Conecte-se conosco
Samsung-R7-Audio-Wireless-360 (7)

GADGETS

Review Samsung R7 Wireless Audio 360

Testamos a caixa de som Samsung R7 Wireless Audio 360, que promete emitir áudio uniforme em 360 graus. Veja os prós e contras do gadget.

Samsung-R7-Audio-Wireless-360 (1)
A Samsung lançou no Brasil o modelo R7 da linha Wireless Audio 360 em outubro de 2015. O produto promete proporcionar uma forma única de reprodução de som em 360 graus e tem um design diferente, que chama a atenção; assim como o preço: R$ 2.199. Testei o aparelho durante algumas semanas e essas são as minhas impressões.

Design

Samsung-R7-Audio-Wireless-360 (6)
A Samsung quer que a Wireless Audio 360 seja, também, um objeto de decoração da sua casa. E não apenas qualquer objeto, mas aquele que mais chama a atenção. Ele se parece com um grande ovo. Foram utilizados poucos materiais na sua construção: um plástico resistente fosco compõe o corpo do produto e existem alguns detalhes metálicos nas saídas de som – o minimalismo foi suficiente para torná-la um imã para os olhos, graças ao formato.

Acima de um desses detalhes metálicos estão os botões capacitivos para Play/Pause, Controle de Volume, Input e Liga/Desliga. Um fino feixe de luz indica quando o speaker está ligado nessa mesma região.
Samsung-R7-Audio-Wireless-360 (3)
O tweeter fica virado para cima, e o médio-woofer fica no meio. A caixa mede 181 x 422 x 181 mm e pesa pouco mais de 3 Kg. Além da pequena base cromada que acompanha o modelo, a Samsung vende um tripé separadamente.

A Wireless Audio 360 está disponíveis nas cores branca e preta.

Som

Samsung-R7-Audio-Wireless-360 (2)
Se o design é diferente e atraente, o som é melhor ainda. A Samsung caprichou na qualidade do produto. A tecnologia de áudio “Ring Radiator” faz com que o som seja espalhado em todas as direções do cômodo, gerando áudio de igual qualidade em 360 graus. É possível aumentar bastante o som, sem distorcê-lo.

Ela é capaz de reproduzir um campo de som dinâmico e aberto, com frequências altas bem definidas e um mid-range equilibrado. O baixo fica um pouco aquém do esperado, justamente pelo posicionamento dos falantes, que estão fisicamente separados. O tweeter aponta para cima e o médio-woofer aponta para baixo. Na prática, podem haver diferenças no som dependendo do posicionamento mais alto ou mais baixo do dispositivo.

Vale ressaltar também que esse não é um produto ideal para quem quer uma solução imersiva, para assistir filmes e séries, por exemplo. O som se propaga em 360º a partir das caixas e não gera um posicionamento claro dos elementos sonoros.

Conectividade e Performance

Samsung-R7-Audio-Wireless-360 (4)
A Wireless Audio 360 praticamente não possui entrada física. Não há um plug P2, nem RCA, apenas um microUSB que fica escondido de baixo da base metálica. Tudo é controlado via Bluetooth 4.0 ou Wi-Fi (2.4 / 5GHz).

As caixas de som são fáceis de configurar. A conexão via Bluetooth não exige nada além do smartphone ou computador que você quer usar para a transmissão; basta apertar o botão “Source”, esperar pelo aviso “Bluetooth is ready” e parear os dispositivos.

Se preferir utilizar o WiFi, que garante mais estabilidade e qualidade do som, é necessário baixar o aplicativo Samsung Multiroom, disponível para iOS e Android. É preciso seguir algumas instruções, que aparecem na tela do celular; é preciso apertar o botão Play/Pause simultaneamente com o Liga/Desliga por 5 segundos e então inserir a senha da conexão, em poucos segundos já está tudo configurado. É possível ainda fazer a conexão com uma TV da Samsung, utilizando o TV SoundConnect.

O aplicativo possui uma série de recursos que complementam a experiência da Wireless Audio 360. Ele se integra com aplicativos de música, como o Spotify, Deezer, 8tracks e TuneIn, mas também é capaz de reproduzir a partir da biblioteca do usuário. São suportados os formatos AAC, OG, AIFF, MP3 (até 320 kbps), WMA, ALAC (até 192 kHz), WAV (até 192 kHz) e FLAC (até 192 kHz).

A partir dele é possível conectar mais de uma caixa de som da Samsung para reproduzir o mesmo conteúdo. A assessoria enviou duas caixas R7 e pude testar mais possibilidades, como fazer um par estéreo na sala ou deixar uma em cada cômodo da casa; nesse segundo caso é possível controlá-las de forma independente. Colocar ambas no mesmo espaço não é tão interessante, o som em 360 graus é bem uniforme e há apenas um ganho no volume.

O app exibe a capa do álbum que está tocando no momento e tem um modo divertido de trocar entre as músicas, bastando girar em torno da imagem para navegar. Há ainda um menu de busca que inclui todas as fontes de conteúdo que estão conectadas e um equalizador.

Galeria de Imagens

Conclusão

A Wireless Audio 360 é uma baita caixa de som. Bonita a ponto de ser um belíssimo item de decoração da sua casa, com uma qualidade de reprodução elevada. O som realmente sai em 360 graus. É fácil de se configurar e intuitivo para colocar músicas, uma experiência bem bacana de uso. Porém, peca em alguns detalhes como a conectividade limitada ao Bluetooth e WiFi – um plug P2 não faria mal, não é?

Se você tem R$ 2.199 e quer investir num equipamento bonito e de qualidade, é uma caixa de som muito interessante.

Samsung R7 Wireless Audio 360

Samsung R7 Wireless Audio 360
9

Design

10/10

    Qualidade do Som

    9/10

      Conectividade

      8/10

        Performance

        9/10

          Pros

          • Muito bonito
          • Som de alta qualidade
          • Intuitivo de se usar

          Cons

          • Faltou um plug P2
          • Preço elevado

          19, estudante de Comunicação e Multimeios na PUC-SP. Curioso e apaixonado por tecnologia, escreve sobre o tema há cinco anos.

          Comentários

          Mais de GADGETS

          Dica

          Mais Lidas

          Reviews

          Cultura Geek

          Tutoriais

          To Top