Conecte-se conosco
xperia-xa-destacada

Android

Review: Sony Xperia XA, um smartphone para fãs da marca

Analisamos o Xperia XA, smartphone de entrada da linha X da Sony que se insere no segmento de aparelhos intermediários. Confira nossas impressões neste review.

xperia-xa-capa

Lançado junto com o Xperia X no último dia 9 de junho, o Xperia XA é a variante mais básica da linha que marca a substituição da série Z da fabricante japonesa. Com um portfólio de produtos bastante enxuto, esse smartphone chega para ser uma opção de entrada para os aparelhos premium da empresa. Confira nossa análise do Xperia XA.

Layout e acabamento

xperia-xa-design-e-acabamento

Como se tornou tradição da Sony, o design do Xperia XA segue o padrão visual da maioria dos smartphones da empresa com o design Omni-Balance. Dentro deste conceito, o visual do aparelho ficou mais simplificado, apostando em linhas mais sutis.

A principal novidade é na tampa traseira que substitui o acabamento em vidro por um material metálico muito bonito. Na parte da frete, o layout do Xperia XA praticamente não apresenta bordas laterais, proporcionando uma sensação de conforto, além de ter ficado muito bonito.

Assim como o seu “irmão maior“, todos os botões do aparelho, assim como o obturador físico da câmera do Xperia XA e o slot para microSD estão posicionados do mesmo lado, o que auxilia na pegada do aparelho sem acionar nenhum comando sem querer.

Tela

xperia-xa-tela-1

O display do Xperia XA é um dos pontos altos deste aparelho. Além da qualidade tradicional da Sony de produzir displays de qualidade, o design em que a tela praticamente se funde com o corpo do aparelho, tornando a experiência de uso muito agradável.

A tela de 5 polegadas do Xperia XA possui resolução HD (1280 x 720) com 293 PPI e conta com tecnologias exclusivas da empresa como o X-Reality Mobile, que realiza um processamento diferenciado para a gama de cores e contraste do aparelho. O painel LCD IPS faz bonito com bons ângulos de visualização e brilho equilibrado.

Hardware, velocidade e desempenho

xperia-xa-hardware

Nos últimos anos a divisão de mobile da Sony tem encontrado dificuldades em brigar pela hegemonia do mercado. Em parte isso pode ser explicado pelo fato da empresa não apostar ou trazer grandes inovações, mesmo em seus aparelhos premium. Com o Xperia XA a filosofia da empresa é repetida novamente, o que acaba colocando o aparelho em desvantagens com alguns de seus concorrentes da gama média.

O Sony Xperia XA é um smartphone Dual SIM que vem equipado com um processador MediaTek Octa-core de 2,0 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno (expansível para até 256 GB via microSD) e vem com sistema operacional Android Marshmallow com a interface personalizada da empresa.

Na prática, o conjunto oferecido pela empresa resulta num smartphone plenamente apto para as tarefas do cotidiano e capaz de rodar vídeos e jogos comuns, sem travamentos ou superaquecimento. Entretanto, o armazenamento interno de 16 GB é ponto negativo, uma vez que o sistema operacional do Xperia XA ocupa mais de 5 GB, deixando o aparelho com pouco espaço livre de armazenamento interno.

A bateria é outro componente que decepciona um pouco. A Sony costuma ter uma boa autonomia como um dos principais atrativos de seus aparelhos, prometendo aos usuários uma duração de até 2 dias em uso convencional. Com o Xperia XA senti um rendimento um pouco inferior ao do Xperia X, por exemplo. Salvo os dias em que só usei o aparelho para acessar e-mail e conferir redes sociais, a bateria sempre chegava no final do dia com menos de 20% de carga.

Apesar disso, a bateria de 2.300 mAh do Xperia XA é compatível com o recurso de recarga rápida e conta com uma das inovações da Sony trazidas para linha X que é tecnologia Adaptive Charging, que faz com que a vida útil da bateria do aparelho seja preservada, mesmo com o uso intenso da carga turbo.

Sistema

xperia-xa-tela-2

O Xperia XA sai de fábrica rodando o Android 6.0 Marshmallow e carrega a camada de personalização da empresa. Assim como já tínhamos verificado na versão X, a interface Sony UI está muito fluida, limpa e organizada.

Por padrão da linha, o Xperia XA oferece a possibilidade de aplicar diferentes temas com uma grande variedade de opções para serem escolhidas. Para dar um aspecto mais integrado, a Sony deu bastante atenção à este quesito, fazendo com que o tema da tela de bloqueio combine com os contextos do sistema e também com o papel de parede.

Infelizmente a quantidade de bloatwares e aplicativos pré-instalados é muito grande, especialmente em um aparelho com apenas 16 GB de capacidade de armazenamento interno. Com isso, o usuário muito provavelmente terá que recorrer a um cartão de memória para aproveitar melhor a experiência do aparelho.

Câmera

xperia-xa-camera

Apesar da Sony sempre entregar câmeras fotográficas de muita qualidade em seus dispositivos, o Xperia XA decepciona um pouco neste ponto. A câmera principal de 13 megapixels tem um sensor com abertura frontal de f/2.0, que funciona muito bem em ambientes externos (com luz natural), mas que não se sai também em locais fechados ou com pouca luz.

Isso não quer dizer o Xperia XA tenha uma câmera ruim, uma vez que o aparelho traz algumas das grandes inovações da Sony para linha X como a estabilização da lente via software (e não óptica) e a tecnologia Autofoco Híbrido Preditivo, que identifica o próximo movimento de quem está sendo fotografado, antes que ele ocorra.

Além disso, o exclusivo sensor Exmor da Sony conta com uma tecnologia que reduz o tempo entre o foco da cena/objeto e o disparo, fazendo com que a câmera seja a mais rápida do mercado. Dessa forma, o Xperia XA é plenamente capaz de tirar boas fotos em condições ideias, com cores equilibradas e poucos grãos, mas exigirá do fotógrafo um pouco mais de atenção.

Já a câmera frontal do Xperia XA me agradou bastante e foi mais fácil capturar imagens com boa nitidez e cores vivas. O sensor de 8 MP com uma lente grande angular de 88º é excelente para fotos em grupo, que trabalhando junto com o foco automático, proporciona boas selfies mesmo em ambientes de baixa luminosidade.

Conclusão

O mercado de smartphones talvez seja o campo mais disputado do mercado tecnológico atual. Nos últimos anos temos visto muitos novos fabricantes entrarem neste segmento com muita força. Por outro lado também temos visto grandes companhias tendo dificuldades de se estabelecerem diante desta nova realidade, como o caso da Sony.

Quando anunciou a linha X em junho deste ano, a empresa se referiu ao projeto como uma espécia de transição/recomeço para uma nova maneira de pensar o uso e os recursos dos smartphones. Como se sabe, mudar paradigmas não é algo simples, nem rápido. Talvez por isso, o Xperia XA ainda não cause essa impressão no usuário.

De uma forma geral, o Xperia XA é um bom aparelho, muito bonito e bem acabado. Entretanto ao ser lançado com preço sugerido de 1.799 reais o consumidor atual certamente espera um pouco mais de um aparelho, especialmente se levarmos em conta que os concorrentes dessa faixa de preço entregam configurações superiores.

Trazendo poucas inovações e com um valor considerável, podemos dizer que o Xperia XA é um smartphone indicado para o consumidor que priorize estilo e sofisticação, ou para entusiastas de dispositivos da Sony.

Imagens e principais especificações técnicas

  • Dimensões
    • Altura: 14,36 cm
    • Largura: 6,68 cm
    • Espessura: 0,79 cm
    • Peso: 137,4 g
  • Tela: 5 polegadas com resolução HD (1280 x 720)
  • Câmera
    • Traseira: 13 MP
    • Frontal: 8 MP
  • CPU: Octa-core (4×2.0 GHz Cortex-A53 & 4×1.0 GHz Cortex-A53)
  • Chipset: Mediatek MT6755 Helio P10
  • GPU: Mali-T860MP2
  • Memória
    • Interna: 16 GB (expansível até 256 GB via cartão microSD)
    • RAM: 2 GB
  • Sistema Operacional: Android 6.0 Marshmallow
  • Bateria: 2.300 mAh (não removível)
  • Preço: 1.799 reais

Sony Xperia XA

Sony Xperia XA
7.14

DESIGN

7/10

    TELA

    7/10

      CÂMERAS

      7/10

        BATERIA

        8/10

          PREÇO

          7/10

            Pros

            • Design
            • Acabamento
            • Tela

            Cons

            • Câmera principal
            • Bateria
            • Preço

            Jornalista, fã de cinema e curioso de todas as coisas. Sempre atento às informações, escreve sobre ciência, comportamento e as novidades do mundo tecnológico.

            Comentários

            Mais de Android

            Dica

            Mais Lidas

            Reviews

            Cultura Geek

            Tutoriais

            To Top