Conecte-se conosco
Xperia-Z2-sony_SMT-capa

Android

Review: Xperia Z2 é o todo poderoso da Sony (D6543)

O Xperia Z2 é o novo topo de linha da empresa, competidor direto do Samsung Galaxy S5 e LG G3. No papel, os números não mostram grandes diferenças de seu antecessor, o Xperia Z1, mas na prática, a experiência é bem superior.

Xperia-Z2-sony_SMT-capa

Quem acompanha os lançamentos da Sony Mobile deve ter percebido a chegada mais rápida de produtos novos ao mercado. Em apenas 14 meses, a fabricante japonesa trouxe ao mercado brasileiro três gerações do seu melhor smartphone: o Xperia ZQ (abril/2013), Xperia Z1 (outubro/2013) e Xperia Z2 (junho/2014). Com isso, a Sony conseguiu acelerar a evolução de seus aparelhos e o resultado é bastante positivo.

O Xperia Z2 é o novo topo de linha da empresa, competidor direto do Samsung Galaxy S5 e LG G3. No papel, os números não mostram grandes diferenças de seu antecessor, o Xperia Z1, mas na prática, a experiência é bem superior.

Resumo

Pontos Positivos Pontos Negativos
Design elegante à prova d’água Tamanho e “pegada”
Câmera e gravação em 4K Vidro traseiro suscetível a riscos e marcas de dedos
TV digital Bateria não removível
Som estéreo frontal
Cancelamento de ruído embutido
Bateria grande de 3.200 mAh
Smartband

Design e acabamento

Xperia_Z2_SMT_design_01

O design do Xperia Z2 não mudou muito em relação ao Z1. Ele é composto basicamente por vidro e alumínio e segue o conceito de design Omnibalance. Isto confere ao aparelho uma aparência robusta e elegante. À primeira vista, não nota-se muita diferença com o Xperia Z1. Mas uma análise mais detalhada revela um melhor aproveitamento da parte frontal, com uma tela maior (5,2’’ contra 5,0’’) ocupando um espaço praticamente igual, o que significa mais tela sem aumentar o tamanho do aparelho e bordas mais finas.

Apesar de utilizar os mesmos materiais e aumentar o tamanho da tela, o Xperia Z2 é mais fino e mais leve que seu antecessor, agora com apenas 8,2 mm de espessura, pesando 163 gramas. O LED de notificações ficou maior e mais elegante e os autofalantes estão embutidos na parte frontal. Outra mudança sutil foi a inversão de cores nas laterais do smartphone. No Z1, as bordas são metálicas com um filete colorido no centro (preto, branco ou roxo). Agora, as bordas são pintadas na cor do aparelho com o filete mais largo e metálico no centro.

Xperia_Z2_SMT_design_08

A “pegada” ainda é o único sacrifício de um belo design com materiais premium. Por ser ligeiramente maior que outros smartphones topo de linha, com 146,8 mm de altura e 73,3 mm de largura, seu manuseio não é tão fácil para um usuário desacostumado com telas grandes. As superfícies lisas e retas também passam uma certa insegurança na mão. Felizmente, as bordas do Xperia Z2 não são tão arredondadas quanto as do Z1 e, por menor que seja essa mudança, trouxe melhorias perceptíveis na ergonomia (o pequeno canto menos arredondado ao redor do vidro confere maior segurança ao segurar o aparelho com uma mão).

Assim como nos iPhones 4 e 4S, a superfície traseira inteiramente de vidro requer atenção especial para evitar riscos, apesar de ser composta por material resistente. Se marcas de dedo forem um incomodo muito grande, é recomendável a compra do Xperia Z2 na cor branca.

O Xperia Z2 traz a mesma certificação IP55/58 do Xperia Z1, ou seja, é à prova d’água e poeira, sendo possível a imersão em até 1,5 metro de água doce por até 30 minutos. IMPORTANTE: todas as entradas devem estar fechadas, exceto a de fone de ouvido, que possui vedação interna.

Display

O display talvez seja a maior mudança no Xperia Z2. Além de possuir uma tela maior, de 5,2’’ Full HD, o novo topo de linha da Sony trocou a tecnologia TFT por IPS, com ganhos significativos nas cores e ângulos de visão. O smartphone conta agora com uma das mais belas telas disponíveis no mercado, com resolução de 1920 x 1080 pixels, densidade de 423 ppi e processamento X-Reality aliado à tecnologia Triluminos e LED Live Colour, exclusiva de displays da Sony Mobile. Tudo isso significa que as imagens são nítidas e com cores bem vivas. Alguns podem notar um brilho menor que em outros aparelhos, mas nada que interfira na utilização e conforto.

Xperia_Z2_SMT_design_14

 

Velocidade e desempenho

Como era de se esperar, o Xperia Z2 traz o melhor chipset disponível atualmente, um Qualcomm Snapdragon 801. Com processador quad-core de 2,3 GHz e GPU Adreno 330, a performance é excelente em qualquer situação, incluindo multitarefa e jogos. Os 3 GB de RAM, 50% a mais que o Galaxy S5, garantem uma fluidez e velocidade nas animações e transições da interface da Sony e trocas rápidas entre aplicativos. Isto significa também que o Xperia Z2 poderá ter vida útil mais longa, pois seu hardware potente deverá suportar durante muito tempo as novas atualizações e apps.

 Xperia_Z2_SMT_desempenho_02    Xperia_Z2_SMT_desempenho_01

Conectividade e ligações

O Xperia Z2 é compatível com 4G brasileiro e possui suporte a inúmeras conexões, como um topo de linha deve ter: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot, Bluetooth 4.0, NFC, microUSB v2.0 (MHL 3), USB On-the-go e USB Host.

A qualidade de ligações é excelente para ambos os lados da ligação. O viva-voz possui som de qualidade, porém não muito alto.

Xperia_Z2_SMT_conexao_01

Software

O Xperia Z2 vem de fábrica com Android KitKat 4.4.2. E como sempre comentamos aqui, a interface da Sony é uma das mais elegantes entre os dispositivos com Android. Isto se deve ao fato de a fabricante não aplicar alterações tão radicais como suas concorrentes, o que a deixa com uma aparência mais limpa e desempenho mais fluido.  Mas se você não é muito fã da aparência mais comportada dela, é possível personalizá-la por meio de temas, que também estão disponíveis para outros smartphones da linha atual.

A Sony Mobile embarcou no dispositivo aplicativos de outras unidades da empresa, como serviços de vídeo, música e jogos, representados por Video Unlimited, Music Unlimited e PlayStation Mobile, respectivamente.

Os apps nativos de fotos e músicas também são muito bem resolvidos, práticos e bonitos. O aplicativo Walkmen, para músicas, possui integração para o serviço de streaming Music Unlimited.

O Xperia Z2 traz também algumas funções novas de software, como dois toques para acordar a tela, detecção de movimento para manter o display ativo, atendimento automático de ligação ao levar o smartphone ao ouvido e secretária eletrônica. Vale lembrar que a função Stamina, que reduz o consumo de energia por meio de gerenciamento de uso de dados, continua presente.

Um aplicativo muito interessante que está presente nas novas versões com KitKat da Sony é o Smart Connect. Além de gerenciar dispositivos como Smartband e Smartwatch, o aplicativo tem como objetivo automatizar algumas atividades e configurações do smartphone. É possível definir ações para eventos específicos, como conectar fonte de energia, dispositivo bluetooth e fones de ouvido. O aparelho altera automaticamente configurações de áudio, notificações, abertura de aplicativos e até ações em determinados aplicativos para cada evento programado. Um exemplo disso é o modo noturno, que silencia o Z2 automaticamente ao conectá-lo a uma fonte de energia em horário pré-estabelecido pelo usuário.

Câmera

Xperia_Z2_SMT_design_10

O conjunto de câmera empregado no Xperia Z2 é o mesmo do Xperia Z1, um sensor CMOS 1/2.3’’ de 20,7 megapixels com lentes Sony G. No entanto, a Sony parece ter realizado melhorias de software, o que resultou em fotos visivelmente superiores.

Como no Z1, o Xperia Z2 salva a maior parte das fotos em 8 megapixels, utilizando os 20,7 megapixels para compor uma imagem menor, mas com mais informações, cores mais vivas e menos ruído. O modo AutoSuperior é o mais simples e define automaticamente todas as opções da câmera, deixando para o usuário apenas a configuração do flash. Já o modo Manual se assemelha mais ao modo automático de outros aparelhos, permitindo diversas configurações de exposição, HDR, resolução e cena.

O aplicativo da câmera agrada bastante, principalmente por ser possível instalar apps com funções e efeitos diferentes. O Z2 já vem com alguns aplicativos de câmera instalados, como:

– AR effect: efeitos de realidade aumentada

Xperia_Z2_SMT_camera_AR_01

– Fundo desfocado: para aumentar o efeito de fundo desfocado de fotos em macro

Xperia_Z2_SMT_camera_fundo_desfocado_02

– Timeshift burst: tira 30 fotos antes e 30 fotos depois de apertar o botão do obturador

Xperia_Z2_SMT_camera_timeshift_burst_01

– Social live: para transmissão ao vivo de vídeo na timeline do Facebook

A câmera do Z2 se destaca para gravações de vídeo, já que permite filmes em câmera lenta e 4K. A qualidade do vídeo em 4K impressiona, mas não é possível gravar vídeos muito longos, já que esta função requer muito espaço de armazenamento e processamento intenso, o que causa uma elevação rápida da temperatura do aparelho. Mas isto é algo comum em smartphones que gravam em 4K, pelo menos por enquanto.

A câmera do Xperia Z2 é sem dúvidas uma das melhores disponíveis em dispositivos móveis, apresentando ótima qualidade de fotos, inclusive em ambientes com pouca iluminação.

A câmera frontal de 2,2 megapixels também merece destaque, pois apresenta fotos com qualidade acima da média, inclusive com pouca iluminação. Amantes de selfies vão gostar.

Som

Som é algo que poucos fabricantes dão valor. Mas em um momento onde processamento, tela e câmera quase não são mais diferenciais em aparelhos topo de linha, a Sony resolveu caprichar no áudio do Xperia Z2. O smartphone possui duas caixas de som localizadas na parte frontal, que proporcionam som estéreo de alta qualidade, mesmo que não muito alto. Mas a experiência, principalmente para vídeos, é muito superior a caixas de som convencionais localizadas na traseira de smartphones.

Xperia_z2_smt_som

Outro destaque, e este pode passar despercebido para a maioria dos usuários, é o cancelamento de ruído embutido. Esta é uma função, que em conjunto com fones específicos da Sony (vendidos à parte), garantem que ruídos repetitivos de avião, ônibus, trem e ar-condicionado, por exemplo, sejam anulados através de ondas sonoras com fase invertida ao barulho original. A grande vantagem de ter esta função presente no Z2 é que os fones da Sony compatíveis (modelo MDR-NC31EM) custam por volta de R$ 249,00. Geralmente, fones de ouvido com cancelamento de ruído custam mais de R$ 1.500,00 e possuem uma caixinha acoplada para processamento de sinal, o que os tornam maiores e mais pesados. Já o MDR-NC31EM se assemelha a fones convencionais.

Testamos os fones durante um vôo de São Paulo a Fortaleza e em um ambiente de hotel com ar-condicionado ligado. Eles se mostraram extremamente eficientes em cancelar o ruído externo, além de confortáveis. O conjunto apresenta uma ótima qualidade de som.

Os fones que integram o kit do Z2 são mais simples, do modelo MH410c. Eles apresentam som adequado, mas inferiores ao MH750, que acompanham ZQ e Z1.

TV Digital

Screenshot_2014-07-07-18-15-13

Função antes encontrada apenas em aparelhos mais baratos, a TV digital está presente desde o Xperia Z1 nos topos de linha da Sony Mobile. Novamente, o padrão aqui é o 1-seg, ou seja, não possui sinal HD, apenas presente no Xperia Z2 Tablet. O aplicativo de TV embarcado permite também agendar gravações de programas e shows em horários pré-determinados pelo usuário. Há uma antena inclusa no kit mas, mesmo sem ela, é possível captar o sinal de TV. Entretanto, recomendamos sua utilização para garantir melhor qualidade de imagem.

Armazenamento

O Xperia Z2 possui 16 GB de armazenamento interno e suporte para microSD de até 128 GB. Dos 16 GB internos, aproximadamente 11 GB estão disponíveis ao usuário. Além disso, a Sony oferece 50 GB grátis de armazenamento na nuvem no serviço/aplicativo Box.

Bateria

A Sony tem feito um ótimo trabalho combinando baterias grandes e bom gerenciamento de energia em seus útimos smartphones. Bons exemplos disso são o Xperia M2 e T2 Ultra, que atingem facilmente a marca de 2 dias de uso moderado. Já o Xperia Z2, traz uma bateria de 3.200 mAh, a maior capacidade entre os topos de linha. Em uso moderado, chega-se tranquilamente a um dia de uso. É possível prolongar a duração através da função Stamina, que mencionamos anteriormente. Vale lembrar que a bateria não é removível, ou seja, tenha um carregador portátil caso queira evitar ficar sem energia.

Preço e Disponibilidade

O Xperia Z2 já está disponível nas operadoras, loja online da Sony e principais redes de varejo do país pelo preço sugerido de R$ 2.499,00. É possível encontrá-lo por valores bem inferiores, principalmente para pagamentos à vista.

Conclusão

O Xperia Z2 é uma ótima opção de smartphone topo de linha. Em comparação ao seu antecessor, pode parecer que não houve grande evolução, mas as melhorias são muitas e proporcionam uma experiência muito superior.

O principal trunfo do Xperia Z2 é sua qualidade e desempenho em todos os aspectos, desde câmera e tela, até acabamento premium à prova d’água. É um topo de linha sem concessões, que não abre mão de levar o que há de melhor ao usuário.

Xperia_Z2_SMT_design_16

Apesar de custar R$ 2.499,00 (Xperia Z2 Branco, Xperia Z2 Preto), ele ainda é R$ 100,00 mais barato que o Galaxy S5 e vem com a Smartband, pulseira inteligente da Sony que custaria separadamente R$ 399,00. É caro, mas em comparação com seus concorrentes diretos apresenta uma relação custo/benefício muito melhor.

Se você topar comprá-lo à vista, a FastShop oferece um desconto ainda maior, sendo talvez o melhor preço do mercado: R$ 2.230,99.

Especificações

Xperia Z2
Lançamento Brasil jun/14
Altura (mm) 146,8
Largura (mm) 73,3
Espessura (mm) 8,2
À prova d’água Sim
Peso 163 g
Tela IPS, 5,2”
Resolução  Full HD
Densidade de pixels 424 ppi
Memória Interna 16 GB
Suporte MicroSD Sim, até 128 GB
RAM 3 GB
Suporte 4G brasileiro Sim
Câmera Principal 20,7 MP
Câmera Frontal 2,2 MP
Gravação de vídeo 4K, câmera lenta
Android KitKat 4.4.2
Chipset Qualcomm Snapdragon 801
Processador quad-core 2,3 GHz
GPU Adreno 330
Rádio Sim
TV digital Sim
Sensor Infravermelho Não
Bateria 3200 mAh
Preço de lançamento R$ 2.499,00

 

Já passou por engenharia aeroespacial, music business, publicidade e propaganda, marketing e hoje trabalha com business intelligence. Louco por tecnologia, comida, música e baladas.

Comentários

Mais de Android

Dica

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

To Top