rostos e sorrisos, estabilização de imagem, HDR
Video [email protected], dual-video rec.
Câmera Frontal 2 MP,[email protected], possibilidade de fazer vídeo-chamada com as duas câmeras

Características Gerais:

Sistema Android OS, v4.2.2 (Jelly Bean)
Chipset Qualcomm APQ8064T Snapdragon 600
CPU Quad-core 1.9 GHz Krait 300
GPU Adreno 320
Sensores Accelerometer, gyro, proximity, compass, barometer, temperature, humidity, gesture
Mensagens SMS(threaded view), MMS, Email, Push Mail, IM, RSS
Navegador HTML5, Adobe Flash
Radio FM não
GPS A-GPS + GLONASS
Java Sim – Java MIDP emulator
Cores White Frost (branca), Black Mist (cinza-azulado)
Outros recursos – carregador sem fios (não incluso)
– Reconhecimento de voz via S-Voice
– Smart stay, Smart pause, Smart scroll
– Reconhecimento de gestos com as mãos e dedos
– Dropbox (50 GB)
– Active noise cancellation com microfone dedicado
– Saída de TV (via MHL 2 A/V link)
– integração SNS
– Tocador de vídeos em MP4/DivX/XviD/WMV/H.264/H.263
– Tocador de músicas em MP3/WAV/eAAC+/AC3/FLAC
– Organizador Pessoal (S-Planner)
– Editores de imagem e vídeo
– Visualizador de Documentos (Word, Excel, PowerPoint, PDF)
– Google Apps: Google Search, Maps, Gmail, YouTube, Calendar, Google Talk, Picasa
– Voice memo/dial/commands
– Teclado com previsão de texto (Swype)

Bateria:

Capacidade Li-Ion 2600 mAh battery
Stand-by (2G) / Up to 350 h (3G)
Conversação (2G) / Up to 17 h (3G)

Com informações de GSM Arena.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top