Conecte-se conosco
DSC_0312

GADGETS

Review: smartphone Xperia C Dual

O Xperia C é um intermediário dual chip, com tela grande e função inteligente que ajuda a capturar auto retratos.

DSC_0312

A Sony tem diversificado as opções de aparelhos com o objetivo de atender diferentes tipos de consumidores. O Xperia C é um smartphone intermediário dual chip, com tela grande e função inteligente que ajuda a capturar auto retratos. Perfeito para quem realiza muitas ligações e procura um aparelho com configurações modestas.

O preço do aparelho pode ser encontrado por R$ 999 em lojas como Fast Shop,Walmart e Americanas.

Resumo

Prós Contras
Acabamento e design elegantes Tela grande com baixa definição
Som e câmera de boa qualidade Armazenamento limitado
Modo selfie (autorretrato) Atualização de sistema incerto
Concorrentes com preço inferior

 

Na Caixa

O Xperia C vem acompanhado de um carregador de viagem, fones de ouvido convencionais, alguns manuais de instrução e informações sobre garantia.

À primeira vista, o telefone lembra bastante o Xperia Z1, por possuir bordas salientes e o famoso design omnibalance, presente em todos os aparelhos da linha Z.

DSC_0309

Design e Acabamento

No lado direito, temos o botão de energia (também nos padrões da linha Z), um botão dedicado para câmera e controle de volumes. Na parte superior encontramos o conector para fone de ouvido e na parte inferior, a entrada micro USB. O Xperia C é um smartphone consideravelmente leve, pesando apenas 153 gramas.

DSC_0336
A tampa traseira é removível e possui uma textura semelhante à do Lumia 520. O material utilizado é plástico, com um aspecto emborrachado, que parece juntar facilmente muitas marcas de dedo. Felizmente, as marcas e manchas podem ser facilmente removidas com uma flanela ou pano adequado.

Sony Xperia C

A retirada da tampa traseira permite acesso ao slot SD Card e para as duas entradas do micro chip. Apesar disso, a bateria não pode ser removida.

Display

A tela do gadget possui 5 polegadas com resolução de 960×540, em um display de TFT simples. A tela não possui tecnologia Triluminos ou X-Reality, porém, por incrível que pareça, o tão criticado ângulo de visão presente em aparelhos como o Xperia ZQ, parece ter sido corrigido neste aparelho.

Sony Xperia C

Nota-se ligeira queda na reprodução de cores, com o aparelho sob a mesa ou observando-o em diversos ângulos.

Sony Xperia C

Nota-se ligeira queda na reprodução de cores, com o aparelho sob a mesa ou observando-o em diversos ângulos.

Hardware e Armazenamento

Por dentro, temos um processador quad core Cortex-A7 rodando à 1.2GHz, com 1GB de memoria RAM. O conjunto é suficiente para realizar todas as tarefas cotidianas. Ao rodar games que exigiam mais processamento, como Asphalt 8 e Dead Trigger 2, percebi uma certa queda de frames por alguns momentos.

O sistema multitarefa também apresentou alguns engasgos, quando usei mais do que 7 aplicativos ao mesmo tempo, isso fez com que as transições entre eles apresentassem um ligeiro atraso.

O Xperia C chama a atenção pela tela grande, um atrativo e tanto para os aficionados em games. Porém o armazenamento do gadget vai contra essa lógica e exige um pouco de atenção. Dos 4GB de memoria flash disponível, apenas 2,20GB estão acessíveis ao usuário.

Existe a possibilidade de expansão através do cartão SD em até 32GB, porém não é permitida a transferência de aplicativos. A memória extra pode ser usada somente para conteúdo multimídia, como fotos, vídeos e músicas.

Sistema Operacional

O Xperia C roda a antepenúltima versão do Android, a 4.2 Jelly Bean, com a já conhecida UI da Sony, a Experience Flow. A skin da Sony é excelente e não modifica muito o Android. Trata-se de uma ótima versão, porém um pouco distante do sistema mais recente.

DSC_0319

A Sony Mobile costuma inserir em seu site quais serão as próximas versões que um determinado dispositivo irá receber. No caso do Xperia C, a informação não está disponível.

Aplicativos Multimídia

Junto com o Android, a Sony embarca seus próprios aplicativos multimídia, sendo eles: Álbum (que substitui o Fotos), Walkman (que substitui o Play Music) e Movies (que substitui o Play Videos). No total, o Xperia C vem com 48 aplicativos pré-instalados.

O Walkman possui a opção de download de todas as capas de álbuns e informações sobre as faixas e artistas, assim como um equalizador com a tecnologia X-Loud, que amplifica e melhora o balanço de graves e agudos.

DSC_0310

O Álbum, por sua vez, sincroniza todas as fotos com o serviço Play Memories, da Sony, e conta com uma função de geotagamento e editor de imagens.

Modo dual-chip

Assim como acontece com o Motorola D3, a função dual-chip permite escolher qual cartão será para utilizado em uso de dados 3G, e qual o cartão será padrão para realizar chamadas e enviar sms. O gerenciamento dos chips se mostrou simples e prático, não muito diferente do que encontramos em outros smartphones, como o próprio Xperia M e Xperia E.

Câmera e modo selfie

A câmera possui resolução de 8 megapixels, com qualidade satisfatória. Se tratando de uma lente com sensor Exmor R, podemos esperar imagens consideravelmente nítidas e com boa fidelidade nas cores, principalmente com o auxilio da função HDR.

Screenshot_2014-02-13-23-13-07

O modo selfie funciona como um guia de voz, que auxilia na captura de auto-retratos, pronunciando comandos para que o usuário possa se posicionar em frente à câmera.

Screenshot_2014-02-13-23-19-16
A função encontra-se dentro dos ajustes e funciona melhor em ambientes com boa iluminação. Existe a possibilidade de escolher um comando para auxilio de auto-retrados em grupo, retrato sozinho e retrato com uma pessoa mais próxima.

Vale ressaltar que a função permite retratos em até 2 megapixels apenas. A qualidade obtida com essa função, é consideravelmente baixa quando comparada a função manual.

Preço e disponibilidade

O preço do aparelho pode ser encontrado, em média, por R$ 999 com possibilidades de desconto dependendo da forma de pagamento em lojas como Fast Shop,Walmart e Americanas.

Conclusão

Os smartphones da Sony, independente de suas categorias, se diferenciam pelo excelente design e acabamento, assim como a qualidade de áudio e câmera. A preocupação nos modelos mais básicos é o cronograma de atualização.

É comum que os aparelhos da Sony recebam no máximo 2 updates (e olhe lá, vide o Xperia U), fazendo com que o gadget se limite a recursos de versões anteriores.

O atual vilão da faixa de entrada e intermediários, o Moto G, faz com que a escolha entre o Xperia C e seus concorrentes seja acirrada.

Especificações

  • Rede: GSM GPRS/EDGE 900, 1800, 1900 MHz
  • Compatibilidade com USB 2.0
  • Conector de áudio de 3,5 mm
  • Câmera frontal para chamadas de vídeo
  • Gravação de vídeo HD (1080p) 
  • Bluetooth 4.0
  • Processador Quad-core 1.2 GHz Cortex-A7
  • 1 GB de RAM
  • GPU PowerVR SGX544
  • Radio Stereo FM com RDS
  • GPS com A-GPS
  • Bateria de Li-Ion 2390 mAh 
  • Chipset Mediatek MT6589
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
  • Tela de 5 polegadas TFT multi-toque até 4 dedos
  • 4GB de armazenamento
  • Slot para cartão SD até 32GB

Analista de Projetos e Marketing, formado em web design e developer, geek e apaixonado por starbucks e filmes do James Bond. Ja trabalhou em uma montadora na area de CRM, e atualmente trabalha na area da gestão, comunicação e tecnologia de marketing.

Comentários

Mais de GADGETS

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top