Conecte-se conosco
samsung style S50

Computadores

Review: Samsung Style S50 – O top portátil

A Samsung lança no Brasil o Samsung Style S50, um ultrabook com configuração matadora e um acabamento inteiro em alumínio ultra-leve.

samsung style S50

Samsung Style S50 – O top do portátil

Nos últimos anos alguns termos se tornaram palavras de ordem quando se fala em desenvolver e criar novos produtos, palavras com as quais todos os time de produto estão acostumados, e elas são “Poder, Estilo e Portabilidade”.

Hoje em dia nada é projetado se não for para transmitir poder, estilo e ser o mais portátil possível, de carros de luxo e relógios até aviões. Desta forma, muitas vezes o esforço para atingir o equilíbrio entre estes três campos que são bastante distintos entre si pode deixar um dos lados prejudicado.

Temos visto isto muito no mercado de computadores com o passar do tempo. Computadores tinham a potência de servidores, mas que eram tão pesados e desengonçados.  Perdiam toda e qualquer portabilidade e em contraponto computadores ultrafinos, mas que penavam para abrir uma simples planilha.

Samsung Style S50 – Tanto equilibrio que chega a assustar

Não sou um usuário convencional de computadores. Os meus sempre foram cobrados para ser poderosos, e isso normalmente significava um peso de pelo menos 3 Kg nas minhas costas. isso com uma duração de bateria que me forçava a escolher lugares que tinham obrigatoriamente uma tomada por perto.

Mas com o tempo vieram memórias mais potentes, telas e processadores mais econômicos e, por fim, discos SSD. O que faltava era uma marca que pudesse juntar tudo de forma equilibrada. Da mesma forma como a Apple acertou no passado com MacBook Air, a Samsung com certeza atingiu o equilíbrio absoluto com o Samsung Style S50.

Acabamento

Totalmente feito em uma liga de magnésio ultra leve, o design do Samsung Style S50 salta aos olhos. Ele realmente vai chamar a atenção quando você tirar ele da mochila. Ao decidir por esse design a algum tempo atrás, a Samsung focou em criar um padrão para os seus notebook desde o S40, modelo anterior a este. E com apenas 1,34 centímetros de espessura, este é, com certeza, um dos Ultrabooks mais fino sendo vendido com Windows 10 no mercado.

samsung style S50 - acabamento

Muitos donos vão ficar preocupados com os possíveis riscos ao notebook, mas não se preocupem. Por ter um acabamento sólido, é muito difícil de se ter arranhões na carcaça, a Samsung aplicou uma camada de verniz na finalização do notebook. E se você tem um gato como eu essa é uma preocupação muito normal. O processo de usinagem do notebook é de última geração, sendo feito em uma peça única, que faz com o notebook seja muito mais resistente.

Tela

Ter um tela Full HD hoje em dia é mínimo que se pede para um notebook de última geração. E quanto mais fina, mais esse quesito faz diferença e a Samsung fez um belo upgrade de tela para o Samsung Style S50. Além de ser Full HD com uma resolução de 1920 x 1080, a tela possui 400 nits, o que torna o brilho muito menos cansativo para a visão. E em uma tela de apenas 13,3 polegadas isso é muito bom.

samsung style S50 - tela

Alias, sempre que falamos sobre telas mencionamos como o ajuste de brilho pode ser importante quando se está mudando de ambiente. Esse recurso foca exatamente em poupar a visão do usuários, ainda que esses sensores sempre tivessem como função principal a economia de energia.

A Samsung deu um grande upgrade nos sensores de ajuste de brilho da tela. Pode parecer algo bem trivial, mas aperfeiçoar um sensor que quase imediatamente ajusta o brilho tanto da tela como o teclado para o ambiente onde você está é muito difícil.

Saindo de um ambiente aberto e indo para um ambiente fechado, a tela trocou em menos de 2 segundos a configuração de brilho e luminosidade. O tempo foi na verdade de 1.96 segundos. Você pode até não reparar nesta velocidade durante o dia-a-dia, mas um sensor tão rápido é realmente um grande feito.

Buscando trazer inovação e novas funcionalidades, um diferencial trazido pela Samsung foi o “Modo de apresentação”, com ele é possível que você gire a tela 180º para desenhos e apresentações.

Velocidade e Desempenho

samsung style S50 - desempenho

Como um amigo costuma dizer, velocidade e desempenho dependem muito da sua média de comparação.

Comparado a um notebook normal, o Samsung Style S50 não é somente rápido. Ele é muito, mas muito rápido, com seu processador Core I7-6500U rodando a 3.1 GHz. A Samsung decidiu investir bem na categoria de processador para que ele não virasse um calcanhar de Aquiles para a bateria.

O notebook ainda conta com 8 GB de RAM, o necessário para que o dono não precise fazer um upgrade durante um bom tempo. 

Parte do desempenho depende do seu uso, é claro. Se você pensa em usar ele para trabalho com o Windows 10 original de fábrica, não vai se arrepender, já que ele roda muito fluído. Eu cheguei a usar o Samsung Style S50 rodando Ubuntu 16.04 e ele se comportou muito bem. Ou seja, ele é uma opção para quem quer tudo isso e ainda quer rodar sua distro Linux favorita.

Teclado

Quem já leu meus reviews sabe que eu tenho uma preocupação bem especial com este item. O teclado é a diferença entre uma usabilidade média e uma ótima usabilidade, já que se você tem mãos pequenas, todo teclado serve, Agora, se você tem mãos maiores isso pode ser tornar bem chato.

screenshot-from-2016-10-09-012921

Uma das coisas que me surpreendeu de cara no Samsung Style S50 foi com certeza o fato do layout ser padrão internacional, aquele sem o “Ç”. E se teve uma coisa que a Samsung aprendeu foi não deixar mas as teclas tão lisas, além do acabamento emborrachado realmente fazer uma tremenda diferença.

Uma coisa que posso considerar como ponto negativo é que por ser um notebook muito fino, o teclado é bem barulhento, além de ser um pouco duro para digitar. Com computadores maiores normalmente as teclas possuem uma membrana mais grossa por baixo, o que ajuda a abafar o som do teclado.

Bateria

Ninguém quer entrar em uma reunião segurando um carregador, e muito menos ter que se sentar perto de uma tomada onde quer que vá. Sendo assim, muitos vão considerar uma bateria de 30 Wh um pouco pequena, mas acreditem: ela chega muito perto das 10 horas que a Samsung promete.

Durante um dia de trabalho, o meu melhor tempo de bateria foi de 7 horas, antes que eu tivesse que sair correndo atrás do meu carregador. Já jogando League of Legends no final de semana, não consegui passar das 4 horas de uso. Ainda sim um ótimo tempo para um computador tão fino.

Preço e Disponibilidade

Chegando ao mercado brasileiro o preço sugerido Samsung Style S50 é de R$ 6.499,00 e pode ser encontrado por R$ 7.114,26. A Samsung tem um parceria exclusiva com a FastShop para a compra.

Conclusão sobre o Samsung Style S50

samsung style S50

Se você quer potência e não quer abrir mão do estilo e da portabilidade com certeza o Samsung Style S50 é o seu computador. Por tudo que pude ver ele é realmente uma máquina que vai durar uns bons 3 anos sem a necessidade de upgrades.

Se você é um usuário corporativo e quer o mais leve do mercado sem ter que abrir mão do seu sistema operacional, realmente o Samsung Style S50 deve ser sua escolha.

O preço com certeza deixa ele na mesma linha do Dell XPS 13.3, com a diferença do peso que é de apenas 860 g, o primeiro ultrabook a atingir menos de 1 Kg mesmo com carregador.

No mais, a exclusividade de distribuição através da FastShop torna a compra um pouco restrita e sem muita chance de barganha.

Especificações:

  • Marca – Samsung
  • Modelo – Style S50
  • Processador – Intel Core I7-6500U (6ª geração) dual-core de 3.1 GHz
  • Memória – 8 GB DDR3
  • Armazenamento – 256 GB (SSD)
  • Placa de Vídeo – Intel Graphics HD 520
  • Tamanho da tela – 13.3” – Resolução 1920×1080
  • Audio – Intel Audio
  • Conectividade – 2 USB 3.0 / 1 USB 2.0 / 1 micro-HDMI
  • Bateria – 4 células – 30 WHr – Duração média de 7 horas
  • Peso – 860 g, 1 Kg com carregador
  • Dimensões – 31,4 x 21,9 x 1,34 cm

Samsung Style S50

Samsung Style S50
8.1

DESIGN

9/10

    DESEMPENHO

    8/10

      TELA

      9/10

        BATERIA

        8/10

          PREÇO

          7/10

            Pros

            • TELA
            • BATERIA
            • DESEMPENHO

            Cons

            • TECLADO
            • PREÇO

            Nerd e profissional de TI desde que se entende por gente. Gosta de cultura geek e adora escrever sobre tudo um pouco.

            Comentários

            Mais de Computadores

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top