Conecte-se conosco
LG G3 Cores

GADGETS

Review: smartphone LG G3, a revolução da LG

O LG G3 é a aposta da empresa para se tornar a fabricante do melhor smartphone Android atualmente à venda no país. Ele é concorrente direto do Galaxy S5 da Samsung, Xperia Z2 da Sony e iPhone 5S da Apple.

Review LG G3.

Recém lançado no Brasil, o LG G3 é a aposta da empresa para se tornar a fabricante do melhor smartphone Android atualmente à venda no país. Ele é concorrente direto do Galaxy S5 da Samsung, Xperia Z2 da Sony e iPhone 5S da Apple.

Além das especificações parrudas, ele tem um bom atrativo: dependendo do desconto na operadora, pode sair por menos de R$ 900,00. Mas, será que vale a compra? Veja abaixo o nosso review:

Pontos Positivos:

  • Possui uma das melhores telas do mercado, com borda mínima, excelente fidelidade e resolução acima de 1080p.
  • A câmera também está entre as melhores do mercado, com foco a laser;
  • O design que prioriza a tela é um dos destaques do aparelho;
  • Interface minimalista e com recursos que valorizam a experiência do usuário;
  • Capacidade da bateria e bom gerenciamento de recursos garantem maior duração ao longo do dia;

Pontos Negativos:

  • Não existe vedação contra poeira e água;
  • Alto-falantes estão localizados na traseira do aparelho;
  • O plástico da traseira risca fácil;

Dicas:

  • Screenshots: para capturar imagens da tela, segure os botões “power” e “diminuir volume”, simultaneamente;
  • Screenshots (segunda opção): você pode clicar na tecla virtual “home” e arrastar o dedo para o ícone/app “QMemo” (ele captura a imagem da tela e permite que você edite-a ou escreva uma mensagem antes de compartilhar);
  • Modo de recuperação: para acessar o “recovery mode” do G3, desligue o telefone e ligue-o clicando em “power” e “diminuir volume”, simultaneamente. Solte-os ao visualizar o logo da LG.


Design:

Mais que uma evolução do modelo anterior, o design do LG G3 finalmente diferencia-o dos modelos fabricados pela concorrente Samsung e aproxima-o do smartphone One da HTC. Ainda que seja construído em policarbonato com aspecto metálico, ele deve ganhar o coração dos consumidores que aspiram por aparelhos com o mínimo de bordas, o máximo de tela, e nada de cantos plasticamente cromados. Ele pode não ter o acabamento “premium” do iPhone 5S, mas é lindo.

LG G3 características

O G3 mantém os botões de controle na traseira do aparelho, o que exige um pouco de treino para se acostumar. Não existem botões frontais ou laterais. E é aqui que destacamos um recurso legal do aparelho: o Knock On. Ao invés de clicar em um botão, basta tocar duas vezes a tela para que ela ligue ou desligue. Você pode até criar uma combinação de toques, que funcionará como senha de ativação da tela. Muito prático!

Assim como no Galaxy S5, os alto-falantes ficam localizados na traseira do aparelho, exigindo que o usuário faça a tradicional “concha” para ouvir o som que provém deles. O LG G3 perde, neste quesito, para os alto-falantes frontais do Xperia Z2 e HTC One, que direcionam corretamente o som para o usuário.

 


Hardware

Quanto ao hardware, ele está entre os mais poderosos modelos do mercado: processador quad-core de 2.5 GHz Krait 400 Qualcomm MSM8975AC Snapdragon 801, 2GB de memória RAM, 16GB de armazenamento interno e suporte para cartões microSD de até 128GB.  Existe uma versão internacional com 32GB de armazenamento e 2GB de RAM, mas ela não será comercializada no Brasil.

Outras características incluem WiFi AC, suporte para redes 3G e 4G/LTE Cat 4, Bluetooth 4.0 e bateria removível de 3.000 mAh. O rol de sensores também é basicamente o mesmo presente nos concorrentes Galaxy S5 e Xperia Z2, com exceção do medidor de batimentos cardíacos.

Se você valoriza avaliações de benchmark, os resultados podem lhe confundir um pouco: o G3 obteve o melhor resultado no Quadrant e VEllamo, mas perdeu no 3DMark e Antutu. Veja abaixo:

Quadrant AnTuTu Vellamo 3D Mark Icestorm
LG G3 24146 30072 2921 16579
Galaxy S5 23648 35457 1630 18072

 


 Tela QWHD:

Um dos itens mais destacados pela assessoria da LG foi a tela do aparelho. Ele tem um display True HD-IPS + LCD de 5,5 polegadas, com resolução QWHD de 2560×1440 pixels (538 ppi). Isso equivale a 77% mais pixels que uma tela Full HD tradicional (QWHD: 1440p / Full HD: 1080p). Não existe concorrente com tela melhor (incluindo aqui os displays Retina da Apple).

DSC03798

O efeito prático dessa resolução, no entanto, não é aparentemente perceptível ao olho humano. Mesmo assim, é uma garantia da qualidade da tela, que ainda reproduz fielmente as cores, com excelente brilho e contraste. Claro, lembramos que essa altíssima resolução, aliada à tecnologia LCD presente na tela pode ser responsável por um maior consumo de bateria do que a tela Super AMOLED do Galaxy S5.


Sistema e Aplicativos

LG G3 launcher interfaceLG G3 launcher interface2

Uma das grandes inovações do LG G3 é o cuidado que a empresa teve com a interface do usuário (UI). Ela, aliás, foi totalmente reformulada, priorizando a simplicidade do design e facilidade de acesso às funções do aparelho. O resultado é uma experiência em uso que há muito não se via nos modelos da empresa e que lembra um pouco o Android L, próxima versão do sistema do robozinho. Para entender melhor os conceitos aplicados à UI, a LG desenvolveu o vídeo explicativo, visto abaixo:

 

Além do design, estão presentes aplicativos e recursos que adicionam qualidades ao smartphone. Entre eles, esta o controle remoto (com infravermelho), que pode se conectar à qualquer TV, Home Theater, Set-Top-Box (TV a Cabo) ou outros gadgets que possuam controles infravermelhos. Dependendo do modelo de TV da LG, ele ainda permite que você use o smarpthone como um “pointer”, mostrando uma seta de movimento e seleção na tela (como se fosse um mouse).

SmartWorld

Outro app, o SmartWorld, permite fazer o download e instalar novos temas, ícones personalizados, papéis de parede, fontes e aplicativos especialmente selecionados pela LG. As possibilidades de personalização nativa são inúmeras.

ContatosClima e Calendário

Os apps Contatos, Clima e Calendário também merecem se mencionados. Todos foram muito bem feitos, mostrando-se anos luz à frente da interface Android original. Na opinião pessoal do autor, eles também são mais interessantes do que as opções nativas do Galaxy S5 e Xperia Z2.

Teclado

O teclado nativo do smartphone também pode ser formatado ao gosto do freguês, mudando de cor, tamanho, estilo e adicionando ou removendo teclas. Ele ainda pode ser configurado para prever 1 ou mais idiomas, simultaneamente.

Outros recursos

Apps nativos podem ser vistos em mini-janelas redimensionáveis, similar a um PC ou Mac. Outro recurso disponível é o modo multijanela. Agora ele é acessado através do menu de aplicativos recentes (que também tem visualizações mais práticas que o Android tradicional). Estes dois modos, no entanto, funcionam com apenas alguns aplicativos da LG e Google.

Há ainda um menu nas configurações do aparelho completamente dedicado ao gerenciamento de memória. Ele ajuda a liberar espaço para o usuário apagando arquivos temporários e arquivos da pasta de downloads, além de lista aplicativos que não são usados há muito tempo.

Textos copiados e screenshots capturadas ficam salvas na memória e podem ser recuperadas dessa forma, até o limite de 20 itens.


 Câmera (Fotos):

Com 13MP, a câmera principal do LG G3 tem sistema de estabilização óptica com três eixos, autofoco ativo e excelente reprodução de cores, o que faz dela uma das melhores do mercado.

DSC03841

Ela um menu bem simplificado, mantendo longe da tela aquela infinidade de recursos que a maioria dos usuários deixa de lado. No entanto, usuários que gostaram dos modos adicionáveis (baixados via internet) do Galaxy S5 e Xperia Z2, sentirão falta desse tipo de recurso no G3. Ele é realmente básico.

Tanto em vídeos quanto em fotos os resultados são excelentes, com  imagens não-tremidas e com o mínimo de ruído. Mesmo em ambientes com pouca luz, a câmera consegue capturar belas fotos. Nesse quesito, pode-se de dize que é melhor do que o Galaxy S5, mas compete com qualidade semelhante ao Xperia Z2.

A câmera frontal de 2MP também merece destaque, com um sensor de 1,4 microns que reduz o nível de ruído e deixa as “selfies” consideravelmente melhores do que em outros aparelhos.

O sistema de foco ativo funciona assim: o aparelho emite continuamente um único laser (isto, um raio de luz altamente colimada) infravermelho, cujo tempo de reflexão é medido para calcular a distância dos objetos que estão na frente da câmera. Esse método é vantajoso para cenas escuras (porque o próprio telefone produz a luz de foco) e objetos próximos (pois a potência limitada do laser impede que ele mantenha sua coesão por longas distâncias).

Em situações ideais, esse método é sim mais rápido que o autofoco por contraste usado em outros smartphones.  Na prática, as diferenças de velocidade entre o G3 e outros telefones são pequenas, mas claramente perceptíveis, especialmente em cenas escuras. Por fim, vale notar que a LG implementou um sistema de flash com duas temperaturas, similar ao que aparece no iPhone 5s.


 Gravação de Vídeos:

O LG G3 filma em resolução UHD (3840 x 2160 pixels), o que deve ser suficiente para qualquer usuário que goste de fazer filmes com o aparelho. A experiência de filmagem em 4K perde em bitrate  para o Galaxy S5 (48 Mbps), já que está limitada a 30 Mbps.

Mas, isso faz com que os arquivos de vídeo do G3 sejam, em média, menores, facilitando o compartilhamento.


Conclusão:

O LG G3 tem recursos e qualidades de sobra para ser considerado um dos 3 melhores smartphones Android do mercado, junto com o Galaxy S5 (Samsung) e Xperia Z2 (Sony). Sendo, muitas vezes, uma questão de preferência definir qual deles é o melhor, podemos dizer que todos trarão recursos de hardware similares, restando ao usuário definir se prefere o design e interface de 1 deles.

Notamos que muitos sites fazem uma associação injusta entre a alta qualidade da tela do G3 e o reflexo negativo no consumo de bateria. Em verdade, o gerenciamento de bateria e sua capacidade de 3.000 mAh parecem dar mais “gás” ao G3, se comparado ao Galaxy S5, que tem uma tecnologia de tela reconhecidamente mais econômica e bateria de 2.800 mAh. Em outras palavras, no dia-a-dia, é provável que o G3 trabalhe mais tempo longe da tomada do que concorrentes como o modelo da Samsung.

Agora, um quesito faz do LG G3 um vencedor indiscutível: o preço de lançamento é R$ 2.229,00 (nas cores titânio, dourado e branco), sendo que este valor pode cair para R$ 900,00, dependendo do plano contratado com a operadora. O pacote inclui a dockstation de carregamento sem fio, item que custaria em torno de R$ 200,00, se comprado separadamente.

É mais barato que o Xperia Z2 da Sony (R$ 2.499,00), que o Galaxy S5 da Samsung (R$ 2.287,00) ou o iPhone 5s da Apple (R$ 2.799,00).


Galeria de Imagens:

Veja abaixo algumas imagens do aparelho e testes feitos pelo Showmetech:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Especificações Técnicas:

Veja tabela com as principais características do LG G3:

MODELO LG G3 D855P (Brasil), D855 (Europa), D851 (T-Mobile), D850 (AT&T), VS985 (Verizon), LS990 (Sprint)
REDES Redes 2G GSM 850 / 900 / 1800 / 1900 – todas os modelos
  CDMA 800 / 1900 – modelo CDMA
Redes 3G HSDPA 850 / 900 / 1900 / 2100 – D855
  CDMA2000 1xEV-DO – modelo CDMA
Redes 4G/LTE LTE 800 / 1800 / 2600
  LTE 700 / 800 / 900 / 1800 / 2100 / 2300 / 2600 – D855
LTE – modelo CDMA
SIM Micro-SIM

 

CORPO Dimensões 146.3 x 74.6 x 8.9 mm (5.76 x 2.94 x 0.35 in)
Peso 149 g

 

DISPLAY Tipo True HD-IPS + LCD capacitive touchscreen, 16M colors
Resolução e tamanho 1440 x 2560 pixels, 5.5 polegadas (~534ppi)
Proteção Corning Gorilla Glass 3

 

ÁUDIO Entrada 3.5mm Sim
Adicional: Dolby mobile sound enhancement

 

MEMÓRIA Cartão: Suporte para micros de até 128 GB
Interna 16 GB internos / 2GB de RAM ou 32 GB internos / 3 GB de RAM

 

DADOS GPRS Class 12 (4+1/3+2/2+3/1+4 slots), 32 – 48 kbps
EDGE Class 12
Velocidades HSDPA, 42 Mbps; HSUPA, 21 Mbps; LTE, Cat4, 50 Mbps UL, 150 Mbps DL/ EV-DO Rev. A, up to 3.1 Mbps
WLAN Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot
Bluetooth v4.0, A2DP, LE
NFC Sim
Infravermelho Sim, permite uso como controle remoto e pointer
USB microUSB v2.0 (SlimPort), USB On-the-go, USB Host

 

CÂMERA Primária 13 MP, 4160 x 3120 pixels, phase detection/autofoco com laser, estabilizador ótico, dual-LED (dual tone) flash
Recursos Sensor de 1/3”, gravação com fotografia simultânea, geomarcação, detecção de rostos, HDR
Vídeo [email protected], [email protected], estabilizador ótico, HDR, som estéreo
Secundária 2.1 MP, [email protected]

 

RECURSOS OS Android OS, v4.4.2 (KitKat)
Chipset Qualcomm MSM8975AC Snapdragon 801
CPU Quad-core 2.5 GHz Krait 400
GPU Adreno 330
Sensores Acelerômetro, giroscópio, sensor de proximidade, bússola
Mensagens SMS, MMS, Email, Push Mail, IM, RSS
Navegador HTML5
Rádio FM Stereo FM radio com RDS
GPS A-GPS, GLONASS
Java Java MIDP emulator
Cores Preto, branco, dourado, violeta, vermelho
  – Cancelamento de ruídos com microfone adicional;
– SNS;
– MP4/DviX/XviD/H.264/H.263/WMV player
– MP3/WAV/FLAC/eAAC+/WMA player
– Editor de fotos
– Editor de textos
– Agenda e Calendário
– Comandos de voz
– Teclado com previsão de texto

 

BATERIA   Li-Ion 3000 mAh
Stand-by Até 565 h (2G) / Até 553 h (3G)
Talk time Até 19 h (2G) / Até 21 h (3G)

 

Com informações do GSMArena.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top