Conecte-se conosco
S4 Zoom

Android

Review: Samsung Galaxy S4 Zoom

Recebemos para review o Samsung Galaxy S4 Zoom para Review e testes e com a aproximação do lançamento de seu principal concorrente no Brasil, o Nokia Lumia 1020, não pudemos deixar de comparar o desempenho de sua câmera com seus antecessores, o Nokia 808 Pureview com seu sensor de 41 Mpx e o chamado lossless Zoom (Zoom sem perda de qualidade) da Nokia e o Lumia 920, primeiro com Smartphone com OIS e excelente para fotos com baixa luminosidade.

S4 Zoom

Recebemos para review o Samsung Galaxy S4 Zoom e com a aproximação do lançamento de seu principal concorrente no Brasil, o Nokia Lumia 1020, não pudemos deixar de comparar o desempenho de sua câmera com seus antecessores, o Nokia 808 Pureview com seu sensor de 41 Mpx e o chamado lossless Zoom (Zoom sem perda de qualidade) da Nokia e o Lumia 920, primeiro Smartphone com OIS e excelente para fotos com baixa luminosidade.

Layout e Acabamento

O S4 Zoom é classificado pela Samsung como um Smartphone, mas seu formato, tamanho e peso o deixam muito mais próximo de uma câmera portátil do que de um Smartphone. Foram necessários 2 dias de uso somente para achar um modo seguro e confortável de manuseio dele com uma ou duas mãos. Passado esse período de adaptação, foi possível notar que o design foi bem pensado: o centro de gravidade do aparelho foi posicionado de forma a facilitar o manuseio com apenas uma mão, inclusive usando o Swype.

Outros detalhes que fazem com que a comparação com uma câmera portátil sejam inevitáveis são:

  • o compartimento da bateria, que fica na lateral da “câmera” e que permite a troca do SIM, sem que a bateria seja removida;
  • o slot para micro SD é acessível sem a necessidade de retirada da bateria e com tampa exclusiva;
  • o botão exclusivo para acionamento da câmera;
  • e as lentes!

Assim como já li em outras análises do aparelho, também sou da opinião de que o S4 Zoom é mais uma Câmera, que um Smartphone, mas deixando a classificação de lado, seja considerando uma câmera ou um Smartphone, o design é único e os materiais aplicados reforçam a sensação de robustez e qualidade que temos ao ter o aparelho em mãos.

Display

A tela possui tecnologia Super  AMOLED com 4,27″ e resolução de 540 x 960, ou seja, aproximadamente 256 dpi de densidade de pixels, o que é excelente tanto para ver as fotos e vídeos produzidas pelo aparelho, quanto para jogos e outros aplicativos. A resposta do tela capacitiva é muito rápida e possui Gorilla Glass 3 para proteção contra riscos, mas o display não é o destaque deste aparelho.

Velocidade, Hardware e Desempenho

Dividi a avaliação destes quesitos em 2 partes, decidi avaliar o uso como um Smartphone e também como uma câmera.

Usando o S4 como uma câmera

Para o uso como uma câmera, além é claro da qualidade da câmera para fotos e vídeos, há dois fatores importantes para serem considerados: capacidade de armazenamento e duração da bateria e em ambos o S4 Zoom foi muito bem. Além de ter cerca de 5GB de espaço interno disponíveis para o usuário, permite a expansão do armazenamento com o uso de cartões micro SD de até 64 GB. A bateria de 2330 mAh permite tirar muitas fotos e gravar muitos vídeos antes de esgotar, mas para isto é necessário desativar a maior parte dos recursos, como por exemplo redes sociais, e-mails, etc. Caso contrário, a duração de bateria, devido à transferência de dados e também ao uso da tela para as interações sociais, vai diminuir bastante.

Usando como câmera, o destaque fica para o Zoom Ring, que além de controlar o zoom das lentes, também serve para ajustar os modos de câmera antes de tirar a foto.  Para quem gosta de usar o pinch to zoom (beliscar a tela) para aproximar vai ficar decepcionado: o zoom é controlado usando o Zoom Ring ou teclas virtuais de + e – na interface da câmera.

O S4 Zoom possui duas câmeras: a principal, com zoom de 10x, Flash Xenon, OIS (Estabilização ótica de imagem) e sensor de 16 Mpx CMOS-BSI (Back Side iluminated) para fotos claras e nítidas, mesmo com baixa luminosidade, e uma câmera secundária de 1.9 Mpx.

 A câmera secundária foi uma excelente surpresa. Fui capaz de gravar um vídeo com excelente definição do meu filho para postar no Facebook. Foi muito divertido ver a reação dele ao se ver na tela do aparelho.

Para avaliar a câmera principal e antecipar um comparativo com o Lumia 1020, comparei as fotos do S4 Zoom com fotos feitas com o Nokia 808  e Lumia 920.

  • Cenário 1: Foto de uma paisagem sem Zoom (S4 x 808)
01 - Samsung S4 Zoom

S4 sem Zoom, automático, resolução máxima

808 automático, resolução máxima

808 automático, resolução máxima

 A foto do S4 foi feita com 16 Mpx e a do 808 com 34 Mpx, ambas com excelente qualidade e mostrando até mesmo os reflexos nas poças de água sobre o teto do prédio em frente. Para os perfeccionistas, pode-se dizer que o 808 foi ligeiramente melhor, pois a imagem do S4 parece mais lavada e esbranquiçada.

  • Cenário 2: Qual tecnologia é melhor para um Smartphone? Lossless Zoom da Nokia ou Zoom Ótico da Samsung?
S4 com Zoom de 3.08x

S4 com Zoom de 3.08x

 

808 com recorte da imagem anterior simulando 3.08x de Zoom

808 com recorte da imagem anterior simulando 3.08x de Zoom

Para este comparativo,  tirei uma nova foto com o S4 usando o Zoom ótico de 3.08x pois é o máximo de zoom que a tecnologia Pureview permite sem perda de qualidade, conforme divulgação da Nokia.

A foto do 808 é apenas um recorte da foto tirada no cenário 1. Apesar de ter apenas cerca de 3,8 Mpx de resolução contra os 16 Mpx da imagem do S4, a qualidade de ambas é comparável e considerando que estamos avaliando qual a melhor solução para um Smartphone, a solução da Nokia permite maior flexibilidade uma vez que é possível recortar a imagem em qualquer região para obter um zoom de 3x, enquanto no S4, seria necessário tirar uma nova foto.

Considerando a qualidade de imagem ambas as máquinas obtiveram resultados satisfatórios mas dado as dimensões do 808 e a possibilidade de destacar áreas da imagem, a solução da Nokia é melhor.

  • Cenário 3: Zoom de 10x

Aqui é onde o S4 Zoom mostra todo o seu potencial e somente poderia ser equiparável por uma câmera portátil com capacidade de zoom ótico equivalente. Abaixo está apenas a foto feita com o S4 para exemplificar a qualidade do zoom de 10x.

S4 com Zoom de 10x

S4 com Zoom de 10x

  • Cenário 4: Foto Noturna com baixa luminosidade
S4: Foto automática, cena Noturno, sem Flash

S4: Foto automática, cena Noturno, sem Flash

920: Foto automática, cena Noturno, sem flash

920: Foto automática, cena Noturno, sem flash

A foto do S4 (16 Mpx)  foi mais fiel à realidade mas ficou mais escura e alguns detalhes ficaram escurecidos. Já a foto do 920 (8.7 Mpx) ficou mais iluminada mas ambas apresentaram ruídos e granulações.

Eu considero um empate, pois ambas fotos estão equivalentes, mas dependendo do objetivo e do gosto individual de cada pessoa, uma foto sempre será melhor que a outra.

  • Cenário 5: Foto Noturna com configurações manuais
S4: Foco Manual, Sem Zoom, Sem Flash, ISO 1600, Exposição 0.5s

S4: Foco Manual, Sem Zoom, Sem Flash, Isso 1600, Exposição 0.5s

920: Foco Manual, Sem Zoom, Sem Flash, ISO 1600, Exposição 0,5s

920: Foco Manual, Sem Zoom, Sem Flash, ISO 1600, Exposição 0,5s

Neste comparativo, a situação se inverteu e a foto do S4 ficou mais clara, apesar das configurações usadas terem sido as mesmas.

  • Cenário 6: Foto Noturna com zoom 10x

Este é apenas mais um exemplo do zoom do S4, mas à noite, o melhor é evitar a sua utilização. Segue minha tentativa de mostrar o Outubro Rosa, uma iniciativa da Prefeitura para que locais da cidade fiquem iluminados de rosa como uma forma de conscientização das pessoas para os riscos do câncer de mama.

06 - Samsung S4 Zoom Foto Noturna 10x_tn1

 

Quem desejar, pode acessar todas as fotos em sua resolução máxima no meu Flickr e tirar as próprias conclusões.

Usando o S4 como um Smartphone

Acredito que o uso de quem comprar o S4 Zoom será bem diferente do meu, provavelmente usando mais aplicativos para edição de fotos e vídeos e uso moderado de dados com redes sociais e e-mail. Neste uso, o S4 deve ter um desempenho muito bom principalmente no quesito bateria para testar esta teoria. Durante o primeiro dia de testes, simulei este uso, deixando de configurar alguns dos serviços que uso normalmente e consegui ficar o dia todo conectado sem problemas.

Mas no meu uso normal, a bateria durou apenas 5h, pois eu prefiro não usar apps que gerenciem o consumo de energia, desabilitando serviços ou controlando a rede de dados e além disso, meu uso é um pouco acima da média, conforme lista abaixo:

  • Ao todo, tenho 5 contas de e-mail (Yahoo, Live, 2 Contas Google e  Nokia Mail) e recebo nestas contas cerca de 300 e-mails diários (sem contar o Spam e Promoções) de 4 grupos de discussão em que participo ativamente e procuro ler pelo menos metade de todas as discussões.A as outras, se não são de meu interesse, apenas marco como lidas depois de ler o primeiro e-mail;
  • 4 Grupos do Whatsapp, onde a troca de mensagens é constante;
  • Atualização constante do Facebook, Twitter, Instagram;
  • Cerca de 20 minutos de vídeo chamadas no Skype;
  • E, por fim, notificações do jogo QONQR e claro, respostas às batalhas no jogo e ainda tiro algumas fotos todos os dias.

No Antutu Benchmark o desempenho foi condizente com o fato de ser um Dual Core e não um Quad Core como o S4 4G ou Octa Core como o S4 3G e sua GPU Mali 400 associada ao Cortex A9 Dual Core de 1.5 GHz e o 1,5 GB de RAM tornou a experiência de uso bem fluída e não notei engasgos ou travamentos.

Antutu Benchmark S4 ZoomE antes que perguntem, não é possível usar o Zoom ótico em aplicativos como o Instagram, ao se tentar usar é ativado o Zoom Ring que automaticamente ativa a janela de seleção de cenários da câmera e abre o aplicativo da câmera.

Preço e Disponibilidade

O Samsung Galaxy S4 Zoom já está disponível no mercado brasileiro nas cores preta e branca com um preço médio de R$ 1361,40 (Fastshop).

Conclusão

É o aparelho ideal para quem gostaria de ter sempre por perto uma câmera fotográfica, mas sem ter que carregar mais um gadget e funciona como câmera e smartphone sem qualquer restrição. Devido ao volume ocupado pelas lentes e seu formato de câmera, pode tornar-se incomodo de usar e carregar no caso do usuário não ser adepto a tirar fotos constantemente.

Galeria de Imagens

 S4 Zoom S4 Zoom x 808 Pureview S4 Zoom x 808 Pureview x Lumia 920

Zoom Ring - S4 Zoom Interface Câmera S4 Zoom Interface Câmera S4 Zoom

Engenheiro, Fã de Sci-Fi, games, animes, tecnologia móvel.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top