Conecte-se conosco
gear-fit2

Reviews

Review: Samsung Gear Fit2, para monitorar atividades com estilo

A tela de 1,5 polegadas AMOLED do Gear Fit 2 tem o tamanho e curvatura ideais para se acomodar bem no pulso. Confira o review completo.

Gear Fit2: o companheiro de quem pratica exercícios.

Gear Fit2: o companheiro de quem pratica exercícios.

Como anunciamos algumas semanas atrás, foi lançado no Brasil o Samsung Gear Fit2. Recebemos uma unidade desse smartwatch para testar aqui no Showmetech, onde foi possível explorar as possibilidades que o dispositivo proporciona. Abaixo, você vê a análise completa sobre estes testes:

O Smartwatch

A primeira impressão já me deixou bastante empolgado, pois o aparelho é muito bonito e discreto. Algo desejável para quem pretende usar em seu dia-a-dia, com atividades de rua. Um acabamento de alta qualidade mesmo. Ainda, o modelo conta com certificação de proteção IP68, que garante resistência a água e poeira.

Design

A pulseira emborrachada possui boa fixação, algo que já tive problemas com algumas smartbands que caiam do pulso com alguma facilidade. Existem dois tamanhos de pulseiras, permitindo que tanto os magrinhos quanto aqueles com o pulso mais largo possam usar de forma confortável. Mas preste atenção ao adquirir, pois somente uma pulseira acompanha o aparelho (escolha o tamanho antes de comprar). Resumindo, o Gear Fit 2 é lindo e funcional!

gear fit2 pulseira

A tela principal pode ser alterada escolhendo entre várias opções disponíveis no app Samsung Gear. Algumas imitam relógios analógicos e outras são mais completas exibindo até calorias, passos e batimento cardíaco.

Gear fit 2 watchfaces

Configurações Iniciais

As configurações iniciais são um pouco complicadas. Para utilizar o device, é necessário instalar uns 3 ou 4 apps. Para cada um deles, é exibida uma tela com um contrato imenso, pedindo aceite. Esse procedimento poderia ser muito mais simples. Mas, depois de tudo configurado no smartphone, a utilização é extremamente fácil e intuitiva.

Desempenho

O sistema operacional que roda no equipamento é o Tizen, aposta da Samsung longe do Android Wear. Rodando sobre um processador Dual-core de 1GHz e 512MB de memória RAM, que são mais do que suficientes para as funcionalidades existentes. No uso geral me pareceu bastante bom, mesmo durante o acompanhamento de uma caminhada mais longa, de cerca de 40 minutos, marcando o caminho sem erro e sem a necessidade do smartphone.

gear fit 2 widgets

Funcionalidades

Ainda existe uma área de acesso rápido que, assim como no Android, é exibida deslizando o dedo na tela de cima para baixo. Nela são são exibidas informações de percentual da bateria, conexão Bluetooth, controle de luminosidade da tela, modo não perturbe e um atalho para o Music Player. Mas, infelizmente, não disponibilizaram um atalho para atividades ou cronômetro que estiverem em andamento, algo que senti bastante falta.

Além de ser possível navegar utilizando toque na tela existem, 2 botões laterais. O maior serve para voltar para tela anterior. O menor serve para acessar a área de apps internos como configurações, alarmes e cronômetro além de controle de ingestão de água e café e dos monitoramentos. A ordem de exibição destes itens pode ser configurada no smartphone através do Samsung Gear.

Como o Fit2 possui GPS interno, não é necessário levar o smartphone para monitorar atividades. Para algumas delas, não e necessário nem iniciar o monitoramento, pois ele já reconhece que o usuário está caminhando ou correndo, iniciando o monitoramento automático.

Ao terminar a atividade, é possível compartilhar ela em redes sociais diretamente pela tela do relógio, mas precisa estar pareado com o telefone, para conectar na internet. Se fizer o compartilhamento pelo SHealth, no celular, ainda pode escolher uma imagem customizada da olimpíada criada pela Samsung e que ficará disponível por tempo limitado.

Exercício matinal!

A photo posted by Maicon Strey (@mfstrey) on

Software SHealth

Por falar em SHealth, este é o app da samsung para monitorar atividades esportivas e de saúde. Infelizmente, o Gear Fit 2 só possui integração com este app. Se você costuma monitorar suas atividades com outro app, terá que trocar ou fazer a monitoria com dois aplicativos.

Uma inovação do SHealth é a opção de competir com amigos que também utilizam o app da Samsung, algo bem divertido e motivador. Com ele, é possível criar comparativos de desempenho entre duas ou mais pessoas, incentivando a vontade de praticar atividades físicas.

samsung shealth gamification

Músicas

O Gear Fit2 possui 4GB de armazenamento interno, sendo quase 2GB utilizados pelo sistema operacional. Nos cerca de 2GB restantes é possível armazenar músicas para ouvir com um fone Bluetooth sem a necessidade de um smartphone. Infelizmente não existe como sincronizar playlists offline de apps de áudio como Spotify ou Deezer.

O controle de mídias existente no relógio permite controlar a reprodução de músicas no smartphone e nesse caso sim existe a integração com os players. Existe até uma opção para controlar o volume da reprodução.

gear-fit2-music

Bateria

A duração de bateria foi algo que me surpreendeu positivamente. Sempre que se fala de smartwatch existe a preocupação com a bateria que dura cerca de de um dia. Com o Gear Fit 2 não existe essa preocupação.

Eu deixei todas as notificações do smartphone habilitadas no relógio com vibração ativa. Utilizei ele para monitorar duas caminhadas de 20 minutos por dia e as vezes mais alguma atividade. Medidor de batimentos cardíacos ficou habilitado no automático, que faz uma leitura a cada uma ou duas horas. E deixei o brilho um pouco abaixo da metade. Após 24 horas de uso o aparelho ainda estava com mais de 50% de bateria.

Meu hábito ficou sendo o de deixar ele carregando durante o meu banho e jantar. Em um dos dias, cheguei tarde em casa e não carreguei. Mesmo depois de dois dias de uso ele ainda apresentava 20% de bateria. A bateria pode ser carregada completamente em pouco mais de meia hora. O carregamento é feito por um dock especial para ele, que permite que a função relógio fique acessível mesmo enquanto carrega.

samsung-gear-fit-2-on-charger

Integração com Smartphone

O que mais senti falta foi de uma integração maior com o smartphone. Não é possível desligar um alarme do smartphone pelo Fit 2, por exemplo. Algumas notificações de apps não podem ser descartadas na tela do relógio. As opções oferecidas são de exibir no smartphone ou bloquear todas as notificações futuras do app.

Tendo em conta que a ideia de um smartwatch é evitar tirar o telefone do bolso, esse tipo de comportamento é estranho, pois nos obriga a tirar o smartphone do bolso, para uma tarefa simples como descartar uma notificação ou desligar um alarme.

Especificações

  • Tipo de Tela: Super AMOLED
  • Tamanho de Tela: 1,55 polegadas
  • Resolução: 216 x 432 pixels
  • Sistema Operacional: Tizen OS 2.3
  • Processador: Dual-core de 1GHz
  • Memória RAM: 512MB
  • Armazenamento Interno: 4GB (2GB disponível)
  • Bateria: 200Mah
  • Sensores: GPS, monitor cardiaco, gyroscópio, acelerometro e barometro.

Preço

Em seu lançamento o preço sugerido foi de R$ 1.299,00. Mas já é possível encontrar por valores menores. Ele está disponível em três cores: Preto, Rosa e Azul.

gear-fit2-cores

Este aparelho realmente me impressionou pela qualidade do acabamento e funcionalidades. Realmente lastimei o momento em que precisei enviar de volta para a Samsung. Não é o tipo de equipamento que alguém se arrependa de adquirir.

Gear Fit 2

1.104,90
Gear Fit 2
9.4

DESEMPENHO

9/10

    FUNCIONALIDADES

    10/10

      DESIGN

      10/10

        PREÇO

        9/10

          BATERIA

          10/10

            Pros

            • Design impecável
            • Bateria com alta duração
            • Acabamento de primeira qualidade

            Cons

            • Incompatibilidade com outros apps
            • Pouca integração com o smartphone.

            Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde. Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

            Comentários

            Mais de Reviews

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top