Conecte-se conosco
Review: Sony Xperia XA Ultra, o seu próximo phablet

Android

Review: Sony Xperia XA Ultra, o seu próximo phablet

Confira o review do Sony Xperia XA Ultra, o phablet de 6 polegadas, com processador octacore de 64 bits e uma câmera de selfie dedicada para o usuário.

Review: Sony Xperia XA Ultra, o seu próximo phablet

O novo phablet da Samsung vem em três cores diferentes

A Sony renovou este ano a sua linha X de smartphones e apresentou o novo Sony Xperia XA Ultra, classificado como um celular intermediário-avançado. Ele, que tem 6 polegadas, vem em três cores diferentes: Branco, Preto grafite e Dourado verde e uma câmera frontal com excelente qualidade, pode ser o phablet ideal para quem curte grandes telas.

Durante três semanas o Showmetech vem testando o novo celular da Sony para trazer para você um review detalhado do aparelho e te ajudar a decidir se ele é o smartphone ideal para o seu uso diário.

Design

Review: Sony Xperia XA Ultra, o seu próximo phablet

Xperia XA Ultra, um phablet com estilo

O tamanho do aparelho impressiona. Um dedo maior que os iPhones Plus, o Sony Xperia XA Ultra é enorme. Mesmo assim, a Sony conseguiu fazer com que ele encaixasse bem na mão das pessoas.

O Xperia XA Ultra tem as laterais de metal polido e a parte de trás de plástico. O celular de 6 polegadas não tem um botão inicial físico e nem um sensor de digital. Na lateral direita, há o botão de ligar/desligar, o de volume e um botão de rápido acesso à câmera. Do lado esquerdo, uma tampa que protege o slot de microSD e duas entradas para chip. Embaixo temos o speaker mono, a entrada USB para carregamento e na parte de cima uma entrada padrão para fone de ouvido.

Tela

Review: Sony Xperia XA Ultra, o seu próximo phablet

6 polegadas com 1080p de resolução

A tela é o ponto decisivo para quem quer comprar um smartphone grande. O Sony Xperia XA Ultra impressiona pelas 6 polegadas de tela com uma qualidade de 1080p. Para quem gosta de ver vídeo, foto e até jogar alguns games, o Xperia é perfeito para isso.

Inclusive, você não precisa usar todo o tamanho dele. Ao tocar em uma das extremidades da tela e trazer para o centro, o aparelho entra em um modo que diminui a tela para que seja mais fácil de trocar de aplicativos e até mesmo digitar. Ponto para a Sony.

Desempenho e Armazenamento

Review: Sony Xperia XA Ultra, o seu próximo phablet

Octa-core de 64 bits. Quer mais?

O Xperia XA Ultra conta com o processador Snapdragon 820 com X12 LTE, o que significa que ele deve rodar aplicativos sem problema nenhum. Na prática, pelos aplicativos que eu testei, nem sempre é assim.

Para jogos, testei desde os mais básicos como Crossy Road, Candy Crush, Smash Hit e Dunkers e, de fato, o aparelho roda sem problemas. BadLand 2 que é um pouco mais elaborado também roda tranquilamente.

Quando o assunto é Pokémon Go, no entanto, o celular não roda 100% o jogo. Fora que o celular não possui giroscópio, portanto, sem Pokémon através da câmera do celular. O jogo de vez em quando trava e após alguns minutos de uso começa a esquentar.

O aparelho se sai bem realizando mais de uma função, como ouvir música e mexer no Facebook, por exemplo, mas se você é daqueles que fica com o Apple Music ou o Spotify em segundo plano e muda entre aplicativos diversas vezes, pode esperar que o aparelho comece a demorar um pouco mais entre as transições e comece a esquentar.

Um alívio é o Snapchat que funciona da maneira esperada: sem travar e sem perder qualidade nos vídeos.

Um ponto negativo da Sony é querer vender um smartphone com 16GB de armazenamento interno, forçando o consumidor a comprar um microSD para armazenamento extra.

Câmera

Review: Sony Xperia XA Ultra, o seu próximo phablet

Faça mais com as câmeras do Xperia XA Ultra

O aparelho tem como mote de venda as câmeras, principalmente a frontal. Com 21,5 MP na câmera traseira e 16 MP na câmera frontal, o smartphone promete tirar lindas fotos até em um ambiente mais escuro.

O que eu percebi, na verdade, é que a câmera de trás impressiona em ambientes com boa luz e a câmera frontal se sai bem. Por esse ser um dos pontos fortes do celular, não me senti tão impressionado com a câmera da frente, principalmente à noite com luz ambiente.

Abaixo, você pode ver algumas das fotos que tirei nessas três semanas de uso..

Bateria, preço e considerações finais

Durante todo o review falei do quão grande é a tela do celular: 6 polegadas. A bateria dele, por outro lado, nem tanto. Com 2.700 mAh, a fabricante afirma que o aparelho pode durar até 2 dias com uma única carga.

O que a gente vê na prática é que em um uso moderado, ele consegue durar sim umas 12 horas. O aparelho custa em torno dos R$2.150,00 nas principais lojas de varejo do país. Para a realidade dos preços brasileiros, até que a Sony não exagerou no valor final dele, embora pudesse oferecer 32GB de memória interna, ao invés de 16GB.

O Sony Xperia XA Ultra é um bom celular intermediário-avançado, roda o Android 6.0 e, infelizmente, a fabricante instala diversos dos seus próprios aplicativos. Ok, para quem usa toda a interface da Sony, faz sentido. Para quem tem outros aparelhos, não. Ainda mais pelo pouco armazenamento interno de fábrica que o celular traz.

Galeria de Fotos

Especificações técnicas

  • Memória e armazenamento: 3GB de RAM, memória flash de até 16GB
  • Cartão microSD: Até 200GB
  • Funcionalidade do chip: Um nano chip
  • Sistema Operacional: Google Android 6.0 (Marshmallow)
  • Processador: MediaTek MT6755. Processador octa-core de 64 bits
  • Bateria: 2.700 mAh
  • Peso: 202 g
  • Cores: Branco, Preto grafite e Ouro verde
  • Tela: 6” Full HD 1080p – modo supervivido
  • Câmera traseiraSensor Sony Expor RS de 1/2,4″ e 21,5 MP para celular. Início e captura rápidos. Autofoco híbrido. Fotos HDR. Clear Image Zoom 5x. Reconhecimento da cena automático. Fotografia com pouca luz.
  • Câmera frontalSensor Sony Exmor RS™ da câmera frontal de 1/2,6″ e 16MP para celular. Flash frontal para selfies inteligente. OIS (estabilização ótica de imagem). Autofoco. lente grande-angular (88 graus). Fotografia com pouca luz. Fotos HDR. Reconhecimento da cena automático.
  • Redes: GSM GPRS/EDGE (2G)UMTS HSPA+ (3G). LTE 4G / Cat 4
  • Som:  Clear Audio+, Clear Bass. Clear Phase. X-Loud. VPT (Virtualphones Technology). Normalizador dinâmico. Rádio FM. Gravação estéreo

Sony Xperia XA Ultra

R$ 2.159,00
Sony Xperia XA Ultra
7.8

DESIGN

8/10

    TELA

    9/10

      PROCESSAMENTO

      7/10

        CÂMERA

        9/10

          PREÇO

          8/10

            Pros

            • Tela de 6 polegadas
            • Câmera frontal dedicada
            • Processador octa-core
            • Bateria durável
            • Dual chip

            Cons

            • Sem sensor de digital
            • Celular esquenta
            • Sem giroscópio
            • Apenas 16GB de armazenamento

            21 anos, paulistano e estudante do último ano de jornalismo na Cásper Líbero. Trabalha na Rede Globo e é editor do Showmetech, escrevendo principalmente sobre Apple e Pokémon | @joseadorno

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top